PQP. Meu Deus, quem está torcendo as coisas são vocês. Mais uma vez, coloquem aí de uma vez por todas o port que diz assim: O F-18 é melhor que o F-22" Se não houver, parem por favor de querer colocar palavras na boca de outras pessoas.
Não pode haver dúvida na cabeça de alguém minimamente interado sobre aviação de caça moderna que, uma vez que um avião esteja dentro da ZSF e possa ser visto por um caça com um HMD + WVR IV geração, este avião está morto e ponto final. Numa situação daquelas da foto minha gente, não existe hoje avião capaz de escapar de mísseis como AIM-9X, P IV/V. Não tem nada que ver se tem motor assim ou assado, se tem estol , se tem isso ou aquilo. Hoje, num combate entre caças equipados com o que citei acima, quem é visto pode dizer adeus. POde ser um caça mais manobrável do mundo e mais invisível ao radar do mundo, mas a essa distância é impossível que o sensor moderno de um míssil não trave nele. Como estes mesmos mísseis manobram a mais de 100Gs, é impossível á alguém escapar naquelas condições.
Agora, se vocês estão levando o combate para época do canhão, então por justiça, temos também que acabar com a vantagem da furtividade. Não dá prá ficar aqui teorizando se o motor de um é isso ou aquilo. Hoje, com estas novas armas e sistemas, o combate WVR é perigosíssimo prá qualquer um, mesmo e talvez até mais para um F22, que teve parte do desempenho em manobrabilidade sacrificada em prol da furtividade.
Se fosse uma foto de um mki enquadrado por um f16 significaria que o mki não presta??
Não, apenas que caças de geração atual, quando em combate WVR, morrem todos com extrema facilidade e, quem tem qualquer vantagem pode fazer a balança pender para si. No caso, TVC, HSD, AIM-9X, A-Darter, etc.
f-16.net
Não considero uma fonte isenta.
Outra coisa, tendo em vista um inimigo furtivo, ninguém vai sair por aí com o radar ligado, nem mesmo um F-22, pois pelo RWR e triangulação poderia ser localizado e abatido por mísseis de guiagem passiva. Dessa forma, eu imagino que ao contrário do que prevêm, o combate a BVR será diminuido, por causa dos motivos acima citados (combate sem radar).
Então, a chave do combate aéro anti-furtivo é:
-utilizar modos de detectação passivos.
-mísseis de médio alcance com guiagem passiva.
-drástica redução da utilização do radar.
Prá quem quer, é fácil compreender as coisas.