FX

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

#271 Mensagem por Marechal-do-ar » Qui Abr 29, 2004 5:29 pm

VICTOR escreveu:JANE'S DEFENSE WEEKLY -- Jane's Air-Lauched Weapons

* At FIDAE the team behind the Sukhoi/KnAAPO Su-35 bid for Brazil's F-X BR requirement announced that it would seek to build Russian AAMs, such as the R-27, in Brazil with the aim of providing missiles for the Brazilian Air Force. The team says it hopes to integrate these missiles on Western-built combat aircraft in South America.

Uma coisa me preocupa, eles citaram o R-27, não o R-77 ou R-73...




Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#272 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qui Abr 29, 2004 5:37 pm

Mas a tradução seria algo do tipo: produção de mísseis ar-ar, como o R-27, no Brasil.

Foi um exemplo, não restringiu a apenas o R-27.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

#273 Mensagem por Marechal-do-ar » Qui Abr 29, 2004 7:03 pm

Vinícius, vou explicar o que é a diplomacia, é prometer um cavalo e dar o cocô, ou seja, se não estiver explicitamente escrito eles não se sentem obrigados a nos dar o R-77 ou R-73, mas caso a gente insistisse para eles não quebrarem o que disseram vão nos dar o superado R-27.




César
Sênior
Sênior
Mensagens: 4297
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 7:14 pm
Localização: Florianópolis
Contato:

#274 Mensagem por César » Qui Abr 29, 2004 7:36 pm

Fala Finken!

Aí vai a minha pêntupla:

FinkenHeinle escreveu:Por evolução, eu entendo que um é, mesmo que indiretamente, derivado do outro. O que não é o caso. Aliás, o AIM-120 é o SUCESSOR do AIM-7, e não uma EVOLUÇÃO do Sparrow.

Acho que você matou a charada agora. De fato, eu acabei trocando as bolas quando eu quis dizer evolução de projeto e confundi com sucessor.

Assim, o R-77 é um sucessor do R-27, e o AIM-120C é uma evolução do AIM-120A. Essa língua portuguesa que me mata :lol:

Mas, olha só: Por um ser sucessor do outro, não é possível considerar, dentro do contexto geral, como uma evolução para a força? Acho que eu fiquei usando esse racíocínio e por isso toda essa confusão.

Bom, aí é qeustão de convicção!!! Mas, acho que a resposta de um colega é bastante válida. Se for pensar assim, então o MiG-25 é um projeto ruim, e o F-18 idem, e por aí vai...

Olha, sinceramente eu não acho o MiG-25 um projeto bom. Diga-se de passagem ele teve um golpe de sorte no Iraque. Pois se fosse por capacidade mesmo, era para os MiG-29 e MirageF-1 terem derrubado esse hornet, e não um avião obsoleto como o Foxbat.
Aliás, acho que você sabe da história que o Ocidente inflacionou de maneira abrupta as capacidades do Foxbat pouco depois do seu lançamento(cercado de mistérios..), mas quando descobriram as verdadeiras capacidades do avião viram que ele não era tudo aquilo que eles imaginavam. Na verdade, não era nem metade do que eles imaginava(eles aceleraram o projeto do F-15 só para conter esse suposto "Super Caça" que a URSS tinha desenvolvido, por ironia do destino, eles fizeram pouco caso do Su-27, uma confusão geral). Eu mesmo prefiro muito mais um MiG-23 que um MiG-25 na maioria das missões.

Abraço! Espero a Hexatupla( :shock: caramba, o que vai vir depois disso daí hein?! :P ).

Carlos Mathias escreveu:Não coloco em dúvida a qualidade dos produtos franceses, mas querer dizer que o R-77 é ruim é forçar demais a barra.

Realmente, eu acho que eu me confundi por acreditar em uma informação em que ninguém até hoje fez uma objeção. De qualquer forma, o R-77 pode ser um bom míssil, mas os comparativos mostram que a sua capacidade é inferior a do Meteor por exemplo, míssil compativo com o Gripen.
Qualquer míssil BVR que venha para o Brasil já me deixará feliz(andam dizendo que o BVR que equipará o F-5Br é o R-Darter). Mas, finalizando: O R-77 é um bom míssil? Provavelmente sim. Mas existem melhores? Sim.

Você falou da versão RamJet do R-77. Sabe desde quando eu ouço falar dessa versão? Desde 2002 quando eu entrei em fóruns militares(o antigo Asas de Guerra) e diziam lá "O Su-35 pode ser equipado com o R-77 versão RamJet". Eu como ferrenho defensor do Flanker na época, aceitava essa afirmação. Mas não vi até hoje nada de concreto. Cadê esse míssil? Cadê os disparos de teste? Desde quando que o Su-35 oferecido à FAB virá com essa suposta versão RamJet?

