Violência em São Paulo

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Plinio Jr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5278
Registrado em: Qui Fev 20, 2003 10:08 pm
Localização: São Paulo - SP
Agradeceram: 1 vez

#91 Mensagem por Plinio Jr » Seg Mai 15, 2006 8:51 pm

Tudo que estamos vendo, não é fruto somente do descaso do governo estadual com a segurança como tbm de senadores, deputados federais entre outros em não disponibilizar a sociedade, leis que tenham o devido rigor contra marginais e dar a polícia o poder que ela tem que ter e não ficar acuada como vemos no momento.

Causa-me estranheza ver gente criticando o governo do estado de SP pelo episódio, lembrando que o caos está em todos os estados do país, envolvendo governos do PSDB, PT, PMDB entre outras sopas de letrinhas.

E a pior vergonha, começa por um presidente corrupto, frouxo, com seu séquito igualmente corrupto, preocupando-se em eternizar no poder neste país, acredito que ele deva estar com inveja agora, vendo seus rivais (PCC) em evidência no momento em todos os meios de comunicação do país.




¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
Avatar do usuário
Clermont
Sênior
Sênior
Mensagens: 8842
Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
Agradeceu: 632 vezes
Agradeceram: 644 vezes

#92 Mensagem por Clermont » Seg Mai 15, 2006 9:41 pm

ANTES DOS ATAQUES, 12 MIL DETENTOS FORAM SOLTOS - Associação dos Oficiais da PM diz que transferência de chefes de facção criminosa no período de indulto foi um erro

Germano Oliveira - O GLOBO, 15/05/2006

. SÃO PAULO. As autoridades responsáveis pela segurança de São Paulo cometeram uma série de erros trágicos que deram início à maior revolta de presos na História do país. O principal erro, segundo a Associação dos Oficiais da Polícia Militar de São Paulo, que representa os 90 mil PMs paulistas, foi o governo dar início ao processo de endurecimento contra os chefes das quadrilhas eu dominam o crime organizado na última sexta-feira, exatamente quando o Poder Judiciário havia concedido indultos a 12 mil presos para que eles passassem o Dia das Mães em casa.

Com isso, os chefes da principal organização criminosa do estado passaram a contar com um verdadeiro exército de soldados do crime nas ruas para executar as ordens que vinham dos presídios, transmitidas por celulares de dentro das 100 unidades prisionais do estado.

- o ex-presidente americano Abraham Lincoln já dizia que quando os estrategistas falham, os solddos é que morrem. Na verdade, endurecer com os chefes das quadrilhas nas cadeias era importante. O que não podia era endurecer com eles exatamente quando eles tinham 12 mil soldados nas ruas para passar o Dia das Mães em liberdade – disse ontem o major Sérgio Olímpio Gomes, diretor da Associação dos Oficiais da Polícia Militar de São Paulo, lamentando a morte de 35 PMs, dos 55 mortos nas últimas 48 horas de guerra em São Paulo.

Governo sabia de motins, diz major

O pior, segundo o major da PM, é que o governo havia sido avisado que os presos fariam as rebeliões em massa neste fim de semana, Dia das Mães, mas não traçou um plano para proteger os policiais nas ruas e as unidades atacadas pelos bandidos soltos nas ruas e as unidades atacadas pelos bandidos soltos nas ruas.

- Esta foi a maior tragédia da história, fruto da incompetência dos gestores da segurança pública. O governo sabia que haveria os motins, mas não tinha idéia da proporção que ela atingiria. As autoridades transferiram para o presídio de Presidente Wenceslau os 760 principais chefes, mas não impediram que eles se comunicassem por celulares antes e organizassem toda a ação, decidida dias antes da transferência. Esqueceram de bloquear celulares. A transferência dos presos foi a senha dos bandidos para iniciarem essa ofensiva sem precedentes – disse o major Olímpio.

Segundo ele, os 760 chefes do crime organizado que estão presos já deveriam ter sofrido represálias desde 2001, quando fizeram as 29 rebeliões e colocaram o sistema penitenciário em xeque.

