Sniper escreveu:Koslova não queria ser indiscreto, mas qual a sua profissão la na China?
Abraços!
A minha profissão é gestora de programas espaciais.
O que este profissional faz? É o responsavel por um projeto (ou programa) espacial.
Sem grandes formalismos, é mais ou menos como comparar como analoga ao de um técnico de futebol ou de basquete. Isto é, você é responsavel por uma equipe de trabalho, define os integrantes e as táticas para cumprir uma determinada tarefa. A analogia com o futebol é uma brincadeira que fazemos, porque segundo quem endente disto e de futebol (eu não endendo nada deste esporte), o estilo de cada técnico é quase 100% refletido em sua equipe que passa a ter a sua identidade, o que no mundo de programas espaciais é uma verdade, cada gestor ter um estilo próprio que é muito refletido nos programas / projetos que ele toca.
Eu trabalho normalmente em uma fase de pré-projeto, criando o que se chama comumente no ocidente "Create a vision and mission for the programme/project"
Isto é, parte-se da folha de papel em branco e de define, as especificações bem como todo o planejamento estratégico alem de toda a etapa de pré-projeto.
O objetivo é criar todos os pilares para o que vem depois, ou seja, as fases de detalhamento de engenharia e desenvolvimento, onde eu poderia atuar, mas normalmente não atuo, são dinâmicas de projeto diferentes e requer profissionais com caracteristicas também diferentes.
Esta é a minha segunda passagem pela China, a primeira em 2002 - 2005 foi no programa espacial tripulado, onde trabalhei com o planejamento e pré-projeto da futura estação espacial chinesa e do seu lançador pesado CZ-X.
Agora continuo no programa espacial mas em projeto de natureza muito especifica, que não posso detalhar.
Só aproveitando para responder a outra mensagem. Não tem censura na China contra o DB não. Eu não participo mais dos forum que participava por uma série de razões pessoais, costumo acessar o DB apenas quando estou no Brasil como passa tempo. Quando estou trabalhando, fico fora dos foruns.