Carlos Mathias escreveu:Alguém acha que a Rússia se negou a dar uma ajudinha a Índia, China, Irã, Coréia N, na área nuclear ainda que por debaixo dos panos? Então vão vejo por que não nos ajudar com o reator do nosso sub-nuclear.

Índia, China e Irã eram aliados da URSS na Guerra Fria(o Irã só se tornou após a Revolução Islâmica em 1979, a China rompeu com ela no meio), faziam parte do bloco comunista em oposição aos EUA. É óbvio que a antiga URSS iria ajudar esses países como fosse preciso para se contrapor a países pró-EUA nas proximidades deles(Japão, Paquistão, Iraque e por aí vai...).
Os tempos eram outros Carlos. Hoje em dia a Rússia não tem o porquê em nos ajudar. Ela ajuda se nós pagarmos(e bem) para ela. Se não está no contrato do FX, ela não é obrigada a ceder essa tecnologia em Off-set. Isso vale para qualquer país da concorrência.
Portanto, se ela vai ajudar no programa nuclear, isso só o tempo dirá. Mas ela não tem a mínima obrigação de nos ajudar, e ela não irá fazê-lo apenas por benevolência.

Aliás, os matra foram um fiasco nas malvinas, mas não me lembro de ninguém dizer que o mica não prestam

Apenas 2 mísseis Matra foram disparados nas Malvinas(se não me engano). Errar um, 2, 3 mísseis tudo bem. Mas os africanos erraram um monte!

trecho do sistemas de armas:

No dia 25 de fevereiro de 1999, houve o primeiro combate entre os Mig-29 e os Flanker. Quatro Migs dispararam mísseis de longo alcance R-27 contra os Flanker, que tinham evitado o combate. Os Migs não acertaram e levaram outra salva de AA-10, que também erraram. Um Flanker chamado depois derrubou um Mig que fugia. Houve outro engajamento no dia posterior com o disparo de vários R-27, sem sucesso para ambos os lados. Um Mig foi derrubado com canhão, ao fugir por falta de combustível.
O único sucesso, pelo que eu sei, de um R-27 na eritréia foi um que explodiu perto de um MiG-29, danificando-o. Só isso.
Mas, se você diz que a Africa não pode ser usada como parâmetro, então tudo bem. Você tem algum outro caso de uso de mísseis ar-ar Russos em combate?

Guerras Árabe-Israelenses: Desempenho medíocre. Guerra de 1947 e de Suez em 1956 não teve emprego deles. Na Guerra dos 6 dias, a maior parte das aeronaves árabes destruídas no solo. As que decolaram foram igualmente destruídas. A maior parte dos aviões Israelenses foram derrubados por mísseis Terra-ar.
Em 1973, Yom Kippur, novamente desempenho de mísseis ar-ar medíocre(se você tiver alguma informação que conteste essa minha, por favor divulgue-a). A gigantesca maioria de aviões Israelenses derrubados pela dobradinha SA-6/ZSU-4.
Invasão do líbano, 1982. 40 aviões sírios derrubados contra apenas 1 avião Israelense danificado. Desempenho novamente sofrível.

Isso fora a Guerra do Vietnã, que pelo que me consta, eles também tiveram desempenho ruim(maior parte dos abates feitos pelos terra-ar SA-2 e SA-3), os aviões que os Vietnamitas derrubavam com caças o faziam com uso do canhão.

Se eu tenho alguma razão para duvidar do desempenho de mísseis ar-ar Russos, isso vem da história constante de fracassos. Só faço uma ressalva para o R-73.

Carlos Mathias escreveu:quando se trata de material russo, qualquer vírgula é motivo para esculhambar, mas se for MATRA ou outro ocidental qualquer, aí é culpa do usuário, falha de armazenamento, etc,etc,...

A "vírgula" é o desempenho sofrível de equipamento Russo em todas as Guerras que eles se meteram. Não estou falando que equipamento ocidental é perfeito e o Russo é podre(como eu disse, eu amo o Su-35), minha maior reserva se faz na área de mísseis ar-ar.

Carlos Mathias escreveu:Toooma, cambada do gripen!

