Mectron se prepara para divulgar os resultados do MAR-1

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Alcantara
Sênior
Sênior
Agradeceu: 215 vezes
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

#106 Mensagem por Alcantara » Qua Abr 19, 2006 12:23 pm

Carlos Mathias escreveu:Seja muito bem vindo Tupi! :D Espero que brevemente você faça a sua inscrição na torcida Flanker, seja mais um a admirar o super-poderoso. Quanto ao respeito, só assim uma comunidade de gostos e opiniões tão heterogêneas poderia permanecer ativa e funcionando harmoniosamente, atravéz do respeito mesmo. Que sirva de exemplo ao nossos governantes, pois o interesse de todos aqui é o Brasil, acima de tudo.

Mais uma vez, seja muito bem vindo!!!! [009]

Que é isso Carlos? O cara mal chegou e tu já queres levá-lo para o "mal" caminho? :lol:

Tupi, não te deixes influênciar por "maus elementos"!!! :twisted: :lol: :twisted: A FAB quer caças de, pelo menos, QUARTA GERAÇÃO, e isso significa Gripen, Rafale ou Typhoon, hehehehe...

Seja muito bem vindo!!! [009] [005] [009] [005]

Abraços

"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6391 vezes
Agradeceram: 6742 vezes
Contato:

#107 Mensagem por Túlio » Qua Abr 19, 2006 12:35 pm

Alcantara escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Seja muito bem vindo Tupi! :D Espero que brevemente você faça a sua inscrição na torcida Flanker, seja mais um a admirar o super-poderoso. Quanto ao respeito, só assim uma comunidade de gostos e opiniões tão heterogêneas poderia permanecer ativa e funcionando harmoniosamente, atravéz do respeito mesmo. Que sirva de exemplo ao nossos governantes, pois o interesse de todos aqui é o Brasil, acima de tudo.

Mais uma vez, seja muito bem vindo!!!! [009]

A FAB quer caças de, pelo menos, QUARTA GERAÇÃO, e isso significa Gripen, Rafale ou Typhoon, hehehehe...

Talvez também Fokker Dr.1, Sopwith Camel, Spad V... :twisted:

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Alcantara
Sênior
Sênior
Contato:

#108 Mensagem por Alcantara » Qua Abr 19, 2006 12:44 pm

tulio escreveu:.. Talvez também Fokker Dr.1, Sopwith Camel, Spad V... :twisted:

Esse pessoal ga-ga... esses aí são quase da mesma época do Flanker!!! Modernos mesmo são os "Eurofighters", Gripen, Rafale e Typhoon!!! :lol:

Abraços, Túlio!!! :wink:

Carlos Mathias

#109 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Abr 19, 2006 2:00 pm

Bem, ser mais novo não quer dizer ser melhor e no caso do Flanker está para nascer algo que faça frente à este sensacional caça, super-superior a tudo que voa hoje e amanhã. Estes brinquedinhos citados aí até que tentam, mas tem que comer muito arroz com feijão ainda. 8-]

Tupi
Sênior
Sênior

#110 Mensagem por Tupi » Qua Abr 19, 2006 11:08 pm

Obrigado pela calorosa recepção à brasileira!! :D

Quanto ao MAR-1, concordo com a maioria. O range é improprio para missões na maioria dos TO da seculo XXI. Mas como é o primogenito devemos primeiro concretiza-lo e daí depois de testado e estabelecido doutrinas de emprego, que se entendi bem, já estão sendo desenvolvidas, passariamos para o aperfeiçoamento.

Por tudo o que já foi dito aqui mesmo, neste forum, não acredito que seja problema ampliar o alcance, até mesmo porque a tecnologia de propelentes sólidos usado no motor foguete já é bem conhecida nos centros de pesquisa da FAB. :wink:
Francisco Daniel
Quando ouvi pela primeira vez falar deste missil foi a 5 anos eu acho que face a uma recusa do DoD Americano em vender-nos tal arma. Dai o Alto Comado descidiu que se não podiamos comprar teriamos que produzir um proprio. Os estudos estavam iniciando e ficou claro que o componente mais caro e/ou dificil seria a cabeça de guiagem. As previsões iniciais apontavam para 5 anos para o desenvolvimento completo.

Se efetivamente ele já esta em teste e podendo ser homologado nos proximos 2 anos acho que não demorou tanto para os padrões de desenvolvimento local (considerando MAA-1, BAPI, SMB, FFG etc...).

