F-5M e os atrasos

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

#76 Mensagem por Luís Henrique » Sex Mai 19, 2006 9:40 am

Bom dia! Meu amigo, volto a te afirmar, não é possível manter uma estrutura destas, como a gente diz aqui no Sul "nem que que a vaca tuça"
tche vai lá , vamos filosofar um pouco mais:
Com relação as comparações, são realidades bem diferentes, responsabilidades e prioridades militares também diferentes, principalmente PIBs e prioridades de investimento diferentes. Meu amigo o Brasil é um país que tem imensos problemas na area social, saúde, educação e etc... para investir pesadamente. O Investimento militar (muito necessário) não terá esta parcela para manutenir uma força destas.
A Koslowa fez alguns comentários a um tempo atráz aqui no forum sobre o tamanho do FAB e achei ,modestamente ,a visão dela uma coisa bem dentro da realidade oeracional.Ela falou algo em torno de 60 caças distribuidos em 4 esquadrões(aviões de 1ª linha) distribuídos ao longo do território nacional .
Isto, ao meu modesto conhecimento, é que se conseguiria se manter com boa operoacionalidade. Tchê, não adianta ter 168 aviões e só 40 voando, o resto ensacado e os pilotos perdendo qualificação.
Com relação ao que tu citastes do M2000, eles não vão estar operacionais antes de final de 2007 ou inicio de 2008, porque?
Porque um esquadrão não funciona com 4 aviões.
2006 e 2007 serão anos de voos e mais voos para o GDA se familializar com a aeronave.

Grande abraço

Parabéns, admiro teu idealismo.


Obrigado, é sempre bom discutir de maneira respeitosa. :D

Sobre 60 aviões de primeira linha. Não seriam estes aviões complementados por caças leves como o F-50 por exemplo?

Estou perguntando, porque se a FAB já conta com 55 F-5M + 53 A-1M, ou seja, 108 caças, por quê compraria mais 12 M2000C???

Se a necessidade fosse de apenas 60 caças, então poderiam modernizar uma quantidade menor de F-5 e uma quantidade menor de A-1, vender os excedentes e não comprar m2000C e enviar 12 F-5 para lá.

Como comprou é porque tem necessidade de mais de 108 caças.

Apenas com o que tem ai, totalmente confirmado para 2008. Teremos 120 caças. Os A-1 ainda não estarão modernizados, mas a frota já será de 120 caças.

Se os supostos 25 F-5 adicionais se confirmarem ja vamos para 145 caças.

Se os supostos 36 a 42 FX2 vierem para 2011, ja vamos para 181 ou 187 caças. E o comandante falou que quer recebê-los a partir de 2011, e sabemos que os F-5 e A-1 estarão operacionais até 2020 e os M2000C poderão ficar até 2025.

Então por quê o comandante fala em adquirir 36 a 42 caças se ja temos 120 até 2020 no mínimo?

Então teríamos uma FAB com 181 ou 187 caças até 2020 pelo menos.

Sobre 60 caças, acredito que seja um caça de superioridade aérea, novo e bimotor, mais caro de adquirir e operar complementado por um caça leve.

Acho difícil de acreditar uma FAB com apenas 60 caças. Não podemos fazer isto com a FAB meu amigo.

O Chile tem 28 F-16 + 16? F-5 + ? Mirage 5. Quantos aviões de caça no total????? 56??? 50??? 60???

Os Mirage 50 parece que foram substituídos pelos F-16MLU e os Mirage 5 também o serão assim como os F-5TIII.

O Chile cogita adquirir um caça europeu para substituir os seus F-5. Mesmo que o avião escolhido seja o F-16.

O Chile poderia adquirir 16 F-16 para substituir seus F-5 e outros 10 - 16 F-16 para substituir todos os Mirage remanescentes.

Então teríamos o Chile com 54 a 60 aviões de caça modernos.

A Venezuela cogita adquirir 50 MiG-29. Agora parece pender para o flanker.

E o Brasil teria apenas 60 caças. Realmente não da. O mínimo seriam 60 caças médio/pesado e outros 60 – 80 caças leves do tipo do F-50 ou o MFT-LF.

A FAB quer 2 GDA na amazônia, continuará com 1 GDA em Anápolis, continuará com no mínimo um esquadrão no Rio, continuará com no mínimo um esquadrão em Santa Cruz e por ai vai. 60 caças não são suficientes para isto.

Não podemos deixar o Sul desprotegido nem o nordeste. Para mim o mínimo aceitável seria 8-9 bases. 2 no sudeste, 2 no sul, 1 ou 2 no nordeste, 2 no norte e 1 no centro-oeste.