Sabe, é uma pena. Estou tentando levar a discussão numa boa e respeitar a sua idéia, mas é isso que eu ouço. Como você deve saber, eu já fui um ferrenho defensor do Flanker, com unhas e dentes, mas nunca fiquei falando isso que você disse para aqueles que defendiam o Gripen.
Estou vendo, Carlos Mathias, que essa sua obscessão por material russo decorre muito mais de um apego pessoal pelo mesmo do que por questões estritamente técnicas e logísticas. Os Russos dizem "Vamos produzir míssil X no Brasil" e todo mundo cai de alegria. Os Russos dizem "Vamos construir uma fábrica para manutenção do Flanker no Brasil" e todo mundo pula. Agora quando dizem que o Gripen ou Mirage vão fazer o mesmo, ninguém faz nada, ignora. Ou então vem com aquela máxima "Os Russos vão liberar tecnologia espacial, nuclear, submarina e etc... os Ocidentais nunca farão isso" mesmo sabendo que muitas dessas ditas "promessas" do país ortodoxo não estão escritas em contrato, portanto não podem ser cobradas(se pagarmos a história muda).
Por fim, respeito a sua opinião sobre o Su-35 e sobre material Russo em geral. Mas depois dessa sua última declaração, que mais me pareceu uma ofensa gratuita contra alguém que somente tem uma opinião contrária a sua, deu para eu perceber que o Flanker é quase uma religião para você. Por mim tudo bem, se você gosta eu tanto dele assim eu não tenho nada a ver com isso, só não tente trupiduar de opiniões contrárias, somente pelo fato delas serem contrárias.
Aliás, você vibrou com essa notícia de produção dos R-27 aqui. Mas, o que aconteceu com os R-77 Peruanos? Será que eles disseram que iriam vender mísseis "vencidos" aos Peruanos, antes da venda? Ou será que eles disseram algo parecido com "Total autonomia do Peru sobre o material de procedência Russa"?

Política externa e comércio internacional de armas, não existem santos. Assim como os EUA, Europa, China podem nos passar a perna, embargar armas e etc.. Os Russos também podem se esse for o interesse deles. A probabilidade disso acontecer é menor que os EUA? Concordo, mas isso não os redime totalmente.

Abraço a todos

César




"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
Avatar do usuário
VICTOR
Sênior
Sênior
Mensagens: 4238
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 5:50 pm
Localização: Curitiba

#275 Mensagem por VICTOR » Qui Abr 29, 2004 8:30 pm

Marechal-do-ar escreveu:Vinícius, vou explicar o que é a diplomacia, é prometer um cavalo e dar o cocô, ou seja, se não estiver explicitamente escrito eles não se sentem obrigados a nos dar o R-77 ou R-73, mas caso a gente insistisse para eles não quebrarem o que disseram vão nos dar o superado R-27.


Infelizmente, eu também não botei muita fé nessa oferta, ainda mais com a briga de foice que o FX virou (vide a frase chilena que eu postei antes).

Por outro lado, se fosse verdade, acho que seria excelente mesmo se fosse só o R-27! :shock:
O motivo: para quem leva 20 anos para fazer o MAA-1 "Lima-like", produzir o R-27 aqui seria um salto gigante. Coisas boas do R-27:

- a versão IR (R-27T/ET) tem seeker muito similar ao do R-73. Tecnologia visitando os trópicos.

- o R-27 é modular, ou seja, dá pra adaptar componentes na plataforma básica. Há ogivas mais modernas, motores com maior alcance, cabeça ARH...

- e o máximo nessa história de ser "modular" é a cabeça Anti-Radar (R-27P/EP), excelente para uso anti-AWACS (ver o tópico "Mísseis Russos de Longo Alcance").

abraço




Carlos Eduardo

Podcast F1 Brasil
Fuznav
Júnior
Júnior
Mensagens: 28
Registrado em: Sex Mar 12, 2004 5:18 pm

#276 Mensagem por Fuznav » Qui Abr 29, 2004 8:53 pm

Qual é a data p/a divulgação do caça vencedor no programa FX?




Avatar do usuário
drakonwulf
Júnior
Júnior
Mensagens: 89
Registrado em: Qua Mar 03, 2004 12:57 pm
Localização: London Uk
Contato:

#277 Mensagem por drakonwulf » Qui Abr 29, 2004 11:07 pm

Fuznav escreveu:Qual é a data p/a divulgação do caça vencedor no programa FX?


31 de Fevereiro de 2065




Imagem
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#278 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sex Abr 30, 2004 12:12 am

hahahah, boa drakonwulf!