Os presos tem contas bancárias em nomes de advogados, parentes e namoradas fora dos presídios, segundo Olímpio. Com esse dinheiro, fruto de roubos e assaltos a bancos, eles compram privilégios nas cadeias, onde entram drogas, mulheres, armas, celulares.

- Agora que o governo resolveu endurecer, eles não aceitaram perder essas regalias e deram a resposta. Só que a resposta foi dada em cima de soldados, policiais civis que estavam de folga, mortos em casa, com suas famílias, indefesos. A maioria que estava de folga nem receberá os R $ 100 mil de indenização por morte em serviço – disse o major. – Os chefes deveriam ser confinados sim, mas nunca às vésperas do dia das mães em que as cadeias estariam lotadas e também não um dia depois da Justiça dar indulto aos presos, o que aos policiais acabou sendo um insulto.

Presos querem visita íntima e TV para ver a Copa – criminosos cobram o fim do regime rígido

SÃO PAULO E PRESIDENTE PRUDENTE. Os oitos principais chefes do crime organizado que dominam as cadeias paulistas, entre eles Marcos Camacho, o Marcola, foram ouvidos pela Secretaria de Segurança de São Paulo na noite de sexta-feira. Segundo a Associação dos Oficiais da Polícia Militar, eles reivindicaram o direito a visitas íntimas nos presídios de segurança máxima; o fim do Regime Disciplinar Diferenciado (RDD), que endurece as regras para os presos dentro das penitenciárias; e até que a Secretaria de Assuntos Penitenciários destine 60 aparelhos de televisão para que eles possam assistir aos jogos da Copa do Mundo.

- A principal reivindicação dos rebelados é que o governo recue e acabe com o RDD. Esse regime é o mesmo que mantinha o traficante Fernandinho Beira-Mar com regras rigorosas no presídio de Presidente Venceslau e contra o qual ele se insurgiu, entrando até na Justiça para poder voltar para o Rio e acabou obtendo transferência para Brasília. Por esse sistema, os presos não têm visita íntima, só podem tomar sol uma vez por dia e algemados, têm celas individuais, não podem ler jornais, ver TV ou escutarem rádio. Ou seja, eles ficam realmente presos – diz o major da PM Sérgio Olimpio Gomes, diretor da associação.

O major espera que o governo não ceda, pois, caso contrário, se perderá o controle nas prisões.

- Cadeia no mundo todo é vista como lugar de punição. No Brasil, não. Os presos levam vida de rei, com dinheiro, mulheres e drogas. Foi cedendo para eles em outros momentos que o governo do PSDB de Alckmim levou o quadro à atual situação – diz o major.

O Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo informou ontem que entrará na Justiça com uma ação de improbidade administrativa contra o governo paulista por não ter impedido as ações desencadeadas pela facção criminosa no fim de semana, como rebeliões em massa nos presídios e ataques a bases de segurança policiais. Para o sindicato, as ações do crime organizado “eram previsíveis, conforme anunciou o próprio estado”.

- O governo tenta passar uma imagem de segurança para a sociedade subestimando o crime organizado e criando um reino encantado que não existe – afirma a assessoria da entidade.

A assessoria de imprensa da Secretaria da Administração Penitenciária do Estado disse ontem que o secretário da pasta, Nagashi Furukawa, só se pronunciará sobre o assunto, inclusive para rebater as críticas do sindicato, após o fim das rebeliões.




