F-5M e os atrasos

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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o fim de um morcego - a série

#151 Mensagem por Morcego » Seg Mai 29, 2006 7:37 pm

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#152 Mensagem por CFB » Seg Mai 29, 2006 7:40 pm

morcego escreveu:
CFB escreveu:
morcego escreveu:
CFB escreveu:Vou dizer o q eu acho, pra min deveriamos ter pelo menos duas bases de caça na Amazonia, devido ao seu tamanho e importancia, uma base poderia ser em Manaus, outra em Boa Vista, pra min uns 30 F-5M, ja estaria bom uma base no Nordeste pra min tb poderia ser a F-5M, duas bases no Centro- Oeste um GDA ( q ja existe em Brasilia ) p/ defender a capital ( essa seria armada com os Rafales ) e uma em Cuiba com os F-5M, duas no Sudeste, uma em Sao Paulo e uma no Rio ( estas armadas com Rafales ) e uma no Sul armadas com F-5M
Obs: Tds as bases deveriam ser armadas com misseis anti-aereos d pelos menos medio alcançe


powcha cara acho que nossa situação é LAMENTÁVEL, já que vamos ficar com os F- como espinha dorsal da AVIAÇÃO de caça deveriamos ter pelo menos uns 100, e tb uns 100 AMX; ai da para manter os MIRRAGES-2000 só em anapolis e talz.

não acho que seria uma saida ruim 100 f-5m E 100 amx; COM os mirrage CUIDANDO do planalto central.


Eu sei q a nossa situaçao n e a ideal, mas temos q pensar dentro qdo q e possivel fazer atualmente, a FAB atualmente esta com 55 F-5M, e planeja adquirir mais 25 o q da 80, intaum temos pensar como deveriamos distribuir esses caças, compramos 12 M2000C/B, mas eese caça e temporario, ate a chegada d um novo, creio q seja o Rafale q deve ser adquirido d 36 a 42 unidades, intaum pra min ficaria mttt caro manter ao mesmo tempo os M2000C/B e o Rafale, a menos q o M2000C/B seja modernizado pra usar os mesmos armamentos e alguma coisa parecida na questao da avionica com os F-5M ou com o Rfale, mas isso e outra istoria...


NÃO ADIANTA COLEGA.

somos uns bostas, somos uns fracotes de merda; já estou DE SACO cheio ME SINTO como um cambojano, desisti de acreditar nessa terra; na primeira oportunidade vou embora dessa terra, estou VENDO os documentos para pedir a NACIONALIDADE PORTUGUESA.


Pergunte aos nossos amigos portuqueses qual e a situaçao deles, ñ e mttt melhor q e nossa ñ




Apesar de todos os problemas, ainda confio no Brasil
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#153 Mensagem por CFB » Seg Mai 29, 2006 7:41 pm

morcego escreveu:senhores DESCULPEM, mas já chutei o balde; preciso de alcool.


Calma colega a esperanaç e a última q morre
Obs: Ainda bem pq se n, estavamos f.....




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#154 Mensagem por Morcego » Seg Mai 29, 2006 7:47 pm

CFB escreveu:
morcego escreveu:senhores DESCULPEM, mas já chutei o balde; preciso de alcool.


Calma colega a esperanaç e a última q morre
Obs: Ainda bem pq se n, estavamos f.....


nobre colega se for para portugal não será para outra cosia que não GANHAR DINHEIRO e provavelmente eu fique SÓ UNS meses e vai para outro pais da UE para ganhar MAIS DINHEIRO.

..............

droga NÃO ACHEI meu VAT 69.




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Atraso F 5M

#155 Mensagem por juarez castro » Seg Mai 29, 2006 8:00 pm

Boa noite a todos! Gurizada, esse negócio de números de aeronaves e quantidade s e modelos e bla e bla e bla.... não é assim que as coisas funcionam na prática.
Vejam bem, quando falo que um númro de 60 vetores de 1ª linha OPERACIONAIS, de nada adianta ter 120 e voar com 50, pois não se esqueçam, o Brasil não tem potenciais inimigos e nem conflitos sérios a resolver com vizinhos.Você não convençe a sociedade a por um caquilhão de dinheiro do orçamento pra fazer uma roda dessas funcionar, quando o resto vai muito mal. Ex. Saúde, educação, segurança.....
Precisamos é ter o mínimo essencial e dissuatorio com DOUTRINA OPERACIONAL UP DATE, e disponibilidade. Ou seja, aquilo que se tem deverá estar na ponta dos cascos, recebendo atualizações, pilotos motivados e bem treinados.
E o outro lado, é a questão do disperdicio dos parcos recursos que a força recebe. Amigos existe SIM, muita coisa que pode ser feita para economizar e racionalizar , mas em uma OM que tem oitenta e tantos brigadeiros na ativa..... é díficil... mas voltando ao assunto da "vaca fria", essa minha posição pessimista como o colega citou (que acho realista) deve-se a conversas e experiências que a gente vive e escuta. Os Próprios pilotos mais experientes sabem disto.Repito quanto maior a diversidade, como colegas propões F 5 m Mirage 2000, AMX M, Rafale, vamos ter que ter um orçamento militar Chinês e uma logística Americana pra manter isto funcionando, e a realidade todos nós sabemos qual é....

