O tamanho ideal da força de caças da FAB

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
rcolistete
Sênior
Sênior
Mensagens: 1537
Registrado em: Sex Mai 20, 2005 6:25 pm
Localização: Vitória - ES - Brasil

FX-2 + AMX + A-29

#16 Mensagem por rcolistete » Qua Mai 24, 2006 11:09 pm

Olá pessoal,

Eu não entendi duas coisas :

- por que vocês excluem o AMX ? Pois após modernização continuará na FAB até depois de 2020, algo como 2025 até 2030, dependendo do lote;

- e desconsideram que os 99 A-29 darão quantidade e qualidade para a FAB, em uma guerra seriam ótimos para caçar helicópteros e apoio aéreo aproximado (lançando bombas guiadas fora do alcance da maioria das AAe sul-americanas).

Para mim, o F-5EM/FM e Mirage 2000C/B serão substituídos aos poucos pelo FX-2, ficando lá para 2020-25 somente FX-2 + AMX + A-29. Os AMX seriam depois substituídos por mais FX-2 ou outro avião mais barato.

A FAB já falou que os Mirage 2000C/B são uma solução provisória. Como eu já disse outra vez, se a causa disso for receber Rafale depois, até Alpha Jet podia vir como FX-tampão... :D

Abraços,

Roberto Colistete Jr.




AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

#17 Mensagem por AlbertoRJ » Qua Mai 24, 2006 11:48 pm

Pessoal, na minha opinião a FAB ficaria de bom tamanho com 12 esquadrões de caça (média de 14 aviões em cada um) da seguinte maneira:

- Cinco esquadrões com um avião multi-funcional novo, tipo o Rafale, distribuídos entre Canoas, Santa Maria, Santa Cruz, Anápolis e Campo Grande.
- Dois esquadrões para formar novos GDAs em Manaus e Natal, com Mirage 2000.
- Dois esquadrões de F-5M em Natal e Vilhena, deixando os outros em reserva.
- Os três esquadrões de A-1M em Santa Maria e Santa Cruz.

Seriam cerca de 170 aviões, sendo uns 70 de primeira linha.

Sonhando, talvez fosse possível por volta de 2020!

Abraços




Avatar do usuário
nemesis
Avançado
Avançado
Mensagens: 610
Registrado em: Sáb Jan 29, 2005 7:57 pm
Localização: palotina-pr
Contato:

#18 Mensagem por nemesis » Qui Mai 25, 2006 12:24 am

100 caças!!!!!

esquece amx, esquece f-5, atchau pro F-2000...... se eu pudesse eu dava um chute no sac. de embraer e o caralho a quatro.... fica ae fazendo cu doce em vez de se parcera da fab... caça nacional nunca mais... esse negocio de caça meia boca nunca mais... e pensa que a fab se mato pra faze o amx voa e traze essa tecnologia pra ca, e agora uns cuzão vem e fica negando parceria até em aviaozinho de carga...
VAI PRA PQP FP!!!! com o dinheiro do amx a gente podia te ido a forra!!! o amx so teria valido a pena se hoje a embraer tivesse a competencia de construi um projeto pra substitui os mirage III...

por isso, e tambem por ta consado de ve as FAS numa pirambera, CAÇA TEM QUE SE PADRÂO, 1 so tipo em todos os esquadrões, quando a fab vai percebe que ela não caga dinheiro pra te mais de um caça em suas fileiras.
100 caças... , pode se eurocanard, colerinha, pode se até os "incriveis insuperaveis" russos "su-sopinha de numeros", qualquer um meu irmão, vai se 14 em cada esquadrão:

1 GavCa
1/14 Gav
1/10
3/10
1/16
1 Gda

sobra 16 pra coloca onde voces quiserem


:evil: o que não da pra admiti, é atraso de f-5, m-2000C (caramba veiu.... C cara... :cry: ) e embraer metida a besta


tenho dito!




sempre em busca da batida perfeita
Outro Lado Rock:
Avatar do usuário
xupacabr@
Avançado
Avançado
Mensagens: 602
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 6:19 pm
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

#19 Mensagem por xupacabr@ » Qui Mai 25, 2006 1:06 am

projeto escreveu:Pessoal, na minha opinião a FAB ficaria de bom tamanho com 12 esquadrões de caça (média de 14 aviões em cada um) da seguinte maneira:

- Cinco esquadrões com um avião multi-funcional novo, tipo o Rafale, distribuídos entre Canoas, Santa Maria, Santa Cruz, Anápolis e Campo Grande.
- Dois esquadrões para formar novos GDAs em Manaus e Natal, com Mirage 2000.
- Dois esquadrões de F-5M em Natal e Vilhena, deixando os outros em reserva.
- Os três esquadrões de A-1M em Santa Maria e Santa Cruz.

Seriam cerca de 170 aviões, sendo uns 70 de primeira linha.