Avatar do usuário
faterra
Sênior
Sênior
Mensagens: 5096
Registrado em: Qui Dez 15, 2005 10:25 pm
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 89 vezes
Agradeceram: 79 vezes

#93 Mensagem por faterra » Seg Mai 15, 2006 9:46 pm

O que todos nós brasileiros necessitamos neste momento é de união para podermos combater este ataque vergonhoso e deixar de lado nossas farpas e pequenez, ao ficarmos apontando, neste momento, este ou aquele partido ou autoridade como culpados de tal situação. O momento para esta troca de competência já passou. Ficou lá atrás, bem antes destes ataques começarem. E foram tão inúteis quanto as ações que deveriam ser tomadas pelas nossas autoridades, sejam de que partido forem. Espero que, após debelada esta situação, possamos IMPLANTAR neste país uma política inteligente e séria de segurança pública. O tempo da DISCUSSÃO já passou. Ou isto, ou o caos. Não temos mais escolha e muito menos tempo para perder. Com relação à incompetência de nossas autoridades poderemos, em breve, julgá-la e colocá-la em seu devido lugar. Não vamos fazer desta tragédia um palco político. Não vamos nos igualar aos inconseqüentes. Tem muita gente morrendo em conseqüencia de nossa negligência.




Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
Avatar do usuário
Clermont
Sênior
Sênior
Mensagens: 8842
Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
Agradeceu: 632 vezes
Agradeceram: 644 vezes

#94 Mensagem por Clermont » Seg Mai 15, 2006 10:57 pm

A mais recente estatística revela que dos trinta e nove bandidos mortos, até agora, em São Paulo, quinze tinham sido indultados um dia antes pelo Judiciário paulista, por causa dos Dia das Mães.

Suponho que cada um desses, precisou da assinatura de um magistrado. Seria muito bom que os nomes desses juízes viessem à público, né não?




Avatar do usuário
fredom
Sênior
Sênior
Mensagens: 777
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 8:41 pm
Localização: Brasilia

#95 Mensagem por fredom » Seg Mai 15, 2006 11:58 pm

aparentemente, o numero de atentados vem reduzindo ao passar da noite, creio eu q amnha as coisas ja´estarão melhores, o gás da bandidagem ja chegou ao fim dps que começaram a abater eles :twisted: amanha vai ter uma reuniao de todos os secretarios de securança publica quero so ver o q eles vao trazer de novidade(provavelmente nada)




Imagem
Avatar do usuário
Morcego
Sênior
Sênior
Mensagens: 9018
Registrado em: Sáb Mai 01, 2004 12:27 pm
Localização: Santos/SP
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

#96 Mensagem por Morcego » Seg Mai 15, 2006 11:59 pm

SENHORES

o principal problema desse governo neo-liberal ((coisa que acho que não É)) é pedir benção a PASTORAL CARCERARIA quando nomeia os SECRETÁRIOS da ADM penitenciária E da SEGURANÇA PÚBLICA.

Isto posto, EVIDENTE que o governo TB neo-liberal do PT, nunca contribuiu para a resolução do problema, visto que: ONDE ESTÃO OS PRESIDÍOS DE SEGURANÇA MAXIMA ((4)) que o Sr. muLLa prometeu entregar no PRIMEIRO ano de SEU GOVERNO?

Senhores muito cuidado com a mistura de ELEIÇÕES e Segurança PÚBLICA.

podem colocar ADOLF HITLER para SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA, mas se continuarmos com VISITAS INTÍMAS e INDULTOS, nada vai acontecer.

quando um POLICIAL entra em confronto ((tiros MUITOS aqui não aguentariam a realidade de um tiroteio na frente dos olhos, mas estão aqui dando pitácos SOBRE O QUE NÃO ENTENDEM)) e vence ELE É retirado das ruas por um longo tempo, É OBVIO que dessa forma estamos colocando NOSSOS melhores homens FORA DO COMBATE.

ou pq MORREM, ou pq OS PUNIMOS.




Avatar do usuário
antunsousa
Avançado
Avançado
Mensagens: 506
Registrado em: Seg Mar 20, 2006 11:43 pm
Localização: Santo André - SP - Brasil
Agradeceram: 1 vez

#97 Mensagem por antunsousa » Ter Mai 16, 2006 12:08 am

morcego escreveu:SENHORES

o principal problema desse governo neo-liberal ((coisa que acho que não É)) é pedir benção a PASTORAL CARCERARIA quando nomeia os SECRETÁRIOS da ADM penitenciária E da SEGURANÇA PÚBLICA.

