#159
Mensagem
por Rui Elias Maltez » Ter Jun 27, 2006 11:01 am
Eu não sou o Charlie, e ele poderá ter melhores informações, mas julgo saber que na Marinha os navios têm sido abatidos não em função da idade, mas do seu estado de conservação.
Por exemplo, o Limpopo, que foi afundado recentemente, estava em missão no norte do país qunado lhe foi detectada uma avaria estrutural grave, que o fez navegar até Lisboa, onde acostou definitivamente, procedendo-se ao abate ao efectivo por isso.
Os navios vão sendo avaliados na sua estrutura e outras coisas e vão sendo sujeitos a manutenção.
Se determinado navio apresenta falhas graves que comprometam a sua operacionalidade e/ou segurança, e se se chegar à conclusão que uma manutenção já não vale a pena por causa da idade, ou se não tiver arranjo possivel, abate-se.
Foi no fundo o que aconteceu com as 3 Pereira da Silva:
Elas não apresentavam boas condições, e como Portugal tinha na altura as 4 João Belo e as corvetas todas, mantiveram-se acostadas, oficialmente no activo, mas na prática, desactivadas.
______________
Charlie, tu que tudo pareces saber:
Se temos 10 Puma's e se se pretende vender 10 não fica nenhum para o Museu do Ar?
Eu julgo saber que eram 12 no início, mas que um caiu há muitos anos.
Será que o outro sofreu de avaria grave e está encostado no fundo de um hangar?
Se assim for, seria esse que poderia ser colocado em museu?
Porgunto isso, porque na Base de Sintra, no dia de aniversário da BA nº 1 estava lá um Puma na placa, ao lado dos outros aviões em museu.