Força Aérea Portuguesa (FAP)
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Não sei de nada, P44.
Talvez o Charlie ou o José Matos saibam de algo.
O que eu sei é que o primeiro só chegará a Portugal pelo menos 18 meses após a aprovação pelo Tribunal de Contas da operação de compra, e que os seguintes chegarão a uma cadência de 2 por ano (uma entrega de 6 em 6 meses).
Estamos numa altura de boatos, que eu espero que não se confirmem.
Por exemplo há umas semanas, um deputado de um partido (que eu não sei qual) propôs que Portugal vendesse 10 dos F-16 já com MLU concluido, como forma de diminuir o défice das contas púbicas.
Argumentou ele que esses caças, com MLU valem mais para que possam ser colocados no mercado, e assim Portugal asseguraria a mão de obra para essa modernização.
Se for verdade, e se isso fosse feito, acho que isso diz tudo acerca do que a classe politica que temos pensa do futura da Defesa da nossa soberania.
Talvez o Charlie ou o José Matos saibam de algo.
O que eu sei é que o primeiro só chegará a Portugal pelo menos 18 meses após a aprovação pelo Tribunal de Contas da operação de compra, e que os seguintes chegarão a uma cadência de 2 por ano (uma entrega de 6 em 6 meses).
Estamos numa altura de boatos, que eu espero que não se confirmem.
Por exemplo há umas semanas, um deputado de um partido (que eu não sei qual) propôs que Portugal vendesse 10 dos F-16 já com MLU concluido, como forma de diminuir o défice das contas púbicas.
Argumentou ele que esses caças, com MLU valem mais para que possam ser colocados no mercado, e assim Portugal asseguraria a mão de obra para essa modernização.
Se for verdade, e se isso fosse feito, acho que isso diz tudo acerca do que a classe politica que temos pensa do futura da Defesa da nossa soberania.
- Charlie Golf
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P44 escreveu:Alguém leu a noticia , que saiu salvo erro na passada sexta-feira, acerca de um possivel adiamento da vinda dos C-295
Sim, é verdade que saiu uma notícia a referir isso. É uma possibilidade e não um facto consumado (tudo por causa das preocupações do Eurostat quanto ao défice).
Diário Digital
31-03-2006 9:42:00
ECONOMIA
Governo pode negociar adiamento da entrega dos Aviocar
O Ministério da Defesa admite negociar com o construtor espanhol EADS/CASA o atraso na entrega dos novos Aviocar, caso as novas regras impostas pelo Eurostat quanto à compra de equipamentos em leasing tenham efeitos retroactivos, afectando igualmente negócios já assinados.
A notícia é avançada na edição desta sexta-feira do jornal Público, que recorda que os contactos entre os ministérios das Finanças e da Defesa, com vista à revisão da Lei de Programação Militar (LPM), continuam, depois do Eurostat, o organismo de estatística da Comissão Europeia, ter anunciado que os equipamentos comprados em leasing têm que ser contabilizados por inteiro na data da sua entrega. O Governo português pressiona agora a Comissão Europeia no sentido de ser esclarecido sobre se as novas regras relativamente a despesas militares são válidas para os contratos já assinados ou não.
O contrato de fornecimento de 12 aviões de transporte táctico no valor de 274 milhões de euros foi assinado em Fevereiro e prevê que os Aviocar sejam entregues entre 2007 e 2008. No ano seguinte, último ano desta legislatura de José Sócrates, está previsto a entrega do primeiro de dois submarinos, que custarão 770 milhões de euros.
Notícia do jornal "Público" de Quinta-feira, 23 de Março de 2006.
ou
http://img69.imageshack.us/img69/99/subs5bc.jpg
É por estas e por outras que sempre torci o nariz às aquisições feitas em regime de leasing.
Um abraço,
Carlos Jorge Gomes
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- Charlie Golf
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Atenção que estão aí os novos "Asas de Portugal".
Crédito: Duarte M. Monteiro
"15250" - "Asas de Portugal"
Mais fotos do Alpha-Jet A nº "15250" dos "Asas de Portugal" (integrado na Esquadra 103 "Caracóis" da BA11) em:
http://www.emfa.pt/www/destaques/fotoas ... p?lang=pt&
Sim, o esquema de pintura é algo estranho e o novo símbolo da patrulha acrobática também deixará um pouco a desejar (encontra-se presente na cauda). Tudo isso tem levantado um grande debate entre os entusiastas da aviação militar em Portugal mas eu penso que, acima de tudo, é de congratular o regresso dos "Asas" a estas lides com aeronaves especialmente pintadas para o efeito. Ao certo ainda não se sabe quantos aviões irão compôr a equipa, se os actuais dois ou eventualmente 3.
