FX

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceu: 6 vezes
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#331 Mensagem por FinkenHeinle » Dom Mai 09, 2004 4:45 pm

Marechal-do-ar escreveu:Victor, não errei não, o PC aumenta o RCS sim, no F-22 deram uma disfarçada para "esconder" o PC dentro de muito metal revestido com RAM, ja no F-117 e B-2 nem colocaram PC, e o motivo do AMX não ter PC tambem é esse, porque o PC ou Pós-Combustor aumenta o RCS.
ps: as entradas de ar tambem, principalmente se forem entradas de ar reguláveis como as do F-15.


Olá Marechal,


O AMX não possue PC pois não era para ele ter, e não para reduzir o RCS. A falta de PC pode até contribuir para reduzir o RCS, mais o AMX é uma aeronave subsônica, e não precisa de PC...




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 419 vezes

#332 Mensagem por Marechal-do-ar » Dom Mai 09, 2004 5:23 pm

Finken, o Pc é um acessório barato, e é colocado em quase todas as aeronaves independente se ele seria usado muito ou pouco apenas para dar um "reforço" em caso de necessidade, o AMX não tem não porque eles não queriam (a idéia inicial era usar a F-404 com PC), mas isso aumentaria o RCS e o custo de manutenção, olhando por esse lado os prejuizos eram maiores que os benefícios e decidiram não por.




Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceu: 6 vezes
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#333 Mensagem por FinkenHeinle » Dom Mai 09, 2004 6:02 pm

Marechal-do-ar escreveu:Finken, o Pc é um acessório barato, e é colocado em quase todas as aeronaves independente se ele seria usado muito ou pouco apenas para dar um "reforço" em caso de necessidade, o AMX não tem não porque eles não queriam (a idéia inicial era usar a F-404 com PC), mas isso aumentaria o RCS e o custo de manutenção, olhando por esse lado os prejuizos eram maiores que os benefícios e decidiram não por.


Olá Marechal,


Eu compreendo seus argumentos, mas, o uso do PC acarretaria também uma fuselagem mais comprida, que traria problemas de equilíbrio, e além do mais, mesmo desligado o PC, um motor com PC gasta mais do que um motor sem PC...




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Avatar do usuário
alex
Sênior
Sênior
Mensagens: 2433
Registrado em: Sáb Ago 30, 2003 8:49 pm
Agradeceu: 10 vezes
Agradeceram: 79 vezes

#334 Mensagem por alex » Dom Mai 09, 2004 8:00 pm

Voltando ao manjado assunto do FX, eu pediria para alguem me explicar alguns detalhes que não consigo entender.
Primeiro, porque se a intenção da FAB é manter a capacidade de combate da Força Aerea por que cancelar o FX e manter os projetos PX e CLX?

são mais de U$ 400 milhões de dolares que poderiam ser usados para pagar grande parte dos 700 milhões do FX.

segundo, sem caças eficientes os PX e CLX passam a ser simplesmente mais alvos para sobrecarregar os cansados F-5E e AMX.

terceiro, se dos 12 PX serão modernizados apenas 08 e destes,, provavelmente 06 a 07 estarão disponiveis, alguém do Forum acredita que termos uma defesa anti -sub eficaz?

quarto, sendo a marinha a ficar a ver nenhum navio ( sem F-47) e 08 helis Sh-3 ,de que adianta gastar dinheiro em aviões anti-submarinos se não concluimos o Tikuna e a Barroso ( que teoricamente deveria servir para guerra anti-sub....) e não aplicamos recursos em helis embarcados anti-subs ?

quinto, falou-se em padronizar-se os C-130 e adquiriu-se os C-130 italianos, será que todos estão no mesmo padrão que os antigos da Fab?
Se não, seria mais racional Padronizar estes aviões antes de por mais um no inventário.
não seria melhor postergar a compra dos CLX para mais tarde e adquirir mais Brasilias usados e Caravans para atender o Exercito?

sexto, por que aplicar recursos neste aviões e não investir nos misseis nacionais (Piranha e anti-radiação e anti-navio) pra sairem de prototipos para produção? Não é mais racional?


Faço questão de dizer que concordei com o plano Fenix elaborado pela Fab, mas se a defesa é uma área dinamica e interdependente, se ocorrem mudanças no Exercito e na marinha isto afeta a Fab e consequentemente seus programas e vice-versa.
Obrigado pela atenção.
abraços




Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 419 vezes

#335 Mensagem por Marechal-do-ar » Dom Mai 09, 2004 8:33 pm

alex, posso resumir a minha explicação a uma palavra: política.