Grande abraço




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Re: Atraso F 5M

#156 Mensagem por Morcego » Seg Mai 29, 2006 8:05 pm

juarez castro escreveu:Boa noite a todos! Gurizada, esse negócio de números de aeronaves e quantidade s e modelos e bla e bla e bla.... não é assim que as coisas funcionam na prática.
Vejam bem, quando falo que um númro de 60 vetores de 1ª linha OPERACIONAIS, de nada adianta ter 120 e voar com 50, pois não se esqueçam, o Brasil não tem potenciais inimigos e nem conflitos sérios a resolver com vizinhos.Você não convençe a sociedade a por um caquilhão de dinheiro do orçamento pra fazer uma roda dessas funcionar, quando o resto vai muito mal. Ex. Saúde, educação, segurança.....
Precisamos é ter o mínimo essencial e dissuatorio com DOUTRINA OPERACIONAL UP DATE, e disponibilidade. Ou seja, aquilo que se tem deverá estar na ponta dos cascos, recebendo atualizações, pilotos motivados e bem treinados.
E o outro lado, é a questão do disperdicio dos parcos recursos que a força recebe. Amigos existe SIM, muita coisa que pode ser feita para economizar e racionalizar , mas em uma OM que tem oitenta e tantos brigadeiros na ativa..... é díficil... mas voltando ao assunto da "vaca fria", essa minha posição pessimista como o colega citou (que acho realista) deve-se a conversas e experiências que a gente vive e escuta. Os Próprios pilotos mais experientes sabem disto.Repito quanto maior a diversidade, como colegas propões F 5 m Mirage 2000, AMX M, Rafale, vamos ter que ter um orçamento militar Chinês e uma logística Americana pra manter isto funcionando, e a realidade todos nós sabemos qual é....

Grande abraço


sua explicação é brilhante, mas não me convence que 50 AMX , 45 FR, sei la quantos tucaninhos, e uma duzia de mirrages NOS DEFENDEM de alguma coisa diferente da BOLIVIA.




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Re: Atraso F 5M

#157 Mensagem por juarez castro » Seg Mai 29, 2006 8:22 pm

morcego escreveu:
juarez castro escreveu:Boa noite a todos! Gurizada, esse negócio de números de aeronaves e quantidade s e modelos e bla e bla e bla.... não é assim que as coisas funcionam na prática.
Vejam bem, quando falo que um númro de 60 vetores de 1ª linha OPERACIONAIS, de nada adianta ter 120 e voar com 50, pois não se esqueçam, o Brasil não tem potenciais inimigos e nem conflitos sérios a resolver com vizinhos.Você não convençe a sociedade a por um caquilhão de dinheiro do orçamento pra fazer uma roda dessas funcionar, quando o resto vai muito mal. Ex. Saúde, educação, segurança.....
Precisamos é ter o mínimo essencial e dissuatorio com DOUTRINA OPERACIONAL UP DATE, e disponibilidade. Ou seja, aquilo que se tem deverá estar na ponta dos cascos, recebendo atualizações, pilotos motivados e bem treinados.
E o outro lado, é a questão do disperdicio dos parcos recursos que a força recebe. Amigos existe SIM, muita coisa que pode ser feita para economizar e racionalizar , mas em uma OM que tem oitenta e tantos brigadeiros na ativa..... é díficil... mas voltando ao assunto da "vaca fria", essa minha posição pessimista como o colega citou (que acho realista) deve-se a conversas e experiências que a gente vive e escuta. Os Próprios pilotos mais experientes sabem disto.Repito quanto maior a diversidade, como colegas propões F 5 m Mirage 2000, AMX M, Rafale, vamos ter que ter um orçamento militar Chinês e uma logística Americana pra manter isto funcionando, e a realidade todos nós sabemos qual é....