Este seria o mínimo. A FAB poderia ter 4 GDA de excelência com os 60 ou 56 Rafale, 1 em anápolis, 2 no sudeste e 1 no sul. Agora, ainda assim, necessitaríamos de + 2 esquadrões no norte + 2 do nordeste e + 1 no sul.

Ou seja, 56 Rafale + 70 F-50 seria uma opção complementado por mais 24 T-50 como lift.

É ai que entra minha sugestão de utilizarmos um avião super moderno, porém bem mais barato de adquirir e manter que um avião pesado como o Rafale e que acabaria com a necessidade de um segundo caça leve.

Neste quadro o M2000-5mk2 se encaixaria como uma luva. Talvez eu tenha exagerado um pouco com 168 aeronaves, mas 60 é muito pouco, talvez um mínimo de 108 aeronaves distribuídas em 9 bases.

Se para manter isto o Brasil não tem dinheiro, então compremos 5 baterias de S-300PMU2 + 30 baterias spyder e fechemos a FAB.




Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

#77 Mensagem por Luís Henrique » Sex Mai 19, 2006 10:10 am

Outra coisa, o M2000 custou U$ 6,4 mi para nós.

A modernização para -5mk2 custa U$ 15 mi.

Então por U$ 21,4 mi teriamos um M-2000-5mk2.

Obviamente, que em razoável quantidade conseguiriamos por U$ 20 mi ou até um pouco menos.

Realmente, alguém aqui não concorda que seria um bom negócio???

Serão U$ 340 mi com a modernização dos F-5.
Serão U$ 400 mi com a modernização dos A-1.
Serão U$ 30 mi para aquisição dos 9 F-5 adicionais.
Serão U$ 100 mi para aquisição e logística do m2000C.

Total: 870 mi

Ai poderiamos vender os F-5 e A-1 sem modernização por U$ 3,5 mi cada. Daria U$ 346,5 mi.

Total: U$ 1.216,50 mi
Daria para adquirirmos praticamente 61 M2000-5mk2. Arredondemos para 60.

Se tivessemos isto, em termos de quantidade seria insuficiente, mas em poder aéreo, teriamos a melhor força aérea da AL, indiscutivelmente.
Os 28 F-16 ficariam bem atrás, ja que o M2000-5mk2 só pode ser comparado aos 10 F-16C block 52 chileno e é superior aos 18 F-16MLU.

Ai, concretizando-se o FX2 por 36 a 42 aeronaves com um investimento de U$ 2,2 bi. Que seje 36 Rafale.

Ficariamos com 3 GDA de 12 Rafale cada + 5 esquadrões com 12 M2000-5mk2 em cada.

Totalizando 36 Rafale + 60 M2000-5mk2 = 96 caças.

Nossa, só de imaginar isto e lembrar dos F-5 e A-1 eu ja fico triste. :cry:




Avatar do usuário
Degan
Sênior
Sênior
Mensagens: 4995
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 7:02 pm
Localização: Buin, Chile

#78 Mensagem por Degan » Sex Mai 19, 2006 11:48 am

O que prefere 55 F-5M ou 24 F-16 block 40?


Es bastante obvio que los F-16….
Los números no dan capacidad….

Estou perguntando, porque se a FAB já conta com 55 F-5M + 53 A-1M, ou seja, 108 caças, por quê compraria mais 12 M2000C???


Esa es una pregunta muy delicada….
Pero cualquier planificación seria, que logre mejores capacidades, significa disminución de unidades, como se ha visto en todos los países desarrollados…

O Chile tem 28 F-16 + 16? F-5 + ? Mirage 5. Quantos aviões de caça no total????? 56??? 50??? 60???


Se pretende tener una FACH con alrededor de 60 aviones de 1° línea.

Os Mirage 50 parece que foram substituídos pelos F-16MLU e os Mirage 5 também o serão assim como os F-5TIII.


Error, los F-16 sustituyeron a los Mirage Elkan, los Mirage 50 (PANTERA) no están siendo sustituidos y posiblemente lo sean por una nueva cantidad de F-16 (MLU Holandeses..???) y los F-5TIII no sustituyen nada….

O Chile cogita adquirir um caça europeu para substituir os seus F-5. Mesmo que o avião escolhido seja o F-16.


No, la FACH está con intenciones de estudir un sustituto de los F-5 para el año 2015….eso de Europeo es especulación del representante en Chile de Jane´s.

O Chile poderia adquirir 16 F-16 para substituir seus F-5 e outros 10 - 16 F-16 para substituir todos os Mirage remanescentes.


Eso creo yo también…y si todo sale 100% bien, los F-16 que sustituyan pronto a los Pantera, podrían ser Block 40 CCIP y los del 2015 F-16E…. 8-]

Então teríamos o Chile com 54 a 60 aviões de caça modernos.


Yes sr….

