F-5M e os atrasos

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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juarez castro
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#166 Mensagem por juarez castro » Ter Mai 30, 2006 8:21 pm

Luís Henrique escreveu:
Caças de verdade 1ªlinha só uns 250, o resto é lixo voador


Este número esta aumentando. E as aeronaves chinesas estão ficando cada vez melhores...

Vai levar muito temo ainda, mas eles já viram que qualidade é melhor que quantidade.

Meu amigão, não acredite em tudo que se fala no Brasil. Se fosse por declarações ,o FX estaria aí ha muito tempo.
Até acredito que possam comprar aeronaves novas, não nesta quatidade e nem nesta data, e a medida que forem comprandas vão desativando os mais velhos.


Não acredito mesmo. Mas ainda mais difícil é acreditar em apenas 60 aeronaves com tantas notícias mostrando mais que o dobro disto.

Noticias não são verdades, mais uma vez, de que adianta ter e não operar?

Voando e armando 50.


Após a modernização (2010) será diferente.

O que te faz pensar que será diferente, o orçamento não vai mudar e nem o pensamente(infelizmente) da FAB.


E se tivessemos 60 aeronaves, também teriamos algumas em manutenção.

Com certeza, mas as demais estariam up date e voando e armadas e com doutrina operacional 100%

OPERACIONAIS NÃO, CÉLULAS PODE SER QUE SIM, PODE SER!


Operacionais. A FAB modernizará toda elas e não parte delas. Por determinados períodos estarão em manutenção, mas estarão operacionais. Destas 120 não têm aeronaves para reposição de peças por exemplo.

Já vi que tu não entendeu ainda o conceito de operacional. Modernizar não siguinifica que você vai conseguir mater voando o que deveria, os ciclos de manutenção estão dentro disto eu me refiro é você não ter grana pra comprar combustivel, munição, sobressalentes a nível de ESM, aí ela está fora OK então você não opera.

A Realidade é aquela que seu orçamento comporta dentro de um perfil estratégico mínimo para o país, volto a te afirmar não adiante ter os 120 e voar com 50.
A FACH não tem 60 aviões de 1ª linha e podes ter certeza que depois que começarem a operar a pleno com ¨F 16, vão ver quanto custa manter um brinquedinho destes. Aposto meu saco, que o Chile vai ficar com algo em torno de 45 a 48 aviões de caça, incluindo os 14 ou 16 F 5.


É melhor ter 120 e voar com 50 do que ter 60 e voar com 25. :wink:

Se você tiver menos células para manutenir, vai sobrar mais recursos para mante-las operacionais. Tchê põe na cabeça, não adianta ter e não ter grana para operar.Vãopoder concentrar os recursos e racionaliza-los.



Que seja. 48 F-16 e a FAB com 60 aeronaves é pouca diferença.


Com todo respeito, é um equivoco enorme, em primeirto lugar acho que não terão 48 F 16 a tão curto prazo, e sim um mix F 5 F16, aí vai vlaer quem tem melhor treinamento, logistica e doutrina.

Grande abraço




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Luís Henrique
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#167 Mensagem por Luís Henrique » Qua Mai 31, 2006 11:06 am

O que te faz pensar que será diferente, o orçamento não vai mudar e nem o pensamente(infelizmente) da FAB.


Muitas coisas estão mudando.

Se você tiver menos células para manutenir, vai sobrar mais recursos para mante-las operacionais. Tchê põe na cabeça, não adianta ter e não ter grana para operar.Vãopoder concentrar os recursos e racionaliza-los.


Não, não vai. Se você reduz o tamanho o governo com certeza reduzirá o orçamento. É melhor deixar o mínimo em 120 e com os cortes do governo conseguir manter 60 ou mais do que colocar o mínimo como 60 e com os cortes manter 30 ou menos.

Com todo respeito, é um equivoco enorme, em primeirto lugar acho que não terão 48 F 16 a tão curto prazo, e sim um mix F 5 F16, aí vai vlaer quem tem melhor treinamento, logistica e doutrina.


Não é só isto que conta. Não importa se serão todos F-16 ou não, importa que terão cerca de 60 aeronaves e estarão bem melhor que nós.

