CONFIRMADO - 2 FRAGATAS KAREL DORMAN PARA PORTUGAL

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Rui Elias Maltez
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CONFIRMADO - 2 FRAGATAS KAREL DORMAN PARA PORTUGAL

#1 Mensagem por Rui Elias Maltez » Ter Mai 23, 2006 7:18 am

DN escreveu:

A Marinha enviou recentemente à Holanda uma comissão de avaliação para verificar o estado de duas fragatas da classe Karel Doorman, "em tudo idênticas" às portuguesas Vasco da Gama, soube o DN junto de fontes militares.

Esses navios visam reforçar a capacidade oceânica da Armada, incluída na Lei de Programação Militar (LPM) e que ontem recebeu parecer favorável do Conselho Superior de Defesa Nacional.

As duas fragatas multiusos vão substituir as antiquadas João Belo e fazem parte de um conjunto de oito navios da mesma classe que a Holanda decidiu vender, no quadro da sua reestruturação.

Duas foram vendidas ao Chile e outras duas à Bélgica.

O porta-voz da Armada, comandante Brás de Oliveira, escusou-se a fazer comentários sobre esse programa da LPM.

Uma das fontes ouvidas sob anonimato adiantou que a compra das Karel Doorman (a confirmar-se) fará parte de "um pacote" de programas de modernização militar com origem na Holanda e que também vai abranger o Exército. Mas escusou-se a avançar pormenores.

Nesse pacote poderão estar incluídos helicópteros Lynx que Haia também vai alienar, substituindo- -os pela versão naval do NH90.

A Marinha portuguesa só tem cinco dos oito Lynx que constam do seu sistema de forças.

E não adquiriu os restantes por não haver no mercado aparelhos com as mesmas características (o fabricante já produz um modelo diferente), explicou uma das fontes.

Por isso, a compra das Doorman - da mesma geração das Vasco da Gama e também construídas por módulos - deverá ser complementada com a aquisição dos Lynx holandeses, admitiram as fontes.

Os navios deverão chegar a Portugal em finais de Dezembro de 2007, com um custo global equivalente aos 248 milhões de euros previstos para a compra e modernização das fragatas norte-americanas Perry (havendo 16 milhões de euros cativados na LPM para este ano).

Face às dificuldades financeiras que condicionaram a revisão da LPM, uma das interrogações da lei reside em saber como serão pagas as Karel Doorman.

Quanto ao Grupo de Aviação Ligeira do Exército, uma fonte altamente colocada enfatizou ao DN a importância de a LPM incluir verbas para helicópteros ligeiros novos (destinados também a substituir os Alouette III da Força Aérea). "Não podemos falhar" na escolha do modelo, frisou.

Lembre-se que o ex-ministro Paulo Portas anulou o concurso de compra dos hélis ligeiros EC635, porque o construtor tardava em os certificar para uso militar. Curiosamente, a Suíça acaba de comprar 20 desses aparelhos (para substituir, entre 2008 e 2009, os seus Alouette III).

O mesmo fez a Jordânia: aos nove que tem desde 2004, decidiu juntar mais quatro (dois ainda este ano e dois em 2007).

O CSDN, que confirmou várias promoções de e para oficiais generais dos três ramos, analisou as missões das Forças Armadas no estrangeiro e deu parecer favorável ao reforço (com três oficiais ou sargentos) da missão de treino da NATO no Iraque. O mesmo sucedeu com a futura operação da UE na RD do Congo.

Fonte


__________________________________



COMPARATIVO :

OHP vs KAREL DORMAN

FRAGATAS DA CLASSE OLIVER HAZARD PERRY:

Imagem

Displacement: 3585tons

Dimensions: 138.1m x 13.7m x 5.7m

Guns: Mk75 Compact 76mm/62, Mk15 Phalanx 20mm

Missile: Mk13 Single Arm Launcher for 36 SM-1MR SAMs and 4 RGM-84 Harpoons

ASW: 2x Mk 32 triple 324mm torpedo tubes for 14 Mk46 torpedoes (Mk 50 possible)

Electronics: SPS-49, SPS-55 radars, STIRand Mk92/94 fire control radars used with the Mk92/94 (WM25/28) gunfire control system, SAM and SSM control system, Mk13 Weapon Direction system, 2x Mk 24 optical directors, SQS-56 hull and SQR-19 towed sonars, T Mk6 Fanfare torpedo decoy, SLQ-32(V)2 ESM with warning and jamming elements.

