FX

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

AMANHÃ!!!!

#361 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qui Mai 13, 2004 7:55 pm

FORÇA AÉREA

Licitação será decidida amanhã

BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá reunião amanhã com a área militar para decidir sobre a licitação para a compra dos jatos supersônicos da Força Aérea Brasileira. Como próximo passo para realizá-la, o governo deverá marcar a data da reunião do Conselho de Defesa Nacional, a fim de deliberar sobre a compra dos jatos, caso a concorrência não seja adiada..

Fonte: JBOnline




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Spetsnaz
Sênior
Sênior
Mensagens: 1967
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 10:30 pm

#362 Mensagem por Spetsnaz » Qui Mai 13, 2004 8:17 pm

sei não viu...

any way ... foda-se ... esse FX já enxeu o SACO .... tipo.. podem até anunciarem.. quero ver o dia q um avião do FX vai vuar no Brasil.. dai só assim eu vou acreditar... :?




Avatar do usuário
Slip Junior
Sênior
Sênior
Mensagens: 3291
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 6:00 pm
Agradeceram: 1 vez

#363 Mensagem por Slip Junior » Sex Mai 14, 2004 1:01 am

Vinicius Pimenta escreveu:Talvez o Slip ou o César possam escrever sobre as vantagens do Gripen, isto é, se ainda tiverem alguma paciência com esse assunto.

Paciência, eu tenho de sobra; o que anda faltando muito é tempo. De qualquer forma, quem estiver interessado pode dar uma pesquisada em outros tópicos aqui do fórum (como o Programa F-X e vários outros) onde eu já postei várias coisas sobre as vantagens e desvantagens de cada um desses modelos no meu ponto de vista.

Abraços




Avatar do usuário
Slip Junior
Sênior
Sênior
Mensagens: 3291
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 6:00 pm
Agradeceram: 1 vez

#364 Mensagem por Slip Junior » Sáb Mai 15, 2004 12:15 pm

Lula e Viegas discutem data da licitação de caças

Na próxima quarta-feira o presidente Lula deverá se reunir com o ministro da Defesa, José Viegas, para discutir o que poderá ser feito em relação a licitação para a compra dos aviões de combate (FX). A partir deste encontro, o presidente poderá determinar escolha da data da reunião do Conselho de Defesa Nacional, órgão que, junto com Lula definirá o que será feitoem relação ao projeto. Na quinta-feira, Lula e Viegas se reuniram no Palácio do Planalto. Há dois meses, conforme antecipou o Estado, o governo havia sinalizado com o adiamento da concorrência. Isso irritou as concorrentes.

Fonte: O Estado de São Paulo via NOTIMP/FAB

Abraços




Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#365 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sáb Mai 15, 2004 12:49 pm

Irritou coisa nenhuma. Acho que esses jornalistas, na falta de mais alguma coisa concreta pra dizer, colocam qualquer coisa pra dar mais linhas nas notas.

Bem, quarta-feita? Essa porcaria não vai sair nunca.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Fuznav
Júnior
Júnior
Mensagens: 28
Registrado em: Sex Mar 12, 2004 5:18 pm

#366 Mensagem por Fuznav » Sáb Mai 15, 2004 1:22 pm

Segundo o site defesanet o resultado será em 60 dias.




Avatar do usuário
Slip Junior
Sênior
Sênior
Mensagens: 3291
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 6:00 pm
Agradeceram: 1 vez

#367 Mensagem por Slip Junior » Sáb Mai 15, 2004 1:23 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Irritou coisa nenhuma. Acho que esses jornalistas, na falta de mais alguma coisa concreta pra dizer, colocam qualquer coisa pra dar mais linhas nas notas.

Bem, quarta-feita? Essa porcaria não vai sair nunca.

Pode até ser que não tenha irritado os concorrentes, mas parece que mexeu de sobre-maneira com os nervos de alguém. :roll: :wink: :lol:

Abraços




Avatar do usuário
drakonwulf
Júnior
Júnior
Mensagens: 89
Registrado em: Qua Mar 03, 2004 12:57 pm
Localização: London Uk
Contato:

#368 Mensagem por drakonwulf » Sáb Mai 15, 2004 3:49 pm

eu to dizendo, como sou o grande Nosfudemos(versao pirateada do nostradamus) eu estou prevendo q isso ainda sai antes desse seculo terminar, diria q ainda sai antes de 2095!!