Grande abraço


sua explicação é brilhante, mas não me convence que 50 AMX , 45 FR, sei la quantos tucaninhos, e uma duzia de mirrages NOS DEFENDEM de alguma coisa diferente da BOLIVIA.


Eu não disse isto, assim como não disse que considero os vetores que tu citastes como 1ª linha.

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#158 Mensagem por Túlio » Seg Mai 29, 2006 8:25 pm

Até aí te apóio, desde que num venhas com EFAs e Rafales... 8-]

FLANKER 4EVER!!!




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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#159 Mensagem por juarez castro » Seg Mai 29, 2006 8:37 pm

tulio escreveu:Até aí te apóio, desde que num venhas com EFAs e Rafales... 8-]

FLANKER 4EVER!!!


Tchê, não sabia que tu é comuna também :shock:




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#160 Mensagem por Túlio » Seg Mai 29, 2006 8:40 pm

Se ser Flankeiro é ser comuna, passo a ser comuna desde já...tovarich!
Job tvojemadj! :twisted:
Uraeh Stalino, POWS! :twisted: :twisted:




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#161 Mensagem por Luís Henrique » Ter Mai 30, 2006 11:52 am

Repito quanto maior a diversidade, como colegas propões F 5 m Mirage 2000, AMX M, Rafale, vamos ter que ter um orçamento militar Chinês e uma logística Americana pra manter isto funcionando, e a realidade todos nós sabemos qual é....


Amigo, a China deve ter mais de 1.000 caças. Não é a mesma coisa. :wink:

As notícias estão ai e não fui eu quem inventei. Existe a notícia do FX2 comentada pelo próprio comandante da aeronáutica e ele fala em 36 a 42 aeronaves com entregas a partir de 2011. Talvez não aconteça, mas a notícia é pública. Esta é a realidade.

Existe uma outra notícia, menos credível, de que a FAB quer + 25 F-5M. Não fui eu quem inventei. Talvez não ocorra, mas a notícia existe. Esta é a realidade.

Ja está assinado contratos que prevê que em 2010 teremos 55 F-5M + 53 A-1M + 12 M2000-C. Isto acho muito difícil mudar, ja que contratos ja foram assinados. Esta é a realidade, 120 aviões de caça/ataque.

Então, não sou eu quem digo e sim os fatos.

A FAB terá por volta de 2010, 120 aeronaves operacionais no mínimo. Se o FX2 vingar serão 156 a 162 aeronaves. Se os F-5 adicionais vingar serão 181 a 187 aeronaves.

Acho muito difícil tudo isto acontecer. Ou seja, 187 aeronaves acho muito difícil, mas é mais fácil que isto aconteça do que a FAB cortar a força pela metade e ficar apenas com 60 aviões.

Agora, em um futuro mais distante, acredito que se fossemos substituir os F-5 e A-1 por aeronaves do porte do Rafale, com certeza a força seria muito menor. Mas acredito que a FAB adotará uma solução hi-lo.

Desta forma, acho 60 aeronaves de 1ª linha até muito. Mas estas serão complementadas por uma aeronave mais barata e o número total ficará próximo de 100 aeronaves.

Eu vejo desta forma:

1) Modernização dos 46 F-5 e 53 A-1, FAB buscando modernidade.
2) Aquisição de 9 F-5 adicionais. FAB repondo perdas e complementando a força de bipostos para treinamento.
3) Aquisição de M2000-C, FAB repondo os MIII provisoriamente.
4) Possibilidade de aquisição de + 25 F-5M, FAB na busca de + 2 esquadrões para operar na Amazônia.
5) Possibilidade de aquisição de FX2, FAB na busca por manter centros de excelência, substituindo os M2000 e talvez fortificando o Sudeste.

Em um futuro eu não vejo uma força de 126 Rafale-F3 ou algo parecido. Mas eu também não vejo uma FAB com apenas 60 Rafale.

Eu vejo uma FAB com 42 Rafale e 84 F-50. Isto não é exagero amigo. Isto não é viajar na maionese. Isto é muito mais real do que mandar vários e vários aviadores para a aviação de transporte ou para casa porque a força será reduzida pela metade e terá um tamanho semelhante a forças aéreas como a chilena.




