Saudações SGT GUERRA!
Antes de iniciar o assunto gostaria de dizer-lhe, mais uma vez, do prazer que é debater com alguém que tem conhecimento histórico e que apesar de alguma divergência histórica ou ideológica, sabe respeitar e compreender a dimensão de um debate respeitoso onde as idéias tem muito mais espaço do que
cacoetes mentais gralhados por aqui constantemente.
Acredito que seu conhecimento histórico, a respeito do assunto, é interessante. No bojo é isso mesmo. Havia uma articulação por parte dos agentes de esquerda em combinar suas táticas para o sucesso de sua estratégia. Práticas semelhantes aos objetivos da operação Condor na América do Sul.
Quero voltar ao início da discussão. Veja;
SGT GUERRA escreveu;
Claro que assume, matou guerrilheiros. O que tem de antietico nisso?
Em combate, nenhum. Vc sustentaria politicamente a morte de um cobatente desarmado e cativo? Tenho absoluta certeza que não SGT GUERRA. Tem demonstrado bom senso aqui no FDB em muitos posts. E foi nesse sentido que fiz a afirmação que repito abaixo;
"...nosso Exército não assume completamente o que fez. Fruto do reconhecimento da covardia perante a ética e a honra de uma instituição."
A morte de um combatente depois de sua captura só se justifica se o mesmo reagir. E isso em qualquer lugar do mundo. Independente de desejo e paixões, a Guerrilha do Araguaia já tinha sido desmantelada. Guerrilheiros capturados, depois de exasutivamente torturados foram sumariamente executados. E o que eu disse tem fundamento;
A maioria dos guerrilheiros morreram assassinados. Não em combate. E depois de torturas. Que instituição militar, coerentemente fiel cumpridora da Lei, se comportaria dessa forma?
Eu desconheço SGT GUERRA. Instituições Militares ou de Segurança que saíram fora da linha (da Conveção de Genebra ou Direitos Humanos), onde os países são signatários dessas Convenções, foram ou são alvos de investigações e os comandantes dessas não operações punidos ou que estão em vias de serem.
Se para alguns não era
clichê ficar dizendo que, em pleno século 20, tivemos episódios como aquele (assassinatos de homens desarmados e cativos num conflito), imagine agora. Não há justificativa nenhuma, baseado no bom senso, ter aquele tipo de procedimento. Como não tem justificativa em casos semelhantes (Bósnia Ezergovina, Vietnã, Afeganistão, Iraque etc.)
Acredito que se discutirmos alguns valores de princípios morais poderemos ver que temos opiniões convergentes em muitos casos. Se discutirmos questões ideológicas, talvez, poderemos ver que haverá diversas divergências. Mas a razão, combinada com fatos, têm de nos levar num patamar que nos destoem de paixões. E apesar de admirar nosso Exército, não deixo de reconhecer que, baseado em princípios comum a nós dois, ele errou. Cometou um ato falho. E no mínimo, o que se esperaria deste mesmo Exército, após esses anos todos, é que assumisse seus erros para que a sociedade brasileira jamais volte a ter episódios como esse.
A esquerda brasileira ganhou no campo politico mas perdeu no militar. Essa é grande verdade. E é dai que vem toda essa fissura da esquerda de querer que o EB peça desculpas. A origem desse desejo esta na covardia em assumir seus próprios erros, como já peculiar na politica brasileira.
Respeito sua opinião SGT GUERRA, mas acredito que respondi divergindo dessa afirmação.
E dai que vem o sucateamento das FA, e dai que vem perda de direitos dos militares. É por isso que o governo (PMDB, PSDB, PT) é covarde e antietico e trata os miliatres como cidadãos de 2ª categoria.
Não sei se é bem isso. Creio muito mais na falta de visão estratégica.
O que voce chama de assassinato eu chamo de eliminação.
Talvez aqui esteja um tipo de visão de valores que repulso SGT GUERRA. Vai contra tudo aquilo que disse de vc um pouco antes. Num combate, num enfrentamento até posso compreender a eliminação de um soldado. Pois o mesmo ainda pode combater, atingir seus objetivos que não são os meus. Mas desarmado e cativo. Jamais.
Eu já disse e vou repetir, uma coisa que eu aprendi no EB é que, jamais aponte uma arma para alguém se voce realmente não tenha intenção de usa-la. A reação para o uso de uma arma é sempre o uso de outra arma....essa é a proporção exata para essa questão.
Está correto SGT GUERRA. É o mesmo princípio de quem busca fazer o enfrentamento com uma força maior. Só que essa força maior não precisa estar com seu armamento necessariamente apontado.
Um pedido de desculpas da instituição seria como dizer a todos envolvidos nesse processo que tudo aquilo que fazemos é errado.
Não enxergo dessa maneira SGT GUERRA. Daria demonstrações inequívocas de que essa instituição nasceu, vive e continuará existindo para servir ao seu povo e respeitando os princípios básicos de direitos universais de seus semelhantes. Mesmo que ele seja um adversário seu.
É tatica de superpotencias infiltrar FE em territorio inimigo e iniciar um foco de guerilha antes de uma invasão. É antietico comabter tal foco? É imoral? Só porque o tal foco não tem orientação doutrinaria de esquerda?
Seja de direita ou de esquerda é o dever do braço armado de uma sociedade se voltar contra quem subverte a ordem. Mas não fazer dessa intervenção pretexto para emergir o lado bestial e doentio de quem tomou a decisão de assassinar aqueles guerrilheios.
Reconheço o direito de qualquer homem de lutar pelo o que acredita, pois essa é a base que tenho para exercer minha profissão, mas também acho que todo mundo é cumplice e a própria vitima de tudo que faz. E qualquer atitude fora dessa minha filosofia vejo como covardia.
Assino embaixo SGT GUERRA.
xupacabr@ escreveu;
"...acho que fui duro com o yohan...."
Tranquilo xupacabr@, normal isso por aqui.
se o virem por aqui, deixem com ele minhas desculpas...
Esquenta não. Só sugeriria fazer algumas leituras a respeito dos episódios que citou de ambos os lados. Poderá fazer comparações e decidir pelo que acredita ser correto.
morcego escreveu;
""""""" M E N T I R A """""""
morcego enquanto vc não tomar jeito vai ficar sem resposta. Fazer de sua consciência um
boldão de cacoetes ideológicos pregados por aí é um direito seu. Mas dizer que é mentira, aquilo que acreito, é um desrespeito. Se ficasse me
esgüelando a cada lorota que vc põe aqui ficaria maluco.
Toma jeito vai.
Abraços em todos. (No morcego por tras, pra ele tomar jeito)