O Chile tem fronteira com 3 países, Peru, Bolívia e Argentina. É um país comprido, porém estreito. 2 esquadrões no norte e 2 no sul ja garantem uma boa proteção em todo o território.

O Brasil faz fronteira com 11 países. A extensão territorial é bem maior. Podem surgir conflitos no sul, no centro-oeste ou no norte. Além disto o Sudeste é a área mais rica do país e precisa de proteção e em uma invasão marítima vinda do Atlântico Norte teria como primeiro ponto de desembarque o nordeste brasileiro, então seria inteligente proteger aquela região também.

Ou seja, aeronaves, treinamento, doutrina, operacionalidade, etc fazem a diferença, mas a comparação não é ser melhor ou pior que o Chile, e sim entender que as nossas necessidades são maiores que as necessidades do Chile nesta área.

O Chile mantendo 30 aviõies no norte e 30 no sul. Ele garante 30 para equilibrar com o Peru. 30 para equilibrar com a Argentina e os 60 defendem o litoral, 30 no litoral norte e 30 no litoral sul.

No Brasil temos que analisar o seguinte:

30 no sul para equilibrar com a Argentina. 15 no centro-oeste para proteger a capital. 30 na Amazônia (15 no norte para equilibrar com Venezuela, Colômbia, etc. e 15 no sul para equilibrar com Peru, Chile, etc.)
Ai teriamos que ter uma proteção no Sudeste (área mais rica do país), digamos um mínimo de 15 (ideal seria 30) e o essencial seria ter um esquadrão no nordeste também, ou seja, + 15.

Temos então 105 aeronaves. Se analisarmos aeronaves em manutenção, veremos que disponibilidade será ainda menor. Então por isto que 60 aeronaves para o Chile é bom e para o Brasil é ruim.




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#168 Mensagem por juarez castro » Qua Mai 31, 2006 9:22 pm

Luís Henrique escreveu:
O que te faz pensar que será diferente, o orçamento não vai mudar e nem o pensamente(infelizmente) da FAB.


Muitas coisas estão mudando.

De forma lente e as vezes equívoca.

Se você tiver menos células para manutenir, vai sobrar mais recursos para mante-las operacionais. Tchê põe na cabeça, não adianta ter e não ter grana para operar.Vãopoder concentrar os recursos e racionaliza-los.


Não, não vai. Se você reduz o tamanho o governo com certeza reduzirá o orçamento. É melhor deixar o mínimo em 120 e com os cortes do governo conseguir manter 60 ou mais do que colocar o mínimo como 60 e com os cortes manter 30 ou menos.

Tchê mas tu é teimoso, tu ves que se realocarão os recuros de material, bases, suprimentos, logistica, estrutura em DISPONIBILIDADE E PRINCIPALMENTE VOAR, que não está acontecendo hoje pela tamanho da força.
A Lei de responsabilidade fiscal não permite que a OM renuncie a receita, dá pra entender?


Com todo respeito, é um equivoco enorme, em primeirto lugar acho que não terão 48 F 16 a tão curto prazo, e sim um mix F 5 F16, aí vai vlaer quem tem melhor treinamento, logistica e doutrina.


Não é só isto que conta. Não importa se serão todos F-16 ou não, importa que terão cerca de 60 aeronaves e estarão bem melhor que nós.

Não tem hoje e não terão no futuro, já te expliquei 3 vezes que Os Elkans, que não são 1ª linha nem aqui, nem no chile e nem na china, vão ser desativados e após os Panteras, portanto em nenhum momento o Chile terá 60 avIões de primeira linha.

O Chile tem fronteira com 3 países, Peru, Bolívia e Argentina. É um país comprido, porém estreito. 2 esquadrões no norte e 2 no sul ja garantem uma boa proteção em todo o território.

Qualquer bestunto sabe que o território chileno é quase indefensável.

O Brasil faz fronteira com 11 países. A extensão territorial é bem maior. Podem surgir conflitos no sul, no centro-oeste ou no norte. Além disto o Sudeste é a área mais rica do país e precisa de proteção e em uma invasão marítima vinda do Atlântico Norte teria como primeiro ponto de desembarque o nordeste brasileiro, então seria inteligente proteger aquela região também.

