Miguel:
Essa seria uma opção perfeitamente possível, e a outra que agora parece estar em cima da mesa tem mais de politico, que de militar e operacional.
Claro que eu preferia ver a marinha dotada de 2 fargatas AAW.
O que acontece é que as OHP são muito velhas, e não permaneceriam ao nosso serviço por mais que 10 anos (elas têm agora quase 30 anos
).
A virem OHP's, seria preferivel Portugal negociar com os EUA a cedência de 2 mais novas que as FFG 12 e 14.
Mas também acho que enquanto não tivernmos os LPD e um novo AOR, não será prioritário ter fragatas de defesa aérea já meio velhas.
E pode acontecer que a partir de 2015, Portugal esteja em condiçoes para adquirir nessa alura duas ou três fragatas AAW mais modernas, mesmo que usadas.
Mas uma coisa eu não compreendo, Miguel:
Você sempre foi contra a vinda das OHP, preferindo manter a nossa Marinha apenas com 3 VdG (embora modernizadas).
Agora já é a favor das OHP em vez das M holandesas?
Para mim, pessoalmente é importante que umas ou outras venham para que a nossa Marinha mantenha um patamar mínimo de configuração do dispositivo para 5 unidades de combate oceânico de superfície, embora para mim, o ideal fossem 6 unidades.