Su-30MK no Brasil!

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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PRick

A novela continua

#91 Mensagem por PRick » Qui Jul 06, 2006 11:31 am

Como falei antes,

Alguns forista gostam de colocar palavras nos textos dos outros, os argumentos são levados em termo relativos e assim devem ser entendidos, respostas pontuais aos trechos, também devem levar isto em conta.

Tanto o Leo 1 A5 como os M-2000 são vetores válidos em qualquer TO, é certo que versão M-2000 C, não sofreu uma modernização no nível dos LEO, mas como projeto é muito mais recente. Assim, é plenamente possível a comparação, mas levando em conta que se trata de uma comparação relativa. Sobretudo, do fato de o Brasil estar comprando material bélico usado e ainda válido, não sendo os mais modernos ou poderosos, nem mesmo na AL. Se estivéssemos pagando um fortuna pelo M-2000 C, tudo bem, mas foi comprado a preço de ocasião.

A questão não é o Brasil ser mais inteligente ou menos burro, mas ter uma industria e capacidade tecnológica sem paralelo no cenário da América do Sul, trata-se de um fato.

Por sinal, não é uma empresa brasileira(ATECH) que está desenvolvendo todo o gerenciamento da cobertura aérea da Venezuela?

Acredito que um exército ou milicia de 01 milhão de homens na Venezuela, seja, um perigo real para a Colombia, mas milicias desse contingente, face a um país que possui uma população de 180 milhões, não me parece qualquer ameaça.

Além dos rompantes alucinados de parte de nossa imprensa, que vive da paranóia ao Sr. Chavez, com intuíto de fomentar ódio e vender tabloídes, não vejo qualquer perigo real da Venezuela em face ao Brasil, é certo que o Sr. Chavez é uma figura que desperta desconfiança, principalmente, se eu fosse Colombiano.

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Plinio Jr
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#92 Mensagem por Plinio Jr » Qui Jul 06, 2006 6:11 pm

O histórico do Chaves é longo no que refere-se a bravatas (vide Mig-29 que foi uma novela bem semelhante), mesmo ele dizendo a publico que vai comprar, acreditarei quando os russos vierem a publico confirmar que o pedido foi feito e com contrato assinado, aí sim...poderemos falar que a Venezuela adquiriu Su-30, antes disto, não é aconselhável...

Talvez alguem fale que ele comprou helicopteros, fuzis..etc, mas esta compra de Su-30 contem valores ($$$) muito maiores que as demais compras e tbm tem peso politico em relação ao comportamento dos EUA em relação a esta aquisição...

Então minha gente, vamos aguardar....




¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
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#93 Mensagem por 3rdMillhouse » Qui Jul 06, 2006 10:46 pm

henriquejr escreveu:Lendo os comentários deste tópico pude ver que a maioria acha que uma força aerea se constitui apenas de caças modernos.
Podem ter certeza que a FAB não é tão "inocente" como a maioria pensa que é, e apesar de hoje nao operarmos caças de ultima geração podem ter certeza que a FAB, assim como as FAs do Brasil em geral, continua sendo muito superior ao de nossos vizinhos, e não vai ser uma duzia de F-16 nem 30 SU-30 que vai mudar isso.
Ja ouviram falar que governo que investe em saneamento básico não ganha eleições? Que o bom é investir em viadutos e túneis?
Fazendo uma comparação grosseira é isso que ta acontecendo em nosso continente, enquanto alguns tão investindo na ponta do iceberg(compra de caças) a FAB ta investindo pesadamente na base, ja que a compra de caças é feita de forma rapida e facil(basta ter dinheiro).
Poucos sabem mas o sistema de defesa aerea(CINDACTAs) operados pela FAB são considerados hoje um dos mais integrados e modernos do mundo, e ainda muito tem sido investido nisso, atualmente existem planos da compra de novos radares para substituir os radares mais antigos em uso nos CINDACTAs I,II,III, que foram os primeiros a operar.
Hoje temos um centro de controle e comando situado em algum lugar no estado de Goiás, Provavelmente em Brasilia, que fica a 70m abaixo do solo de onde são monitoradas todas as ações em caso de guerra, inclusive o reporter record ja fez até uma reportagem de dentro deste Centro e na reportagem o Comandante disse que igual a este so existe um e fica no Pentagono!!! Tirando isso podemos citar as modernizações, desenvolvimento de tecnologia de armamentos, novos aviões de transporte, modernizações, etc.... se a FAB fosse priorizar apenas a compra de caças pode ter certeza que hoje teriamos uma das forças aereas mais bem equipadas nesse quisito, mas como sabemos que nem so de pão vive o homem....
Resumindo, quando a FAB comprar os caças(pravavelmente o Rafale) haverá toda uma estrutura(treinamento, logistica, comunicação, controle e comando) para que esses caças possam ser totalmente integrado nesse SISTEMA, cumprindo sua missao de forma eficiente!