Sonhando, talvez fosse possível por volta de 2020!

Abraços


Deve ser por estado né ?

se for só isso, os EUA tomam o país em uma semana...




Conheça os livros que muitos não querem que você leia:
http://www.livrariabrasil.net
Avatar do usuário
nemesis
Avançado
Avançado
Mensagens: 610
Registrado em: Sáb Jan 29, 2005 7:57 pm
Localização: palotina-pr
Contato:

#20 Mensagem por nemesis » Qui Mai 25, 2006 3:40 am

a gente ta pior que isso




sempre em busca da batida perfeita
Outro Lado Rock:
Avatar do usuário
Alitson
Sênior
Sênior
Mensagens: 4327
Registrado em: Dom Abr 04, 2004 9:35 pm
Agradeceram: 20 vezes

#21 Mensagem por Alitson » Qui Mai 25, 2006 7:23 am

xupacabr@ escreveu:
projeto escreveu:Pessoal, na minha opinião a FAB ficaria de bom tamanho com 12 esquadrões de caça (média de 14 aviões em cada um) da seguinte maneira:

- Cinco esquadrões com um avião multi-funcional novo, tipo o Rafale, distribuídos entre Canoas, Santa Maria, Santa Cruz, Anápolis e Campo Grande.
- Dois esquadrões para formar novos GDAs em Manaus e Natal, com Mirage 2000.
- Dois esquadrões de F-5M em Natal e Vilhena, deixando os outros em reserva.
- Os três esquadrões de A-1M em Santa Maria e Santa Cruz.

Seriam cerca de 170 aviões, sendo uns 70 de primeira linha.

Sonhando, talvez fosse possível por volta de 2020!

Abraços


Deve ser por estado né ?

se for só isso, os EUA tomam o país em uma semana...


Nós não damos conta nem de manter o que temos hj... Quanto mais 170 caças por estado, teriamos uma força aérea maior que a da China!!!!!!!! Queé a maior do mundo!!!!!!!!!!!!! Vamos ter um pouquinho de realidade, só um pouquinho???!!!!!!




A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

#22 Mensagem por Luís Henrique » Qui Mai 25, 2006 8:36 am

Seriam ao todo 64 caças multifunção FRANCESES divididos em 4 bases aéres. Nada de AMX ou F5M´s... mas é claro que a transição seria feita aos poucos com a retirada de serviço dos M2000´s em outras forças aéreas (já que compraríamos de 2º mão para então modernizá-los)....
O que um ALX não puder fazer teria de ser feito por um M2000 ou Rafale.

Acho que a FAB não tem nem terá (a curto ou médio prazo) dinheiro para nada além disso.
Agora podem me chamar de louco!

Abraços!!!


Louco, louco, louco. Quer acabar com a FAB. O Chile terá 60 aviões a Venezuela (se o Chavito continuar no poder) terá isto ou mais. Nós precisamos pelo menos manter os esquadrões atuais e criar mais 2 na Amazônia.

Poderiamos reduzir o número de aeronaves em cada base, mas temos que criar mais 2 bases na Amazônia. Um mínimo dos mínimos seria de 96 aeronaves, mas ainda assim seria insatisfatório porque 12 aeronaves por esquadrão é muito pouco. Um mínimo ideal seria de 112 aeronaves, 8 bases com 1 esqudrão em cada uma e um total de 14 aeronaves por esquadrão.

Canoas: 16 Mirage 2000C modernizados
Anápolis: 16 Rafales
Santa Cruz: 16 Rafales
Boa Vista: 16 Rafales
Porto Velho: 16 Mirage 2000C modernizados


Brasileiro, ai você tem a capital, o norte e o sul protegido.

E o sudeste e o nordeste. Eu até concordaria em manter apenas as aeronaves LIFT no nordeste, mas o sudeste sem caça fica ruim.

Acrescente ai um mínimo de 16 aeronaves no Rio e seu pensamento não seria tão ruim. Apesar de eu preferir o meu.

Sudeste = 28
Sul = 28
Norte = 28
Capital = 14
Nordeste = 14 + Lift

Total = 112.

Com relação a disponibilidade, no caso do AMX, o 1° e o 3° em Sta Maria tem normalmene de 8 aeronves disponíveis para voo (para os dois esquadrões), o resto tá no ESM, scraper ou ensacado.

Com relação ao F5 não é muito diferente, lá no grupo de caça eu não sei como está, no 14, a medida que os BR forem entregues, as coisas vão melhorar.


Juarez, isto é por causa da falta de visão dos políticos e consequentes adiamentos da modernização. Com as aeronaves modernizadas, as coisas vão mudar bastante.

Teremos uma disponibilidade bem maior. E se a FAB decidiu modernizar todas elas, é porque realmente precisa de todas.

