Há F16 comprados pelo Governo de António Guterres que nunca voaram e ainda estão "encaixotados"
Portugal vai vender 12 aviões F16. As duas esquadras, que têm actualmente 20 aviões cada, ficarão com 12 e mais dois suplementares. Os caças, contudo, só serão vendidos depois da modernização (Midle Life Up-grade). O segundo pacote de F16 foi comprado há poucos anos pelo Governo de António Guterres.
Desses aviões, apenas quatro foram modernizados e estão a voar. Os outros ainda estão "encaixotados".
A Lei de Programação Militar (LPM), que é hoje aprovada em Conselho de Ministros, prevê, pela primeira vez, um programa de alienação de equipamentos, entre os quais está a venda de F16, dez helicópteros Puma, duas fragatas João Belo e alguns helicópteros Alouette. Segundo as contas do Governo, isto pode render 290 milhões de euros, que vão ser gastos em novos equipamentos. O Governo quer fazer essas vendas até 2011, mas, ao ritmo da modernização dos F16, será quase impossível.
O ministro da Defesa, Luís Amado, destacou que este programa "deve ser encarado como uma rotina no futuro" para que o tempo útil de vida dos equipamentos militares "não se esgote" e, assim, Portugal possa vender material e aproximar-se do ritmo de modernização das Forças Armadas dos outros países.
A LPM "dá" aos ramos 5450 milhões de euros para gastar durante 18 anos, um valor ligeiramente abaixo da lei de 2003 (5563 milhões).
Hélis todos concentrados no Montijo
Outra das novidades da LPM é a constituição de um programa de capacidades conjuntas, que constitui um passo para o reforço dos poderes do chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA) e a criação do futuro comando conjunto, que ficará em Monsanto.
Nesse programa de capacidades conjuntas está o dinheiro para os novos helicópteros ligeiros do Exército e Força Aérea, os NH90, o up-grade dos C130, o navio polivalente logístico, viaturas tácticas ligeiras de rodas, rádios e protecção NBQ.
Segundo Amado, o objectivo é "passar de uma visão do sistema de forças muito atomizada para uma perspectiva mais estruturada, que garanta a interoperacionalidade, racionalidade e equilíbrio". O ministro reconheceu algumas dificuldades na negociação desta parte com os três ramos, referindo-se a "um diálogo muito prolongado" que se arrastou nos últimos meses e que obrigou a três reuniões de Conselho Superior Militar.
Os quatro modelos diferentes de helicópteros que servem os três ramos vão ficar sediados na base área do Montijo e sob comando operacional do CEMGFA. Ao todo, deverão vir a ser 34 aparelhos - cinco da Marinha, dez EH101 (helicópteros pesados), nove NH90 e oito a nove ligeiros, que vão ser comprados.
A verba para aquisição e manutenção destas frotas é superior ao dinheiro dos novos submarinos e Amado pretende poupar na cadeia logística e de manutenção.
Os programas dos helicópteros sofrem algumas alterações. Os NH90 são atrasados em três anos (só começarão a chegar em 2011) e serão apenas nove.
Ao fazer a LPM, o Governo quis forçar o processo de transferência de competências dos ramos para o EMGFA, matéria que está a ser estudada pelo gabinete do ministro e que obrigará à revisão da Lei Orgânica de Bases da Organização das Forças Armadas.
O Ministério da Defesa reduz ainda para 39 por cento a percentagem de aquisições feitas em leasing. Este valor estava em 52 por cento.
Hoje, o Conselho de Ministros aprova também o novo sistema de contrapartidas da indústria de defesa.
Portugal vende 12 aviões F16
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- interregnum
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Portugal vende 12 aviões F16
Da lista Sistema de armas
- P44
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- cabeça de martelo
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P44 escreveu:old escreveu:Y esta nueva noticia era ya conocida o es una sorpresa?
Con solo 28 aviones la fuerza aerea marroqui no anda muy lejos.
É uma surpresa.
Mais surpresa ainda é a (possivel) venda das 2 João Belo ao Uruguai!!!!
Olha que ainda não temos a certeza de nada! Vocês já deviam saber que em portugal o que é a verdade hoje, amanhã já não é bem assim...
Vamos ter calma e ver o que acontece.