Propulsion: 2x General Electric LM2500 Gas Turbines giving 41000hp to one shaft

Speed: 29kts

Crew: 206

Aircraft: 2x SH-60B Seahawk, or (FFG-7,9,19-24) 2x SH-2G Seasprite

_______________________________________

CLASSE KAREL DORMAN:

Imagem

Crew 154 (170 including helicopter crew)

Dimensions:
Length 122 m
Beam 14.4 m
Draught 6.2 m

helicopter flight deck 22 x 14 m

Displacement 3,300 tons

Propulsion 2 rolls royce spey 1a gas (12 Mwatt); 2 stork werkspoor diesels (3.6 Mwatt); 2 shafts
Speed 29 knots (gas turbine), 21 knots (diesel engine)

Weapons:
Missiles
Anti-ship 8 boeing harpoon block 1C, 2 quad launchers
air defence 16 raytheon Seasparrow, mk 48 vertical launch system
Guns 1 x 76mm otomelara mk 100
2 x oerlikon 20 mm
Close-in weapon system thales nederland goalkeeper with 30mm gun
Torpedoes 2 twin 324 mm mk 32 mod 9 tubes, alliedsignal mk 46 mod 5 torpedoes

Systems:
Decoys 2 x sippican hycor sbroc mk 36 quad chaff launchers; argon st nixie SLQ-25 towed torpedo decoy
Countermeasures argosystems apecs II
command and control system thales nederland sewaco viib
SATCOM WSC-6 twin aerials, link 11

Radars:
Air/surface search thales nederland SMART-s
thales nederland LW08
fire control thales nederland stir
Navigation thales 1226
Sonar thales anaconda dsbv 61 (passive towed array); thales nederland PHS-36 (active search and attack)

Helicopter 1 x agustawestland lynx SH-14d




Editado pela última vez por Rui Elias Maltez em Seg Out 30, 2006 12:45 pm, em um total de 1 vez.
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#2 Mensagem por Rui Elias Maltez » Ter Mai 23, 2006 7:19 am

Seria excelente se em vez das OHP dos início dos anos 80, vierem as Karel Dorman, 10 anos mais novas.

Mas como bem referiu o Charlie, as Karel Dorman apenas acrescentariam capacidades ao que as VdG já nos dão, e não trariam nada de melhoria qualitativa relativamente a capacidaes AAW.

É certo que os SM-1 das OHP também não são propriamente o último grito em AAW, mas poderá acontecer (e isto já sou eu a sonhar) que uma futura modernização das VdG lhes pudesse, à semelhança das Anzac australianas, que também são Meko-200 terem VLS MK-41.

Ou esta notícia que parte de um facto que foi essa comissão que se deslocou à Holanda, para extrapolar já outras coisas, ou o jornalista sabe muito.

É que até datas já estão apontadas - finais de 2007 para a entrega das 2 Karel Dorman, e refere ainda a possibilidade de vinda de 3 Linx a juntar aos 5 que temos.

Como curiosidade refere ainda a vinda de equipamento para o Exército.

O que poderia ser?

Blindados de lagartas para substituir os M-60? :?

Não estava prevista a sua substituição como sendo prioritária.

O que acham os colegas?




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#3 Mensagem por P44 » Ter Mai 23, 2006 7:21 am

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?s ... ews=228862


Marinha analisa compra de fragatas holandesas

A Marinha enviou recentemente à Holanda uma comissão de avaliação para verificar o estado de duas fragatas da classe Karel Doorman, «em tudo idênticas» às portuguesas Vasco da Gama, com as quais Portugal pretende reforçar a capacidade oceânica da Armada.
A notícia é avançada na edição desta terça-feira do jornal Diário de Notícias, que recorda que esta pretensão está incluída na Lei de Programação Militar (LPM), diploma que recebeu parecer favorável do Conselho Superior de Defesa Nacional.

As duas fragatas multiusos vão substituir as antiquadas João Belo e fazem parte de um conjunto de oito navios da mesma classe que a Holanda decidiu vender, no quadro da sua reestruturação. Duas foram vendidas ao Chile e outras duas à Bélgica.

Contactado pelo DN, p porta-voz da Armada, comandante Brás de Oliveira, escusou-se a fazer comentários sobre esse programa da LPM.