E o Brasil teria apenas 60 caças. Realmente não da. O mínimo seriam 60 caças médio/pesado e outros 60 – 80 caças leves do tipo do F-50 ou o MFT-LF.


De acuerdo….
60 F-5M más 60 F-16MLU o CCIP…
Lo de Rafale o T-50 olvídalo….está totalmente fuera de las capacidades económicas de Brasil, como también del 99% del resto del mundo…

Os 28 F-16 ficariam bem atrás, ja que o M2000-5mk2 só pode ser comparado aos 10 F-16C block 52 chileno e é superior aos 18 F-16MLU.


Puede ser…pero te faltó sumar el costo del armamento y logística del M2k, que permitirá lograr lo que dices…..

Ai, concretizando-se o FX2 por 36 a 42 aeronaves com um investimento de U$ 2,2 bi. Que seje 36 Rafale.


Déjate de soñar….los Rafale cuestan MUCHO más que 61 MMUS$ cada uno…

Totalizando 36 Rafale + 60 M2000-5mk2 = 96 caças.


Bueno….pero eliminando el resto de SIVAM, NAe, VLS, SNB, A-darter, etc….pero así y todo faltaría dinero…

Saludos cordiales,




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9367
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 526 vezes

#79 Mensagem por Brasileiro » Sex Mai 19, 2006 5:41 pm

No Sistemas de Armas está escrito que a FAB quer comprar mais 25 F-5 e passá-los depois para o padrão BR. Gente, eu estou pasmo com o que li, realmente não acredito.
Juarez Castro, diga que isso é mentira vai....ve se aparece aí....


abraços]




Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

#80 Mensagem por Luís Henrique » Sex Mai 19, 2006 5:44 pm

Es bastante obvio que los F-16….
Los números no dan capacidad….


Para um país pequeno esta resposta seja óbvia. Mas para um país maior não é assim tão simples. Além disto estou falando de F-5M de modernizado.

Duvido que o Chile substituiria seus 16 F-5TIII por 6 F-16MLU. O que faria com os pilotos. Os mandariam para aviação de transporte?

Esa es una pregunta muy delicada….
Pero cualquier planificación seria, que logre mejores capacidades, significa disminución de unidades, como se ha visto en todos los países desarrollados…


Todos os países desarrolados estão diminuindo a quantidade de aeronaves porque sempre tiveram muitas (guerra fria) e porque estão adquirindo aeronaves super modernas, pesadas e caras de adquirir e manter.

O Brasil sempre teve uma quantidade pequena de caças. Manter este número ou ampliá-lo seria o ideal. Acredito que se fossemos partir para uma aeronave nova e apenas ela, com certeza o número de aeronaves deveria ser reduzido. Mas em um mix hi-lo ou utilizando aeronaves de 2ª mão acredito que dê para manter os mesmos números ou números muito próximos.

Se pretende tener una FACH con alrededor de 60 aviones de 1° línea.


Parabéns ao Chile. :wink: É isto que eu estou dizendo, como o Brasil sendo maior teria a mesma quantidade, seria ridículo.

Error, los F-16 sustituyeron a los Mirage Elkan, los Mirage 50 (PANTERA) no están siendo sustituidos y posiblemente lo sean por una nueva cantidad de F-16 (MLU Holandeses..???) y los F-5TIII no sustituyen nada….


Ok. :wink:

No, la FACH está con intenciones de estudir un sustituto de los F-5 para el año 2015….eso de Europeo es especulación del representante en Chile de Jane´s.


Ok. E os F-16MLU terão vida útil até quando? Porque acredito que em 2015 estarão substituindo os TIII e ja estarão pensando em substituir os MLU, ou não?

De acuerdo….
60 F-5M más 60 F-16MLU o CCIP…
Lo de Rafale o T-50 olvídalo….está totalmente fuera de las capacidades económicas de Brasil, como también del 99% del resto del mundo…


Ai o Chile fica bonita na foto né amigão???
Por quê o Chile vai adquirir F-16E e F-16MLU e nós temos que nos contentar com F-5 e F-16MLU???

Acredito que o fx2 vai eleger um caça médio/pesado. Duvido muito que seja o F-16. Se não for o Rafale será o Su-37. Pode apostar Degan que o F-16 não está sendo nem cogitado no FX2.

Então, talvez o Brasil fique com 60 Su-37 + 60 F-16MLU, no seu gosto.
Ou 60 Su-37 + 60 M2000.
Mas o mais provável é que fique com 36 Rafale como caça pesado e o restante um lift como o F-50.

Puede ser…pero te faltó sumar el costo del armamento y logística del M2k, que permitirá lograr lo que dices…..


Sim. Cerca de U$ 1 mi por aeronave acho que seria suficiente apenas para logística e treinamento.

