O SUPER TANQUE !!!!!
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
O SUPER TANQUE !!!!!
Olá pessoal ,vejo diversos assuntos relacionados a MBT´s da Segunda Guerra .
Más há ausência sobre o Sturmtiger (q sou fascinado), aqui vai algo sobre tal ,espero q vcs possam enriquecer mais estes dados ,ou sobre outros veículos "esquecidos no tempo" abraços :
O Sturmtiger (Sturmpanzer VI) ,foi desenvolvido durante a WWII pela Wehrmacht (somente 18 foram construídos ao todo) para servir como apoio de fogo pesado à infantaria contra fortificações em áreas urbanas ,era dotado de um morteiro naval de 38 cm RW61 L/5.4 (> 1,5 calibres) ,possuindo movimentação de 10º para as laterais e 0º até 85º de elevação) .Montados sobre chassis de Tiger I (última versão) que foram danificados em combate ou q estavam fora de serviço ,era capaz de penetrar até 2,5 m de concreto reforçado ,sendo q a torre foi modificada para uma espécie de caixa robusta e fixa que permitia uma área maior para a acomodação das quatorze salvas (350 Kg e 1,5 m cada )que ele conseguia transportar mais os 5 tripulantes ,a alimentação do canhão era do tipo 1+1 (uma pronta para disparo e a segunda localizada em um pré compartimento).
A arma principal dispunha de orifícios em torno da boca do tubo ,que serviam como exaustor para os gases criados pelo disparo ,em relação a arma principal também podia ser acoplada uma espécie de anel de aço ao redor do tubo ,servindo como contra-peso para aumentar a elevação e mira da mesma .
Um fator nada cômodo era que devido ao sistema de canalização dos gazes dos ôbus para fora do veículo (para evitar o sufocamento da tripulação), o veículo tinha de se mover para uma outra posição ,pois uma considerável nuvem de "fumaça" era levantada involuntariamente durante o disparo, revelando ao inimigo sua posição à kilômetros de distância.
Para a operação de municiamento do veículo ,era necessário sempre a utilização de seu guindaste manual localizado na parte superior do veículo (podia ser desmontado),para isso era preciso que toda a tripulação estivesse envolvida .
Extremamente robusto ,possuia blindagens de 150 mm frontal e 80 mm laterais ,em contrapartida devido ao seu motor de apenas 600 hp (450kW) e suas 68 t deslocava-se à ínfimos 40Km/h na estrada e 24Km/h em off-road .
Em se tratando das baixas dos Sturmtigers dentro do campo de batalha , em sua maioria era devido a problemas mecânicos e de combustível (comsumia 4,5 Litros/km ,com capacidade 540 Litros) ,graças a sua enorme blindagem podia ser destruído somente por ataques aéreos ou artilharia pesada .
Especialistas calculam que apenas um disparo seja capaz de destruir qualquer veículo e boa parte das edificações existentes
Em um certo dia de janeiro de 1945 um único disparo dele conseguio destruir 3 Shermans M-4 localizados em um vilarejo da Alemanha ,com isso provando seu firepower altíssimo.
Más há ausência sobre o Sturmtiger (q sou fascinado), aqui vai algo sobre tal ,espero q vcs possam enriquecer mais estes dados ,ou sobre outros veículos "esquecidos no tempo" abraços :
O Sturmtiger (Sturmpanzer VI) ,foi desenvolvido durante a WWII pela Wehrmacht (somente 18 foram construídos ao todo) para servir como apoio de fogo pesado à infantaria contra fortificações em áreas urbanas ,era dotado de um morteiro naval de 38 cm RW61 L/5.4 (> 1,5 calibres) ,possuindo movimentação de 10º para as laterais e 0º até 85º de elevação) .Montados sobre chassis de Tiger I (última versão) que foram danificados em combate ou q estavam fora de serviço ,era capaz de penetrar até 2,5 m de concreto reforçado ,sendo q a torre foi modificada para uma espécie de caixa robusta e fixa que permitia uma área maior para a acomodação das quatorze salvas (350 Kg e 1,5 m cada )que ele conseguia transportar mais os 5 tripulantes ,a alimentação do canhão era do tipo 1+1 (uma pronta para disparo e a segunda localizada em um pré compartimento).
A arma principal dispunha de orifícios em torno da boca do tubo ,que serviam como exaustor para os gases criados pelo disparo ,em relação a arma principal também podia ser acoplada uma espécie de anel de aço ao redor do tubo ,servindo como contra-peso para aumentar a elevação e mira da mesma .
