Inscrições abertaspara o CPCAR!!

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Balena
Intermediário
Intermediário

#91 Mensagem por Balena » Dom Mai 16, 2004 6:18 pm

Prezados colegas,

Vou tentar explicar algumas coisas da área médica, mas preciso que perguntem partes específicas dos critérios adotados pelas juntas de seleção médica, uma vez que, o assunto é muito extenso.

O Vinícius Pimenta pontuou muito bem alguns aspectos, principalmente no que tange alguns critérios oftalmológicos:

Pelos requisitos visuais está clara a necessidade de uma visão 100%. Aquela acuidade visual a 6 metros 20/20, é a visão perfeita para longe. Aquela acuidade visual a 35 centímetros = J1 é a visão perfeita para perto.

Me causou grande impressão o fato dele ter um conhecimento tão aprofundado acerca dos testes e das tabelas de optótipos nas escalas de Snellen (para 6 metros) e de Jaeguer (para 35 cm).

Segue abaixo duas figuras que eu peguei no Altavista para ilustrar o que é uma escala de Snellen; tem também a do E de Snellen para crianças em idade pré-escolar e escolar, assim como para analfabetos. Pena que eu não achei foto da escala de Jaeguer (para perto).
Imagem
Desconsiderem a escala que aparece à direita nessas tabelas, apenas coloquei para ilustrar conceitualmente o tópico.

Imagem

Quando surgir a dúvida, favor me perguntarem, responderei com o maior prazer tudo aquilo que estiver dentro das minhas possibilidades. Caso desconheça o assunto tentarei pesquisar.

Comi mosca nesse tópico e pelo visto cheguei tarde.

Super Flanker
Sênior
Sênior
Agradeceu: 29 vezes
Agradeceram: 53 vezes

...

#92 Mensagem por Super Flanker » Dom Mai 16, 2004 6:40 pm

Fala Balena,
Gostaria de saber, se através do que o César postou, seu eu posso prestar a EPCAR.
Os meu problemas são o seguinte, eu não enxergo de longe, de perto enxergo perfeitamente, e se eu colocar um óculos de no maximo 0.5 graus, eu enxergo.

"A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de caráter, e quem é cruel com os animais, não pode ser um bom homem." Schopenhauer
Balena
Intermediário
Intermediário

#93 Mensagem por Balena » Dom Mai 16, 2004 6:56 pm

Prezado colega Super Flanker

Não conheço os critérios específicos que regem o exame médico admissional da EPCAR/AFA, mas se você me mostrar o trecho no Edital que fala a respeito do exame médico oftalmológico, poderei ser mais objetivo e claro na minha resposta.

Outra questão muito importante diz respeito à progressão do grau de miopia, pois pelo que me parece você tem uma miopia ainda incipiente. Devo confessar que, como você, também tive o sonho de ser aviador de nossa gloriosa Força Aérea, mas por obra do destino eu comecei a desenvolver uma miopia quando eu ainda estava no 2o. Ano do 2o. Grau, foi bem chato e, posso dizer que a meu grau de miopia está aumentando até hoje (ainda não estabilizou).

Mas de qualquer forma, cada caso é um caso, pode ser que você não tenha o mesmo azar que eu (e se Deus quiser não terá). Adianto desde já que o grau de miopia pode progredir até um pouco depois do início da fase adulta (não tenho estudos detalhados para apresentar). No meu caso, tenho 22 anos, o grau de miopia segue aumentando...

Editado pela última vez por Balena em Seg Abr 24, 2006 11:20 am, em um total de 1 vez.
Super Flanker
Sênior
Sênior

...

#94 Mensagem por Super Flanker » Dom Mai 16, 2004 7:28 pm

Balena, muito obrigado pelas suas palavras de apoio. :wink:
Caso eu não for piloto (Deus quiser que eu seja), eu escolho outra coisa na area da Força Aérea, eu não me vejo em outra coisa, a não ser militar.

Abraços.

"A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de caráter, e quem é cruel com os animais, não pode ser um bom homem." Schopenhauer
Fuzileiro
Novato
Novato

#95 Mensagem por Fuzileiro » Dom Mai 16, 2004 7:34 pm

E a prova???
To esperando.
Calma ae cara,pilotar um caça não é tão legal quanto se parece,ainda mais quando se trata de f-5 e outros caças centenarios :lol:
Tambem não me vejo em carreira civil... :?

Super Flanker
Sênior
Sênior

,....

#96 Mensagem por Super Flanker » Dom Mai 16, 2004 7:50 pm

Fala cara, eu nem terminei a prova ainda, acho que vou fazer durante a semana, ai no fim de semana que vem vocÊ me passa o gabarito, blz?

T+

César
Sênior
Sênior
Contato:

#97 Mensagem por César » Dom Mai 16, 2004 8:10 pm

O que vocês querem? Ajuda na resolução das provas? Ou o gabarito?

Sobre a prova de 2002, com exceção de uma questão, eu sei como resolver todas as demais. Se precisarem de alguma ajuda é só falar :wink:

E nada de desistir hein galera!

Balena, você poderia me traduzir ao certo o que significa todo aquele vocabulário dos requisitos ortopédicos?
Digo isso por que disseram que eu tenho cifose(aparentemente é uma tal de cifose cervical, o meu pescoço é um pouco inclinado pra frente. Eu nem sei direito o que é cifose! :lol: ) mas outro médico disse que era apenas um problema postural facilmente reversível. Diferente de problemas de coluna que são em sua maioria irreversíveis.