Não delira cara, não temos nenhum pepino grande com nenhum vizinho, desembarque no Nordeste, para né tchê....só se for pegar uma praia.

Ou seja, aeronaves, treinamento, doutrina, operacionalidade, etc fazem a diferença, mas a comparação não é ser melhor ou pior que o Chile, e sim entender que as nossas necessidades são maiores que as necessidades do Chile nesta área.

Com certeza.

O Chile mantendo 30 aviõies no norte e 30 no sul. Ele garante 30 para equilibrar com o Peru. 30 para equilibrar com a Argentina e os 60 defendem o litoral, 30 no litoral norte e 30 no litoral sul.

Volto a te dizer o terrirório chileno é quase indefensável, a demais o Chile não tem mais questões limitrofes com a Argentina.A propósito eles tem HOJE tão somente 2 esquadrões em Antofagasta (F 5 + Elkans) e uma ao Sul em Punta Arena Mirage Pantera, apros. 45 aeronaves.

No Brasil temos que analisar o seguinte:

30 no sul para equilibrar com a Argentina. 15 no centro-oeste para proteger a capital. 30 na Amazônia (15 no norte para equilibrar com Venezuela, Colômbia, etc. e 15 no sul para equilibrar com Peru, Chile, etc.)

Equilibrar com o Chile, temos fronteira com o Chile? Temos problemas com o Chile?

Ai teriamos que ter uma proteção no Sudeste (área mais rica do país),

De Anapolis você faz isto perfeitamente bem.

digamos um mínimo de 15 (ideal seria 30) e o essencial seria ter um esquadrão no nordeste também, ou seja, + 15.

???????????????

Temos então 105 aeronaves. Se analisarmos aeronaves em manutenção, veremos que disponibilidade será ainda menor. Então por isto que 60 aeronaves para o Chile é bom e para o Brasil é ruim.


O Chile não tem 60 aeronaves de 1ª linha. Se a FAB um dia tiver(o dia que a galinha criar dente) vamos ser uma Força Aérea de verdade.

Tchê este é meu último tópico sobre este assunto, por favor quando fores visitar uma base aérea, fale bastante não só com pilotos, mas com os S3 do esquadrão ou se tiver um ESM vá lá bater um papo, voce vai mudar alguns conceitos.

Grande abraço




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#169 Mensagem por Degan » Qua Mai 31, 2006 10:24 pm

Volto a te dizer o terrirório chileno é quase indefensável, a demais o Chile não tem mais questões limitrofes com a Argentina.A propósito eles tem HOJE tão somente 2 esquadrões em Antofagasta (F 5 + Elkans) e uma ao Sul em Punta Arena Mirage Pantera, apros. 45 aeronaves.


¡Qué extraño....así y todo, Chile ha ganado todas sus guerras y ha disuadido otras....!.

En el norte, te faltó sumar los F-16 nuevos de Iquique...
Estoy de acuerdo en las cifras....un piso de 45 y un techo de 60....

Saludos cordiales,




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
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#170 Mensagem por Luís Henrique » Qui Jun 01, 2006 10:43 am

Tchê mas tu é teimoso, tu ves que se realocarão os recuros de material, bases, suprimentos, logistica, estrutura em DISPONIBILIDADE E PRINCIPALMENTE VOAR, que não está acontecendo hoje pela tamanho da força.
A Lei de responsabilidade fiscal não permite que a OM renuncie a receita, dá pra entender?


Teimoso ou não, aposto que em 2010 teremos 120 ou mais aeronaves. E o teimoso estará certo.

Não tem hoje e não terão no futuro, já te expliquei 3 vezes que Os Elkans, que não são 1ª linha nem aqui, nem no chile e nem na china, vão ser desativados e após os Panteras, portanto em nenhum momento o Chile terá 60 avIões de primeira linha.


Talvez seja 48, talvez chegue a 60. Agora nós precisamos mais que isto.

Qualquer bestunto sabe que o território chileno é quase indefensável.


:roll: Então o Brasil não é quase é totalmente indefensável.

Não delira cara, não temos nenhum pepino grande com nenhum vizinho, desembarque no Nordeste, para né tchê....só se for pegar uma praia.