Bem, ao que parece a resposta deve sair em 2 semanas. Mas eu não colocaria minha mão no fogo por isso.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Carlos Mathias

#279 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Abr 30, 2004 12:12 am

Meu caro César, me desculpe se te ofendi com minha brincadeira, estava tentando levar um pouco de gozação para este já entediante assunto FX, mas enfim, desculpe.
Você alguma vez ouviu falar dos pilotor russos na guerra da Coréia? Mostraram uma reportagem no History Channel onde os russos derrubaram um monte de sabres, b-29,etc... mas nunca se falou disso nas revistas especializadas nacionais(que leio desde criança,claro que não todas), nunca falaram das lambanças americanas na IIguerra, como quando eles quase afundaram o navio em que estava o presidente Roosevelt(?) durante um treinamento.
Gosto muito sim do Su-35 e do material russo, mas procuro informações que não as tradicionais, aquelas que dizem que os aliados(sem a Rússia) ganharam a guerra contra a Alemanha.
Estamos nos atendo aos aviões que eram fabricados nos tempos da guerra fria, onde a doutrina russa preconizava muito material de pouca durabilidade. Estamos no século 21 e até a EMBRAER já faz bons aviões, uma empresa com vida curta, quando comparada as sua irmãs russas, americanas e européias, supor que a Sukkoi não possa adaptar seus produtos ao jeito ocidental de operar me parece um pouquinho demais.
Já falei de um site que tem um monte de fotos e informações sobre uso de armas russas na Chechenia e outros lugares, mas não vou ficar fazendo pesquisa para oferecer provas do que falo, já que não peço isso a ninguém, a palavra me basta.
Eu não tenho acesso as fotos do r-77ram-jet, mas acho que ninguém por aqui tem, alías, esse é o termo de comparação com o meteor.
Quando foi que o MICA, METEOR, DERBY, R-DARTER foram usados em combate? Se o foram , em que condições?
Eu pulo junto com você quando dizem que vão fazer mísseis BVR aqui, mas até agora só os russos o fizeram, o mesmo vale para o centro de manutenção de motores e avião. Mas continuo intrigado com esta dificuldade de se fazer aqui o que já é feito na India por exemplo, aí eu é que pergunto, que que dificuldade é essa de o Brasil receber ajuda russa? Que mistério é esse meu Deus? É óbvio que nada vem de graça, de
niguém e tudo tem que estar em contrato, quanto aos materiais que os peruanos compraram, não foi da Rússia, foi da Bielorússia. Depois de um acordo, os russos venderam material de manutenção para eles, mas como consertar os R-77 seria caro(para eles) não quiseram, e aí receberam mais aviões e eles se acertaram. Pô, se eles conseguiram, será que não dá prá gente? E eu não acredito nesse papo de mísseis sem condição de uso,prá mim é blefe.
César,meu apego a um acordo com a Rússia deve-se ao fato de que eles PRECISAM de parceiros para continuar desenvolvendo suas armas e se puderem dividir custos, melhor para todos os envolvidos. A tecnologia eles já tem e eu não cosigo acreditar que um país que colocou uma BURAN no espaço e retornou completamente guiada por computadores a tanto tempo não consiga fazer mísseis para caças, me custa crer que seus BVR/WVR tenham um índice de acertos tão pequeno como os que dizem ter sido os da África, como disse um colega russo no tal site, qualquer arma que for usada por eles será um fiasco. Sendo ele ex-militar, o cara falou que eles(Africanos, mas nem todos por favor) compram e encaixotam, nem o manual querem ler, fora o cuidado na armazenagem que é nulo.
Sobradinho roda desde a inauguração com turbinas russas, trocadas por sapatos, meu tio trabalhou na montagem delas e segundo ele é tudo sem frescuras e cromadinhos(termos dele), mas funciona que é uma beleza. Já a usina de AngraI, que é Westinghouse, veio desbalanceada e quase derrubou o prédio quando girou, até hoje é uma porcaria e de propósito. O ponto é que querendo, os Russos podem fazer com qualquer nível de qualidade e acabamento, depende de quem compra e ainda assim é mais barato.
Eu defendo o Su-35 e sua proposta e você o Gripen, e é isso que torna o assunto interessante já que se concordássemos não haveria esta troca de mensagens, mas não se preocupe que se o Gripen ganhar vou ficar muito feliz também.




Avatar do usuário
Slip Junior
Sênior
Sênior
Mensagens: 3291
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 6:00 pm
Agradeceram: 1 vez

#280 Mensagem por Slip Junior » Sex Abr 30, 2004 3:24 pm

Oi pessoal, consegui um tempinho aqui para postar no fórum e acabei não resistindo a tentação de voltar ao já clássico assunto "Programa F-X".

Carlos Mathias escreveu:Eu não tenho acesso as fotos do r-77ram-jet, mas acho que ninguém por aqui tem, alías, esse é o termo de comparação com o meteor.