Um fator nada cômodo era que devido ao sistema de canalização dos gazes dos ôbus para fora do veículo (para evitar o sufocamento da tripulação), o veículo tinha de se mover para uma outra posição ,pois uma considerável nuvem de "fumaça" era levantada involuntariamente durante o disparo, revelando ao inimigo sua posição à kilômetros de distância.
Para a operação de municiamento do veículo ,era necessário sempre a utilização de seu guindaste manual localizado na parte superior do veículo (podia ser desmontado),para isso era preciso que toda a tripulação estivesse envolvida .
Extremamente robusto ,possuia blindagens de 150 mm frontal e 80 mm laterais ,em contrapartida devido ao seu motor de apenas 600 hp (450kW) e suas 68 t deslocava-se à ínfimos 40Km/h na estrada e 24Km/h em off-road .
Em se tratando das baixas dos Sturmtigers dentro do campo de batalha , em sua maioria era devido a problemas mecânicos e de combustível (comsumia 4,5 Litros/km ,com capacidade 540 Litros) ,graças a sua enorme blindagem podia ser destruído somente por ataques aéreos ou artilharia pesada .
Especialistas calculam que apenas um disparo seja capaz de destruir qualquer veículo e boa parte das edificações existentes
Em um certo dia de janeiro de 1945 um único disparo dele conseguio destruir 3 Shermans M-4 localizados em um vilarejo da Alemanha ,com isso provando seu firepower altíssimo.
Editado pela última vez por NightHawk em Dom Mai 28, 2006 10:43 pm, em um total de 2 vezes.
-
- Sênior
- Mensagens: 8789
- Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 419 vezes
- interregnum
- Avançado
- Mensagens: 599
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 2:59 pm
Resposta
interregnum escreveu:Que coisa estranha.
Até parece que lança um míssil na foto ali
Caro interrregnum ,na verdade trata-se de um projétil auto-propulsado ,que carrega uma alta carga explosiva de 125 Kg e 6 Km de alcançe ,leia o q eu postei no início desta página para saber mais . Abraços
-
- Sênior
- Mensagens: 8789
- Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 419 vezes
Maus
O Panzer VIII Maus foi o protótipo de tanque mais pesado já construído. Durante a Segunda Guerra Hitler ordenou a produção de um protótipo (desenhado por Ferdnand Porshe) deste veículo.
Tratava-se de uma idéia bastante ousada ,pois Hitler queria veículos superiores a 100 t.
Após muito "vai e vem",finalmente ficou pronto o modelo definitivo:Possuia mais de 10 m de comprimento ,6 tripulantes e impressionantes 190 t.
Era armado com um canhão principal de 128mm e um secundário coaxial de 75mm ,possuia blindagem de até 240mm (frontal) e 180mm (laterais) ,impossibilitando que qualquer arma anti-tanque aliada conseguisse atravessar sua couraça ,com exeção de algumas soviéticas.
Mas no entanto havia um grande empecilho relacionado ao seu uso regular ,não havia naquela época um motor potente o bastante para move-lo em condições ideais além dos 13 Km/h (usaram um motor "remoldado" de 1540 hp aéreo que consumia mais de 16 L/Km!!) ,também era quase impossível a travessia da maioria das pontes ,como alternativa a este último problema logo veio a idéia de faze-lo cruzar por curtos trechos de rios de até 2m (sem preparação) ou 6m (com snorkel) .
Como era desprovido de defesa anti-aérea (AAA),Hitler propôs q Flakpanzers os escoltassem ,segundo a própria Wermacht isso era inviável, o melhor a fazer seria a produção de um segundo protótipo (V2) ,só q agora acrescentado de AAA ,o q foi feito e aprovado.
Especialistas acreditam q se Hitler tivesse usado este grandioso equipamento como arma de defesa ao invés de ataque ,ele não teria "minguado" depois de um tempo tão curto.
Tratava-se de uma idéia bastante ousada ,pois Hitler queria veículos superiores a 100 t.
Após muito "vai e vem",finalmente ficou pronto o modelo definitivo:Possuia mais de 10 m de comprimento ,6 tripulantes e impressionantes 190 t.
Era armado com um canhão principal de 128mm e um secundário coaxial de 75mm ,possuia blindagem de até 240mm (frontal) e 180mm (laterais) ,impossibilitando que qualquer arma anti-tanque aliada conseguisse atravessar sua couraça ,com exeção de algumas soviéticas.