Avatar do usuário
Morcego
Sênior
Sênior
Mensagens: 9018
Registrado em: Sáb Mai 01, 2004 12:27 pm
Localização: Santos/SP
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

#336 Mensagem por Morcego » Seg Mai 10, 2004 5:34 pm

LULA LA, É A ESPERANÇA

LULA LA, VEM PRA ESSA DANÇA

LULA LA, AGORA É SÓ SORRIR

LULA LA, PRENDE O SORVETE NA TESTA

LULA LA, MENTE QUE O AGRESTE FAZ FESTA

LULA LA, FX NÃO TEM PRESSA.




Ronaldo
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 171
Registrado em: Ter Mai 27, 2003 9:39 pm

#337 Mensagem por Ronaldo » Seg Mai 10, 2004 5:57 pm

Po esse assunto cansa a inteligência gente. Duvido que o motivo do adiamento seja por razões financeiras(superavit primario) pessoal isso é DESCULPA ESFARRAPADA, é para DESVIAR A ATENÇÃO, percebam. Provavelmente esse adiamento é pelos seguintes motivos:

-Pressão dos EUA para comprar Gripen ou F-16.
-Necessidade de definir o papel da Embraer com outro parceiro BAE ou SUKHOI, uma vez que a proposta francesa teria sido rejeitada pela FAB.

Me preocupa bastante o real motivo daquela visita do tal Gen Meyers ao Brasil recentemente. Não sei não se isso não tem relação com esse adiamento.




Avatar do usuário
Guilherme
Sênior
Sênior
Mensagens: 3156
Registrado em: Qua Set 03, 2003 5:06 pm
Localização: Florianópolis - Santa Catarina
Agradeceu: 66 vezes
Agradeceram: 59 vezes

#338 Mensagem por Guilherme » Seg Mai 10, 2004 6:01 pm

Ronaldo escreveu:Po esse assunto cansa a inteligência gente. Duvido que o motivo do adiamento seja por razões financeiras(superavit primario) pessoal isso é DESCULPA ESFARRAPADA, é para DESVIAR A ATENÇÃO, percebam. Provavelmente esse adiamento é pelos seguintes motivos:

-Pressão dos EUA para comprar Gripen ou F-16.
-Necessidade de definir o papel da Embraer com outro parceiro BAE ou SUKHOI, uma vez que a proposta francesa teria sido rejeitada pela FAB.

Me preocupa bastante o real motivo daquela visita do tal Gen Meyers ao Brasil recentemente. Não sei não se isso não tem relação com esse adiamento.


Exatamente, o General Meyers visitar o Brasil, faltando pouquíssimo tempo para a decisão do F-X, é algo suspeito.

Mais claro que isso, só se o Secretário do Tesouro Americano, junto com o representante do FMI, solicitasse uma audiência em Brasília, com o Lula e o Viegas.




Avatar do usuário
Alitson
Sênior
Sênior
Mensagens: 4327
Registrado em: Dom Abr 04, 2004 9:35 pm
Agradeceu: 12 vezes
Agradeceram: 20 vezes

Pensar bem????!!!!!

#339 Mensagem por Alitson » Seg Mai 10, 2004 8:10 pm

Boa Noite!!!

Bem depois de varias pressões dos americanos e a necessidade de abrir mais mercado para os produtos brasileiros nos EUA não se espantem de termos até 24 F-16 em AN, pois o JAS-39 não dá de maneira nenhuma. O FDP do Lula, vai economizar um monte e ainda é capaz de sair por cima. Pois, com os F-16 virão OHP, talvez Spruance, NDCC, NDD, entre outros pra marinha; Hércules, UH-1H, KC-130 e 135 e quem sabe até C-27A que estão saindo de serviço na USAF, tudo isso pra FAB e ainda temos o exército com M1A-1(+/- 160), M2 Bradley, UH-60, M-109, AH-1G(o que ta deixando os verdinhos loucos), viaturas de socorro entre outras, tudo isso para o exército. E isso é fato já muitas vezes documentado na NET. E ainda podem fornecer uns 100 AIM-120(pro Brasil que tem uns 200 MAA de curto alcance de “verdade” é muito).
Hoje ninguém pode negar que nós estamos quase pedindo esmola pra manter nossos militares, e alimentando uma cambada de FDP nos presídios.
Falem a verdade eles podem fazer tudo isso e na atual situação, mataríamos três coelhos com uma só cajadada!!!!! Pensem bem, todo o dinheiro dos projetos de revitalização da forças armadas até poderiam virar verba pros militares(talvez um sonho!!!!).

PS: EU ODEIO OS NORTE-AMERICANOS!!!!!!!!

VALEU!!!!!




