PROGRAMA CRUZEIRO DO SUL - LANÇADORES RUSSO-BRASILEIROS

Área para discussão de tudo que envolve a aviação civil e atividades aeroespaciais em geral como aeronaves, empresas aéreas, fabricantes, foguetes entre outros.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61267
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

PROGRAMA CRUZEIRO DO SUL - LANÇADORES RUSSO-BRASILEIROS

#1 Mensagem por Túlio » Ter Abr 25, 2006 9:17 pm

PROGRAMA CRUZEIRO DO SUL




INTRODUÇÃO

"A Presença e o Controle do Espaço
serão a garantia de sobrevivência na
guerra do Século XXI, pois sua
negação representará a derrota certa."


INTRODUÇÃO

Um novo plano chamado PROGRAMA CRUZEIRO DO SUL (PCS) será conduzido conjuntamente pelo CTA e AEB em parceria com os russos e contará com o desenvolvimento de 5 novos foguetes lançadores de satélites até 2022.


Antes desses 5 foguetes do PCS, deverá haver ainda o 4º, o 5º e o 6º teste do VLS-1 (V04 / V05 / V06), entre os anos de 2007 e 2009. O VLS-1 V04 levará apenas 2 dos 4 estágios normais, mas com 25 modificações recomendadas pela consultoria russa da State Rocket Center "Makeyev" Design Bureau (SRC).


Já os V05 e V06 deverão receber os 4 estágios, mas somente o V06 deverá levar algum satélite em 2009, ano que deverá coincidir com o 1º lançamento do novo PCS, o ALFA.


Em 24 de outubro de 2005, O Governo brasileiro apresentou seu ambicioso PROGRAMA CRUZEIRO DO SUL, que será conduzido conjuntamente pelo CTA e AEB em parceria com os russos e contará com o desenvolvimento de 5 novos foguetes lançadores de satélites até 2022, a um custo estimado de US$ 700 milhões.


Este Programa poderá representar a independência do Brasil em termos de tecnologia de lançadores e a possibilidade de colocar nossas indústrias em condições de concorrer no mercado internacional de lançadores, gerando tecnologia, receita de exportação e empregos de alto nível.


A parceria com os russos começa pela revisão técnica do projeto VLS-1 e serviços de consultoria na área de engenharia. Detalhes do intercâmbio científico entre os 2 Países foram acertados durante a visita do vice-primeiro ministro da Rússia, Bóris Alioshin, ao Brasil, em 2004.


Encontros mantidos entre cientistas da AEB, da agência russa RFSA - Russian Federal Space Agency (ex-Rosaviakosmos), e do INPE, além de representantes do Comando da Aeronáutica e empresários do setor, serviram para discutir os trabalhos conjuntos, sob a supervisão de técnicos da agência espacial russa.


O nome CRUZEIRO DO SUL é uma referência à constelação de 5 estrelas. Cada uma delas dará o nome a cada novo foguete lançador de satélites :

ALFA;

BETA;

GAMA;

DELTA;

EPSILON.


Enquanto o ALFA chegará a até 750 km da Terra, o DELTA e o GAMA atingirão 1.000 km. Enquanto o primeiro satélite levado pelo ALFA, o Equars, pesará 135 quilos, deverá seguir no DELTA o CBERS-4, chegará a 2 ton.


O lançador ALFA seria uma evolução direta do VLS-1. Originalmente, o foguete é composto por quatro estágios, todos movidos a combustível sólido. O ALFA trocará os últimos dois estágios sólidos do VLS-1 por um de combustível líquido.


Já o EPSILON, objetivo final do programa, é idêntico ao lançador ÓRION, proposto pelo consórcio internacional OrionSpace para a realização de vôos a partir do CTA. Os 3 demais lançadores também serão de configuração russa da OrionSpace.


A combustão líquida dos novos foguetes brasileiros, assim como a do ÓRION, é baseada em querosene e oxigênio líquidos, opção adotada pelos tradicionais e confiáveis lançadores russos SOYUZ.


Com o sucesso do PROGRAMA CRUZEIRO DO SUL, o Brasil estará capacitado a fazer praticamente qualquer tipo de lançamento, como os de satélites geoestacionários do novo SGB.


Com o PCS, o Brasil terá condições favoráveis de competição no mercado mundial de lançamento de satélites civis e militares, estimado em mais de US$ 30 bilhões em um período de 10 anos.