Mas no entanto havia um grande empecilho relacionado ao seu uso regular ,não havia naquela época um motor potente o bastante para move-lo em condições ideais além dos 13 Km/h (usaram um motor "remoldado" de 1540 hp aéreo que consumia mais de 16 L/Km!!) ,também era quase impossível a travessia da maioria das pontes ,como alternativa a este último problema logo veio a idéia de faze-lo cruzar por curtos trechos de rios de até 2m (sem preparação) ou 6m (com snorkel) .
Como era desprovido de defesa anti-aérea (AAA),Hitler propôs q Flakpanzers os escoltassem ,segundo a própria Wermacht isso era inviável, o melhor a fazer seria a produção de um segundo protótipo (V2) ,só q agora acrescentado de AAA ,o q foi feito e aprovado.
Especialistas acreditam q se Hitler tivesse usado este grandioso equipamento como arma de defesa ao invés de ataque ,ele não teria "minguado" depois de um tempo tão curto.
Brummbär
O Sturmpanzer VI também conhecido como Brummbär foi desenvolvido para prover suporte de fogo pesado à infantaria ,especialmente em áreas urbanas ,devido a experiências em Stalingrado
Os projetos deste veículo foram mostrados para Hitler ,que aprovou-os ordenando a construção de 60 unidades que deveriam estar de pronto até a primavera seguinte ,quando entrariam junto as tropas na batalha de Kursk (sendo q aqui foram perdidas em batalha quase todas as unidades).
Era montado sobre o chassis de um Panzer IV ,aonde foi estabelecida uma super-extrutura em forma de caixa que abrigava um Obuseiro de 150 mm 43 L/12 (este movimentava-se manualmente 10º para as laterais e -5º até 30º de elevação) junto com seus 5 tripulantes (1Piloto ,2 municiadores e 1 artilheiro).
Possuia uma blindagem frontal de 100 mm ,más tinha uma precária couraça lateral (30 mm) ,tal problema fora solucionado com a implantação de placas blindadas removíveis (saias de ferro).
Em se tratando do motor ,era um HLTRM 120 alimentado a gasolina de 300 hp que desenvolvia 40 Km/h na estrada.
O desenho original do Sturmpanzer VI sofreu uma série de reparos ao longo do processo de produção ,sendo q o mais importante foi o ajuste do enorme peso do canhão que sobrecarregava o chassi e de falhas na transmissão que ocasionava um gasto exessivo de combustível.
Outro importante fato q devia ser reparado ,era a ausência de uma metralhadora para o ataque a infantaria inimiga a curta distância (q mais tarde foi adquirida nos modelos mais recentes),o que obrigava a tripulação a utilizar frestas laterais para disparar com suas submetralhadoras MP-40 .
Os projetos deste veículo foram mostrados para Hitler ,que aprovou-os ordenando a construção de 60 unidades que deveriam estar de pronto até a primavera seguinte ,quando entrariam junto as tropas na batalha de Kursk (sendo q aqui foram perdidas em batalha quase todas as unidades).
Era montado sobre o chassis de um Panzer IV ,aonde foi estabelecida uma super-extrutura em forma de caixa que abrigava um Obuseiro de 150 mm 43 L/12 (este movimentava-se manualmente 10º para as laterais e -5º até 30º de elevação) junto com seus 5 tripulantes (1Piloto ,2 municiadores e 1 artilheiro).
Possuia uma blindagem frontal de 100 mm ,más tinha uma precária couraça lateral (30 mm) ,tal problema fora solucionado com a implantação de placas blindadas removíveis (saias de ferro).
Em se tratando do motor ,era um HLTRM 120 alimentado a gasolina de 300 hp que desenvolvia 40 Km/h na estrada.
O desenho original do Sturmpanzer VI sofreu uma série de reparos ao longo do processo de produção ,sendo q o mais importante foi o ajuste do enorme peso do canhão que sobrecarregava o chassi e de falhas na transmissão que ocasionava um gasto exessivo de combustível.
Outro importante fato q devia ser reparado ,era a ausência de uma metralhadora para o ataque a infantaria inimiga a curta distância (q mais tarde foi adquirida nos modelos mais recentes),o que obrigava a tripulação a utilizar frestas laterais para disparar com suas submetralhadoras MP-40 .
