E o Super Hornet pega Raptor

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Carlos Mathias

#106 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Abr 13, 2006 10:50 pm

Claro cara, sem essa de ofensa! Estamos debatendo na boa, sem nada de "degansismos". :wink:

Eu lembrei que tinha lido isso, mas é difícil achar a distância mínima de lançamento. O R-73 nas primeiras versões era 1000m.

[009]




Avatar do usuário
Marcelo Reis Batista
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 335
Registrado em: Qua Nov 17, 2004 8:34 pm
Localização: Vila Velha/ ES
Contato:

#107 Mensagem por Marcelo Reis Batista » Sáb Abr 15, 2006 3:51 am

Carlos Mathias escreveu:Claro cara, sem essa de ofensa! Estamos debatendo na boa, sem nada de "degansismos". :wink:

Eu lembrei que tinha lido isso, mas é difícil achar a distância mínima de lançamento. O R-73 nas primeiras versões era 1000m.

[009]


Carlos tenho acompanhado a discução, o F-22 sempre vai esta a merce de infinitas variaveis no combate aereo, da mesma forma que qual quer outro caça, mas é inegavel que sua superioridade e gritante com relação aos caças de 4º, mas vc ta querendo desqualificar o investimento no F-22 com argumento do tipo "avião invencivel"
Mesmo que chegue a custar 400 milhoes a unidade ele vai valer o que custa, afinal o Sucatão2000 foi oferecido ao brasil no FX por um preço superio a 100 milhoes.
e outra provavelmente 30 F22 mto provavelmente serão mto mais combativos que 100 EF-2000, Rafale, Gripen Su-37 ou seja la o que vc preferir.




Carlos Mathias

#108 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Abr 15, 2006 9:58 am

Marcelo, você acaba de dizer que o F-22 está sujeito a X e Y. Entende-se então que realmente não é um caça invencível, mas muito difícil de se destruir por um caça de geração anterior, mormente na arena BVR, o que é a mais pura verdade. Sendo assim, você está apenas corroborando tudo o que tenho tentado mostrar aqui, ou seja, que mesmo sendo um caça muito difícil de se chegar perto, existe esta chance e ela é real, apesar dos riscos e perdas envolvidos nesta empreitada. Pois bem, o que acontece é que não eu, mas os colegas aqui, colocaram uma nova "lei" da física no ar, onde "(F=22)= qualquer outro avião destruído independentemente das circunstâncias". Pelo postulado acima, mesmo um caça armado com um míssil de última geração, super-ágil(+ de 100Gs), IR(idependente de furtividade), apontado por mira no capacete(independente da posição, atitude e outros parâmetros de vôo do caça lançador), dotado de algorítimos e sensor IR bicolor imune a flares e etc, etc, etc. Teimam em afirmar que, mesmo e apesar de estar no HUD de um F-18, não seria possível acertar o F-22 em questão, pois que os mísseis passam a falhar, os pilotots ficam burros, os caça inimigos caem como folhas de papel descontroladas e por aí vai. Todos argumentos colocados para manter firme o postulado acima que afirma ser impossível, em qualquer condição, um caça derrubar um F-22, mesmo em combate WVR e estando este na mira em ótimas condições de disparo de um míssil tipo AIM-X. Se você reler todos os posts que foram colocados por mim, eu nunca disse que seria fácil aproximar-se, nunca disse que um caça tipo F-18 é tão capaz quanto o Chuck Norris dos céus, nunca disse que o piloto do F-22 está dormindo e etc, etc, etc. Eu manti meu escopo na situação da foto e apenas nesta situação. Ora, sendo aquela situação universalmente tida como ideal para o lançamento de um míssil de última geração com todas as características já mencionadas, seria praticamente impossível ao F-22 da foto escapar ileso dali. Agora, se a "lei" física acima diz o contrário, então realmente todos os argumentos que coloquei vão por água abaixo, e vocês estão todos certos, o F-22, mesmo quando derrotado, é invencível, o Chuck Norris dos céus. [041]




Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

#109 Mensagem por Marechal-do-ar » Sáb Abr 15, 2006 10:24 am

Carlos, com esse post irônico você ignora o outro lado,
Da mesma forma que a tecnologia do F-22 não permite a ele ser invencível a tecnologia dos mísseis de ultima geração não garantem a eles 100% de eficiência, ainda mais se forem lançados em condições pouco favoraveis,
Veja o que eu disse sobre as condições de lançamento, veja um dos seus posts:
Eu lembrei que tinha lido isso, mas é difícil achar a distância mínima de lançamento. O R-73 nas primeiras versões era 1000m.