Isto posto, EVIDENTE que o governo TB neo-liberal do PT, nunca contribuiu para a resolução do problema, visto que: ONDE ESTÃO OS PRESIDÍOS DE SEGURANÇA MAXIMA ((4)) que o Sr. muLLa prometeu entregar no PRIMEIRO ano de SEU GOVERNO?

Senhores muito cuidado com a mistura de ELEIÇÕES e Segurança PÚBLICA.

podem colocar ADOLF HITLER para SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA, mas se continuarmos com VISITAS INTÍMAS e INDULTOS, nada vai acontecer.

quando um POLICIAL entra em confronto ((tiros MUITOS aqui não aguentariam a realidade de um tiroteio na frente dos olhos, mas estão aqui dando pitácos SOBRE O QUE NÃO ENTENDEM)) e vence ELE É retirado das ruas por um longo tempo, É OBVIO que dessa forma estamos colocando NOSSOS melhores homens FORA DO COMBATE.

ou pq MORREM, ou pq OS PUNIMOS.


É. E além disso, ganham mal e são obrigados a ouvir o blablablá paz e amor da cambada dos direitos humanos.




Avatar do usuário
faterra
Sênior
Sênior
Mensagens: 5096
Registrado em: Qui Dez 15, 2005 10:25 pm
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 89 vezes
Agradeceram: 79 vezes

#98 Mensagem por faterra » Ter Mai 16, 2006 12:16 am

O Congresso retirou das respectivas gavetas os projetos para reforma e melhorias do sistema penal e/ou penitenciário brasileiro. Só assim para se tomar uma atitude no Brasil. Só espero não ter que esperar muito para ver o vai sair.
Por quê o governo de São Paulo está mantendo esta atitude arredia em aceitar ajuda do governo federal? A situação do estado é de guerra e ele não tem muitas opções no momento. Seu aparato policial, no momento, está na defensiva. Ele não está acreditando seriamente que a situação está sob controle, será? Só se for sob o controle do PCC.




Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
Avatar do usuário
xupacabr@
Avançado
Avançado
Mensagens: 602
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 6:19 pm
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

#99 Mensagem por xupacabr@ » Ter Mai 16, 2006 12:20 am

Clermont escreveu:A mais recente estatística revela que dos trinta e nove bandidos mortos, até agora, em São Paulo, quinze tinham sido indultados um dia antes pelo Judiciário paulista, por causa dos Dia das Mães.

Suponho que cada um desses, precisou da assinatura de um magistrado. Seria muito bom que os nomes desses juízes viessem à público, né não?


A lei do indulto é imbecil... o juiz cumpre a lei... pois não lhe resta alternativa...




Conheça os livros que muitos não querem que você leia:
http://www.livrariabrasil.net
Avatar do usuário
Clermont
Sênior
Sênior
Mensagens: 8842
Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
Agradeceu: 632 vezes
Agradeceram: 644 vezes

#100 Mensagem por Clermont » Ter Mai 16, 2006 1:08 am

xupacabr@ escreveu:A lei do indulto é imbecil... o juiz cumpre a lei... pois não lhe resta alternativa...


Olha, pode até ser assim. Mas, por outro lado, uns anos atrás, em Mato Grosso, logo após a implantação da Lei dos Crimes Hediondos, foi noticiado que vários juízes não estavam cumprindo a lei e sentenciando traficantes de acordo com o novo código. Eu lembro que o Boris Casoy ficava indignado com isso, no tempo que ele trabalhava no SBT.

Ou seja, parece que para alguns juízes, as alternativas existem sim. Mas somente quando é do interesse deles.

De qualquer modo, pelo menos não há discussão de que essa lei de indultos é de uma imbecilidade a toda prova. E não só no Brasil, na Grã-Bretanha estourou um escândalo com um preso que também recebeu uma liberdade condicional e matou uma mulher.

A resposta do governo Tony Blair foi prometer um aperto nessas regras. Devia servir de exemplo nesse lado do Atlântico...