Tiger I
Após anos de pesquisa sobre a nova geração de tanques pesados alemães ,foi anunciado a entregua de 2 protótipos deste novo modelo à Hitler durante seu aniversário .Seria armado com o mais poderoso canhão alemão ,o de 88 mm até então usado como AAA
.Após a aprovação do Füher ,mais de 1350 Tigers foram produzidos em não mais que dois anos ,durante este ambiente frenético de produção ,foram desenvolvidos duas variantes : Uma para comando (sem canhão) e outra para lançador pesado de foguetes ,foram feitas somente 10 destas unidades .
Seu design inovador serviu remotamente como modelo para diversos tanques modernos .Possuia além de sua poderosa arma principal ,um "exelente" sistema optico ,que permitiam acertar qualquer tanque a uma longa distância .Sua blindagem frontal de 100 mm e laterais de 80 mm fizeram-no quase que indestrutível no front.
Possuia um complexo sistema de suspenção ,desenhado para sustentar seu grande peso ,e também desatola-lo de lamaçais que eram terríveis problemas principalmente durante o severo Inverno Russo ,aonde a lama congelada imobilizava-os por completo durante a noite .Eles também disponiam de dois conjuntos de esteiras ,uma para estradas e outras para campos e combate .
O Tiger I tinha 55 tons e uma guarnição de 5 homens .Transportava 84 projéteis de 88mm ,também podia ser armado com duas metralhadoras ,uma coaxial e uma no teto com 6000 projéteis estocados .
Era sem dúvida menos ligeiro e com menor autonomia (100Km) que seus concorrentes aliados ,problemas estes que se agravaram ainda mais com a crescente carência de combustível por parte da Alemanha Nazista diante do cenário mundial ,más ,indubtavelmente estes veículos foram únicos em poder de fogo e proteção balística durante a guerra até então .
Segue abaixo uma publicação soviética a respeito das vulnerabilidades dos Tiger I :
An article recently published in the Soviet Artillery Journal gave detailed instructions for the use of antitank weapons against the German Tiger tank. Vulnerability of various parts of the tank was cited in connection with directions for attack. The accompanying sketch shows vulnerable points and indicates weapons to be used against them. Material concerning the vulnerability of German tanks was published in Tactical and Technical Trends No. 8, p. 46 and No. 11, p. 28. Detailed information about the Tiger tank was published in Tactical and Technical Trends No. 34, p. 13.
A translation of the Soviet Artillery Journal article follows:
"The mobility of tanks depends upon the proper functioning of the suspension parts — sprocket (small driving wheel), idler (small wheel in the rear), wheels and tracks. All of these parts are vulnerable to shells of all calibers. A particularly vulnerable part is the sprocket.
"Fire armor-piercing shells and HE shells at the sprocket, the idler and the tracks. This will stop the tank. Fire at the wheels with HE shells. Also, when attacking a tank, use AT grenades and mines. If movable mines are used, attach three or four of them to a board and draw the board, by means of a cord or cable, into the path of an advancing tank."There are two armor plates on each side of the tank. The lower plate is partly covered by the wheels. This plate protects the engine and the gasoline tanks which are located in the rear of the hull, directly beyond and over the two rear wheels.
"Fire at the lower plates with armor-piercing shells from 76-, 57- and 45-mm guns. When the gasoline tanks are hit, the vehicle will be set on fire. Another method of starting a fire within the tank is to pierce the upper plates on the sides of the tank, thus reaching the ammunition compartments and causing an explosion.
"The rear armor plate protects the engine as well as giving additional protection to the gasoline tanks. Shells from AT guns, penetrating this armor, will disable the tank.
"The turret has two vision ports and two openings through which the tank’s crew fire their weapons. The commander’s small turret has five observation slits. There are two sighting devices on the roof of the front of the tank, one for the driver, the other for the gunner. Also, in the front of the tank there is a port with a sliding cover.
"The turret is a particularly important and vulnerable target. Attack it with HE and armor-piercing shells of all calibers. When it is damaged, use AT grenades and incendiary bottles (Molotov cocktails).
"There is a 10-mm slit all around the base of the turret. AT gun and heavy machine-gun fire, effectively directed at this slit, will prevent the turret from revolving and thus seriously impair the tank's field of fire. Furthermore, hits by HE shell at the base of the turret may wreck the roof of the hull and put the tank out of action.
"The tank’s air vents and ventilators are under the perforations in the roof of the hull, directly behind the turret. Another air vent is in the front part of the roof, between the two observation ports used by the radio operator and the driver. Use AT grenades and incendiary bottles against these vents.