No entanto, fontes ouvidas pelo jornal sob o manto do anonimato garantem que a possível aquisição das duas fragatas holandesas fará parte de «um pacote» de programas de modernização militar com origem na Holanda e que também vai abranger o Exército, sendo que nesse pacote poderão estar incluídos helicópteros Lynx que Haia também vai alienar, substituindo-os pela versão naval do NH90.

O DN recorda que a Marinha portuguesa só tem cinco dos oito Lynx que constam do seu sistema de forças, situação explicada pelo facto de não haver no mercado mais aparelhos com as mesmas características, já que o fabricante produz, nesta altura, um modelo diferente.

Os navios deverão chegar a Portugal em finais de Dezembro de 2007, com um custo global equivalente aos 248 milhões de euros previstos para a compra e modernização das fragatas norte-americanas Perry (havendo 16 milhões de euros cativados na LPM para este ano).

Entretanto, o Grupo de Aviação Ligeira do Exército continua a aguardar pelos helicópteros ligeiros novos, destinados também a substituir os Alouette III da Força Aérea, com fonte não-identificada a sublinhar, também em declarações ao DN, que «não podemos falhar» na escolha do modelo.

23-05-2006 9:07:23




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#4 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Mai 23, 2006 7:25 am

Mas afinal não estavam reservados para as fragatas uns meros 80 milhões de euros? Olhem que a diferença é bem grande! Mas é claro que já não estamos a falar de umas fragatas mas de fragatas, Helis, CC (?), etc.




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#5 Mensagem por Rui Elias Maltez » Ter Mai 23, 2006 7:31 am

P44:

Ou trata-se de especulção, embora o jornalista aponte que tem fontes não identificadas, ou trata-se de algo bem concreto.

O que me leva a pensar isso é a data já estabelecida:

Finais de 2007.

A referência aos Linx parece ser promissora, pois eu sempre escrevi que a nossa Marinha para 5 fragatas deveria ter 8 Linx ou seus substitutos no futuro.

E explica a atitude do actual Ministro relativamente às fragatas OHP.

Não sei é como vai ficar a imagem de Portugal junto dos EUA, um dia que precisemos que eles nos cedam alguma coisa, mas cada qual trata do que lhe mais convém.

O que me parece mais estranho é que se adquiram fragatas sem capacidade relevante de defesa aérea, e para mim isso poderá significar que Portugal talvez só pense nisso quando o LPD estiver a navegar daqui a 10 anos.

Já agora qual é a tua opinião?

OHP's ou as KD (já que as JvH já não podem vir :cry: )?




Editado pela última vez por Rui Elias Maltez em Ter Mai 23, 2006 8:01 am, em um total de 1 vez.
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#6 Mensagem por Rui Elias Maltez » Ter Mai 23, 2006 7:34 am

Cabeça:

De facto os números relativos à vinda e incorporação das 2 OHP estiveram sempre encolvidos numa nebulosa:

Falou-se em 80 milhões para as duas, depois falou-se em 80 milhões para cada uma das OHP, o que daria 160 milhões, e agora aparece este número.

Ou será que o número de 240 milhões já inclui os helis?

É que as KD não têm estado paradas como as OHP, pelo que o seu estado de operacionalidade deve ser mais elevado, e parece-me sinceramente muito por duas fragatas multi-usos com 15 anos de idade.

Mas talvez se trate de números atirados para o ar pelos jornais. :?




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#7 Mensagem por Rui Elias Maltez » Ter Mai 23, 2006 7:38 am

Já agora só uma dúvida qu eue tenho, colegas:

Quando Portugal quis comprar as 3 fragtas VdG para substituir as Pereira da Silva, o concurso foi entre as Meko-220 e estas Karel Doorman na altura, ou foi com outras?




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#8 Mensagem por P44 » Ter Mai 23, 2006 7:43 am

Bom Rui,

Eu sinceramente fiquei muito surpreendido pela noticia, nem me passava pela cabeça.

De qualquer modo acho que se se confirmar é uma EXCELENTE NOTICIA.

Se bem que as KD possam ter o "inconveniente" de não serem navios especializados em AAW, são no entanto navios muito mais polivalentes e a que podem ser entregues diversas missões, podendo mesmo actuar no lugar das VdG, fazendo as mesmas tarefas.

