Portugal vende 12 aviões F16

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Degan
Sênior
Sênior

#31 Mensagem por Degan » Qua Jun 07, 2006 11:06 pm

Uma dúzia de F-16, elevados ao último padrão MLU e ainda para mais depois de sofrerem os reforços estruturais Falcon UP e Falcon STAR (habilitando-os assim a mais 8000 horas de voo ou 20 anos de operação), dificilmente serão de descartar.

Bueno....los F-16MLU comprados por Chile en 10 millones de dólares (no euros) cada uno, que incluyen capacitación y repuestos, tienen Falcon UP y Falcon Star incluido.
La única diferencia entre estos aviones y la última versión Europea, es la versión del software de su computador de misión. El Chileno es Tape M2 y el último es M4...pero eso no depende del vendedor, sino de la autorización de USA....

Saludos cordiales,

Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#32 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qui Jun 08, 2006 6:57 am

Charlie:

Uma dúzia de F-16, elevados ao último padrão MLU e ainda para mais depois de sofrerem os reforços estruturais Falcon UP e Falcon STAR (habilitando-os assim a mais 8000 horas de voo ou 20 anos de operação), dificilmente serão de descartar. Das OGMA sairão doze caças praticamente como novos e prontos a operar; isto não é atraente?

Seria sobretudo atraente para a capaciade de Defesa em Portugal.

Mas como Portugal está à venda a retalho e se entregarão as coisas a quem pagar mais ficaremos com os F-16 "básicos" e venderemos, qual estado mercantil os bons aos outros.

Curioso como esses países necessitam de F-16 MLU e nós, pelas palavras do Minsitro parece que não precisamos.

E mais curioso que sejam os MLU a serem vendidos e nós a ficarmos com os A-block :roll:

Por este andar, será que ainda acaberemos por assistir à venda da totalidade, e a um programa de reabilitação dos velhos A-7 para a FAP?

Parece que em Alverca ainda lá estão muitos estacionados. :evil:

Imagem
Sintra
Sênior
Sênior
Localização: Emirado de Al-Guheirão que fica no Califado de AL-Sintra

#33 Mensagem por Sintra » Sáb Jun 10, 2006 8:28 pm

Charlie Golf escreveu:Uma dúzia de F-16, elevados ao último padrão MLU e ainda para mais depois de sofrerem os reforços estruturais Falcon UP e Falcon STAR (habilitando-os assim a mais 8000 horas de voo ou 20 anos de operação), dificilmente serão de descartar. Das OGMA sairão doze caças praticamente como novos e prontos a operar; isto não é atraente?

Quanto ao potencial cliente, a mais forte possibilidade reside em vendê-los a aliados europeus. Mas isso não significa, por exemplo, que os MLU não possam vir a ser vendidos a países como a Jordânia ou Paquistão. Como os Estados Unidos consideram estes dois estados grande aliados fora da NATO, é bem possível que tal aconteça já que a venda destas aeronaves estará sempre sujeita à aprovação prévia norte-americana.

Em relação aos exemplos que desfiou a nível das forças aéreas europeias, obrigado pela lição colega Sintra mas já a tinha bem estudada. E acredite numa coisa: nem tudo é tão linear como descreveu. Esqueceu-se de inserir nessa sua equação a vertente política da questão. 8-]

Sim, tenho consciência que sabe o que está a escrever, peço desculpa se dei a impressão errada.
O meu grande medo aqui é que sejam vendidos, mas por um valor muitissimo abaixo do mencionado... Vamos lá pensar no caso, Gripens de graça, F16mlu a dez mil~hões de dolares a peça...

Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Contato:

#34 Mensagem por Rui Elias Maltez » Ter Jun 20, 2006 11:54 am

A questão que eu colocaria é:

Os 12 aparelhos estão para ser disponibilizados depois do MLU para venda.

E quanto aos que ficam?

Será que o programa MLU prosseguirá depois para os nossos, ou Portugal ficará com os F-16 "básicos"?

E se o programa prosseguir, a que ritmo?

Imagem
Sintra
Sênior
Sênior
Localização: Emirado de Al-Guheirão que fica no Califado de AL-Sintra

#35 Mensagem por Sintra » Ter Jun 20, 2006 1:11 pm

Rui Elias Maltez escreveu:A questão que eu colocaria é:

Os 12 aparelhos estão para ser disponibilizados depois do MLU para venda.

E quanto aos que ficam?

Será que o programa MLU prosseguirá depois para os nossos, ou Portugal ficará com os F-16 "básicos"?

E se o programa prosseguir, a que ritmo?

Excelente pergunta, fantástica mesmo :twisted:
Até agora sabemos que o sr Ministro da defesa quer vender os primeiros 12 f16 com mlu e o que se sabe é que a LPM sugere que as duas (mini) esquadras seriam equipadas com MLU. A palavra chave é "sugestão", assim a FAP aceitaria perder praticamente 1/3 da frota de Jactos rapidos em troca de um menor nº de aviões mais capazes, precisamente o que o PC sugeriu... Mas ainda não vi nada que confirme de forma oficial que as duas esquadras vão ser equipadas com MLU e muito menos o enquadramento temporal, à velocidade a que a brincadeira vai, se uma pessoa começar a fazer contas de quando é que os kit´s foram encomendados e da velocidade de instalação dos mesmos ficamos com um horizonte temporal de ... urgh 2018/2020 :evil: Ou fui eu que troquei tudo? :roll:

Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Contato:

#36 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qua Jun 21, 2006 10:48 am

O que eu acho, Sintra, é que este governo a anda a gozar com o pagode.

Imagem
jomite
Júnior
Júnior

#37 Mensagem por jomite » Qua Jun 21, 2006 9:29 pm

E a gozar com os militares que realmente se interessam por ter umas FA bem equipadas e modernas!
Concerteza que há muita gente insatisfeita e parece-me que cada vez mais há desconsideração dos governantes em relação ás FA apesar dos discursos...

Responder