Diria que U$ 10 mi por aeronave, teriamos armamentos modernos em quantidade razoável. Poderiamos contar com A-darter, Derby, bombas inteligentes, Exocet block III ou MAN-1, Mar-1 e muito mais. Daria até para equipar uma boa parte dos caças com o litening III israelense.

Déjate de soñar….los Rafale cuestan MUCHO más que 61 MMUS$ cada uno…


Espere e verás. Pode ser que custem mais, mas que virão, eu te digo. E se não vierem, virão Su-37. F-16 não virá, pode apostar.

Bueno….pero eliminando el resto de SIVAM, NAe, VLS, SNB, A-darter, etc….pero así y todo faltaría dinero…


O meu amigo, só me explica uma coisa:

Como o Chile fará para ter 16 F-16E Block 60 + 10 F-16C Block 52 + 16 F-16C CCIP Block 50 + 18 F-16 MLU ????

Quanto custa tudo isto?

E por quê, o Chile gastando tudo isto, o Brasil não poderia ter 36 Rafale F3 + 60 M2000-5mk2 ????

10 F-16C + 18 F-16MLU + 16 F-16 CCIP + 16 F-16E
Total = 60 aeronaves
U$ 540 mi + U$ 180 mi + U$ 288 mi + U$ 960 mi
Total = U$ 1.968 mi

36 Rafale F3 + 60 M2000-5mk2
Total = 96 aeronaves
U$ 2,2 bi + U$ 1,2 bi
Total = U$ 3.400 mi

Poderiamos financiar em 10 anos, pagando U$ 340 mi por ano.
Que não é do seu gosto eu sei. VocÊ prefere bem mais o Brasil com F-16MLU e o Chile com F-16E, mas se eu estou viajando com estes aviões para o Brasil, você também está viajando.




juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

#81 Mensagem por juarez castro » Sex Mai 19, 2006 7:50 pm

Brasileiro escreveu:No Sistemas de Armas está escrito que a FAB quer comprar mais 25 F-5 e passá-los depois para o padrão BR. Gente, eu estou pasmo com o que li, realmente não acredito.
Juarez Castro, diga que isso é mentira vai....ve se aparece aí....


abraços]


Boa noite! Desculpe eu não entendi o que tu quisestes dizer com "diga que isso é mentira"?
Grande abraço




juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

#82 Mensagem por juarez castro » Sex Mai 19, 2006 8:13 pm

Luís Henrique escreveu:Outra coisa, o M2000 custou U$ 6,4 mi para nós.

A modernização para -5mk2 custa U$ 15 mi.

Então por U$ 21,4 mi teriamos um M-2000-5mk2.

Obviamente, que em razoável quantidade conseguiriamos por U$ 20 mi ou até um pouco menos.

Realmente, alguém aqui não concorda que seria um bom negócio???

Serão U$ 340 mi com a modernização dos F-5.
Serão U$ 400 mi com a modernização dos A-1.
Serão U$ 30 mi para aquisição dos 9 F-5 adicionais.
Serão U$ 100 mi para aquisição e logística do m2000C.

Total: 870 mi

Ai poderiamos vender os F-5 e A-1 sem modernização por U$ 3,5 mi cada. Daria U$ 346,5 mi.

Total: U$ 1.216,50 mi
Daria para adquirirmos praticamente 61 M2000-5mk2. Arredondemos para 60.

Se tivessemos isto, em termos de quantidade seria insuficiente, mas em poder aéreo, teriamos a melhor força aérea da AL, indiscutivelmente.
Os 28 F-16 ficariam bem atrás, ja que o M2000-5mk2 só pode ser comparado aos 10 F-16C block 52 chileno e é superior aos 18 F-16MLU.

Ai, concretizando-se o FX2 por 36 a 42 aeronaves com um investimento de U$ 2,2 bi. Que seje 36 Rafale.

Ficariamos com 3 GDA de 12 Rafale cada + 5 esquadrões com 12 M2000-5mk2 em cada.

Totalizando 36 Rafale + 60 M2000-5mk2 = 96 caças.

Nossa, só de imaginar isto e lembrar dos F-5 e A-1 eu ja fico triste. :cry:


Boa noite! Meu amigão, eu compreendo teu raciocinio, só que as coisas não funcionam assim como tu imaginas, ou seja, compra 36 a custo tal + 25 e tal.... Tchê, repito para ti, a pergunta que tem que ser feita é: QUANTO CUSTA PARA OPERAR? (não estou gritando, por favor), caro Luiz comprar não é o problema, operar sim.A Comparação que fizestes com o Chile é até propicia, te explico:
A FACH gostemos , ou não, é a força mais profissional e operacional da America Latina.Porque?
Porque optou pela racionalização, padronização, redução de vetores, priorizou treinamento(pilotos chilenos fizeram intercãnbiocom israelenses e sul africanos na decada de 90, todos com larga experiêcia em combate)
Fazem 5 anos que eles já tem doutrina operacional para misseis all aspect, HMD, HUD, e etc... e nós agora que estamos começando a desenvolver esta doutrina.
Qual é o milagre? nenhum, apenas organização, eleição de prioridades, redução de custos(através dos principios que já comentei acima).
Amigão, quantidade, se você não tiver Doutrina operacional, não adianta de nada, se fosse assim, israel teria sido derrotado em 67 e 73.
Pode-se ter quaquilhões de Rafales, F16 e tudo mais, se não puder tirar tudo da plataforma, você tá ferrado, COMPRAR NÃO SIGUINIFICA OPERAR(não estou gritando).
vou te te cantar uma pedra e ao mesmo tempo te exemplificar:
O P3 será o esclarecedor marítimo mais caro do mundo, porquê?
Porquê não vai ter dinheiro e a FAB não vai conseguir desenvolver toda a doutrina anti-submarino novamente, e comprar os armamentos e aí vai acontecer a mesma coisa que aconteceu com o Tracker.

Não sou dono da verdade, apenas meu amigão te relato os fatos, quando tiveres oportunidade, frequente bases aéreas, converse com as pessoas que tentam fazer a coisa funcionar, e aí tu vais ver uma realidade bem diferente.

Grande abraço

PS Contínue com teu idealismo, não esmoreça.




Avatar do usuário
Degan
Sênior
Sênior
Mensagens: 4995
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 7:02 pm
Localização: Buin, Chile

#83 Mensagem por Degan » Sex Mai 19, 2006 9:56 pm

Para um país pequeno esta resposta seja óbvia. Mas para um país maior não é assim tão simples. Além disto estou falando de F-5M de modernizado.


Es decir, esos 80 F-5M tienen que repartirse por todo Brasil....Así, si tuvieran problemas con un país vecino, solo serían útiles los que estén en la frontera atacada: El enemigo se enfrentaría con PARTE de los F-5M, es decir aviones menos poderosos en números similares.
La otra opción es que se acumulen todos en la frontera problemática, así, da lo mismo el tamaño del País....
Conclusión....el tamaño tiene poco que ver...

Duvido que o Chile substituiria seus 16 F-5TIII por 6 F-16MLU. O que faria com os pilotos. Os mandariam para aviação de transporte?


¿De donde sacas eso...?, el número actual de aviones de 1ª línea es de 60...en el futuro no variará mucho....así que los 16 serán reemplazados por un número similar.
La FACH ya redujo mucho sus números desde principios de los `90 hasta ahora...cuando se eliminaron los Hawker Hunter...

O Brasil sempre teve uma quantidade pequena de caças. Manter este número ou ampliá-lo seria o ideal. Acredito que se fossemos partir para uma aeronave nova e apenas ela, com certeza o número de aeronaves deveria ser reduzido. Mas em um mix hi-lo ou utilizando aeronaves de 2ª mão acredito que dê para manter os mesmos números ou números muito próximos.


Amigo...”el número ideal” es aquél que permite entrenar y mantener operatividad óptima....con los sistemas y números actuales, la FAB está al límite de eso....
Más números de sistemas más nuevos, sofisticados y caros....NO ES FACTIBLE...

Parabéns ao Chile. Wink É isto que eu estou dizendo, como o Brasil sendo maior teria a mesma quantidade, seria ridículo.


Eso sucede por muchos motivos:

· Falta de dinero (presupuesto) por exceso de proyectos caros de largo plazo.
· Enemigos de capacidad similar a los enemigos de Chile.
· Falta de un plan claro y factible de desarrollo en las FFAA

Ok. E os F-16MLU terão vida útil até quando? Porque acredito que em 2015 estarão substituindo os TIII e ja estarão pensando em substituir os MLU, ou não?


Los F-16MLU recibirán la mejora estructural PACER AMSTEL en Chile, con lo que tendrán otros 20 años de vida útil. Los F-5 serán oficialmente sustituidos el 2015...

Ai o Chile fica bonita na foto né amigão???
Por quê o Chile vai adquirir F-16E e F-16MLU e nós temos que nos contentar com F-5 e F-16MLU???


Tienes razón, fue un error de tipo.....si es posible hacerlo, lo óptimo serían los F-5M como lift más F-16E....

Acredito que o fx2 vai eleger um caça médio/pesado. Duvido muito que seja o F-16. Se não for o Rafale será o Su-37. Pode apostar Degan que o F-16 não está sendo nem cogitado no FX2.