Então, quer vocÊ queira ou não, teremos:

55 F-5M + 53 A-1M + 12 M2000C + 36 Rafale.

Eu acredito que com a entrada do FX2, ocorrerá o seguinte:

Rafale em Anápolis
M2000C enviados para Porto Velho
Rafale no Sul
F-5M enviado para Boa Vista
Rafale no Sudeste
A-1M enviado para Boa Vista

Para encerrar(tô ficando chato né) o caso do Canada, que como nós, tem um imenso território para patrulhar, tem hoje ,se não estou desatualizado:
45 CF 18A em 3 esquaddrões com a seguinte composição


O Canadá tem o Tio Sun bem do lado para protege-los. Nós não.
O Canadá tem 30 milhões de pessoas para protegerem e uma imensidão de gelo. Nós temos 180 milhões de pessoas e uma das terras mais ricas do planeta, Amazônia e tudo mais. Temos 12 países vizinhos, sendo 11 livres que vira e mexe elegem presidentes meio malucos.

Temos a pretensão de nos tornarmos uma potência. O canadá não. E por ai vai.

---------------
Sobre custo de operação.

Ja que o Rafale é bimotor, é masi caro de operar, poderiamos partir para o F-16 e economizar bastante. Com isto, talvez pudessemos ter 112 aeronaves, em vez de 64. :D




Avatar do usuário
A-29
Sênior
Sênior
Mensagens: 1868
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 9:08 pm

#23 Mensagem por A-29 » Qui Mai 25, 2006 9:37 am

Rudnei escreveu:Uma correção: o 1º/4º GAV não é mais responsável pelo treinamento de transição para a caça, essa tarefa foi transferida ao 2º/5º GAV com os A-29A/B.


Oi Rudnei!

Eu estava me referindo à função de formação dos líderes de caça, por isso imaginei que a função primária do Pacau seria treinamento.

juarez castro escreveu:Com relação a disponibilidade, no caso do AMX, o 1° e o 3° em Sta Maria tem normalmene de 8 aeronves disponíveis para voo (para os dois esquadrões), o resto tá no ESM, scraper ou ensacado.


É com base nesse tipo de fato que fica impossível não concordar com o Juarez. Não adianta ter se não puder operar. Nesse caso, de quê nos adianta ter 53 AMX se para a operação de dois esquadrões inteiros só temos 8 caças disponíveis??? Nós não conseguimos equipar nem os esquadrões atuais e se pensa em criar novos? Esquadrão que só aparece no organograma não serve pra nada.




Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6182
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceram: 432 vezes

#24 Mensagem por Matheus » Qui Mai 25, 2006 10:55 am

Para mim poderia ser assim:

até 2012:

12 Mirage 2000C
56 F-5BR
53 A-1M

até 2020

42 Rafale
53 A-1M
24 Lift

até 2025

80 Rafale
24 Lift

Sendo 5 esquadrões de 16 aeronaves(CO, SC, AN, MN, NT ou FO)




CFB
Sênior
Sênior
Mensagens: 2326
Registrado em: Dom Mai 15, 2005 11:21 pm
Localização: Vila Velha - Es

#25 Mensagem por CFB » Qui Mai 25, 2006 10:20 pm

xupacabr@ escreveu:
projeto escreveu:Pessoal, na minha opinião a FAB ficaria de bom tamanho com 12 esquadrões de caça (média de 14 aviões em cada um) da seguinte maneira:

- Cinco esquadrões com um avião multi-funcional novo, tipo o Rafale, distribuídos entre Canoas, Santa Maria, Santa Cruz, Anápolis e Campo Grande.
- Dois esquadrões para formar novos GDAs em Manaus e Natal, com Mirage 2000.
- Dois esquadrões de F-5M em Natal e Vilhena, deixando os outros em reserva.
- Os três esquadrões de A-1M em Santa Maria e Santa Cruz.

Seriam cerca de 170 aviões, sendo uns 70 de primeira linha.

Sonhando, talvez fosse possível por volta de 2020!

Abraços


Deve ser por estado né ?

se for só isso, os EUA tomam o país em uma semana...


Eles podem ate destruir a FAB em uma semana mas tomar o pais n, devido ao seu tamanho




Apesar de todos os problemas, ainda confio no Brasil
Avatar do usuário
xupacabr@
Avançado
Avançado
Mensagens: 602
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 6:19 pm
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

#26 Mensagem por xupacabr@ » Qui Mai 25, 2006 11:23 pm

CFB escreveu:
xupacabr@ escreveu:
projeto escreveu:Pessoal, na minha opinião a FAB ficaria de bom tamanho com 12 esquadrões de caça (média de 14 aviões em cada um) da seguinte maneira:

- Cinco esquadrões com um avião multi-funcional novo, tipo o Rafale, distribuídos entre Canoas, Santa Maria, Santa Cruz, Anápolis e Campo Grande.
- Dois esquadrões para formar novos GDAs em Manaus e Natal, com Mirage 2000.
- Dois esquadrões de F-5M em Natal e Vilhena, deixando os outros em reserva.
- Os três esquadrões de A-1M em Santa Maria e Santa Cruz.