Avatar do usuário
Morcego
Sênior
Sênior
Mensagens: 9018
Registrado em: Sáb Mai 01, 2004 12:27 pm
Localização: Santos/SP
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

#101 Mensagem por Morcego » Ter Mai 16, 2006 1:19 am

no caminho da VINGANÇA:

Mãe e irmão de um dos líderes do PCC são fuzilados

Da Agência Estado:



"A mãe e o irmão de Marcelo Vieira, o Capetinha, um dos líderes do PCC, foram executados a tiros na zona norte de São Paulo por homens que se identificaram como policiais. Não há pistas sobre os autores dos tiros contra Maria Aparecida Floriano da Silva, de 63 anos, e seu filho Eduardo Floriano da Silva, de 23 anos.



Capetinha era o chefe do tráfico na região de Parada de Taipas e o gerente do PCC para a zona norte. É acusado de ter liderado o maior seqüestro no ano passado em São Paulo, o de um comerciante de Guarulhos cuja família pagou R$ 1,8 milhão de resgate - usado para financiar o tráfico.



Segundo a polícia, Capetinha foi o mandante de ataques contra bases da Polícia Militar ocorridos em janeiro em São Paulo e também da chacina de cinco membros de uma facção rival. O líder do PCC havia sido detido havia um mês e enviado à Penitenciária de Presidente Venceslau.



Na madrugada de ontem, os criminosos bateram na porta da casa da mãe de Capetinha. A obrigaram a ficar de joelhos e atiraram. Em seguida, mataram o rapaz".



quando os governos se acovardam fazendo ACORDOS com pastorais e criminosos, RESTA as forças de segurança usar a linguagem criminal, E AGORA é a hora de CHAMAR OS BANDIDOS para conversar

:twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

[072] [072] [072] [072] [072] [072] [072] [072] [072] [072] [072] [072] [072] [072] [072] [072] [072]




Avatar do usuário
rodman
Sênior
Sênior
Mensagens: 803
Registrado em: Seg Dez 26, 2005 5:30 pm
Localização: Santos SP
Agradeceram: 24 vezes
Contato:

#102 Mensagem por rodman » Ter Mai 16, 2006 1:55 am

"Guerra simétrica"




Avatar do usuário
Cmdt :Tomy Frankys
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 339
Registrado em: Seg Jun 20, 2005 5:23 pm

#103 Mensagem por Cmdt :Tomy Frankys » Ter Mai 16, 2006 2:13 am

Lembo descarta ajuda, mas Exército está de prontidão



Tânia Monteiro e Ana Paula Marra




BRASÍLIA - Apesar de o governo paulista ter rejeitado a ajuda das Forças Armadas para enfrentar os ataques do PCC, o Exército já está de prontidão desde a noite de sexta-feira no Estado de São Paulo. Integrantes do Alto Comando se dizem "extremamente preocupados" com a situação e avaliam que a participação do Exército serviria para reduzir a sobrecarga da Polícia Militar.

As tropas federais poderiam cuidar da segurança ostensiva nas ruas e nos pontos mais visados pelos bandidos, com delegacias. Com isso, de acordo com os comandantes militares, a PM poderia se concentrar em ações como o controle de rebeliões em presídios, a execução de mandatos de busca e apreensão ou a realização de batidas em favelas.

"Só o fato de aumentar a presença de militares e tropas nas ruas já melhora a situação porque, no mínimo, inibe o crime", disse um general. Para os militares, a "picuinha política está falando mais alto que a verdadeira preocupação com a população".

Em São Paulo, onde está sediado o Comando Militar do Sudeste, há 16 mil homens do Exército. No Vale do Paraíba, estão a Brigada Aeromóvel e a Brigada Paraquedista, tropas teriam condições de se deslocarem rapidamente para a região da capital do Estado. A avaliação dos militares é que, depois de três dias de violência, a situação chegou a um ponto "muito grave".