Los números son fríos.....solo hay (con MUCHA suerte) 2.200 MMUS$, que alcanzan para:

· 40 F-16 Block50 plus igual que Chile.
· 25 F-16 Block60, según compra de EAU
· 16 Rafale, a costo de Francia
· 11 Eurofighter, costo de EAU
· Los Gripen y Mirage 2000 son a costo algo mayor a los F-16 Block 50...

Então, talvez o Brasil fique com 60 Su-37 + 60 F-16MLU, no seu gosto.
Ou 60 Su-37 + 60 M2000.
Mas o mais provável é que fique com 36 Rafale como caça pesado e o restante um lift como o F-50.[/quote]

Es algo aburrido debatir en círculos....los precios son conocidos...deja de soñar...
Avancemos con una configuración REALISTA para la FAB...y dejemos los sueños de lado...

Sim. Cerca de U$ 1 mi por aeronave acho que seria suficiente apenas para logística e treinamento.

Diria que U$ 10 mi por aeronave, teriamos armamentos modernos em quantidade razoável. Poderiamos contar com A-darter, Derby, bombas inteligentes, Exocet block III ou MAN-1, Mar-1 e muito mais. Daria até para equipar uma boa parte dos caças com o litening III israelense.


Por favor....hasta cuando....configuración AA: 2 A-Darter más 4 Dervy, carga 2,5 veces (cantidad estándar), luego cada avión: 7,9 MMUS$ por avión solo en AA.
Cada Harpoon cuesta más de 2 MMUS$, el Exocet Block III es más caro....
Puedes sumar AT, repuestos y entrenamiento...
Ya te demostré que el costo de armamento, entrenamiento y mantención sube el costo de un avión NUEVO en 50%....

Espere e verás. Pode ser que custem mais, mas que virão, eu te digo. E se não vierem, virão Su-37. F-16 não virá, pode apostar.


Bueno...ojalá sea como tu dices...pero temo que hay suficientes antecedentes para saber que te desilusionaras...

36 Rafale F3 + 60 M2000-5mk2
Total = 96 aeronaves
U$ 2,2 bi + U$ 1,2 bi
Total = U$ 3.400 mi


Dale y dale con lo mismo….el Rafale le cuesta a Francia fly-away 90 MMUS$ cada uno…costo de proyecto actual…….
Así, 90*1,5 es 135 MMUS$ cada Rafale todo incluido (costo Francia)
Mirage 2000: dejemos tus 23 MMUS$ cada uno SIN ARMAS (es contrato a parte)…
Consideremos solo aire-aire….la cantidad comprada estándar es 2,5 cargas: 2 A-Darter más 4 MICA suman: 3,161 MMUS$ y eso por 2,5: 7,9 MMUS$ por avión…solo en AA..
Luego, M2k-5 solo en AA: 31 MMUS$ cada uno….

Poderiamos financiar em 10 anos, pagando U$ 340 mi por ano.


Conoces algo que se llama “tasa de interés”….???.

Que não é do seu gosto eu sei. VocÊ prefere bem mais o Brasil com F-16MLU e o Chile com F-16E, mas se eu estou viajando com estes aviões para o Brasil, você também está viajando.


No seas niño….me da lo mismo si Brasil sigue con P-47 o con X-Wing….

Saludos cordiales,




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9367
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 526 vezes

#84 Mensagem por Brasileiro » Sex Mai 19, 2006 11:32 pm

Boa noite! Desculpe eu não entendi o que tu quisestes dizer com "diga que isso é mentira"?
Grande abraço


Não Juarez, é que eu acho ilógica a compra. Principalmente num momento desses, em que daqui alguns anos, tudo indica que compraremos uma boa quantidade de caças novos. Então no meu entendimento, não haveria espaço para mais F-5, uma vez que estarão chegando novos caças. E outra. Onde a FAB quer colocar tantos F-5? Creio que para operá-los em novas bases, o investimento em infra estrutura também deverá ser enorme. Só se a FAB pretente ter uma super força de caça baseada em aeronaves do início da década de 70 (por isso eu acho ilógico). Ao passo que sairia muito mais barato e realista manter a frota atual de F-5 e somar os novos FX (uns 32).


abraços]




Avatar do usuário
artenobre
Sênior
Sênior
Mensagens: 800
Registrado em: Sex Out 28, 2005 1:52 pm
Agradeceram: 7 vezes

#85 Mensagem por artenobre » Sex Mai 19, 2006 11:47 pm

só nao entendo uma coisa, se querem mais
F5 porque nao compraram logo ao invés de apenas 9? assim sairia muito mais barato comprando em maior quantidade, esta Fab só da burrada mesmo.




juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

#86 Mensagem por juarez castro » Sáb Mai 20, 2006 1:44 pm

Brasileiro escreveu:
Boa noite! Desculpe eu não entendi o que tu quisestes dizer com "diga que isso é mentira"?
Grande abraço


