Nenhum país é exagerado quando garante a sua soberania, sobre o seu território.
As passagens de aeronaves de uns países sobre os outros, são coisas muito mais comuns que o que pode ser pensado à primeira vista.
Em Portugal, por exemplo houve "ocorrrências" com aviões dos porta-aviões americanos, próximo de Portugal, que sabiam, no tempo dos A-7p Corsair, que não havia possibilidade de serem interceptados, e por isso brincavam com a situação.
Os problemas com a Espanha, são infelizmente comuns e tipicos. Oficialmente são sempre protestos de amizade eterna e "união"
mas pelas costas, a coisa é muito diferente.
E então quando se trata das águas portuguesas, ou da ZEE, a coisa até fica preta.
Bastaria ver as tentativas e pressões espanholas para retirar comandos da NATO de Portugal.
Até é engraçado ver alguns membros espanhois, com a sua tradicional bonomia e boa vontade, afirmando que a Espanha nada mais quer que amizade e boa vizinhança.
É importante dizer que eu acredito que os participantes espanhóis até tenham essas boas intenções. O problema, é que a realidade, no que concerne a quem manda em Espanha, é muito diferente.
E a realidade é que sobrevoam território português (sabendo perfeitamente o que estão a fazer).
Nunca sobrevoaram as selvagens, quando é conhecida a presença de uma fragata Vasco da Gama na Madeira ou na região da Madeira (porque será)
Testaram por várias vezes Portugal sobre as Selvagens, enviando forças militares disfarçadas para analisar qual seria a posição e reação portuguesa, da mesma forma que o fizeram os Marroquinos com a ilha da Salsa (peregil) para analisar qual seria a posição espanhola.
Enfim.
O mundo real, das chancelarias e dos corredores dos Estados Maiores militares, é muito diferente da realidade das relaçoes entre as pessoas de um povo e de outro.
= = =
Old escreveu:Y el tema de las Islas Salvajes.....bueno estan mas cerca de canarias que de madeira y la ZEE que pretenden los portugueses es lo que crea polemica.
En fin cosas de politicos.
O problema das Selvagens, não é português, é espanhol, porque foi a Espanha que criou a polemica, quando depois de Portugal considerar as ilhas selvagens como ilhas (como sempre fez ao longo de séculos) decidiu que aquilo que tinham sido ilhas durante séculos, de um momento para o outro, e porque a Espanha assim o considera, passam a ser "rochedos".
Não foi Portugal que criou qualquer problema, foi a Espanha.
Se há alguém que quer criar problemas, esse alguém fala castelhano (what else is new
)
Old escreveu:...es el ridiculo que hizieron enviando dos F16 a interceptar un pobre helicoptero Español...
Portugal tem todo o direito de interceptar helicópteros ou ultraleves que venham de Espanha, e considero de muito mau gosto achar que exercer soberanía é ridiculo.
O que é ridiculo, é que centenas de anos de separação, ainda não tenham feito entender aos espanhois, que existe uma fronteira, que essa fronteira deve ser respeitada, e que nós consideramos um insulto e uma ofensa, por em causa o nosso sagrado direito de decidir em Portugal o que aos portugueses diz respeito.
Cumprimentos