O F-22 na foto devia estar a uns 900 metros, e essa distância mínima do R-73 considera uma velocidade mínima do lançamento e com o angulo de ataque 0 e G 1, a situação da foto é muito pior para o míssil, um R-73 das primeiras versões não ia acertar nem f*dendo, mísseis mais modernos teriam mais chances, mas a tecnologia não evolui tão rapido, e entre "teriam mais chances" e "abate confirmado" existe uma grande diferença.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Carlos Mathias

#110 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Abr 15, 2006 10:59 am

Mas aí também é sacanagem né? Tú pegou logo o exemplo do R-73 velho. Eu coloquei lá o MICA que pode ser lançado desde velocidades de 100kl/h e distância mínima de menos de 500 m. Fora os outros WVR, melhores ainda. Mas mesmo assim lá vai:
Entre das capacidades do R-73 temos:

- Pode ser disparado sem considerar atitude, velocidade, altitude e carga-g do alvo e da aeronave lançadora

- Pode ser disparado contra alvos cruzados e frontais

- Aquisição e trancamento fácil e rápida em todos os ângulos de designação, incluindo aquisição de alvos de oportunidade passando a curta distância e grandes ângulos de aspecto

- Grande agilidade e capacidade de aquisição de alvos numa razão de seguimento de 60 graus/segundo e erro de lançamento de mais de 60 graus

- Capacidade “dispare-e-esqueça”, liberando a plataforma lançadora para manobrar livremente após o disparo

- Capacidade "all-aspect" e contra alvos altamente manobráveis e em qualquer altitude (20 a 20.000m)

Junto com a manobrabilidade excepcional, o míssil pode ser conectado a mira no capacete do piloto, para permitir engajamentos de alvos nas laterais e acima da aeronave, que não podem ser engajados apontando a aeronave ou radar.

O R-73 é considerado o melhor míssil russo de curto alcance. Foi projetado para engajar caças, bombardeiros, helicópteros, drones e mísseis cruise, mesmo que estejam executando manobras agressivas de mais de 12g's (o limite humano é de 9 g's por curtos períodos). As versões mais recentes são equipadas com um motor foguete transverso que funciona na fase final do engajamento e dá grande precisão.


Da mesma forma que a tecnologia do F-22 não permite a ele ser invencível a tecnologia dos mísseis de ultima geração não garantem a eles 100% de eficiência, ainda mais se forem lançados em condições pouco favoraveis


Claro, mas NAQUELA situação da foto o que você acha ser mais fácil acontecer? Quem está em pior situação e tem muito mais chance de perder? Falhas podem acontecer prá todos, inclusive o F-22 pode estolar os dois motores, o piloto bater a cabeça e desmaiar, a asa quebrar e etc, etc , etc. Mas dada a situação da foto e sem acontecimentos improváveis, quem você sinceramente acha que tem mais chance de perder? Ainda que falhe um dos AIM-9X, e se o piloto lançar dois em rápida sequência? Os dois vão falhar devido a força do pensamento do Chuck Norris dos céus?

Entenda por favor que estou me referindo aquela situação da foto e com a normalidade das coisas, sem acontecimentos improváveis. Se formos contar com possíveis falhas, então o ALX pode vencer tudo que voa, desde que tudo deles falhe exatamente na hora do combate, o que convenhamos é muito, quase imposível de acontecer.




Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#111 Mensagem por FinkenHeinle » Sáb Abr 15, 2006 2:18 pm

Pessoal, entenda.


O Raptor NÃO É INVENCÍVEL. Isso, nenhum é.

Mas ele apresenta características que fazem pender muito para o seu lado as probabilidades devitória.

Algo do tipo, vencer 9 combates em 10. Sim, ele perdeu 1, suponhamos, mas ainda assim, saiu-se esplendorosamente bem.




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
CFB
Sênior
Sênior
Mensagens: 2326
Registrado em: Dom Mai 15, 2005 11:21 pm
Localização: Vila Velha - Es

#112 Mensagem por CFB » Sáb Abr 15, 2006 2:29 pm

FinkenHeinle escreveu:Pessoal, entenda.


O Raptor NÃO É INVENCÍVEL. Isso, nenhum é.

Mas ele apresenta características que fazem pender muito para o seu lado as probabilidades devitória.

Algo do tipo, vencer 9 combates em 10. Sim, ele perdeu 1, suponhamos, mas ainda assim, saiu-se esplendorosamente bem.


Excelente a sua afirmaçao, nd a acrescentar




Apesar de todos os problemas, ainda confio no Brasil
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9365
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 525 vezes

#113 Mensagem por Brasileiro » Sáb Abr 15, 2006 2:32 pm

Ou talvez não seja interessante para a USAF divulgar dados "chatos" do F-22, ou talvez ele seja bom mesmo....

reflexões....


abraços]




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61261
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6570 vezes
Contato:

#114 Mensagem por Túlio » Dom Abr 16, 2006 5:09 pm

Do jeito que vai este tópico, nem vou meter a colher torta, o F22 CN - adivinhem o que quer dizer CN. Pista: airborne roundhouse kick - pelo andar dos bois, ele é capaz de começar e terminar sózinho a terceira guerra mundial, e ainda levantar a taça e dar a volta olímpica, pows!!!
Parece até o Condor do Degan... :twisted:




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Carlos Mathias

#115 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Abr 16, 2006 10:13 pm

O Raptor NÃO É INVENCÍVEL. Isso, nenhum é.