Governo de São Paulo decide não aceitar ajuda federal
O governo de São Paulo decidiu nesta tarde não aceitar a ajuda do Exército e da Força Nacional de Segurança Pública para controlar a violência no Estado. Ao anunciar a decisão, o governador Cláudio Lembo disse que as forças de segurança estaduais estão conseguindo controlar efetivamente a situação.

"Chegamos à conclusão de que o Exército, neste momento, é algo desnecessário e agradecemos ao governo federal por nos oferecer essa possibilidade", afirmou Lembo, em entrevista coletiva, ao lado do ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos.

O ministro da Justiça viajou para São Paulo para se encontrar com Lembo, a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para discutir medidas para debelar a crise de violência que atinge o estado desde a última sexta-feira. Em três dias de conflito, já ocorreram mais de 80 mortes.

Bastos disse que confia nas forças de segurança do estado de São Paulo, que darão conta de enfrentar a atual situação. Mesmo assim, o ministro assegurou ao governador que está à disposição do estado "tudo aquilo" que o governo tiver em matéria de força federal. "Se for necessário isso, e confiamos que não seja necessário isso, estará isso absolutamente à disposição do governo de São Paulo", ressaltou.

O governo, acrescentou Bastos, considera que "a crise está sendo enfrentada de maneira competente pelas forças de segurança estaduais, com a colaboração da Polícia Federal, que está cada vez mais ativa no compartilhamento, na parceria, e na cooperação".




Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#104 Mensagem por Rui Elias Maltez » Ter Mai 16, 2006 6:11 am

Aqui em Portugal foi noticiado que ontem foi um dia caótico em S. Paulo, já que com medo de mais assaltos e incêndios em autocarros de transportes públicos, muitas transportadoras acabaram por suspender os serviços de transporte, impedindo milhões de chegarem aos empregos.

Também foi referido que só cerca de 30% das escolas funcionaram já que a insegurança é muita e o medo das pessoas poderem ser vítimas de tiroteios e fogo cruzado, também.

Foi ainda referido que o Governo Federal perguntou se o Estado de S. Paulo quereria ajuda federal com o envio de militares, mas que o Governador do Estado recusou, argumentando que a situação estava mais controlada.

Hoje de manhã nas rádios, aqui em Portugal foi dito que aparentemente as situação estavam mais calma e que os motins nas cadeias estavam dominados.

No entanto, eu por mim, e em poucas palavras acho que há um gravíssimo problema de falta de autoridade do Estado em acudir a uma fractura social grave.

Lula, em Viena, e interrogado sobre os acontecimentos afirmou que esse é um trabalho de gerações que se combate com Educação e com investimento, para evitar bolsas de pobreza e que potenciam as situações de marginaidade.

Acho que se deveria trabalhar a 2 níveis.

No que foi referido pelo Presidente Lula da Silva, mas também encontrar formas de dar mais poderes às policias e reorganizar os seus dispositivos de modo a que possam actuar, dispensando o apoio das FA's.

Por outro lado, por mim acho que urge uma reforma penal que puna mais os desordeiros, e que as leis deixem de ser tão permissivas.

Deram uma "precária" a milhares de presos, por ocasião do Dia da Mãe, e esse presos cá fora serem os instrumentos dos mandantes que da cadeia controlam os acontecimentos a partir de telemóvel (celular)

Aliás, acho ridiculo que se deixe que esses presos utilizem telemóvel nas cadeias.




Imagem
Avatar do usuário
Guilherme
Sênior
Sênior
Mensagens: 3156
Registrado em: Qua Set 03, 2003 5:06 pm
Localização: Florianópolis - Santa Catarina
Agradeceu: 66 vezes
Agradeceram: 59 vezes

#105 Mensagem por Guilherme » Ter Mai 16, 2006 8:57 am

"Eu posso entrar numa delegacia e matar um policial, mas um policial não pode entrar na cadeia e me matar, pois é obrigação do Estado me proteger."

Marcola, líder do PCC


Parabéns, cardeais da CNB do B, Pastoral Carcerária, ONGs dos direitos dos vagabundos. Os marginais aprenderam direitinho a cartilha dos "direitos humanos".




Responder