Carlos Mathias, o R-77M ainda não existe. Aliás os russos ainda não dominam a tecnologia do ramjet. Na verdade, o programa do Meteor também sofre problemas com o amadurecimento dessa tecnologia que ainda hoje, se encontra em uma fase não muito avançada de seu desenvolvimento nem mesmo nos EUA.

Eu pulo junto com você quando dizem que vão fazer mísseis BVR aqui, mas até agora só os russos o fizeram, o mesmo vale para o centro de manutenção de motores e avião.

Os russos já fizeram míssil BVR aqui?! Bom, acho que você quis dizer que eles seriam os únicos a oferecer isso, não?! Nesse caso, do mesmo jeito que os russos já informaram publicada uma intenção extra-contrato de interesse de produzir mísseis BVR R-27 Alamo por aqui, os sul-africanos, que estão diretamente envolvidos com o Consórcio Gripen Internacional, também já anunciaram suas intenções de produzir o R-Darter por aqui. A proposta da Gripen possui uma certa vantagem nesse quesito, uma vez que se trata de um artefato de tecnologia mais avançada (Active Radar x SARH) e já possuem assinados acordos de cooperação com a Mectron (a empresa nacional mais indicada para tal empreitada).

Também gostaria de lembrar que também está previsto na proposta do caça sueco, a instalação de um completo centro de manutenção, treinamento e desenvolvimento de software no Brasil.

Mas continuo intrigado com esta dificuldade de se fazer aqui o que já é feito na India por exemplo, aí eu é que pergunto, que que dificuldade é essa de o Brasil receber ajuda russa?

Desculpe tentar pegar o bonde adando, mas sobre o que exatamente você se refere nesse caso? A produção sob-licença das aeronaves?

Abraços




Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

#281 Mensagem por Marechal-do-ar » Sex Abr 30, 2004 5:09 pm

Se esqueceram que os franceses tambem prometeram fabricar o Mica aqui caso o Mirage seja adquirido em quantidade suficiente.




Avatar do usuário
Plinio Jr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5278
Registrado em: Qui Fev 20, 2003 10:08 pm
Localização: São Paulo - SP
Agradeceram: 1 vez

#282 Mensagem por Plinio Jr » Sex Abr 30, 2004 5:12 pm

A data estratégica para anunciar o FX seria o dia 22/04, agora que passou, Deus sabe qdo e se ocorrer, pois a repercussão negativa em torno do aumento do salário mínimo, acredito em um adiamento ainda maior, pois se isto acontecer agora, os leigos irão dizer que tem dinheiro para comprar armas s/ necessidade e não para aumentar o salário do povão e nós sabemos que não é bem assim.

Com isto, o programa corre sérios riscos, se não for anunciado nos próximos dias...

Abraços

´Plinio Jr.




Avatar do usuário
Slip Junior
Sênior
Sênior
Mensagens: 3291
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 6:00 pm
Agradeceram: 1 vez

#283 Mensagem por Slip Junior » Sex Abr 30, 2004 8:31 pm

Marechal, muito bem lembrado esse boato também sobre os Micas.

E Plinio, os ultimos rumores que eu li foram que a decisão é esperada para próximo ao dia 14/05.

Abraços




Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#284 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sex Abr 30, 2004 8:48 pm

E, segundo rumores, ele já teria feito duas reuniões para decidir o F-X, mas até agora nada de concreto.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
César
Sênior
Sênior
Mensagens: 4297
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 7:14 pm
Localização: Florianópolis
Contato:

#285 Mensagem por César » Sex Abr 30, 2004 9:11 pm

Carlos,

Carlos Mathias escreveu:Meu caro César, me desculpe se te ofendi com minha brincadeira, estava tentando levar um pouco de gozação para este já entediante assunto FX, mas enfim, desculpe.

Ahh, então você estava fazendo uma brincadeira.... Bem, então desculpas peço eu pelo meu tom um tanto debochado. Acho que houve uma pequena confusão na interpretação do texto, só isso, pois eu achei que você estivesse me ofendendo, quando não era. Por isso, também peço desculpas se te ofendi com a minha mensagem e espero que continuemos a nossa(boa) discussão.

Estou meio sem tempo para comentar a sua mensagem agora Carlos, mas assim que liberar um pouco aqui eu escrevo um pouco mais. Só deixo adiantado que concordo com boa parte dela e que os nossos pontos de vista estão, aparentemente, mais parecidos do que aparentavam ser.

Ahh, e também comento as demais mensagens também. :wink:

Abraço a todos

César




"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
Responder