Carlos Mathias, Tulio,Alcantara 8-]
Quanto ao uso do Flanker, também considerava o caça ideal para a FAB neste momento. Pelos argumentos que todos conhecem:
Alcance, pay load, robustês, politica de defesa e fortalecimento de uma provavel parceria estratégica com uma potencia tecnológica mais suceptivel a repasse de tecnologias criticas. Além do caça teriamos o acesso a um monte de coisinhas que dificilmente teremos em parceria com potencias ocidentais e num preço muito competitivo o que poderia favorescer a escala no montante da compra. :idea:

Tenho uma boa impressão do Rafale, apesar de achar que na conjuntura geral, o nosso Brasil teria mais a ganhar com uma parceria estratégica estabelecida junto a Russia numa eventual compra da familia Flanker. 8-]
Os demais caças como Gripen e Euro fighter acho que teriamos mais dificuldades na relação custo-benefício. :roll:
Descarto totalmente a opção F-16 ou F-35. Não pelas capacidades. Mas sim pelas restrições normalmente imposta pelo Tio Sam. :evil:

Apesar da decepção com o desenrolar do projeto FX. :shock:
Prefiro acreditar que os Brigadeiros não são tão mediocres e devem ter uma carta guardada na manga. Esta carta não pode ser o M-2000 com S-530. :(

Agora tenho de ir pois tô num ciber café aqui em Fortaleza, tô pegando voou as 4h pra Recife, vou de carro para o interior de PE e da PB e tenho vou as 17h pra BH. Tenho de tirar uma soneca!! :oops:

Se na batalha de Passo do Rosário houve controvérsias. As Vitórias em Lara-Quilmes e Monte Santiago, não deixam duvidas de quem às venceu!
Carlos Mathias

#111 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Abr 19, 2006 11:49 pm

Vai na fé irmão! :)

Brasileiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 239 vezes
Agradeceram: 546 vezes

#112 Mensagem por Brasileiro » Ter Out 03, 2006 5:55 pm

Aí galera, acabei de terminar meu artigo sobre o MAR-1 no Wikipédia.
Acho que ainda faltam alguns ajustes na coesão e adicionar imagens (não sei colocar, se alguém poder me ajudar :oops: ).
Todas as informações que eu coloquei são de domínio público, não tenho nenhuma ´fonte secreta´, portanto não me questionem sobre a veracidade delas, apenas coloquei elas lá.

Espero que gostem. :wink:

http://pt.wikipedia.org/wiki/MAR-1

abraços]

AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#113 Mensagem por AlbertoRJ » Ter Out 03, 2006 6:10 pm

Muito bom artigo.

Meus parabéns!! [009]

[]'s

Lucas SSBN
Avançado
Avançado
Contato:

#114 Mensagem por Lucas SSBN » Qua Abr 25, 2007 9:29 am

Lauro Melo escreveu:Algumas informações do MAR-1 :
Sub-Programa: Projetos
Título: GIROMAR 1 - Bloco girométrico miniatuarizado a fibra óptica para utilização no míssil MAR - 1Termo Aditivo: GIROMAR 1. Objetivo: O projeto preve o desenvolvimento completo de um sistema miniaturizado para navegação contendo tres girometros a fibra óptica ortogonais entre si, sistema esse que satisfaça as especificações de vôo do missil anti-radiação MAR - 1 desenvolvido pela empresa Mectron contra alvos emissores de radiação eletromagnética, tais como estações de radar. Tal item do missil é suscetivel a embargo externo, o que complicaria o desenvolvimento supracitado, que é apoiado pelo COMAer / Ministério da defesa. Assim, o sistema desenvolvido deverá atender requisitos operacionais de volume, peso, interfaces elétricas e consumo de energia para a missão que se destina.
Escopo: Desenvolvimento de um sistema miniatuarizado para navegação contendo 3 girômetros a fibra óptica para o missil anti-radiação MAR - 1
Participantes: IEAv Mectron . Status: Em Andamento
http://www.fcmf.org.br/servlets/Servlet ... eto?id=200
O MÍSSIL ANTI-RADIAÇÃO MAR-1: PONTO DE PARTIDA PARA A SUPRESSÃO DE DEFESA AÉREA INIMIGA
Emerson Mariani Braga – 1° Ten. -Av. - Autor
RESUMO - Este trabalho apresenta um estudo detalhado do Míssil Anti-Radiação MAR-1 com vistas a levantar subsídios para o estabelecimento de uma Doutrina de Supressão de Defesa Aérea Inimiga.
É feita inicialmente uma descrição do MAR-1, contemplando os subsistemas, suas características e limitações. Considerado o subsistema mais importante, o Autodiretor é abordado mais detalhadamente, com informações sobre sensibilidade, precisão e tempo de resposta, entre outras, bem como sua influência em relação ao desempenho do míssil.
Os modos de operação do míssil são analisados, como também as características de emprego, tais como: aquisição de sinais, identificação de radares, perfil de vôo e resistência a contramedidas eletrônicas.
A análise de um cenário simulado mostrou que o MAR-1 tem condições de detectar um radar de baixa potência (no caso um diretor de tiro Skyguard) a distâncias maiores que 500 km.
Constatou-se que uma das limitações para o emprego do MAR-1 é a definição da distância aeronave-radar, parâmetro imprescindível para um lançamento com sucesso.
IMPACTO OPERACIONAL
Esse trabalho consiste na primeira literatura sobre o MAR útil para a comunidade operacional. Além disso, foram identificados problemas e limitações que, não só influenciaram as ações do COMGAR no processo de estabelecimento da doutrina de Supressão de Defesa Aérea Inimiga, como também levaram os desenvolvedores a reavaliarem certos conceitos.
http://www.ele.ita.cta.br/ceaae/historico.htm
ImagemMAR-1 nos cabides externos de um AMX do CTA.
Imagem
MAR-1 do lado de um MAA-1 Piranha.