Mas é isso aí. Só que mesmo quando o cara tá de quatro pro jegue e apanhando o sabonete, ele enraba o jegue. :wink:




Avatar do usuário
Patton
Sênior
Sênior
Mensagens: 1108
Registrado em: Sáb Ago 27, 2005 8:25 pm
Localização: Estados Unidos

#116 Mensagem por Patton » Seg Abr 17, 2006 5:55 am

Carlos Mathias escreveu:
O Raptor NÃO É INVENCÍVEL. Isso, nenhum é.


Mas é isso aí. Só que mesmo quando o cara tá de quatro pro jegue e apanhando o sabonete, ele enraba o jegue. :wink:


O Raptor e' muito mais invencivel do que qual quer outro aviao que existe.




Imagem
Imagem

"Agora eu quero que vocês se lembrem que nenhum filho de *** ganhou uma guerra morrendo de pena dele. Ela ganhou ao forçar o outro filho da *** a morrer pelo seu país"~
Avatar do usuário
chm0d
Sênior
Sênior
Mensagens: 4236
Registrado em: Sáb Dez 10, 2005 12:27 am
Localização: São Paulo / SP
Contato:

#117 Mensagem por chm0d » Seg Abr 17, 2006 9:45 am

Patton escreveu:
Carlos Mathias escreveu:
O Raptor NÃO É INVENCÍVEL. Isso, nenhum é.


Mas é isso aí. Só que mesmo quando o cara tá de quatro pro jegue e apanhando o sabonete, ele enraba o jegue. :wink:


O Raptor e' muito mais invencivel do que qual quer outro aviao que existe.


Hahaha, que beleza heim? pena que nao temos nenhuma situacao para provar tal tese.

:(

Abs.




Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#118 Mensagem por FinkenHeinle » Sex Abr 21, 2006 2:54 pm

chm0d escreveu:Hahaha, que beleza heim? pena que nao temos nenhuma situacao para provar tal tese.

Também não temos nenhuma situação para provar a Supremacia do Flanker, embora muitos endeusem ele, num ato explícitamente iconoclasta, igualando-o à "Deus, à mamãe, à torta de mação e à Democracia", parafraseando Todd Buchholdz.




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8921
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 500 vezes

#119 Mensagem por Pablo Maica » Sex Abr 21, 2006 3:51 pm

FinkenHeinle escreveu:
chm0d escreveu:Hahaha, que beleza heim? pena que nao temos nenhuma situacao para provar tal tese.

Também não temos nenhuma situação para provar a Supremacia do Flanker, embora muitos endeusem ele, num ato explícitamente iconoclasta, igualando-o à "Deus, à mamãe, à torta de mação e à Democracia", parafraseando Todd Buchholdz.


Engraçado por que é isso que fazem com o raptor também não é?

E quanto a essa história de F-22 o super invencivel... PURA BALELA!! Eu ja disse bota ele e os seus concorrentes pra brigar em igualdade de condições a ai nos vamos ver que é que é o tal... se for pra acreditar somente em exercicios e essas coisa entaum podemos afirmar que devido aos resultados da ultima RAC o A-1 é o melhor avião de ataque do mundo, e segundo os sistemas do A-1M ele será invencivel nessa arena... :? :?


Um abraço e t+ :D




Carlos Mathias

#120 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Abr 21, 2006 6:42 pm

Colocaram um tópico novo aí que fala exatamente disso, a ilusão de que o F-22 é invencível e que resolverá a guerra aérea sozinho.

Mas vamos supor um combate entre um F-22 e um Rafale/EF/SU-35BM/Gripen, tá certo? Todos sabem de todos, então não tem surpresa nem AWACS dando bobeira nos céus, afinal é uma guerra entre duas super-potências. Primeira providência dos pobres coitados será desligar o radar e ligar os IRST, inclusive o F-22, pois como todos aqui sabem, radar ligado é radar detectado, sempre tendo em mente um combate entre potências e não Tonga X EUA. Sendo assim, o combate vai cair na arena visual e aí o que vai valer? HMS, WVR 4º/5º geração, super-manobrabilidade e números, ou seja quantidade de aviões envolvidos no combate.

Ninguém imagina que num céu onde estejam voando os F-22, alguém vai detectar um radar no RWR e continuar na sua direção, a não ser que se tenha um míssil como o R-27EP na barriga do seu caça. Então, lança-se o R-27EP e apenas mantenha-se voando mais ou menos no mesmo lugar ou em rota perpendicular ao radar detectado. O míssil fará um ataque totalmente passivo e de longo alcançe, ou então o radar tem que ser desligado. Também não adianta dizer que o Chuck Norris vai ver o míssil chegando com os olhos de águia, nem prá ele dá.

Ou seja, as coisas não são assim tãããão fáceis quando o inimigo for bem armado e consciente. Melhor se tiver uma rede de radares em terra integrados via datalink no seu terreno de defesa.




Responder