F-5M e os atrasos

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
interregnum
Avançado
Avançado
Mensagens: 599
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 2:59 pm

F-5M e os atrasos

#1 Mensagem por interregnum » Sáb Mai 13, 2006 11:14 am

Srs, a FAB já disse muitas vezes, antes das entregas, que os F5M estariam em operação até 2015. Só que com os atrasos do início do programa o último F5 estará sendo entregue em 2008. Nisso teríamos 7 anos de operação somente.

Se contarmos em termos de operacionalidade o número de anos poderia reduzir. Entendo por operacionalidade: a compra de armas, o treinamento dos pilotos e a incorporação das novas técnicas numa doutrina eficiente.

Acho que US$300 milhoes pra menos de 10 anos de operação é muito caro.

O que os srs acham que vai acontecer. A FAB vai prolongar a vida útil (além de 2015) ou não?

Para mim quanto mais se contingencia verbas mais caras elas acabam saindo.




Avatar do usuário
antunsousa
Avançado
Avançado
Mensagens: 506
Registrado em: Seg Mar 20, 2006 11:43 pm
Localização: Santo André - SP - Brasil
Agradeceram: 1 vez

Re: F-5M e os atrasos

#2 Mensagem por antunsousa » Sáb Mai 13, 2006 9:12 pm

interregnum escreveu:Srs, a FAB já disse muitas vezes, antes das entregas, que os F5M estariam em operação até 2015. Só que com os atrasos do início do programa o último F5 estará sendo entregue em 2008. Nisso teríamos 7 anos de operação somente.

Se contarmos em termos de operacionalidade o número de anos poderia reduzir. Entendo por operacionalidade: a compra de armas, o treinamento dos pilotos e a incorporação das novas técnicas numa doutrina eficiente.

Acho que US$300 milhoes pra menos de 10 anos de operação é muito caro.

O que os srs acham que vai acontecer. A FAB vai prolongar a vida útil (além de 2015) ou não?

Para mim quanto mais se contingencia verbas mais caras elas acabam saindo.


Vão prolongar. Eles são tão estúpidos que acham que a aquisição de materiais para as Forças Armadas devem atender as leis econômicas. Se a relação custo-benefício não for satisfatória, e realmente 7 anos é muito pouco tempo em operação, eles prolongarão. E é assim que o Brasil vai ficando no tempo...




Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

#3 Mensagem por talharim » Sáb Mai 13, 2006 9:55 pm

A FAB deveria ter modernizado esses F-5s em 1985 ou no início dos anos 90.

No início,mesmo sendo tardia,essa parecia ser uma boa modernização....................mas com os atrasos intermináveis a FAB relegando a modernização dos caças a 2º plano isto está claro em prol da compra de aeronaves de transporte.................

Isso porque eles vão esperar modernizar tudo primeiro para depois começar a procurar armamento para esses caças.

Então ficam as pergunta :

"Qual é o problema com a FAB ?"

"Por que esta demonstração de incompetência absurda ?"

"Esses brigadeiros tem titica de galinha ou estrume de cavalo na cabeça ?"




Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

#4 Mensagem por talharim » Sáb Mai 13, 2006 10:03 pm

Ah,antes que o Vinicius Pimenta venha me criticar e dizer que estou falando bobagens....................

Como eu sei que ele vai defender a FAB e dizer que existe planejamento...............

Eu já faço uma pergunta para ele :

Poderia detalhar melhor esse planejamento que vc diz que a FAB tem com a sua aviação de caça ?

Falows,




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

#5 Mensagem por Bolovo » Sáb Mai 13, 2006 10:27 pm

Os nossos F-5 eram para terem sido modernizados na epoca dos F-5 Chilenos. Deveriamos ter feito a modernização junto com eles alias, teria saido mais barato para ambos, seria mais rápido, etc. O Chile nunca enrola. 8-]

Por mim a FAB, sempre enrolou no assunto aviação de caça. Deveriamos ter comprado Mirage 2000E lá na decada de 80, modernizado os F-5 na de 90 e começado a receber os A-1 modernizados agora em 2005/2006. E preparado tudo para daqui uns 10 anos pegar o Rafale. :?




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

#6 Mensagem por Penguin » Dom Mai 14, 2006 11:31 am

O unico periodo em que a FAB operou uma forca de cacas realmente moderna (para a epoca) foi durante a 2GM. O foco em outras funcoes que nao a caca eh historico.




Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#7 Mensagem por Vinicius Pimenta » Dom Mai 14, 2006 11:38 am

talharim escreveu:Ah,antes que o Vinicius Pimenta venha me criticar e dizer que estou falando bobagens....................

Como eu sei que ele vai defender a FAB e dizer que existe planejamento...............