"Explode antitank mines under the tank to smash the floor and put the tank out of action."
Accompanying sketch shows vulnerable points and indicates weapons to be used against them.
.Após a aprovação do Füher ,mais de 1350 Tigers foram produzidos em não mais que dois anos ,durante este ambiente frenético de produção ,foram desenvolvidos duas variantes : Uma para comando (sem canhão) e outra para lançador pesado de foguetes ,foram feitas somente 10 destas unidades .
Seu design inovador serviu remotamente como modelo para diversos tanques modernos .Possuia além de sua poderosa arma principal ,um "exelente" sistema optico ,que permitiam acertar qualquer tanque a uma longa distância .Sua blindagem frontal de 100 mm e laterais de 80 mm fizeram-no quase que indestrutível no front.
Possuia um complexo sistema de suspenção ,desenhado para sustentar seu grande peso ,e também desatola-lo de lamaçais que eram terríveis problemas principalmente durante o severo Inverno Russo ,aonde a lama congelada imobilizava-os por completo durante a noite .Eles também disponiam de dois conjuntos de esteiras ,uma para estradas e outras para campos e combate .
O Tiger I tinha 55 tons e uma guarnição de 5 homens .Transportava 84 projéteis de 88mm ,também podia ser armado com duas metralhadoras ,uma coaxial e uma no teto com 6000 projéteis estocados .
Era sem dúvida menos ligeiro e com menor autonomia (100Km) que seus concorrentes aliados ,problemas estes que se agravaram ainda mais com a crescente carência de combustível por parte da Alemanha Nazista diante do cenário mundial ,más ,indubtavelmente estes veículos foram únicos em poder de fogo e proteção balística durante a guerra até então .
Segue abaixo uma publicação soviética a respeito das vulnerabilidades dos Tiger I :
An article recently published in the Soviet Artillery Journal gave detailed instructions for the use of antitank weapons against the German Tiger tank. Vulnerability of various parts of the tank was cited in connection with directions for attack. The accompanying sketch shows vulnerable points and indicates weapons to be used against them. Material concerning the vulnerability of German tanks was published in Tactical and Technical Trends No. 8, p. 46 and No. 11, p. 28. Detailed information about the Tiger tank was published in Tactical and Technical Trends No. 34, p. 13.
A translation of the Soviet Artillery Journal article follows:
"The mobility of tanks depends upon the proper functioning of the suspension parts — sprocket (small driving wheel), idler (small wheel in the rear), wheels and tracks. All of these parts are vulnerable to shells of all calibers. A particularly vulnerable part is the sprocket.
"Fire armor-piercing shells and HE shells at the sprocket, the idler and the tracks. This will stop the tank. Fire at the wheels with HE shells. Also, when attacking a tank, use AT grenades and mines. If movable mines are used, attach three or four of them to a board and draw the board, by means of a cord or cable, into the path of an advancing tank."There are two armor plates on each side of the tank. The lower plate is partly covered by the wheels. This plate protects the engine and the gasoline tanks which are located in the rear of the hull, directly beyond and over the two rear wheels.
"Fire at the lower plates with armor-piercing shells from 76-, 57- and 45-mm guns. When the gasoline tanks are hit, the vehicle will be set on fire. Another method of starting a fire within the tank is to pierce the upper plates on the sides of the tank, thus reaching the ammunition compartments and causing an explosion.
"The rear armor plate protects the engine as well as giving additional protection to the gasoline tanks. Shells from AT guns, penetrating this armor, will disable the tank.
"The turret has two vision ports and two openings through which the tank’s crew fire their weapons. The commander’s small turret has five observation slits. There are two sighting devices on the roof of the front of the tank, one for the driver, the other for the gunner. Also, in the front of the tank there is a port with a sliding cover.
"The turret is a particularly important and vulnerable target. Attack it with HE and armor-piercing shells of all calibers. When it is damaged, use AT grenades and incendiary bottles (Molotov cocktails).
"There is a 10-mm slit all around the base of the turret. AT gun and heavy machine-gun fire, effectively directed at this slit, will prevent the turret from revolving and thus seriously impair the tank's field of fire. Furthermore, hits by HE shell at the base of the turret may wreck the roof of the hull and put the tank out of action.
"The tank’s air vents and ventilators are under the perforations in the roof of the hull, directly behind the turret. Another air vent is in the front part of the roof, between the two observation ports used by the radio operator and the driver. Use AT grenades and incendiary bottles against these vents.
