Luís Henrique escreveu:Luis,
O Chile acabou de pagar US$ 10 mi por F-16 MLU, então por que alguém pagaria esse valor por um AMX-M ou mesmo um pouco menos por um F-5M???
O MLU no F-16 chileno é da década de 90. Obviamente, não estou dizendo que o A-1M seja superior, estou dizendo que é um avião bem diferente e com modernização mais recente.
Estes MLU por U$ 10 mi estão acabando, se é que ja não acabaram. Sabemos que custa mais de U$ 10 mi a modernização, fora o preço da aeronave, hoje em dia.
O Chaves queria comprar A-1 novo por mais de U$ 20 mi a unidade, porque não pagaria U$ 10 mi em um usado modernizado.
Lembre-se que o Chaves por exemplo, não pode comprar nenhum F-16.
Além disto, o A-1M poderia vir equipado com MAA-1B e algumas outras cositas. Aliás, estou contando também que venham as peças de reposição, todos os sobressalentes da FAB.
Sobre os F-5M a mesma coisa. Nós pagamos acho que U$ 3,5 nele sem modernização e + uns U$ 7 mi pela modernização será gasto. Então U$ 8 mi não é muito para uma aeronave moderna e barata de manter. Sem falar que ai está incluso os sobressalentes etc..
Com a entrada em operação do F-35 a tendência é que uma certa qt de F-16 sejam ofertados no mercado de aeronaves usadas.
Isto vai demorar. E sabemos do interesse da Argentina pelo F-5. Como ela, tem muitos outros países que gostam deste avião, por ser barato de manter e fácil de operar, e com a nossa modernização, eficiente no serviço.
Boa noite!Interessante as sugestões de compras, 168 MK2 e por aí a fora só não dizem como a FAB vai operar isto tudo......
Srs. ,por favor, com todo o respeito que todos aqui forum merecem, PAREM de sonhar, mesmo que os recursos alocados em defesa voltassem aos patamares do final da decada de 70, não há a mínima possibilidade de se manter uma estrutura destas. Se querem mudar alguma coisa que realmente fará diferença, sugiro um debate emplo sobre a estrutura da força e a eleição de prioridades.
Vou exemplificar a FAB tem hoje aproximadamente 80 brigadeiros na ativa, sabem quantos tem na RAF? 16
A RAF fecha esquadrões e bases(independente da fama e da tradição que tenham) que não pode sustentar com operacionalidade, se adapta rapido as mudanças de estrutura necessárias, elege prioridades e principalmente, faz acontecer.
Juarez, estou fazendo uma observação em cima do que a FAB pretende e que ja foi divulgado diversas vezes. Talvez algumas coisas ainda não sejam oficiais, mas existe a notícia.
Veja, atualmente estamos modernizando os F-5 e no futuro os A-1 serão modernizados. Os M-2000 começam a chegar este ano e a FAB planeja adquirir de 36 a 42 aeronaves novas no FX2 e recebe-las a partir de 2011.
Também foi anunciado o interesse da FAB em adquirir e modernizar mais 25 F-5 para complementar a frota.
Então vamos aos números: 80 F-5M + 53 A-1M + 12 M2000C + 42 Rafale.
Ou seja, segundo as notícias, a FAB planeja a partir de 2011 contar com isto ai, totalizando 187 aeronaves.
A proposta de 168 M2000 é até inferior. Digamos que os 25 F-5 adicionais não venham, então a FAB teria 162 aeronaves, então 168 M2000 esta um pouco a mais, mas a viagem não é tão grande assim, concorda?
O custo operacional do A-1 e do F-5 é menor que o custo operacional do M2000. OK?
O custo operacional do Rafale é maior que o custo operacional do M2000. OK?
Agora, o custo logístico de se usar apenas uma aeronave acaba diminuindo também o custo operacional. Equipamentos, sobressalentes e técnicos apenas para uma aeronave reduz em muito os gastos. OK?
Agora, como quantificar isto tudo. O custo de quantos F-5 ou A-1 equivale ao custo de 1 M2000. O custo de quantos M2000 equivale ao custo de 1 rafale???????????????????????????????????
Não sei. Alguém teria as informações ai?
Vamos supor:
Custo do A-1 e do F-5 na média = U$ 1.000 hora
Custo do M2000 na média = U$ 2.000 hora
Custo do Rafale na média = U$ 3.500 hora
80 F-5 = U$ 80.000 por hora
53 A-1 = U$ 53.000 por hora
12 M2000C = U$ 24.000 por hora
42 Rafale = U$ 147.000 por hora
Total de 187 aeronaves e U$ 304.000 por hora
ou
168 M2000 = U$ 336.000 por hora
Não sei, estou apenas fazendo um exercício mental. Apenas sei que o F-5 e A-1 tem custo operacional menor e que o Rafale tem um custo operacional maior. Agora, uma única aeronave reduz os custos.
Talvez alguém tenha os valores corretos. Coloquem ai. O que sei, é que a diferença não seria tão assustadora assim. O custo operacional ficaria mais caro, mas o ganho em capacidade seria enorme.
Boa tarde! Caro amigo Luiz henrique, que bom que as coisas fossem cfe teu raciciocinio, mas...... Se permite vou te colocar algumas informações:
Forças aéreas com maiores orçamentos e tecnologia que A FAB (RAF, RCAF, Força Aérea Sueca e etc...) estão reduzindo o n° de vetores e padronizando o máximo possível, porque isto tão acirradamente agora?
Por duas razões fortes, primeira delas, o foco da guerra mudou e a segunda questão a mais forte a meu ver. O Custo de manter as aeronaves com o atual estãgio de eletrônica embarcada e o custo de manutenir tais está se tornando insuportável para todas as forças. Por isto diminuir, qualificar para ter operacionalidade.O que siguinifica operacionalidade:
1 Ter a aeronave com disponibilidade aceitável.
2 Ter condições de se poder voar o mínimo aceitável.
3 Manter esta aeronave up date dentro da disponibilidades tecnológicas
4 Acesso Informações e adestramento constante aos pilotos
Isto tudo aí custa muito dinheiro, que hoje ao meu modesto ver está muito mal direcionado dentro da FAB.
Exemplifico: No mes passado a disponibilidade de C 130 ficou reduzida a aprox 5 aeronaves durante um curto período, porque? Porque o pessoal do Gordo, do Cascavel, Barão, Coral, voou o dobro do previsto e aí o planejamento de manutenção foi para as cucuias. Aí voce pergunta? mas como isso foi acontecer? Eu te respondo; Lulair( a maior parte diga-se de passagem), Projeto Randon , Haiti, Sivam, Timor, Antartica e muito mais que nem dá para falar abertamente...
Não tão difícil assim pasarmos a um patamar muito melhor do que estamos e olha que já melhorou muiiito nos últimos 5 anos. Basta querer mudar estruturas arcaicas, protecionistas e estaganadas.
Grande abraço
4.
Talvez seja uma viagem, pois ficaremos mesmo com F-5, A-1, M2000C e FX2, mas em custos acho que ficaria muito próximo.