- P44
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cabeça de martelo escreveu:P44 escreveu:old escreveu:Y esta nueva noticia era ya conocida o es una sorpresa?
Con solo 28 aviones la fuerza aerea marroqui no anda muy lejos.
É uma surpresa.
Mais surpresa ainda é a (possivel) venda das 2 João Belo ao Uruguai!!!!
Olha que ainda não temos a certeza de nada! Vocês já deviam saber que em portugal o que é a verdade hoje, amanhã já não é bem assim...
Vamos ter calma e ver o que acontece.
Pois..
De qualquer maneira o MdD referiu especificamente este assunto ontem em entrevista á RTP.
As palavras dele foram (+-) : "Estes aviões vão ser vendidos pois nunca fizeram falta (...) se não foram nunca montados é porque não faziam falta..."
(????????????)
Triste sina ter nascido português
- Rui Elias Maltez
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Até os colegas espanhois estão a ficar espantados coma ligeireza com que se desmantela o pouco que Portugal ainda tem.
Podem alguns vir agora explicar cinentíficamente que alguns desses F-16 nunca sairam dos caixotes, que o programa de modernização é mais lento que se decoresse num qualquer país africano, etc.
Mas o facto é que Portugal os tinha, e em caso de necessidade o programa aceleraria.
O Governo para dar uma de populismo demagógico preferiu anunciar a venda desses 12 aparelhos depois de modernizados, até 2011.
O que acontece e como muito bem disso o "cabeça" é que o que hoje é uma verdade anunciada, amanhã já pode ser outra coisa.
Como Portugal é governado por mentes brilhnantes, recebeu ontem a ajuda de 2 Canadair espanhóis para ajudarem a dominar um incêndio que lavra desde domigo no norte.
Porque para o Governo a nova filosofia é a de que os meios aéreos só serão utilizados na fase inicial.
Como a fase inicial foi no início de domingo, e ontem já se ia na 3ª feira, foi necessário mais uma vez recorrer a Espanha para nos ajudar, porque Nª Senhora, evocada por Portas aquando do Prestige não dá para todas as encomendas.
E se a Espanha nos cedeu esses 2 aparelhos é porque simplesmente os tem.
Mas em Portugal, com a nossa milenar sapiência, infinitamente superior à dos outros povos, achamos que nem precisamos de helis para combate, nem de nada.
E se eventualmente precisarmosos, para calar a boca dos papalvos, arrastam-se concursos etc.
Entretanto o país arde, e outros helis que temos, já pagos, (os Puma's) serão alegremente e levianamente vendidos a quem der uns tostões por eles.
Portugal recene ajuda do exterior, e vende o que já tem.
O povão gosta disso, entretido em acenar ao seleccionados de Scolari.
O ministro, demagógico e populista anunciou que essa venda de 12 F-16 resulta de Portugal não necessitar deles.
O povo gosta disso.
Porque assim jornalistaas e comentadors já estão há mais de uma semana a gritar que o governo de Guterres comprou aviões que afinal não eram necessários.
Esqueceu o ministro, na sua infinita irresponsabilidade, de explicar (e devia) que se eles foram comprados, era porque os cenários geo-estratégicos na altura eram outros, que se o programa MLU para as 2 esquadras não avançou a bom ritmo, foi por pura incompetência e empenho do Estado em querer uma FA's dignas.
Foi fácil, popular e demagógico.
Se o povo quer helis para combate a fogos em vez de F-16 ou de submarinos faça-se-lhe a vontade.
Vendam-se os F-16, porque os helis que já temos e dispensariam concurso também os vendemos, nada se compra, e se for necessário a Espanha, França, Alemanha e até Marrocos dão uma ajuda.
Entretanto a mesma FAP que não tem meios para operar os Puma's, parece ter encontrado uma vocação especial:
O de transporte de ministros e outros VIP's para assistir a jogos de futebol, em Portugal e no estrangeiro.
Assim vai Portugal.
Podem alguns vir agora explicar cinentíficamente que alguns desses F-16 nunca sairam dos caixotes, que o programa de modernização é mais lento que se decoresse num qualquer país africano, etc.
Mas o facto é que Portugal os tinha, e em caso de necessidade o programa aceleraria.
O Governo para dar uma de populismo demagógico preferiu anunciar a venda desses 12 aparelhos depois de modernizados, até 2011.