Bem, desde já agradeço :P

Abraço a todos

César

"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
Fuzileiro
Novato
Novato

#98 Mensagem por Fuzileiro » Dom Mai 16, 2004 8:33 pm

O gabarito,ele vai faze a prova e posta aqui e eu posto o garabito!
Eu vou fazer CN mesmo,gosto muito de mar e agua,gosto de batalhas navais e meu pai fez EFOMM e entro sussa pra petrobras depois.
Mas de qualquer jeito eu vou ficar na marinha mesmo... :)
Ae pra galera que fez EN
Ouvi dizer que no fim da EN tem uma viagem pro exterior,verdade isso?
E tem aulas de idiomas na CN ou EN?
Queria um site mais completo sobre esses 2,os oficiais são muito imcompletos :?

Balena
Intermediário
Intermediário

#99 Mensagem por Balena » Dom Mai 16, 2004 9:48 pm

Fala combatente César,

Balena, você poderia me traduzir ao certo o que significa todo aquele vocabulário dos requisitos ortopédicos?

Se você quiser que eu explique a parte dos critérios do exame de saúde presente no edital dos diversos concursos militares, é só postar o trecho aqui no fórum, pois eu não sei onde estes editais estão disponíveis e também não fico procurando.

Cifose Cervical, o que é??? Existe, mas é menos comum.

As curvaturas naturais de nossa coluna no sentido antero-posterior são:
1) lordose lombar - curvatura lombar com concavidade voltada posteriormente;
2) cifose torácica - curvatura torácica com convexidade voltada posteriormente;
3) lordose cervical - curvatura cervical com concavidade voltada posteriormente;
3) e, alguns autores falam na tal cifose sacral.

Mas isso não quer dizer nada, pois devemos considerar patológico somente aqueles casos onde há acentuação destas curvaturas naturais da coluna vertebral, ou seja, exemplos: hipercifose e/ou hiperlordose.

No seu caso especificamente, eu digo que a hiperlordose cervical é mais comum e, se você, tiver uma hipercifose procure um ortopedista pra ele te avaliar (não vá em fisioterapeutas, vá no médico ortopedista primeiro).

Sobre estas alterações posturais da coluna devemos ter em mente um ponto que pra mim é um conceito importante: "Muitas vezes uma hiperlordose pode ser acompanhada de uma hipercifose e vice-versa." Trata-se de um mecanismo fisiológico de compensação postural de nossa coluna vertebral.

Abraços

Editado pela última vez por Balena em Seg Abr 24, 2006 11:14 am, em um total de 1 vez.
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#100 Mensagem por Vinicius Pimenta » Seg Mai 17, 2004 12:08 am

Balena escreveu:O Vinícius Pimenta pontuou muito bem alguns aspectos, principalmente no que tange alguns critérios oftalmológicos: (..)
Me causou grande impressão o fato dele ter um conhecimento tão aprofundado acerca dos testes e das tabelas de optótipos nas escalas de Snellen (para 6 metros) e de Jaeguer (para 35 cm).

hehhe. Obrigado, Balena. Estudei num excelente colégio. :wink:

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
César
Sênior
Sênior
Contato:

#101 Mensagem por César » Seg Mai 17, 2004 1:55 pm

Balena escreveu:Fala combatente César,

Se você quiser que eu explique a parte dos critérios do exame de saúde presente no edital dos diversos concursos militares, é só postar o trecho aqui no fórum, pois eu não sei onde estes editais estão disponíveis e também não fico procurando.

Cifose Cervical, o que é??? Existe, mas é menos comum.

As curvaturas naturais de nossa coluna no sentido antero-posterior são:
1) lordose lombar - curvatura lombar com concavidade voltada posteriormente;
2) cifose torácica - curvatura torácica com convexidade voltada posteriormente;
3) lordose cervical - curvatura cervical com concavidade voltada posteriormente;
3) e, alguns autores falam na tal cifose sacral.

Mas isso não quer dizer nada, pois devemos considerar patológico somente aqueles casos onde há acentuação destas curvaturas naturais da coluna vertebral, ou seja, exemplos: hipercifose e/ou hiperlordose.

No seu caso especificamente, eu digo que a hiperlordose cervical é mais comum e, se você, tiver uma hipercifose procure um ortopedista pra ele te avaliar (não vá em fisioterapeutas, vá no médico ortopedista primeiro).

Sobre estas alterações posturais da coluna devemos ter em mente um ponto que pra mim é um conceito importante: "Muitas vezes uma hiperlordose pode ser acompanhada de uma hipercifose e vice-versa." Trata-se de um mecanismo fisiológico de compensação postural de nossa coluna vertebral.

Agora uma frase do médico lá do CPOR, uma pérola dentro da medicina militar:

"O combatente de infantaria é um indivíduo cifótico por natureza, ou seja, ele tem que ficar encurvado pra frente se não toma tiro na cabeça"

O cara era um piada mesmo, e sabe que ele tinha razão. Se vc num fica esperto, o bicho pega. Mas tem que olhar pra frente e pra todos os lados também, se não cai na armadilha, principalmente no "teto malaio". Hahahaha!!!! O armadilha covarde essa.

Abraços

Caro Balena,

Primeiramente, obrigado pelas explicações. Me disseram em exame que eu fiz na academia que eu tinha "hipercifose cervical" não parece ser muito animador. Esse problema teria alguma forma de reversão?

Balena escreveu:Se você quiser que eu explique a parte dos critérios do exame de saúde presente no edital dos diversos concursos militares, é só postar o trecho aqui no fórum, pois eu não sei onde estes editais estão disponíveis e também não fico procurando.

Mas eu postei aqui Balena. Está na página 6 desse tópico. Lá eu transcrevi os requisitos médicos(cardiológicos, visuais, auditivos, dentais e ortopédicos). Estou me referindo ao exame ortopédico.

Mas mesmo assim, já lhe agradeço pela enorme ajuda prestada :wink:

Abraço!

César "combatente" :)

"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
Responder