Diga isto para a FAB, certas informações privilegiadas mostraram que a FAB quer um esquadrão no norte da Amazônia e um no Sul.

Volto a te dizer o terrirório chileno é quase indefensável, a demais o Chile não tem mais questões limitrofes com a Argentina.A propósito eles tem HOJE tão somente 2 esquadrões em Antofagasta (F 5 + Elkans) e uma ao Sul em Punta Arena Mirage Pantera, apros. 45 aeronaves.


Se for pensar assim, então todos deviamos acabar com as forças armadas, ja que ninguém tem problema com ninguém. O Chile quer manter a dissuasão no norte e no sul e o Brasil tem que fazer o mesmo. A diferença é que o Brasil não é estreito.

Equilibrar com o Chile, temos fronteira com o Chile? Temos problemas com o Chile?


Não mas temos problemas com a Bolívia e fronteira com o Peru também, além da Colômbia.

De Anapolis você faz isto perfeitamente bem.


:shock: Você só pode estar brincando.
Qual o tempo de reação?
Quão longe você vai além da costa para um eventual ataque marítimo?
Uma base no Rio de Janeiro seria muito bem vinda e até uma outra em Pirassununga de cobertura.
Agora, quer ficar com uma defesa mal feita, ai tudo bem. As bases do Sul também podem defender o Sudeste.

Só temos que torcer para não atacarem duas regiões ao mesmo tempo.
:roll:

???????????????


1 ou 2 esquadrões no Sudeste e 1 no nordeste, você não entendeu, ou achou um absurdo?

O Chile não tem 60 aeronaves de 1ª linha. Se a FAB um dia tiver(o dia que a galinha criar dente) vamos ser uma Força Aérea de verdade.


Olha, me desculpe, mas talvez a FAB tenha modernizado F-5 e pretende modernizar os A-1, justamente para não se transformar nesta FAB que você diz. A FAB preferiu 120 aeronaves usadas e modernizadas do que uma aeronave mais potente na quantidade ridícula de 60 aparelhos.
O dia que a FAB tiber 60 aeronaves de 1ª linha + 60 de 2ª linha, ai sim. :wink:

Tchê este é meu último tópico sobre este assunto, por favor quando fores visitar uma base aérea, fale bastante não só com pilotos, mas com os S3 do esquadrão ou se tiver um ESM vá lá bater um papo, voce vai mudar alguns conceitos.


Bom, neste caso converse com o Palocci e ele te convencerá que 60 é muita coisa, 6 aeronaves em Anápolis ja seriam suficiente. Afinal, se for preciso, você pode enviar 1 para o Sudeste, 1 para o Sul, 1 para o Nordeste, 1 para o norte da amazônia, 1 para o sul da amazônia e ainda manter 1 na capital. :?

Respeito a sua opinião, mas ainda bem que você não é o comandante da FAB. Prefiro os F-5, A-1 e M2000 e futuro FX2.

En el norte, te faltó sumar los F-16 nuevos de Iquique...
Estoy de acuerdo en las cifras....un piso de 45 y un techo de 60....


O que para o Chile está muito bom.

Vamos analisar pelo tamanho, pelo PIB e pelo gasto com defesa:

Chile
756,950 km²
$185.1 bi
$3.91 bi

Brasil
8,511,965 km²
$1.568 tri
$9.94 bi

O Brasil tem um território 11 vezes maior para proteger. Se o Chile necessita de 48 - 60 caças, o Brasil necessitaria de 528 - 660 caças.
O PIB brasileiro é praticamente 8,5 vezes maior. Então seriam 408 - 510 caças.
O gasto com defesa é 2,5 vezes maior então seriam 120 - 150 caças.

Agora, não estou dizendo para termos estes números absurdos de + de 400 caças. Mas um mínimo de 96 a 126 aeronaves seria o ideal.

Você falou que não vai mais falar sobre isto, mas só te peço para dividir estes 60 caças que você fala. Quanto caças para cada base? Como ficaria?