Seriam cerca de 170 aviões, sendo uns 70 de primeira linha.

Sonhando, talvez fosse possível por volta de 2020!

Abraços


Deve ser por estado né ?

se for só isso, os EUA tomam o país em uma semana...


Eles podem ate destruir a FAB em uma semana mas tomar o pais n, devido ao seu tamanho



Sei lá....

gostaria primeiramente que vocês perdoassem um cavalariano que não entende nada de artefatos que voam... mas que gosta de fazer continhas

mas vamos fazer então uma continha...

O Brasil possui 8,5 milhões de km quadrados

o que daria uma aeronave a cada 50.000 km2... (223 km x 223 km)

O Estado do Rio de Janeiro tem 43.635 KM2... o que daria de 0,87 para o Rio.... dando um desconto... um tucaninho !


O uruguai possui 176.215 Km2 ...

Será que eles estão pensando em ter 3,5 aeronaves pra proteger o país... ????




Conheça os livros que muitos não querem que você leia:
http://www.livrariabrasil.net
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61275
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

#27 Mensagem por Túlio » Qui Mai 25, 2006 11:29 pm

nemesis escreveu:100 caças!!!!!

esquece amx, esquece f-5, atchau pro F-2000...... se eu pudesse eu dava um chute no sac. de embraer e o caralho a quatro.... fica ae fazendo cu doce em vez de se parcera da fab... caça nacional nunca mais... esse negocio de caça meia boca nunca mais... e pensa que a fab se mato pra faze o amx voa e traze essa tecnologia pra ca, e agora uns cuzão vem e fica negando parceria até em aviaozinho de carga...
VAI PRA PQP FP!!!! com o dinheiro do amx a gente podia te ido a forra!!! o amx so teria valido a pena se hoje a embraer tivesse a competencia de construi um projeto pra substitui os mirage III...

por isso, e tambem por ta consado de ve as FAS numa pirambera, CAÇA TEM QUE SE PADRÂO, 1 so tipo em todos os esquadrões, quando a fab vai percebe que ela não caga dinheiro pra te mais de um caça em suas fileiras.
100 caças... , pode se eurocanard, colerinha, pode se até os "incriveis insuperaveis" russos "su-sopinha de numeros", qualquer um meu irmão, vai se 14 em cada esquadrão:

1 GavCa
1/14 Gav
1/10
3/10
1/16
1 Gda

sobra 16 pra coloca onde voces quiserem


:evil: o que não da pra admiti, é atraso de f-5, m-2000C (caramba veiu.... C cara... :cry: ) e embraer metida a besta


tenho dito!


Perfeito, exceto que creio ter faltado um zero...
1000 caças té que tava tri... :wink:
O que nos mataria seria a tale de coleira, 1000 caças no chão por falta de peças IMPORTADAS...
De qualquer modo, seriam MIL CAÇAS, POWS! :twisted:




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
ElderNet
Júnior
Júnior
Mensagens: 73
Registrado em: Dom Mai 04, 2003 12:08 am
Localização: S.J.Campos

#28 Mensagem por ElderNet » Qui Mai 25, 2006 11:32 pm

120 - Rafale

80 - AMX

200 - Super Tucanos




BRASIL:
Amado, Armado e Livre.
Imagem
Avatar do usuário
Adriano
Sênior
Sênior
Mensagens: 742
Registrado em: Sex Nov 25, 2005 3:51 pm

#29 Mensagem por Adriano » Sex Mai 26, 2006 3:03 pm

Olá!

Existe uma notícia interessante na AFM desse mês de que a Suécia deverá reduzir sua força de Gripens para 100 unidades e todos do padrão JAS 39C/D. Isso implicará na desativação "com muita antecedência" dos JAS 39 A/B que estão em serviço (50?, 60 unidades?) , mais ou menos como a Holanda e Bélgica fizeram com os F-16 MLU. Em breve terão Gripens de segunda mão (mas ainda novos) no mercado.... a espera de uma barganha...
Bem que podíamos penar os F-5.... (ou vendê-los) e trocá-los por Gripens.

Abraços!




O rio da minha aldeia não faz pensar em nada.
Quem está ao pé dele está só ao pé dele.
(Fernando Pessoa)
Avatar do usuário
xupacabr@
Avançado
Avançado
Mensagens: 602
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 6:19 pm
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

#30 Mensagem por xupacabr@ » Sex Mai 26, 2006 11:34 pm

minhas continhas estão erradas ?




Conheça os livros que muitos não querem que você leia:
http://www.livrariabrasil.net
Responder