Meu Caro Ronaldo.
Qual é a real transferência de tecnologia com a compra de 12 caças? Sabe qual NADA x NADA. Alguma tecnologia como computadores, MFCD, ECM, entre outras nós já produzimos no RS. Nem os russos transferiram a tão sonhada tecnologia por apenas 12 caças, pois até 2012 quando "poderão" chegar mais unidades, mesmo os Su-35 estarão defasados. Pensem bem a Malásia tem pelo menos 18 Su-30 de ultima geração e nem por isso vai ter “condições” de dar total manutenção aos Flanker`s que possui, e veja que se compararmos o PIB, tamanho e população em relação aos gastos e equipamentos militares eles estão anos luz á frente de nós. Sem falar na Indonésia que até 2006 terá pelo menos 48 destes. Está certo, eu tenho de concordar que nós temos a Embraer, a Avibrás, Mectron e assim vai, porém nós não “temos” capital para isto.
E por ter falado em defasagem(Su-35), é bom lembrar que o atraso no EF-2000 fez com que os ingleses reduzissem a encomenda do mesmo, por já considerá-lo defasado.
Pra mim eu não teria perdido tempo e fechado acordo com os russos pra produzir o Su-35 no país, porém temos de assumir hoje a realidade. E sabe o que é pior?. Nós podemos ficar sem tanques, OHP, AH-1, etc e ter por aqui Cheetah ou Kfir e o FX não sair antes de 2015.
O assunto dos FDP de Brasília não é transferência de tecnologia e sim off-set.
Assuma a realidade ISSO É BRASIL e o Brasil não é nosso é dos FDP de Brasília.
E ao Pimenta, quero lembrar que este "boato" também já foi publicado na Tecnologia e Defesa número 91.
E ao Carlos, gostaria lembrar que o nosso barco já afundou faz tempo. Talvez o FHC tenha tirado um copo d`água deste barco.
Valeu!!!