Que Deus te ouça e que nossos futuros governante liberem verba pra pelo menos uns 40 caças novos, de preferência uns EF-Typhoons.




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#94 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Jul 07, 2006 9:36 am





Carlos Mathias

#95 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Jul 07, 2006 11:46 am

Quê qui é isso cara... tá colado?




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#96 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Jul 07, 2006 12:38 pm

Sei lá! :oops:




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#97 Mensagem por Bolovo » Sex Jul 07, 2006 8:26 pm

cabeça de martelo escreveu:Uma foto só para vocês:

http://www.airliners.net/open.file/1056265/L/

Essa foto dá uma ilusão do cacete hahaha otima foto.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
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#98 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Jul 07, 2006 8:33 pm

E pensar que poderiam estar em Anápolis hoje...




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#99 Mensagem por FinkenHeinle » Sex Jul 07, 2006 11:38 pm

Carlos Mathias escreveu:E pensar que poderiam estar em Anápolis hoje...

E poderíamos também ter outros concorrentes do F-X e estaríamos muito bem, obrigado...




Atte.
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#100 Mensagem por Bolovo » Sáb Jul 08, 2006 12:17 am

Carlos Mathias escreveu:E pensar que poderiam estar em Anápolis hoje...

Digo o mesmo para o Mirage 2000-5, o Mig-29, o F-16C, o Gripen...




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#101 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Jul 09, 2006 10:48 am

Certamente, certamemnte, mas que os SU-XX ficariam bem melhor ficariam, né não?




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#102 Mensagem por Brasileiro » Dom Jul 09, 2006 11:47 am

Dizem por aí que quem tinha ganhado memso o FX era o Gripen.
Neste exato momento, se houvesse competência, estariam agora em Anápolis os 12 Gripens, modernos, bem armados e bonitos. E trazendo tecnologia.



abraços]




PRick

Um dos problemas

#103 Mensagem por PRick » Dom Jul 09, 2006 12:10 pm

Brasileiro escreveu:Dizem por aí que quem tinha ganhado memso o FX era o Gripen.
Neste exato momento, se houvesse competência, estariam agora em Anápolis os 12 Gripens, modernos, bem armados e bonitos. E trazendo tecnologia.



abraços]


Este é só um dos problemas do finado Programa F-X, jamais em tempo algum existiu uma concorrência, modalidade de Licitação. Em nenhum momento da história do País, se fez uma concorrência para comprar armas, e duvido que algum país no mundo o faça.

Comprar armas, através de importação, é antes de tudo um processo político, no qual, a nação compradora fica dependente da nação vendedora, caso não exista um pacote de nacionalização e transferência de tecnologia.

Desconheço os detalhes dos pacotes de transferência de tecnologia do F-X, mas, certamente, a única empresa capacitada para receber tal tecnologia, com arrastro considerável para utilizá-la em produtos aernonáuticos na América Latina, é a Embraer.

Esta foi a pedra do sapato do F-X, sem a Embraer não existe porque transferir tecnologia, é gastar dinheiro, e depois perder o conhecimento repassado.

