Vou tentar explicar algumas coisas da área médica, mas preciso que perguntem partes específicas dos critérios adotados pelas juntas de seleção médica, uma vez que, o assunto é muito extenso.
O Vinícius Pimenta pontuou muito bem alguns aspectos, principalmente no que tange alguns critérios oftalmológicos:
Pelos requisitos visuais está clara a necessidade de uma visão 100%. Aquela acuidade visual a 6 metros 20/20, é a visão perfeita para longe. Aquela acuidade visual a 35 centímetros = J1 é a visão perfeita para perto.
Me causou grande impressão o fato dele ter um conhecimento tão aprofundado acerca dos testes e das tabelas de optótipos nas escalas de Snellen (para 6 metros) e de Jaeguer (para 35 cm).
Segue abaixo duas figuras que eu peguei no Altavista para ilustrar o que é uma escala de Snellen; tem também a do E de Snellen para crianças em idade pré-escolar e escolar, assim como para analfabetos. Pena que eu não achei foto da escala de Jaeguer (para perto).
Desconsiderem a escala que aparece à direita nessas tabelas, apenas coloquei para ilustrar conceitualmente o tópico.
Quando surgir a dúvida, favor me perguntarem, responderei com o maior prazer tudo aquilo que estiver dentro das minhas possibilidades. Caso desconheça o assunto tentarei pesquisar.
Comi mosca nesse tópico e pelo visto cheguei tarde.