Imagem
César
Sênior
Sênior
Mensagens: 4297
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 7:14 pm
Localização: Florianópolis
Contato:

#369 Mensagem por César » Sáb Mai 15, 2004 9:52 pm

Quarta-feira... Sei não.

Não gostaria. Eu não tenho sorte na Quarta-Feira, deve ser por que Saturno entrou na órbita de Netuno e o Sol está no quarto mingüante, segundo a Astrologia. :D

É capaz eles usem essa desculpa acima para adiar por mais um mês! :P

Abraços

César




"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
Avatar do usuário
drakonwulf
Júnior
Júnior
Mensagens: 89
Registrado em: Qua Mar 03, 2004 12:57 pm
Localização: London Uk
Contato:

#370 Mensagem por drakonwulf » Seg Mai 17, 2004 4:39 pm

drakonwulf escreveu:eu to dizendo, como sou o grande Nosfudemos(versao pirateada do nostradamus) eu estou prevendo q isso ainda sai antes desse seculo terminar, diria q ainda sai antes de 2095!!

ok... eu admito...errei, deois de ler uma reportagem na defesanet...
tenho certeza total q deve sair em meados do proximo seculo!




Imagem
Avatar do usuário
Fox
Sênior
Sênior
Mensagens: 1405
Registrado em: Qui Mai 01, 2003 11:44 pm
Localização: São Paulo

#371 Mensagem por Fox » Seg Mai 17, 2004 5:00 pm

Choque de interesses atrasa compra de caças

Governo tem dificuldade para conciliar requisitos da FAB, vantagens comerciais e desejos da indústria nacional

Ricardo Balthazar, Vanessa Adachi e
Sergio Leo De São Paulo e Brasília


Parecia uma barbada. No início do ano passado, tudo sugeria que a Embraer estava prestes a ser declarada vencedora da concorrência aberta pela Força Aérea Brasileira (FAB) em 2001 para comprar 12 caças novos. A empresa oferecia um bom avião, tinha contatos em Brasília e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se apresentava como seu aliado.

Passou mais de um ano e o processo de seleção dos caças continua emperrado. Lula mandou suspender a concorrência dois dias após a posse. Só em outubro os aviões oferecidos voltaram a ser avaliados. Uma comissão formada por oito ministérios apresentou um relatório em março. Para que Lula decida, ele precisa convocar uma reunião do Conselho de Defesa Nacional. Ninguém sabe quando ela ocorrerá.

Rumores de vários tipos têm proliferado por causa dessa indecisão. O boato mais insistente na semana passada garantia que a definição de Lula era iminente. Mas assessores do presidente e um integrante do conselho ouvidos pelo Valor manifestaram ceticismo. Segundo eles, não haveria tempo para convocar os dez integrantes do conselho antes do fim de semana, quando Lula inicia uma viagem para a China.

A disputa demora para chegar a um desfecho por vários motivos. Avaliado em US$ 700 milhões, o negócio é mais complicado do que Lula imaginava na campanha eleitoral, quando deu seguidas demonstrações de afeto pela Embraer. "A transferência da decisão para a esfera política ampliou as pressões sobre o governo", diz um brigadeiro da reserva que acompanhou de perto a fase inicial do processo de seleção.

A escolha depende de muitos critérios. Além das características técnicas e do poder de fogo dos aviões, têm sido avaliadas as tecnologias que os fabricantes prometem transferir ao país e as contrapartidas comerciais que eles oferecem para tornar suas propostas mais atraentes. Há também aspectos políticos. O governo se preocupa com a avaliação da opinião pública sobre o negócio e deseja que o projeto traga benefícios para a indústria nacional, e não só para os fabricantes estrangeiros dos caças.