Não Juarez, é que eu acho ilógica a compra. Principalmente num momento desses, em que daqui alguns anos, tudo indica que compraremos uma boa quantidade de caças novos. Então no meu entendimento, não haveria espaço para mais F-5, uma vez que estarão chegando novos caças. E outra. Onde a FAB quer colocar tantos F-5? Creio que para operá-los em novas bases, o investimento em infra estrutura também deverá ser enorme. Só se a FAB pretente ter uma super força de caça baseada em aeronaves do início da década de 70 (por isso eu acho ilógico). Ao passo que sairia muito mais barato e realista manter a frota atual de F-5 e somar os novos FX (uns 32).


abraços]


Boa tarde! Amigo Artenobre, eu já ouvi essa história, pra tristeza nossa, bem, só que isso depende de quem vai comandar o Comgar, pois existe dentro da FAB duas corrente de pensamente, uma, no meu intender, é ilógica, e outra que busca a reorganização e padronização. Vamos aguardar para ver...
A minha opinião ,voces já conhecem, quanto a aquisição de mais aeronaves, sendo elas nova up date, não há como opera-las com a atual estrutura.

Grande abraço




Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

#87 Mensagem por Luís Henrique » Seg Mai 22, 2006 9:52 am

Grande Juarez, entendo o seu ponto de vista, mas 60 aviões de caça para o Brasil é muito pouco.

Talvez, se tratando de avião novo, ou avião no estado-da-arte teremos até menos que 60, mas algum outro avião (F-50, F-16MLU, etc) complementará a frota.

Repito, 60 aviões o Chile ou Venezuela terão. O Brasil necessitaria de pelo menos 50% mais.

-------------

La otra opción es que se acumulen todos en la frontera problemática, así, da lo mismo el tamaño del País....
Conclusión....el tamaño tiene poco que ver...


Não, não da. Então ficariamos como:

Com 24 F-16 teriamos 5 no Sul, 5 no Sudeste, 5 no Norte, 5 no Nordeste e 4 no Centro-Oeste.

Ou manteriamos 2 esquadrões um no Sudeste e outro no Centro-Oeste.

Ai se tivessemos um problema no norte, mandariamos todos para lá. E se ai alguém resolve atacar o Sul, o que fariamos???

Não é tão simples. Um grande território para proteger significa maiores quantidades de meios, senão teríamos apenas como defender uma pequena parte do território ou todo o território de forma ineficaz.

¿De donde sacas eso...?, el número actual de aviones de 1ª línea es de 60...en el futuro no variará mucho....así que los 16 serán reemplazados por un número similar.
La FACH ya redujo mucho sus números desde principios de los `90 hasta ahora...cuando se eliminaron los Hawker Hunter...


Estou apenas fazendo uma comparação. Porque o Juarez está dizendo que a FAB deverá ficar com 60 aviões. Ou seja, metade do que teremos em 2 anos. Seria o mesmo que pegar os 16 F-5TIII e trocar por 6 dúzia de F-16. Entende?

Se o Chile não fará isto, porque nós faremos?

Amigo...”el número ideal” es aquél que permite entrenar y mantener operatividad óptima....con los sistemas y números actuales, la FAB está al límite de eso....
Más números de sistemas más nuevos, sofisticados y caros....NO ES FACTIBLE...


Concordo, porém o número de 60 aeronaves também no es factible. Aeronaves novas são mais caras, mas dão menos problemas de manutenção também.

Diria que mesclando aeronaves novas com aeronaves modernizadas ou aeronaves médias com aeronaves leve daria para mantermos uma boa operacionalidade e manter uma frota superior a 100 aviões de caça.

Los F-16MLU recibirán la mejora estructural PACER AMSTEL en Chile, con lo que tendrán otros 20 años de vida útil. Los F-5 serán oficialmente sustituidos el 2015...


Ok.

Tienes razón, fue un error de tipo.....si es posible hacerlo, lo óptimo serían los F-5M como lift más F-16E....


Ou F-16MLU como lift e F-16E. :lol:

Los números son fríos.....solo hay (con MUCHA suerte) 2.200 MMUS$, que alcanzan para:
· 40 F-16 Block50 plus igual que Chile.
· 25 F-16 Block60, según compra de EAU
· 16 Rafale, a costo de Francia
· 11 Eurofighter, costo de EAU
· Los Gripen y Mirage 2000 son a costo algo mayor a los F-16 Block 50...


Degan, acredita que o preço do F-16C seria o mesmo que para Chile. Ja que hoje temos tecnologias melhores como o F-16E desarrolado e o montante envolvido seria bem maior que os U$ 540 mi.

Se para 10 F-16 o custo foi de U$ 54 mi, para mais de 40 o custo seria menor.

Os U$ 88 mi pagos pelo EAU incluiu o custo de desenvolvimento?