O que acontece e como muito bem disso o "cabeça" é que o que hoje é uma verdade anunciada, amanhã já pode ser outra coisa.
Como Portugal é governado por mentes brilhnantes, recebeu ontem a ajuda de 2 Canadair espanhóis para ajudarem a dominar um incêndio que lavra desde domigo no norte.
Porque para o Governo a nova filosofia é a de que os meios aéreos só serão utilizados na fase inicial.
Como a fase inicial foi no início de domingo, e ontem já se ia na 3ª feira, foi necessário mais uma vez recorrer a Espanha para nos ajudar, porque Nª Senhora, evocada por Portas aquando do Prestige não dá para todas as encomendas.
E se a Espanha nos cedeu esses 2 aparelhos é porque simplesmente os tem.
Mas em Portugal, com a nossa milenar sapiência, infinitamente superior à dos outros povos, achamos que nem precisamos de helis para combate, nem de nada.
E se eventualmente precisarmosos, para calar a boca dos papalvos, arrastam-se concursos etc.
Entretanto o país arde, e outros helis que temos, já pagos, (os Puma's) serão alegremente e levianamente vendidos a quem der uns tostões por eles.
Portugal recene ajuda do exterior, e vende o que já tem.
O povão gosta disso, entretido em acenar ao seleccionados de Scolari.
O ministro, demagógico e populista anunciou que essa venda de 12 F-16 resulta de Portugal não necessitar deles.
O povo gosta disso.
Porque assim jornalistaas e comentadors já estão há mais de uma semana a gritar que o governo de Guterres comprou aviões que afinal não eram necessários.
Esqueceu o ministro, na sua infinita irresponsabilidade, de explicar (e devia) que se eles foram comprados, era porque os cenários geo-estratégicos na altura eram outros, que se o programa MLU para as 2 esquadras não avançou a bom ritmo, foi por pura incompetência e empenho do Estado em querer uma FA's dignas.
Foi fácil, popular e demagógico.
Se o povo quer helis para combate a fogos em vez de F-16 ou de submarinos faça-se-lhe a vontade.
Vendam-se os F-16, porque os helis que já temos e dispensariam concurso também os vendemos, nada se compra, e se for necessário a Espanha, França, Alemanha e até Marrocos dão uma ajuda.
Entretanto a mesma FAP que não tem meios para operar os Puma's, parece ter encontrado uma vocação especial:
O de transporte de ministros e outros VIP's para assistir a jogos de futebol, em Portugal e no estrangeiro.
Assim vai Portugal.
- P44
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Efectivamente...
Ainda são capazes de ir comprar mais uns Falcon para S. Altezas irem á Alemanha
Já ouvi que S. Alteza o Sócrates vai ver o Portugal-Angola de Falcon , pago pelos otários!!!!
E em relação aos Beriev-200?
Para quê???
Afinal não fazem falta...
Não devem ter assentos de cabedal nem Bar-.VIP, para os Fdp que nos governam...
[/desabafo off-topic]
Ainda são capazes de ir comprar mais uns Falcon para S. Altezas irem á Alemanha
Já ouvi que S. Alteza o Sócrates vai ver o Portugal-Angola de Falcon , pago pelos otários!!!!
E em relação aos Beriev-200?
Para quê???
Afinal não fazem falta...
Não devem ter assentos de cabedal nem Bar-.VIP, para os Fdp que nos governam...
[/desabafo off-topic]
Triste sina ter nascido português
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P44 escreveu:old escreveu:Y esta nueva noticia era ya conocida o es una sorpresa?
Con solo 28 aviones la fuerza aerea marroqui no anda muy lejos.
É uma surpresa.
Mais surpresa ainda é a (possivel) venda das 2 João Belo ao Uruguai!!!!
Quem esta interessado nos F-16?
O Uruguai poderia comprar os Viper para substituir os dragonfly.
- P44
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P44 escreveu:Quanto aos F-16 nada se sabe.
OS EUA terão de autorizar a venda.
Em principio será um Aliado da NATO (????)
O Uruguai tem boas relações com os EUA, eu não vejo problema na compra dos F-16.
O Uruguai possue forças armadas pequenas, mas relativamente modernizadas que participam com freqüência em missões de paz. O F-16 seriam um reforço nessas missões.
- Rui Elias Maltez
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- Rui Elias Maltez
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