Eu já faço uma pergunta para ele :

Poderia detalhar melhor esse planejamento que vc diz que a FAB tem com a sua aviação de caça ?

Falows,


Será que você parou pra pensar que o PFCEAB só foi aprovado pelo FHC no seu segundo mandato? Já parou para se perguntar onde está a renovação da MB? Ué, ela não tem planos? São Paulo sem estar modernizado, A-4 idem. Desincorporação de navios sem substituição... Mas é culpa só dela? Não, o PRM está aí, só que o governo não aprova. Meu caro, sem a assinatura do governo, NÃO TEM GRANA para comprar ou modernizar porcaria nenhuma.

A FAB é isenta de qualquer culpa? Sem dúvida que não. Ela tomou algumas escolhas que não sei se estou apto para questionar. Ela priorizou toda a Força que não é percebida, um background de uma Força Aérea que é a área logística e de apoio. Investiu em transporte, reconhecimento, alarme aéreo antecipado, patrulha marítima, vigilância de fronteiras, radarização de praticamente 100% do território nacional...

Isso tudo teve um custo. Nosso cobertor é curto. Quando se investiu nisso, deu-se margem pequena à aviação de caça. Significa que ela está sendo negligenciada? Não, apenas que havia problemas mais urgentes que estavam causando problemas para a operacionalidade da Força enquanto estrutura.

Se você acha que a FAB não gostaria de ter caças mais poderosos, está enganado. Se acha que eles não sabem o que estão fazendo, está mais ainda. Mas é difícil ver de fora.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Alitson
Sênior
Sênior
Mensagens: 4327
Registrado em: Dom Abr 04, 2004 9:35 pm
Agradeceram: 20 vezes

#8 Mensagem por Alitson » Dom Mai 14, 2006 11:46 am

Vinicius Pimenta escreveu:
talharim escreveu:Ah,antes que o Vinicius Pimenta venha me criticar e dizer que estou falando bobagens....................

Como eu sei que ele vai defender a FAB e dizer que existe planejamento...............

Eu já faço uma pergunta para ele :

Poderia detalhar melhor esse planejamento que vc diz que a FAB tem com a sua aviação de caça ?

Falows,


Será que você parou pra pensar que o PFCEAB só foi aprovado pelo FHC no seu segundo mandato? Já parou para se perguntar onde está a renovação da MB? Ué, ela não tem planos? São Paulo sem estar modernizado, A-4 idem. Desincorporação de navios sem substituição... Mas é culpa só dela? Não, o PRM está aí, só que o governo não aprova. Meu caro, sem a assinatura do governo, NÃO TEM GRANA para comprar ou modernizar porcaria nenhuma.

A FAB é isenta de qualquer culpa? Sem dúvida que não. Ela tomou algumas escolhas que não sei se estou apto para questionar. Ela priorizou toda a Força que não é percebida, um background de uma Força Aérea que é a área logística e de apoio. Investiu em transporte, reconhecimento, alarme aéreo antecipado, patrulha marítima, vigilância de fronteiras, radarização de praticamente 100% do território nacional...

Isso tudo teve um custo. Nosso cobertor é curto. Quando se investiu nisso, deu-se margem pequena à aviação de caça. Significa que ela está sendo negligenciada? Não, apenas que havia problemas mais urgentes que estavam causando problemas para a operacionalidade da Força enquanto estrutura.

Se você acha que a FAB não gostaria de ter caças mais poderosos, está enganado. Se acha que eles não sabem o que estão fazendo, está mais ainda. Mas é difícil ver de fora.


POR ISSO QUE COLOCO O SEGUINTE:

" SE OS MILITARES BRASILEIROS VOLTASSEM A USAR FARDAS COM CALÇAS E NÃO SAIAS COMO SE VÊ HJ, POIS NÃO PASSAM DE UM BANDO DE MARICAS, JÁ TINHAM DADO UM GOLPE ACABADO COM ESTA PALHAÇADA E METIDO BALA NAQUELE MONTE DE FDP(A LA TALHARIM) E TERMINADO INCLUSIVE COM A CRIMINALIDADE TANTO CONTRA AS PESSOAS, ASSIM COMO AOS PATRIMONIOS DO ESTADO"[/i]




A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

#9 Mensagem por talharim » Dom Mai 14, 2006 11:46 am

Vc tem razão,é muito difícil ver de fora.

Mas também é difícil de engolir e aceitar casos como preterir o desenvolvimento de projetos importantes como o da família A-Darter,míssil-anti radiação,radar para os AMX para comprar 100 aeronaves de transporte novas.

Com os recursos alocados para essa compra de 100 C-212 daria para finalizar o desenvolvimento desses projetos em 2 anos.

