VICTOR escreveu:Confesso que acho um pouquinho esquisitíssima essa atitude de desdenhar o AIP.
Victor,
Não é desdenhar, o sistema é interessante, apenas excessivamente caro para pouco desenpenho. Pagar trocentos milhões a mais para ter 5 dias a mais e depois ter que ter infra-estrutura para reabastecer nos portos em que parar, para que?
Com o tamanho do nosso litoral, é muito pouco o resultado apresentado até agora.
Eu não descarto para o futuro, mas no momento: Custo alto/ manutenção carissima/ Defeitos cosntantes, não é sinonimo de desdenhar.
Até a
PODEROSA ARMADA CHILENA (Degan que o diga),
comprou o Scorpene sem AIP. E olhe que eles estão com a grana$$$ neste momento.
Portanto, espere um pouco mais e saberás das novidades.
O comandante da força de submarinos, após conversar comigo na semana passada, ponderou sobre uma série de conveniências do AIP.
Me emprestou um livro muito elucidativo, porém, em francês, que estou tentando aprender/traduzir.
Apenas confie na nossa força.
Custa muito caro achar/afundar um classe Tupi brasileiro e ainda mais no nosso quintal.
Pense nisso!
1 torpedo MK46 = trocentos mil dolares
20 torpedos MK46 procurando afundar um classe Tupi brasileiro = trocentos milhões de dólares
Um SH-60, Um classe Arleigh Burke e uma OHP com Towed Array caçando na direção oposta o nosso bom e velho S ???, não tem preço!!!!
[]'s
Padilha