Cada um dos concorrentes se destaca mais que os outros em algum critério e por isso ficou difícil escolher. Há simpatia na Aeronáutica pelo russo Sukhoi 35, o mais potente da disputa. Mas existem dúvidas sobre a capacidade dos seus fabricantes de garantir a manutenção dos aviões. O anglo-sueco Gripen também tem sido bem avaliado. Mas seu alcance é menor e há algumas incertezas sobre a transferência das tecnologias mais sensíveis.

A questão do controle dos sistemas e dos armamentos é tão importante para a FAB que parece ter empurrado para o fim da fila o americano F-16C, o caça mais vendido do mundo. Os Estados Unidos impõem restrições à transferência de códigos de computador e mísseis. Outro que é mal avaliado é o russo MiG-29, cujos patrocinadores só aparecem no Brasil de vez em quando.

O caça oferecido pela Embraer, em parceria com sua sócia francesa Dassault, está longe da predileção dos pilotos da FAB. O avião é a última versão de um modelo projetado há décadas. Sistemas e armamentos são de última geração, mas os militares desconfiam da disposição dos franceses de transferir seu controle. Para a Embraer, o pacote é o que oferece melhores condições de transferência de tecnologias.

Quarta maior fabricante de aviões do mundo, a Embraer é a empresa nacional mais bem aparelhada para absorver e adaptar as tecnologias que virão com os caças da FAB. Para ganhar a simpatia do governo, todos os consórcios estrangeiros prometem fazer parcerias com a Embraer se ela for desclassificada. A empresa tem desprezado esses acenos. Ela acha que seria tratada como simples coadjuvante pelos rivais.

Outros concorrentes também fizeram alianças com indústrias nacionais. Os russos do Sukhoi prometem construir um centro de manutenção com a Avibras. Mas a Avibras vive uma situação financeira frágil e sua experiência no ramo é muito menor. "Não há lugar para dois fabricantes de aviões num país como o Brasil", afirmou em março o vice-presidente de relações internacionais da Dassault para a área de defesa, Yves Robins, num debate sobre o assunto realizado em São Paulo.

Outro complicador é a importância que as compensações comerciais e outras contrapartidas ganharam na concorrência. Junto com os Sukhoi, os russos oferecem ajuda para tirar do chão o programa espacial brasileiro e prometem importar US$ 3 bilhões em produtos nacionais. "O acordo na área espacial já vinha sendo discutido, mas certamente avançará mais se o Brasil optar pelo Sukhoi", diz o consultor Luiz Mauro de Camargo, representante do governo russo na disputa.

Os suecos prometem milhões de dólares em investimentos de empresas do grupo Investor, que controla a Saab, fabricante do Gripen, e tem ações de indústrias estabelecidas no Brasil, como a Ericsson, a Electrolux e a Scania. "Reforçamos esse aspecto da proposta ao atualizá-la no ano passado", diz o vice-presidente da Gripen para o Brasil, Erik Hjelm.

A preocupação do governo com a opinião pública também contribui para emperrar o processo. Lula foi muito criticado no ano passado, quando aprovou um gasto de US$ 57 milhões para comprar um Airbus novo para a Presidência. Quando a concorrência da FAB foi suspensa em 2003, o governo disse que precisava do dinheiro para combater a fome, mas a desculpa foi esquecida assim que as propostas dos caças voltaram a ser analisadas.

A situação ficou tão complicada que começaram a aparecer idéias curiosas. Uma das sugestões levadas à Aeronáutica prevê que ela desista da concorrência, compre aviões usados que os fabricantes poderiam reformar em poucos meses e volte às compras em alguns anos. "Se a FAB esperar, logo ela poderá comprar caças melhores do que os oferecidos até aqui, por um preço parecido com o que se dispõe a pagar hoje", afirma o diretor da americana Lockheed, Richard Singer.

http://www.defesanet.com.br




Bandeira que é o nosso espelho!
Bandeira que é a nossa pista!
Que traz no topo vermelho,
O coração do Paulista!