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F 5 M atrasos

#171 Mensagem por juarez castro » Seg Jun 26, 2006 7:09 pm

Boa noite a todos! Pelo andar da carruagem o 14 deverá estar com 12 aviões retrofitados até o final do ano. O FAB 4861 deverá ser recebido esta semana e existe previsão de entrega do 07 para final de julho, ou seja, uma célula a cada 38 dias.

Grande abraço




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#172 Mensagem por Carlos Lima » Seg Jun 26, 2006 7:16 pm

Olá

Você saberia informar quando Sta Cruz começará a receber os seus F-5?

[]s

CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
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Re: F 5 M atrasos

#173 Mensagem por The Baaz » Seg Jun 26, 2006 7:19 pm

juarez castro escreveu:Boa noite a todos! Pelo andar da carruagem o 14 deverá estar com 12 aviões retrofitados até o final do ano. O FAB 4861 deverá ser recebido esta semana e existe previsão de entrega do 07 para final de julho, ou seja, uma célula a cada 38 dias.

Grande abraço


Uma célula a cada 38 dias? :?

O último será entregue quando? 2009? :?




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#174 Mensagem por Alitson » Seg Jun 26, 2006 7:21 pm

cb_lima escreveu:Olá

Você saberia informar quando Sta Cruz começará a receber os seus F-5?

[]s

CB_Lima


PELO ANDAR DA CARRUAGEM O 1o/14o ESTE ANO, O 1o/ 1o GAVCA ANO QUE VEM(2007), O 2o/1o GAVCA NO OUTRO ANO(2008) E OS DEMAIS ASSIM VAI!!!!!!!!!!! OU SEJA EM 2012 PODEREMOS TER OS 55 F-5 MODERNIZADOS, OS M-2000C/B EM ANAPOLIS E METADE DOS AMX MODERNIZADOS, ASSIM COMO OS P-3 ENTREGUES, BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ

O DE SEMPRE...




A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
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Re: F 5 M atrasos

#175 Mensagem por juarez castro » Seg Jun 26, 2006 7:23 pm

The Baaz escreveu:
juarez castro escreveu:Boa noite a todos! Pelo andar da carruagem o 14 deverá estar com 12 aviões retrofitados até o final do ano. O FAB 4861 deverá ser recebido esta semana e existe previsão de entrega do 07 para final de julho, ou seja, uma célula a cada 38 dias.

Grande abraço


Uma célula a cada 38 dias? :?

O último será entregue quando? 2009? :?


Quer minha opinião pessoal. Esse programa não vai até o fim. Aguardaremos....

Grande abraço




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#176 Mensagem por Carlos Lima » Seg Jun 26, 2006 7:26 pm

Não vai até o fim? :shock:

Por que seria isso?

[]s

CB_Lima




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Re: F 5 M atrasos

#177 Mensagem por Alitson » Seg Jun 26, 2006 7:32 pm

juarez castro escreveu:
The Baaz escreveu:
juarez castro escreveu:Boa noite a todos! Pelo andar da carruagem o 14 deverá estar com 12 aviões retrofitados até o final do ano. O FAB 4861 deverá ser recebido esta semana e existe previsão de entrega do 07 para final de julho, ou seja, uma célula a cada 38 dias.

Grande abraço


Uma célula a cada 38 dias? :?

O último será entregue quando? 2009? :?


Quer minha opinião pessoal. Esse programa não vai até o fim. Aguardaremos....

Grande abraço


Ahhhhh!!!!!!!!!!! Esse vai, espera só!!!!!!!!!!!!!!!!




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G&P M4A1
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#178 Mensagem por juarez castro » Seg Jun 26, 2006 7:33 pm

cb_lima escreveu:Olá

Você saberia informar quando Sta Cruz começará a receber os seus F-5?


Previsão é para começar em outubro. Previsão......




[]s

CB_Lima


Grande abraço




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#179 Mensagem por Carlos Lima » Seg Jun 26, 2006 7:36 pm

Muito obrigado pelas informações.

[]s

CB_Lima




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F 5 BR

#180 Mensagem por juarez castro » Seg Jun 26, 2006 7:37 pm

Existe também a possibilidade da Aeromot vir a ser "Confirem" do BR, para ver se as coisas andam um pouco mais rápido.

Grande abraço




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