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Re: Atraso F 5M

#162 Mensagem por Morcego » Ter Mai 30, 2006 11:54 am

juarez castro escreveu:
morcego escreveu:
juarez castro escreveu:Boa noite a todos! Gurizada, esse negócio de números de aeronaves e quantidade s e modelos e bla e bla e bla.... não é assim que as coisas funcionam na prática.
Vejam bem, quando falo que um númro de 60 vetores de 1ª linha OPERACIONAIS, de nada adianta ter 120 e voar com 50, pois não se esqueçam, o Brasil não tem potenciais inimigos e nem conflitos sérios a resolver com vizinhos.Você não convençe a sociedade a por um caquilhão de dinheiro do orçamento pra fazer uma roda dessas funcionar, quando o resto vai muito mal. Ex. Saúde, educação, segurança.....
Precisamos é ter o mínimo essencial e dissuatorio com DOUTRINA OPERACIONAL UP DATE, e disponibilidade. Ou seja, aquilo que se tem deverá estar na ponta dos cascos, recebendo atualizações, pilotos motivados e bem treinados.
E o outro lado, é a questão do disperdicio dos parcos recursos que a força recebe. Amigos existe SIM, muita coisa que pode ser feita para economizar e racionalizar , mas em uma OM que tem oitenta e tantos brigadeiros na ativa..... é díficil... mas voltando ao assunto da "vaca fria", essa minha posição pessimista como o colega citou (que acho realista) deve-se a conversas e experiências que a gente vive e escuta. Os Próprios pilotos mais experientes sabem disto.Repito quanto maior a diversidade, como colegas propões F 5 m Mirage 2000, AMX M, Rafale, vamos ter que ter um orçamento militar Chinês e uma logística Americana pra manter isto funcionando, e a realidade todos nós sabemos qual é....

Grande abraço


sua explicação é brilhante, mas não me convence que 50 AMX , 45 FR, sei la quantos tucaninhos, e uma duzia de mirrages NOS DEFENDEM de alguma coisa diferente da BOLIVIA.


Eu não disse isto, assim como não disse que considero os vetores que tu citastes como 1ª linha.

Grande abraço


por algebra BOLEANA tu só me DEIXA UMA SAIDA.


continuar BEBENDO.




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#163 Mensagem por Adriano » Ter Mai 30, 2006 3:34 pm

Eu vejo F-5´s.... muitos F-5´s no futuro da FAB.... Daqui 30 anos, teremos ainda muitos F-5´s....mas serão transformados em F-5EMM. Isso ocorrerá no segundo mandato do filho do LULA. :P
Mas então, o Filho do LULA, espelhando-se no atual lider Norte Coreano, iniciará uma corrida armamentista na América do Sul. E a FAB terá todos os F-5´s do mundo!!!

Desculpe-me a brincadeira... :wink: Sou brasileiro e as vezes vejo os F-16´s portugueses e não posso deixar de sentir inveja, frustração...sei lá. :cry:

Abraços a todos!




O rio da minha aldeia não faz pensar em nada.
Quem está ao pé dele está só ao pé dele.
(Fernando Pessoa)
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#164 Mensagem por juarez castro » Ter Mai 30, 2006 7:27 pm

Luís Henrique escreveu:
Repito quanto maior a diversidade, como colegas propões F 5 m Mirage 2000, AMX M, Rafale, vamos ter que ter um orçamento militar Chinês e uma logística Americana pra manter isto funcionando, e a realidade todos nós sabemos qual é....


Amigo, a China deve ter mais de 1.000 caças. Não é a mesma coisa. :wink:

Caças de verdade 1ªlinha só uns 250, o resto é lixo voador

As notícias estão ai e não fui eu quem inventei. Existe a notícia do FX2 comentada pelo próprio comandante da aeronáutica e ele fala em 36 a 42 aeronaves com entregas a partir de 2011. Talvez não aconteça, mas a notícia é pública. Esta é a realidade.

Meu amigão, não acredite em tudo que se fala no Brasil. Se fosse por declarações ,o FX estaria aí ha muito tempo.
Até acredito que possam comprar aeronaves novas, não nesta quatidade e nem nesta data, e a medida que forem comprandas vão desativando os mais velhos.

Existe uma outra notícia, menos credível, de que a FAB quer + 25 F-5M. Não fui eu quem inventei. Talvez não ocorra, mas a notícia existe. Esta é a realidade.

É verdade e profundamente lamentável.

Ja está assinado contratos que prevê que em 2010 teremos 55 F-5M + 53 A-1M + 12 M2000-C. Isto acho muito difícil mudar, ja que contratos ja foram assinados. Esta é a realidade, 120 aviões de caça/ataque.

Voando e armando 50.



Então, não sou eu quem digo e sim os fatos.