Seria esta a "boa noticia" a que o MDN se referiu no discurso em sines?

De qualquer modo o DN é um jornal conceituado, acho portanto que a notica deve ter fundamento.

Se vierem as KD invés das OHPs, acho que ficamos bem servidos.
Agora a questão é: vai ser preciso começar o treino do zero...

em relação a luta AAW, uma pergunta:

As KD podem lançar ESSM ou só Sea sparrow normal????

RIM-7 Sea Sparrow Missile
: http://www.fas.org/man/dod-101/sys/missile/rim-7.htm

Specifications
Primary Function Air-to-air and surface-to-air radar-guided missile
Contractors Raytheon Co. and General Dynamics
Power Plant Hercules MK-58 solid-propellant rocket motor
Thrust Classified
Speed More than 2,660 mph (4,256 kph)
Range More than 30 nautical miles (approximately 55 km)
[Maximum Range = 6 nm according to other sources]
Minimum Range - 1600 yards
Director Lock-on Range - 50 nautical miles
Length 12 feet (3.64 meters)
Diameter 8 inches (20.3 cm)
Wingspan 3 feet 4 inches (one meter)
Warhead Annular blast fragmentation warhead, 90 pounds (40.5 kg)
Proximity fuzed, continuous expanding rod, with a 27 ft. kill radius
fire control systems MK 91
Launch Platform (Launcher) MK 29 Mod 1.
Launch Weight Approximately 500 pounds (225 kg)
Guidance System Raytheon semi-active on continuous wave or pulsed Doppler radar energy
Date Deployed 1976
Unit Cost $165,400
Inventory Classified

De qualquer modo , como o SM-1 já está completamente ultrapassado... :roll:




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#9 Mensagem por P44 » Ter Mai 23, 2006 7:45 am

Rui Elias Maltez escreveu:Já agora só uma dúvida qu eue tenho, colegas:

Quando Portugal quis comprar as 3 fragtas VdG para substituir as Pereira da Silva, o concurso foi entre as Meko-220 e estas Karel Doorman na altura, ou foi com outras?


Foi com as KORTENAER, estas nem sequer existiam. :wink:




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#10 Mensagem por old » Ter Mai 23, 2006 8:00 am

La marina de Holanda se esta desmantelando? :shock:




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#11 Mensagem por P44 » Ter Mai 23, 2006 8:02 am

old escreveu:La marina de Holanda se esta desmantelando? :shock:


:wink: Pelos vistos...

A ver se apanhamos umas "sobras" :P :P




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#12 Mensagem por Miguel » Ter Mai 23, 2006 8:05 am

Boa noticia

Fico feliz em ver Duas Fragatas KD para a nossa Armada em vez das Sucatas POdres Yankees..




cumprimentos
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#13 Mensagem por Rui Elias Maltez » Ter Mai 23, 2006 8:06 am

No fundo com as 3 VdG + as 2 KD com sistemas de armas muito semelhantes (se tirarmos a peça de 76 mm das KD e os CIWS Golkeeper), acho que a Marinha ficará com 5 fragtas muito semelhantes nas suas capacidades, embora se sacrifica a capacidade de defesa aérea.

Mas aumenta a sua capacidade de flexibilidade de uso, dado que as João Belo já não têm valor militar relevante.

E bate certo:

A entrega das KD até finais de 2007 e a programada desacticvação das 2 João Belo em 2008. :wink:

Uma vez que o LPD só estará a navegarl á para 2015, pode ser que até lá Portugal adquira 2 unidades AAW, ou então modernize as VdG para essa capacidade, embora nessa altura as VdG estevam já algo velhas para merecerem uma modernização profunda.

É aqui que eu acho que falha qualquer coisa.

Mas apesar de tudo, acho bem se se conretizar essa vinda, já que se tratam de navios mais novos 10 anos que as OHP que nos queriam "oferecer".




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#14 Mensagem por Rui Elias Maltez » Ter Mai 23, 2006 8:08 am

Old:

Creio que não. :?

A Holanda está realmente a reduzir o número de unidades, mas com subtituições de alto nível, como as LCF's.




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#15 Mensagem por Miguel » Ter Mai 23, 2006 8:08 am

oferecer Sucatas Podres a um Alliado fiél é no minimo uma falta de consideração :evil:




cumprimentos
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