Essas coisas que não dá para entender,não tem lógica é pra deixar revoltado mesmo.

Esses Bandeirantes aguentam mais um pouco,os Bufalos aguentaram e eram em bem menor número.

Ao invés de deixar o A-Darter para 2015,deixemos o C-212 para 2015 e aceleramos o A-Darter para agora !




Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

#10 Mensagem por talharim » Dom Mai 14, 2006 11:52 am

Ah,a crítica a MB não é válida porque ao menos ela segue uma linha de raciocínio lógica.

Fazendo uma comparação com o que se passa com a FAB é como a MB estivesse investindo todos os seus recursos na compra de barcos-patrulha.............................mas a MB tenta investir no certo que é sua capacidade de dissuação (subs e compra de armamento).




Avatar do usuário
interregnum
Avançado
Avançado
Mensagens: 599
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 2:59 pm

#11 Mensagem por interregnum » Dom Mai 14, 2006 12:19 pm

Acho que além da falta de dinheiro tem um problema de critérios na hora de aposentar uma aeronave.

Por exemplo o Mirage III foi aposentado no limite da vida útil da célula, entretanto, ele já era inútil militarmente a mais de 10 anos.

Acho que o mesmo vai acontecer com o F5br por isso postei o tópico. Acho que a vida útil de dez anos vai ser mantida contando a partir da operação inicial e sem levar em conta o teatro em que a aeronave operaria num contexto global.




Avatar do usuário
Super Flanker
Sênior
Sênior
Mensagens: 1440
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 2:23 pm
Localização: São Carlos
Agradeceram: 40 vezes

...

#12 Mensagem por Super Flanker » Dom Mai 14, 2006 2:20 pm

O problema da FAB é que dexa o avião voando até o osso, até quando o avião tem q implora e fala...NÃO AGUENTO MAIS... :roll: , ja era pra esses Mirage 2000 estar voando no Brasil a mais de 10 anos, e já com um avião na cabeça pra substitui-lo.




"A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de caráter, e quem é cruel com os animais, não pode ser um bom homem." Schopenhauer
Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

Re: F-5M e os atrasos

#13 Mensagem por FinkenHeinle » Dom Mai 14, 2006 3:45 pm

antunsousa escreveu:Vão prolongar. Eles são tão estúpidos que acham que a aquisição de materiais para as Forças Armadas devem atender as leis econômicas. Se a relação custo-benefício não for satisfatória, e realmente 7 anos é muito pouco tempo em operação, eles prolongarão. E é assim que o Brasil vai ficando no tempo...

Sim, deve seguir Leis Econômicas!


Senão, corre-se o claro risco de ter equipamentos mais caros e mais obsoletos.




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Avatar do usuário
Delta Dagger
Sênior
Sênior
Mensagens: 844
Registrado em: Qui Fev 19, 2004 11:51 pm
Localização: Petrópolis - RJ

#14 Mensagem por Delta Dagger » Seg Mai 15, 2006 11:22 am

Históricamente ocorreu o seguinte: Na era do jato os Meteor tiveram carreira curtíssima e em 1966 foi aposentado devido a problemas estruturais sendo substituído pelos T-33. A FAB ficou operando T-33 e F-80 como principais vetores até 1973 (aviões totalmente obsoletos naquela época) quando chegaram os Mirage que eram algo bastante moderno em 1973. O problema é a FAB já deveria ter adquirido um caça mais moderno até o início dos anos 90, e prorrogou isso ao máximo!!!
Estamos em 2006 e ainda não temos o substituto do Mirage III operando.
A culpa não é só da FAB é principalmente dos governos que deixaram o tempo passar sem demonstrar qualquer interesse na modernização da FAB.




Avatar do usuário
Adriano
Sênior
Sênior
Mensagens: 742
Registrado em: Sex Nov 25, 2005 3:51 pm

#15 Mensagem por Adriano » Seg Mai 15, 2006 12:23 pm

Acredito que a função das Forças Armadas é proteger nosso país (Brasil) e deve estar preparada para isso.
Se não está preparada, então os militares não estão fazendo a coisa certa. Dentro das regras democráticas existe muita margem de manobra para pressionar o governo por mais recursos? Não sei. Sei é que estão sendo coniventes com essa situação. As cicatrizes do regime militar já fecharam e os tempos hoje são outros (apesar de alguns, por um motivo ou outro, continuarem a criticar os militares pelo que fizeram a 30 anos). Os militares precisam voltar a ter voz. Democracia é isso.
Abraços!




O rio da minha aldeia não faz pensar em nada.
Quem está ao pé dele está só ao pé dele.
(Fernando Pessoa)
Responder