PAK-FA = Su-47 ...

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
LEO
Sênior
Sênior
Mensagens: 3469
Registrado em: Sáb Fev 22, 2003 6:07 pm
Localização: Campinas/SP
Contato:

PAK-FA = Su-47 ...

#1 Mensagem por LEO » Sáb Mai 17, 2003 2:57 pm

O projeto do PAK-FA, é na verdade o projeto do Su-47 "Berkut"? (ou aguia dourada)

Eu li, que o PAK-FA, seria igual ao Berkut, exceto pelas asas, que do PAK, não teria a asa virada pra frente.

Uma imagem do que seria o projeto do Su-47 e do PAK-FA

Imagem


Isso é verdade?


Abraços




Avatar do usuário
Slip Junior
Sênior
Sênior
Mensagens: 3291
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 6:00 pm
Agradeceram: 1 vez

#2 Mensagem por Slip Junior » Sáb Mai 17, 2003 3:44 pm

Fala Leo,

É meio complicado ainda falar no PAK-FA qdo não se tem direito ainda uma idéia clara de quão grande seré o poderio bélico russo no futuro. Mesmo assim, vou tentar comentar um pouco o tal programa. Tanto o Su-47 como o MiG-1.42 foram apenas aeronaves demonstradoras de conceitos, nada além disso. Nunca entrarão em produção seriada. Existem alguns rumores de que houve uma decisão dentro da Forca Aérea Russa para que a Sukhoy liderasse um consórcio composto tb por outras empresas como a Mikoyan, a Tupolev, etc para o desenvolvimento do PAK-FA sendo que o avião seria basicamente um Su-47 com asas convencionais (a foto que vc postou). Mas nada confirmado nesse sentido. Algumas novas empresas de design aeronautico russas tb trabalham em novos conceitos como o já conhecido Intregal (que em muito lembra o F-35). Existe tb uma possibilidade de que os indianos tenham uma grande participação no desenvolvimento do PAK-FA, mas assim como td o resto por enquanto são apenas rumores. Bom, acho que é isso.

Abraços




Spetsnaz
Sênior
Sênior
Mensagens: 1967
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 10:30 pm

#3 Mensagem por Spetsnaz » Dom Mai 18, 2003 12:35 pm

O Pak-FA vai ser MONO-MOTOR.




Ted Striker
Júnior
Júnior
Mensagens: 100
Registrado em: Ter Abr 29, 2003 1:13 am

#4 Mensagem por Ted Striker » Qua Mai 21, 2003 5:21 pm

O PAK será monomotor mesmo.
A Rússia atravessa problemas financeiros na força aérea e não pode se dar ao luxo de desenvolver aviões custosos. Ela vai se aproximar da filosofia do ocidente. O avião teria de ser barato em relação a manutenção e na hora da compra também. E o novo avião terá que ter maior longevidade, não só a célula mas também os motores. O PAK com certeza irá participar do concorrido mercado militar e a Rússia sempre perde pontos nessas categorias.

O avião não terá asas voltadas para frente. O berkut só foi um demonstrador de tecnologia, como disse o Slip Junior. A asa voltada para frente só trás problemas no futuro. Diminui a vida útil da asas e parte da célula do avião. Os americanos já tomaram conhecimento disso muitos anos antes.

Ted Striker




Avatar do usuário
Slip Junior
Sênior
Sênior
Mensagens: 3291
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 6:00 pm
Agradeceram: 1 vez

#5 Mensagem por Slip Junior » Qua Mai 21, 2003 6:00 pm

Ted Striker,

Não faz tanto tempo assim que os americanos aprenderam isso. O X-29 é um projeto relativamente tendo sido iniciado oficialmente em 1981 (portanto tem quase a mesma idade do nosso AMX).

Abraços




Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#6 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qui Mai 22, 2003 12:37 am

Já saiu em algum lugar confirmando que o PAK será monomotor?

Pessoal, sobre o Su-47, eu não sei onde mas eu juro que li que a Rússia dará seqüência ao programa de desenvolvimento dele. Vou ver se acho onde eu li isso.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#7 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qui Mai 22, 2003 12:46 am

Achei! Estava na parte de notícias do Sistemas de Armas, que é extraída principalmente da AFM.

"A Rússia irá completar os testes com o Su-47 (S-37 Berkut) em 2004-2005.
A aeronave poderá passar para a fase de desenvolvimento e produção podendo
ser o caça de 5a geração russa. As entregas podem iniciar em 2010."


O que acham?




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Ted Striker
Júnior
Júnior
Mensagens: 100
Registrado em: Ter Abr 29, 2003 1:13 am

#8 Mensagem por Ted Striker » Qui Mai 22, 2003 2:19 pm

Slip Junior

Apesar de ser um projeto de 1981, o conceito da asa já tem décadas de pesquisas e estudos, os alemães saíram na frente com um modelo da Junkers que não me lembro o nome agora. Os projetos caíram nas mãos dos soviéticos e americanos. Na época era problemático dar continuidade ao projeto. Estudos sobre isso é o que não faltou.Ainda existe um modelo de um jato comercial, de pequeno porte com asas voltadas para frente, creio ser alemão esse avião. Os americanos, ao desenvolverem o X-29, tinham como propósito principal a demonstração de tecnologia, o mesmo que o Berkut.