Ronaldo
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 171
Registrado em: Ter Mai 27, 2003 9:39 pm

#340 Mensagem por Ronaldo » Seg Mai 10, 2004 10:54 pm

E a transferência de tecnologia, vital no FX, vai tudo pro lixo? Não tem nada a haver exercito e marinha com aeronautica, essa proposta americana(venda de pacotes fechados com blindados e fragatas) é RIDICULA. Dominio de tecnologia é fundamental.




Carlos Mathias

#341 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Mai 10, 2004 11:32 pm

Pessoal, essa proposta americana é a maior armadilha, só mesmo aqueles FDP, mas isso já é praxe deles pois junto com as armas vêm umas cordinhas que servem prá manipular ou amarrar qualquer decisão futura das FA lá de Washington. Isso não é canoa furada, é canoa sem fundo.




Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#342 Mensagem por Vinicius Pimenta » Seg Mai 10, 2004 11:45 pm

Gostaria de lembrar a vocês que essa suposta proposta americana é um boato que surgiu no site Sistemas de Armas. Mas na verdade ninguém teve acesso à oferta dos norte-americanos.

Pessoalmente acho essa proposta muito irreal para ser verdade.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Alitson
Sênior
Sênior
Mensagens: 4327
Registrado em: Dom Abr 04, 2004 9:35 pm
Agradeceu: 12 vezes
Agradeceram: 20 vezes

#343 Mensagem por Alitson » Ter Mai 11, 2004 12:09 am

Meu Caro Ronaldo.

Qual é a real transferência de tecnologia com a compra de 12 caças? Sabe qual NADA x NADA. Alguma tecnologia como computadores, MFCD, ECM, entre outras nós já produzimos no RS. Nem os russos transferiram a tão sonhada tecnologia por apenas 12 caças, pois até 2012 quando "poderão" chegar mais unidades, mesmo os Su-35 estarão defasados. Pensem bem a Malásia tem pelo menos 18 Su-30 de ultima geração e nem por isso vai ter “condições” de dar total manutenção aos Flanker`s que possui, e veja que se compararmos o PIB, tamanho e população em relação aos gastos e equipamentos militares eles estão anos luz á frente de nós. Sem falar na Indonésia que até 2006 terá pelo menos 48 destes. Está certo, eu tenho de concordar que nós temos a Embraer, a Avibrás, Mectron e assim vai, porém nós não “temos” capital para isto.
E por ter falado em defasagem(Su-35), é bom lembrar que o atraso no EF-2000 fez com que os ingleses reduzissem a encomenda do mesmo, por já considerá-lo defasado.
Pra mim eu não teria perdido tempo e fechado acordo com os russos pra produzir o Su-35 no país, porém temos de assumir hoje a realidade. E sabe o que é pior?. Nós podemos ficar sem tanques, OHP, AH-1, etc e ter por aqui Cheetah ou Kfir e o FX não sair antes de 2015.
O assunto dos FDP de Brasília não é transferência de tecnologia e sim off-set.
Assuma a realidade ISSO É BRASIL e o Brasil não é nosso é dos FDP de Brasília.

E ao Pimenta, quero lembrar que este "boato" também já foi publicado na Tecnologia e Defesa número 91.

E ao Carlos, gostaria lembrar que o nosso barco já afundou faz tempo. Talvez o FHC tenha tirado um copo d`água deste barco.

:twisted: :evil:
Valeu!!!




Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#344 Mensagem por Vinicius Pimenta » Ter Mai 11, 2004 12:13 am

Mas é boato.

A tecnologia principal é a de softwares. Essa sim é a que mais interessa à FAB. E essa os russos, suecos e franceses estào dispostos a transferir.

E, teoricamente, o F-X é a primeira parte de um total de aeronaves que pode checar a até 108. Embora eu não acredite nisso.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Alitson
Sênior
Sênior
Mensagens: 4327
Registrado em: Dom Abr 04, 2004 9:35 pm
Agradeceu: 12 vezes
Agradeceram: 20 vezes

#345 Mensagem por Alitson » Ter Mai 11, 2004 12:28 am

Eu também não acredito nisto, porém vale lembrar que após a Grécia comprar 60 F-16 só faltou os americanos sentarem no colo dos gregos ou pior só faltou dar o “#&#”. Receberam OHP, Spruance se não me engano e assim vai... E como vc mesmo disse Pimenta “pode” chegar á 108 caças... Isso é mais que 60, além de poder manter o F-16 mais tempo em produção. Quanto aos softwares eu realmente não sei a qual ponto os nosso "israelenses" estão dominando esta área.
Valeu!!!!




Responder