A FAB terá por volta de 2010, 120 aeronaves operacionais no mínimo. Se o FX2 vingar serão 156 a 162 aeronaves. Se os F-5 adicionais vingar serão 181 a 187 aeronaves.

OPERACIONAIS NÃO, CÉLULAS PODE SER QUE SIM, PODE SER!

Acho muito difícil tudo isto acontecer.

Eu também

Ou seja, 187 aeronaves acho muito difícil, mas é mais fácil que isto aconteça do que a FAB cortar a força pela metade e ficar apenas com 60 aviões.

Se ela fosse uma Força Aérea de verdade é o que ela faria, mas como é um circo aéreo pago pelo contribuinte......

Agora, em um futuro mais distante, acredito que se fossemos substituir os F-5 e A-1 por aeronaves do porte do Rafale, com certeza a força seria muito menor. Mas acredito que a FAB adotará uma solução hi-lo.

O que é racional

Desta forma, acho 60 aeronaves de 1ª linha até muito. Mas estas serão complementadas por uma aeronave mais barata e o número total ficará próximo de 100 aeronaves.

Não vou ser redundante, tu sabes a minha opinião sobre isto.

Eu vejo desta forma:

1) Modernização dos 46 F-5 e 53 A-1, FAB buscando modernidade.
2) Aquisição de 9 F-5 adicionais. FAB repondo perdas e complementando a força de bipostos para treinamento.
3) Aquisição de M2000-C, FAB repondo os MIII provisoriamente.
4) Possibilidade de aquisição de + 25 F-5M, FAB na busca de + 2 esquadrões para operar na Amazônia.
5) Possibilidade de aquisição de FX2, FAB na busca por manter centros de excelência, substituindo os M2000 e talvez fortificando o Sudeste.

Em um futuro eu não vejo uma força de 126 Rafale-F3 ou algo parecido. Mas eu também não vejo uma FAB com apenas 60 Rafale.

É uma questão de realidade e sobrevivência para ela como força dissuatória e de respeito.

Eu vejo uma FAB com 42 Rafale e 84 F-50. Isto não é exagero amigo. Isto não é viajar na maionese. Isto é muito mais real do que mandar vários e vários aviadores para a aviação de transporte ou para casa porque a força será reduzida pela metade e terá um tamanho semelhante a forças aéreas como a chilena.


A Realidade é aquela que seu orçamento comporta dentro de um perfil estratégico mínimo para o país, volto a te afirmar não adiante ter os 120 e voar com 50.
A FACH não tem 60 aviões de 1ª linha e podes ter certeza que depois que começarem a operar a pleno com ¨F 16, vão ver quanto custa manter um brinquedinho destes. Aposto meu saco, que o Chile vai ficar com algo em torno de 45 a 48 aviões de caça, incluindo os 14 ou 16 F 5.

Grande abraço




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#165 Mensagem por Luís Henrique » Ter Mai 30, 2006 7:40 pm

Caças de verdade 1ªlinha só uns 250, o resto é lixo voador


Este número esta aumentando. E as aeronaves chinesas estão ficando cada vez melhores...

Meu amigão, não acredite em tudo que se fala no Brasil. Se fosse por declarações ,o FX estaria aí ha muito tempo.
Até acredito que possam comprar aeronaves novas, não nesta quatidade e nem nesta data, e a medida que forem comprandas vão desativando os mais velhos.


Não acredito mesmo. Mas ainda mais difícil é acreditar em apenas 60 aeronaves com tantas notícias mostrando mais que o dobro disto.

Voando e armando 50.


Após a modernização (2010) será diferente. E se tivessemos 60 aeronaves, também teriamos algumas em manutenção.

OPERACIONAIS NÃO, CÉLULAS PODE SER QUE SIM, PODE SER!


Operacionais. A FAB modernizará toda elas e não parte delas. Por determinados períodos estarão em manutenção, mas estarão operacionais. Destas 120 não têm aeronaves para reposição de peças por exemplo.

A Realidade é aquela que seu orçamento comporta dentro de um perfil estratégico mínimo para o país, volto a te afirmar não adiante ter os 120 e voar com 50.
A FACH não tem 60 aviões de 1ª linha e podes ter certeza que depois que começarem a operar a pleno com ¨F 16, vão ver quanto custa manter um brinquedinho destes. Aposto meu saco, que o Chile vai ficar com algo em torno de 45 a 48 aviões de caça, incluindo os 14 ou 16 F 5.


É melhor ter 120 e voar com 50 do que ter 60 e voar com 25. :wink:

Que seja. 48 F-16 e a FAB com 60 aeronaves é pouca diferença.




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