Ted Striker




Ted Striker
Júnior
Júnior
Mensagens: 100
Registrado em: Ter Abr 29, 2003 1:13 am

#9 Mensagem por Ted Striker » Qui Mai 22, 2003 2:22 pm

Vinícius Pimenta

Leio sempre a AFM. Quando surgiu o Berkut, na época, muito se especulou sobre o avião, se seria ou não o próximo caça da Rússia. Os próprios russos disseram que as chances de ser construído em série eram quase nulas, pois eles procuravam novos conceitos e novas tecnologias para o futuro avião. Entre essas novas tecnologias estava a furtividade, que não é o forte do Berkut. Também a motorização do berkut seria outra. Eles mesmos alegaram que a asas voltada para frente era apenas para avaliações. Eles chegaram a mesma conclusão que os americanos com o X-29. O tipo da asa traria problemas no futuro, mesmo com o uso de materiais de alta tecnologia e resistência.

Ted Striker




Avatar do usuário
VICTOR
Sênior
Sênior
Mensagens: 4238
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 5:50 pm
Localização: Curitiba

#10 Mensagem por VICTOR » Qui Mai 22, 2003 2:55 pm

O que vocês acham do "Sistema de Armas"? Vou dar uma opinião controversa e pessoal: esse site passa longe de ser imparcial, sempre os russos estão décadas à frente dos outros, e qualquer boato da indústria russa torna-se notícia, e sabe-se que a situação por lá está feíssima.

Tenho o maior respeito pelos produtos russos, e aprecio muito colher informações sobre eles, mas esse site me parece mais uma torcida organizada do que uma fonte de informações.

Gostaria de saber o que vocês acham.




Carlos Eduardo

Podcast F1 Brasil
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#11 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sex Mai 23, 2003 12:36 am

Ted,

Essa notícia é recente cara. Vai ver que os russos voltaram atrás. Bom e lá está dizendo que eles vão completar os testes, o resto são suposições.

Ah, só Vinicius tá bom. :wink:

Victor,

Não concordo muito com você não. Tem ótimas matérias no site que não são de produtos russos. Pode até ser que exista algum exagero em certos pontos, mas não acho que pareça uma torcida organizada.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Ted Striker
Júnior
Júnior
Mensagens: 100
Registrado em: Ter Abr 29, 2003 1:13 am

#12 Mensagem por Ted Striker » Sex Mai 23, 2003 8:32 pm

O site sistema de armas é muito bom. Só que tem que levar pelo lado da opinião do autor. Tem lá ótimos textos, porém muitas omissões, assim fica um pouco imparcial. Eu encaro mais como uma opinião do autor. Temos que ficar esperto com sites da Internet. Nunca repararam que no site da revista asas sempre noticiam as boas notícias dos russos e a dos americanos somente as ruins. E ainda tem um outra infinidade de sites por aí na mesma situação.

Ted Striker




Ted Striker
Júnior
Júnior
Mensagens: 100
Registrado em: Ter Abr 29, 2003 1:13 am

#13 Mensagem por Ted Striker » Sex Mai 23, 2003 8:34 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Ted,

Essa notícia é recente cara. Vai ver que os russos voltaram atrás. Bom e lá está dizendo que eles vão completar os testes, o resto são suposições.

Ah, só Vinicius tá bom. :wink:


Vinicius

Apesar de ser uma notícia recente, eu gostaria de saber quais as fontes que falaram da sua produção. Acompanho várias revistas internacionais e nenhuma diz em uma produção seriada do Berkut. Nem o site da revistas asas fala sobre isso. Qualquer coisa que acontece com os russos lá aparece.
É o que disse antes. Os próprios russos disseram que o Berkut seria apenas para testes e desenvolvimento de novas tecnologias. Seria totalmente inviável a produção do berkut com a sua asa, a não ser que projetem uma nova asa, o que acho bem difícil.
Os russos estão querendo se aproximar do ocidente quando o assunto é manutenção e longevidade, pois esse é um ponto muito fraco que eles tem. E por causa disso já perderam importantes concorrência para a venda de seus aviões, que poderiam gerar uma grana preta para eles.

Ted Striker




Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#14 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sáb Mai 24, 2003 12:33 am

Sei, mas se for mesmo o caso de completar os testes isso já significa que alguma coisa, senão boa parte, do projeto poderá ser reaproveitado.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Beronha
Sênior
Sênior
Mensagens: 2954
Registrado em: Ter Mar 27, 2007 5:37 pm
Agradeceram: 7 vezes

Re: PAK-FA = Su-47 ...

#15 Mensagem por Beronha » Sex Abr 18, 2008 9:05 pm

Quem diria heim? é nois no DVD brow , só!!!! perae , só não!! tem a Russa e a India pra bater um lero , duas belezuras , estamos amarradão nelas [000]

até lembrei um som ae...

India seus cabelos , india seus cabelos , india seus cabelos
India seus cabelos , india seus cabelos , india seus cabelos
India seus cabelos , india seus cabelos , india seus cabelos
India seus cabelos , india seus cabelos , india seus cabelos




Responder