"Explode antitank mines under the tank to smash the floor and put the tank out of action."
Accompanying sketch shows vulnerable points and indicates weapons to be used against them.
Re: Tiger I
Sem dúvida ,idéias megalomaníacas (de todos os modos) sempre foi essência da personalidade "Hitleriana" durante toda sua vida.
Editado pela última vez por NightHawk em Seg Mai 01, 2006 10:20 am, em um total de 2 vezes.
O super canhão
O "Schwerer Gustav" (Gustavo Pesado) foi planejado pelo Krupp para a Wermacht com o objetivo de destruir os fortes da linha Maginot. Para sustentar seu enorme peso de 1344 tons utilizou-se vagões paralelos, com o canhão montado em uma plataforma entre eles. Apesar de suas dimensões avantajadas, podia ser montado em até uma semana, graças ao uso de vários componentes pré-fabricados e de um gigantesco guindaste, montado previamente. Não ficou pronto para a invasão da França e, na ausência de outros alvos para o seu imenso poderio, só pôde ser empregado operacionalemente pela primeira (e única) vez durante o cerco de Sebastopol, onde pulverizou os alvos selecionados.Eram necessários 350 homens para o disparo, além do pessoal de apoio, totalizando cerca de 3.870 homens, comandados por um coronel. Possuia uma cadência de tiro de 1 tiro a cada 30 ou 45 min ou tipicamente 14 tiros diários .A margem de erro era de apenas 60 m (em sua distância máxima do alvo).
Acerca deste "monstro" tudo era superlativo :
--Projéteis com alcançe superior a 47 km (HE) e 38 km (CP),pesando 7,1 ton. (anticoncreto) e 4,8 ton. (HE)
--Capacidade de perfurar mais de 7 m de concreto reforçado junto com uma couraça blindada de 1 m de expessura .
--Canhão medindo 32 m de comprimento e pesando 400 ton.
[img]http://www.grandesguerras.com.br/armas/imgs/435_3_1072403260.jpg
Acerca deste "monstro" tudo era superlativo :
--Projéteis com alcançe superior a 47 km (HE) e 38 km (CP),pesando 7,1 ton. (anticoncreto) e 4,8 ton. (HE)
--Capacidade de perfurar mais de 7 m de concreto reforçado junto com uma couraça blindada de 1 m de expessura .
--Canhão medindo 32 m de comprimento e pesando 400 ton.
[img]http://www.grandesguerras.com.br/armas/imgs/435_3_1072403260.jpg
P-1000 "Rato"
O Landkreuzer P-1000 "Rato" era para ser um tanque extremamente pesado que seria usado pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial .
Desenhado em 1942 pela Krupp com o aval de produção de Adolf Hitler ,sua produção seguiu até 1943 ,quando foi cancelada e o projeto abandonado.
As 1000 toneladas junto com seus 35 m x 14m x 11 m ( C ,L ,A) ) deveriam carregar 2 canhões de 280mm (os mesmos usados nos navios de guerra da classe Gneisenau) ,um de 128mm , 8 metralhadoras 20 mm Flak 38 anti-aérea e 2 Mausers de 15mm
Deveria ser equipado com três esteiras de cada lado ,sua força provinha de dois motores Man V12Z32/44 de 8500hp cada ,que o movimentaria a 40Km/h na estrada .
Desenhado em 1942 pela Krupp com o aval de produção de Adolf Hitler ,sua produção seguiu até 1943 ,quando foi cancelada e o projeto abandonado.
As 1000 toneladas junto com seus 35 m x 14m x 11 m ( C ,L ,A) ) deveriam carregar 2 canhões de 280mm (os mesmos usados nos navios de guerra da classe Gneisenau) ,um de 128mm , 8 metralhadoras 20 mm Flak 38 anti-aérea e 2 Mausers de 15mm
Deveria ser equipado com três esteiras de cada lado ,sua força provinha de dois motores Man V12Z32/44 de 8500hp cada ,que o movimentaria a 40Km/h na estrada .
Editado pela última vez por NightHawk em Qua Abr 26, 2006 12:27 am, em um total de 2 vezes.
- Einsamkeit
- Sênior
- Mensagens: 9042
- Registrado em: Seg Mai 02, 2005 10:02 pm
- Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver
Belas fotos e artigo, realmente a Alemanha em pesquisas estava a anos-luz dos outros
Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness
- interregnum
- Avançado
- Mensagens: 599
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 2:59 pm