É certo que para operar e manter vetores modernos, a FAB estaria capacitada para receber a tecnologia transferida, mas não caberia a ela desenvolver a tecnologia, no máximo, o CTA poderia continuar seu desenvolvimento. Mas faltaria o braço industrial, este só pode ser mesmo a Embraer, já que estamos falando de protudos que custam bilhões de dólares para desenvolver, e dezenas a unidade fabricada ou montada.

As pessoas mais lúcidas viram o impasse colocado no F-X, e determinaram o seu fim. Agora, espero que não se faça mais nada parecido.

Deve-se negociar com um país a transferência da tecnologia, junto com a fabricação/montagem de partes da aeronave na Embraer, além da autonomia para desenvolver a adição de armamento de terceiro ou produzido pela Mectron. Tudo isto em segredo, por que são compras de segurança nacional.

Democracia não implica em divulgar tudo, fazer tudo com a tal da "transparência", neste caso, é sim um processo sigiloso e politico, é claro que existe o componente técnico, mas é secundário no processo. Isto também não quer dizer que se justifica a compra de tecnologia ultrapassada, mas de forma nenhuma o repasse de tecnologia é um fato corriqueiro, quem tem tecnologia, cobra seu preço político e econômico para passar este saber.

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#104 Mensagem por Degan » Dom Jul 09, 2006 1:59 pm

Em nenhum momento da história do País, se fez uma concorrência para comprar armas, e duvido que algum país no mundo o faça.


En el mundo las licitaciones aviertas para la compra de armamento, son muy comunes. Por ejemplo:

· Licitación Coreana que venció el F-15K
· Licitación de los países de la OTAN que decidieron el F-16
· Licitación de proyecto FACA de España, con su vencedor F-18
· Licitación por el Helicóptero de ataque de Turquía
· Licitación del proyecto CAZA 2000 de Chile con su vencedor F-16
· Proyecto Tridente de Chile, con su barco Meko 200Ch

Comprar armas, através de importação, é antes de tudo um processo político, no qual, a nação compradora fica dependente da nação vendedora, caso não exista um pacote de nacionalização e transferência de tecnologia.


La dependencia tecnológica la tiene el 99% de los países del mundo, puedes fabricar bajo licencia, pero buena parte de los sistemas seguirán siendo extranjeros, ejemplo los U-209 de la MB...

Desconheço os detalhes dos pacotes de transferência de tecnologia do F-X, mas, certamente, a única empresa capacitada para receber tal tecnologia, com arrastro considerável para utilizá-la em produtos aernonáuticos na América Latina, é a Embraer.


Eso si que es una promesa política, pues no se ve ninguna tecnología útil en su nicho especializado, transporte aéreo comercial....

Esta foi a pedra do sapato do F-X, sem a Embraer não existe porque transferir tecnologia, é gastar dinheiro, e depois perder o conhecimento repassado.


Yo pensaba que FX era un proyecto para dotar a la FAB de un avión de caza moderno, que permitiera tener una fuerza aérea razonablemente equipada......
Las ventajas de off set o de transferencia son accesorias y secundarias....

As pessoas mais lúcidas viram o impasse colocado no F-X, e determinaram o seu fim. Agora, espero que não se faça mais nada parecido.


¿Y por qué eso no podría suceder otra ves en FX-2...?.

Deve-se negociar com um país a transferência da tecnologia, junto com a fabricação/montagem de partes da aeronave na Embraer, além da autonomia para desenvolver a adição de armamento de terceiro ou produzido pela Mectron. Tudo isto em segredo, por que são compras de segurança nacional.


Hay que fijar límites....posiblemente se conseguiría la transferencia tecnológica total de aviones como el F-7 Chino, pero bastante (muy poco) de aviones como el Rafale....
Hay que tener en cuenta que la compra de tecnología no da capacidad ni experiencia en I&D, basta ver el ejemplo del proyecto Niteroi o MAA-1...

Saludos,




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
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#105 Mensagem por Bolovo » Dom Jul 09, 2006 3:33 pm

Carlos Mathias escreveu:Certamente, certamemnte, mas que os SU-XX ficariam bem melhor ficariam, né não?

Não acho!! =)




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