A algum tempo atrás realizei um trabalho de analise deste programa, estou mandando um
(breve resumo) com pouquíssimos)dados sobre este programa, como são todos de Open source intelligence não existe problemas em divulgá-los, as considerações e analises são minhas, baseadas em técnicas de extrapolação de tendências e metodologias intuitivas / preditivas, que normalmente faço para estes programas.
As informações de fontes fechadas bem como as recomendações foram suprimidas.
Segue alguns resultados (Novamente lembrando que são resultados de analises e não informações oficiais ou jornalísticas)
Características
• O desenvolvimento de um novo AAM pela Mectron esta acontecendo a cerca de 18 meses, reunindo uma equipe de 15 pessoas, com custos estimados de R$ 1,4mi /ano.
• Os trabalhos estão na fase de pré-projeto com a configuração final congelada.
• O míssil em questão esta na faixa de 100Kg, com configuração de alta manobrabilidade (sem TVC) baseado em uma configuração duplo canard com estabilização por rolerons. Em uma faixa de aproveitamento de energia entre o Python IV e Ptyhon III
• O direcionamento é por buscador de reticula mecânica, IR/UV e navegação proporcional, com capacidade anti-flare.
• Um novo impulsor com propelente composto deve substituir a atual tecnologia de base dupla utilizada no MAA-1. (Como o MAR-1 não realizou ensaios de vôo não existem fotos que possam indicar qual tipo de propelente ele utiliza, eu acredito que já seja composto em função do atraso para realizar disparos de qualificação de envelope aerodinâmico)
• O ciclo provável de desenvolvimento para o projeto é de 10 anos com IOC em 2015 (curva em anexo)
Principais riscos.
Riscos de programa (Classe de risco interna e externa)
• Programa sem contrato de financiamento de médio longo prazo
• Ausência de prazos rígidos de cumprimento de etapas planejadas
• Fragilidade de especificação operacional
Tecnológicos (Classe de risco interna)
• Ausência de capacitação para produção industrial de sensores InSb
• Dificuldade para o projeto óptico e mecânico de sistemas buscadores em Off -Boresight conditions
• Qualificação de grão propelente e estabilidade de impulsor
Operacionais (Classe de risco externa)
• Riscos de indefinição sobre plataformas e possíveis dadas de integração