Se sim, o custo atual deve ser menor também.

Por favor....hasta cuando....configuración AA: 2 A-Darter más 4 Dervy, carga 2,5 veces (cantidad estándar), luego cada avión: 7,9 MMUS$ por avión solo en AA.
Cada Harpoon cuesta más de 2 MMUS$, el Exocet Block III es más caro....
Puedes sumar AT, repuestos y entrenamiento...
Ya te demostré que el costo de armamento, entrenamiento y mantención sube el costo de un avión NUEVO en 50%....


O A-darter será produzido aqui e será mais barato. Não precisamos comprar tudo isto. Uma quantidade inferior ja seria satisfatório para um país que não está em guerra.

Mísseis anti-navio poderia vir apenas para parte da frota, não para todos.

Mirage 2000: dejemos tus 23 MMUS$ cada uno SIN ARMAS (es contrato a parte)…


Degan, estou falando em U$ 20 mi não em 23.
U$ 15 mi da modernização + U$ 6,4 mi da aeronave.
Em maior quantidade e considerando o pacote todo, U$ 20 mi não é pedir muito.

Conoces algo que se llama “tasa de interés”….???.


Como brasileiro, te digo que somos especialistas. :wink:

No seas niño….me da lo mismo si Brasil sigue con P-47 o con X-Wing….


Não, não da. Com P-47 como vamos proteger o Chile da Argentina? :lol: :lol: :lol:

--------------
Faça você então uma previsão de como seria a FAB no seu entender. Depois eu retruco, porque tudo que eu falo é inviável. Até miseros 96 aviões, sendo a maioria de segunda mão é inviável.

Então, queres o que? que eu diga que a FAB terá 12 F-16C + 28 F-16MLU para conseguir manter todas as aeronaves operacionais e bem armadas?? É isto?




Avatar do usuário
Degan
Sênior
Sênior
Mensagens: 4995
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 7:02 pm
Localização: Buin, Chile

#88 Mensagem por Degan » Seg Mai 22, 2006 3:23 pm

Luís....

Este debate no avanza.....estamos en una discución circular.

Tu crees que los precios se pueden bajar o arreglar mágicamente, y yo te incisto que los SdA modernos son MUY CAROS de comprar y operar.

Te insisto en que el único dato que "creemos" saber es el FX-2, con sus "supuestos" 2.200 MMUS$...con los cuales NO se logra lo que a ti te gustaría.

Ya di mis opiniones y datos, incluida una opinión de compra.

Saludos cordiales,




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

#89 Mensagem por Luís Henrique » Seg Mai 22, 2006 5:20 pm

Tu crees que los precios se pueden bajar o arreglar mágicamente, y yo te incisto que los SdA modernos son MUY CAROS de comprar y operar.

Te insisto en que el único dato que "creemos" saber es el FX-2, con sus "supuestos" 2.200 MMUS$...con los cuales NO se logra lo que a ti te gustaría.

Ya di mis opiniones y datos, incluida una opinión de compra.


Não é no meu gosto. O que foi noticiado é que o FX2 teria um investimento de U$ 2,2 bi para 36 a 42 aeronaves novas.

Também vimos que as aeronaves consideradas foram F-35, EF, Su-37 e Rafale.

Ou seja, não fui eu quem disse, isto de 36 a 42 aeronaves também foi noticiado, não fui eu que falei que daria para comprar isto.

OK?

Sobre ser caro ou não, eu não estou defendendo uma aquisição pesada de Su-37 ou Rafale. Estou defendendo uma aquisição, conforme noticiado do FX2 e uma complementação com aeronaves mais baratas, de segunda mão, modernizadas, monomotoras. Apenas isto.

Poderia ser F-16MLU ou M2000-5mk2.

Ou ainda, poderá ser uma aeronave ainda mais leve como o F-50.

Não estou falando em comprar 126 Rafale. E sim os 36 ou 42 previstos + uma frota de aeronaves usadas.

Se nesses U$ 2,2 bi vierem 42 F-16C também esta de bom tamanho para mim Degan.

Eu so quero que venha alguma coisa moderna e que tenhamos acesso ao código fonte para termos independência na utilização e integração de armamentos.




Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

#90 Mensagem por Luís Henrique » Seg Mai 22, 2006 5:22 pm

Tu crees que los precios se pueden bajar o arreglar mágicamente, y yo te incisto que los SdA modernos son MUY CAROS de comprar y operar.


Degan, eu não quero mudar os preços, apenas faço considerações levando em conta a quantidade.

Não é você que disse que o preço do MLU baixou devido a maior quantidade de pedidos????

Então se 10 F-16 sai cada um por U$ 54 mi, porque para uma quantidade 4 x maior não poderia custar um poquito menos. :wink:




Responder