Guilherme de Almeida
Spetsnaz
Sênior
Sênior
Mensagens: 1967
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 10:30 pm

#372 Mensagem por Spetsnaz » Seg Mai 17, 2004 5:09 pm

"Se a FAB esperar, logo ela poderá comprar caças melhores do que os oferecidos até aqui, por um preço parecido com o que se dispõe a pagar hoje", afirma o diretor da americana Lockheed, Richard Singer.


aff eu num li issu...

bão já que é assim eh melhor a fab espera uns 80 anos e compra 12 F/A-22 ..... :roll: ...




Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

#373 Mensagem por Luís Henrique » Seg Mai 17, 2004 6:35 pm

Eu acho que temos que comprar logo esses aviões. Na minha opnião o Su-35 ou o Gripen, mas que ganhe o que oferecer maior transferência de tecnologia, pois com isso poderemos desenvolver os nossos próprios caças, sozinhos ou fazendo parcerias com a Russia por exemplo.

Essa conversa que devemos esperar e comprar no futuro onde poderiamos ter caça melhores que os atuais pelo mesmo preço é lorota.

E se daqui 3 anos um país resolve nos atacar?
nós vamos nos defender com os sucatões.
da licensa.
isso é revoltante.

Temos que comprar logo esses aviões e dar inicio o mais rápido possível a um projeto nacional de construção de um avião de 5ª geração, assim como mísseis de médio e longo alcance.

t+




Avatar do usuário
drakonwulf
Júnior
Júnior
Mensagens: 89
Registrado em: Qua Mar 03, 2004 12:57 pm
Localização: London Uk
Contato:

#374 Mensagem por drakonwulf » Seg Mai 17, 2004 7:48 pm

Luís Henrique escreveu:Eu acho que temos que comprar logo esses aviões. Na minha opnião o Su-35 ou o Gripen, mas que ganhe o que oferecer maior transferência de tecnologia, pois com isso poderemos desenvolver os nossos próprios caças, sozinhos ou fazendo parcerias com a Russia por exemplo.

Essa conversa que devemos esperar e comprar no futuro onde poderiamos ter caça melhores que os atuais pelo mesmo preço é lorota.

E se daqui 3 anos um país resolve nos atacar?
nós vamos nos defender com os sucatões.
da licensa.
isso é revoltante.

Temos que comprar logo esses aviões e dar inicio o mais rápido possível a um projeto nacional de construção de um avião de 5ª geração, assim como mísseis de médio e longo alcance.

t+


os nossos avioes estao em bom estado para combate! incluindo os mirages... cara... quando o mirage engajar no combate, e o aviao inimigo estiver atras em um provavel dogfight, ele tera q manobrar muito!!! pois tem q desviar das pecas q estao caindo...e provavelmente de uam explosao... tbm a infataria teria q tomar cuidado com pecas q "caem" hehe ...cara, eh inadimissivel vc falar isso dos avioes atuais, eles aguentam, ate 80 anos...bom... dependendo da quantidade de pecas em estoque uhauheuhauheuhae


serio agora cara...se o brasil esperar mais, ja era...nao da... realmente nao da...tem q sair logo...o brasil ja espero d++




Imagem
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

#375 Mensagem por Luís Henrique » Seg Mai 17, 2004 11:46 pm

hahahahahahahahahahahahahahha

é a pura verdade drakonwulf.
pensando bem estou mudando de idéia, acho que deveriamos manter os mirage sucatão, assim no caso de um ataque os inimigos teriam um colapso de riso e acabariam perdendo o controle do avião.

hahahahahahaha

mas falando sério isso é revoltante.
depois de tanto tempo esperando... só faltava essa.
Po, é só mostrar para o povo que isso gerará emprego, trará tecnologia para o Brasil que é muito importante não só para a defesa como para muitas áreas. Dará condições de projetos nacionais, o que aumentara as exportações do país em bens tecnológicos de valor agregado.
Isso poderá ajudar o Brasil a dar um salto na tecnologia...aviação militar, aviação civil, programa espacial, e tantos outros.

sem falar que seria muito bom ver que o Brasil tem caças de 4ª geração... poucos mas tem... isso seria muito bom.

t+




Responder