Imagem
Imagem
Imagem

"Quando Cheguei nas Agulhas Negras
eu tinha que estudar, resolvi me exercitar.
Na tropa perguntaram : Como é que vou ficar ? Burro, bem burro, burro mas forte."
Quadrinha: Academia Militar de Agulhas Negras
http://www.aman.ensino.eb.br/
Lucas SSBN
Avançado
Avançado
Contato:

#115 Mensagem por Lucas SSBN » Qua Abr 25, 2007 10:11 am

Aproveitando ! As fotos com os F-5 M e A-1 com bombas guiadas a IR devem ser divulgadas em Maio.

"Quando Cheguei nas Agulhas Negras
eu tinha que estudar, resolvi me exercitar.
Na tropa perguntaram : Como é que vou ficar ? Burro, bem burro, burro mas forte."
Quadrinha: Academia Militar de Agulhas Negras
http://www.aman.ensino.eb.br/
piratadabaixada
Sênior
Sênior

#116 Mensagem por piratadabaixada » Qua Abr 25, 2007 10:22 am

Senhores,

De acordo com informações recebidas na LAAD o alcance do MAR-1 é muito maior do que se tem divulgado.

Abraços,

Heronim

Alcantara
Sênior
Sênior
Contato:

#117 Mensagem por Alcantara » Qua Abr 25, 2007 10:43 am

piratadabaixada escreveu:Senhores,

De acordo com informações recebidas na LAAD o alcance do MAR-1 é muito maior do que se tem divulgado.

Abraços,

Heronim

Ótima notícia... aquele alcance divulgado anteriormente é contra-informção pura, hehehhehe...

Abraços!!! :lol:

Delta Dagger
Sênior
Sênior

#118 Mensagem por Delta Dagger » Qua Abr 25, 2007 10:51 am

Agora creio ser um caminho bem mais curto ao desenvolvimento de um missíl anti-navio, poderia ser até uma versão do MAA-1 com mais alcance e uma outra cabeça de busca.

Abs

I've seen things you people wouldn't believe. Attack ships on fire off the shoulder of Orion. I watched c-beams glitter in the dark near Tanhauser Gate. All those moments will be lost in time, like tears in rain
Roy Batty - Blade Runner
A-29
Sênior
Sênior

#119 Mensagem por A-29 » Qua Abr 25, 2007 10:55 am

Oi Delta!

Sabe que eu nunca tinha pensado nessa possibilidade de criar um míssil anti navio com base no MAR-1? Achei sua idéia muito interessante. Só me pergunto se a cabeça de guerra dele não seria muito pequena para essa função.

Saberia dizer quanto de explosivo ele é capaz de levar?

Independente disso, caso não seja possível o desenvolvimento de um míssil da classe do Harpoon, certamente um da classe do Maverik poderá ser feito.

piratadabaixada
Sênior
Sênior

#120 Mensagem por piratadabaixada » Qua Abr 25, 2007 11:06 am

A fabricação de motores o Brasil já tem domínio a um bom tempo, agora estamos caminhando bem no desenvolvimento de sensores.

Responder