Arte: CTA
Imagem




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

#2 Mensagem por Bolovo » Ter Abr 25, 2006 9:23 pm

O pai de um cara que conheço da minha sala (estou no 3º ano) trabalha na IAE, na divisão que cuida dos foquetes e tal. O pai dele vai pra Rússia acho que uma ou duas vezes por mês, mais ou menos. Segundo esse cara que conheço, o VLS ALPHA já tá em construção.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61267
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

#3 Mensagem por Túlio » Ter Abr 25, 2006 9:30 pm

Deus do céu, Bolovo!
Que tri, pows!
Num é invenção...
Então, bobear e até voto no Lulla...
Mas...
PT = PSDB = SHIT!
Pena, num vai dar... :twisted:




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Carlos Mathias

#4 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Abr 26, 2006 2:33 pm

O BETA e o GAMA parecem muuuuuito como um SLBM e ICBM, né não? Mas é lógico que nunca passaria pela cabeça de ninguém usar estes mísseis, digo, foguetes lançadores de satélites, para outros fins que não o civil.

Isso ainda vai dar muita dor de cabeça...




Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8921
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 500 vezes

#5 Mensagem por Pablo Maica » Qua Abr 26, 2006 4:49 pm

Boa noticia!! :)


Um abraço e t+ :D




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

#6 Mensagem por Bolovo » Qua Abr 26, 2006 7:47 pm

Carlos Mathias escreveu:O BETA e o GAMA parecem muuuuuito como um SLBM e ICBM, né não? Mas é lógico que nunca passaria pela cabeça de ninguém usar estes mísseis, digo, foguetes lançadores de satélites, para outros fins que não o civil.

Isso ainda vai dar muita dor de cabeça...

Eu penso a mesma coisa. :mrgreen:




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Carlos Mathias

#7 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Abr 26, 2006 11:16 pm

:twisted:




Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#8 Mensagem por FinkenHeinle » Sáb Abr 29, 2006 4:49 pm

Acredite se quiser...


Mas é mais fácil sair o tale do SuperMega Gasoduto da América do SUl do que esse Programa Decolar...

Ou então, a Casa da Moeda anda imprimindo Dólares... :wink:




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61267
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

#9 Mensagem por Túlio » Sáb Abr 29, 2006 4:51 pm

Pois é, cupincha, charlei com a Divina Mestra Koslova dia desses no MSN e Ela me disse a mesmíssima coisa... :cry:
Josta mesmo... :evil:




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

#10 Mensagem por Bolovo » Sáb Abr 29, 2006 4:53 pm

Bem, o VLS ALPHA eu pelo menos garanto que vai sair. Os outros eu não sei. :mrgreen:




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#11 Mensagem por FinkenHeinle » Sáb Abr 29, 2006 6:02 pm

tulio escreveu:Pois é, cupincha, charlei com a Divina Mestra Koslova dia desses no MSN e Ela me disse a mesmíssima coisa... :cry:
Josta mesmo... :evil:

Meu Querido!


O Brasil já tá metido numas histórias de SGB, que ninguém sabe se vai sair, e custando os zóios da cara.

Que dirá do Cruzeiro do Sul! Só se o Gov. Federal estatizar o nobre clube de futebol homônimo de Belo Horizonte...




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#12 Mensagem por FinkenHeinle » Sáb Abr 29, 2006 6:02 pm

Bolovo escreveu:Bem, o VLS ALPHA eu pelo menos garanto que vai sair. Os outros eu não sei. :mrgreen:

O Alpha já estava nos planos antes de divulgarem o PRojeto Cruzeiro do Sul, e é o mais realista e barato de todos!




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61267
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

#13 Mensagem por Túlio » Sáb Abr 29, 2006 6:06 pm

Off: essas charlas de 'meu querido' ainda vão pegar mal para nós, Finkenzito...hehehehehehehheheheheh




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
antunsousa
Avançado
Avançado
Mensagens: 506
Registrado em: Seg Mar 20, 2006 11:43 pm
Localização: Santo André - SP - Brasil
Agradeceram: 1 vez

#14 Mensagem por antunsousa » Qui Mai 11, 2006 12:39 am

Pô, pessoal! Assim não dá! O pessimismo de vocês é desestimulante, é entristecedor.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61267
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

#15 Mensagem por Túlio » Qui Mai 11, 2006 1:00 am

Passes mais uns anitos no Brasil, amigo Antunsousa e entenderás... 8-]
Ah, e estás devendo a explicação dessa charla de 'sono' aí, falows?

Congrats




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Responder