Crédito: Duarte M. Monteiro
"15250" - "Asas de Portugal"
Mais fotos do Alpha-Jet A nº "15250" dos "Asas de Portugal" (integrado na Esquadra 103 "Caracóis" da BA11) em:
http://www.emfa.pt/www/destaques/fotoas ... p?lang=pt&
Sim, o esquema de pintura é algo estranho e o novo símbolo da patrulha acrobática também deixará um pouco a desejar (encontra-se presente na cauda). Tudo isso tem levantado um grande debate entre os entusiastas da aviação militar em Portugal mas eu penso que, acima de tudo, é de congratular o regresso dos "Asas" a estas lides com aeronaves especialmente pintadas para o efeito. Ao certo ainda não se sabe quantos aviões irão compôr a equipa, se os actuais dois ou eventualmente 3.
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P44 escreveu:No tempo dos T-37 eram 6 , certo?
Correcto e afirmativo.
Os novos "Asas" já se tinham previamente apresentado ao público por várias ocasiões (caso, por exemplo, da foto abaixo tirada em Évora no decurso do Portugal Air Show, em Setembro de 2005) mas só agora voltou a ressurgir uma aeronave especialmente pintada para esse efeito.
A sua página na net ainda não está actualizada mas é sempre interessante visitá-la:
http://www.emfa.pt/www/po/asas/index_asas.htm?lang=pt
Um abraço,
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(...)anunciado que os equipamentos comprados em leasing têm que ser contabilizados por inteiro na data da sua entrega
Mas é isso que eu não entendo.
Se o primeiros C-295 só chegarão em 2007/8 (se não houver os habituais atrazos), essa conta deveria cair no orçamento de 2007 ou 2008.
Com os submarinos que serão entregues em 2010, a mesma coisa.
Só as OHP se vierem (ou viessem), e como seria par chegarem este ano, é que teriam reflexos do défice das contas públicas para este ano.
Mas os X milhões de dólares para as modernizar poderiam arrastar-se até 2007, e assim dar um alívio.
Eu por mim, acho esta mais uma falácia (estilo "areia para os olhos") do MDN e do Governo para protelar e nada mais.
Quanto à notícia dos submainos, isso para mim não é novidade.
Já escrevi muitas vezes aqui e noutros locais, que a compra desses 2 U-209PN iria hipotecar por muitos anos a capacidade da nossa marinha oceânica de superfície, e sendo apenas 2, não representam o suficiente em termos de acréscimo de capacidade para compensar a quebra na armada de superfície.
Na II Grande Guerra, a Alemanha também tinha muitos submarinos, mas não foi isso qu a levou a ter a supremacia dos mares.
E nem sequer referi as consequências para os programas nos outros ramos militares.
- Rui Elias Maltez
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old escreveu:Rui, estoy en parte de acuerdo con usted. No recuerdo que pais norte europeo a prescindido del uso de submarinos
Puede decirme si hay algo de cierto en la noticia que decia que la OTAN recomendaba a Portugal no operar con submarinos, pues no eran necesarios?
¿Que precio tienen los U209PN?
Portugal precisa de modernos submarinos para vigiar a entrada do Mar Mediterrâneo e o acesso estratégico entre o Atlantico Norte e o Sul, sem falar em garantir segurança a seus territórios insulares
- Charlie Golf
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Strider escreveu:Portugal precisa de modernos submarinos para vigiar a entrada do Mar Mediterrâneo e o acesso estratégico entre o Atlantico Norte e o Sul, sem falar em garantir segurança a seus territórios insulares
Subscrevo em absoluto.
Os outros que se preocupem consigo mesmos.
Quanto ao assunto central deste tópico, a Força Aérea Portuguesa, de facto a patrulha acrobática "Rotores de Portugal" volta agora em pleno, para gáudio do pessoal aerotranstornado.
Um abraço,
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old escreveu:Rui, estoy en parte de acuerdo con usted. No recuerdo que pais norte europeo a prescindido del uso de submarinos
Puede decirme si hay algo de cierto en la noticia que decia que la OTAN recomendaba a Portugal no operar con submarinos, pues no eran necesarios?
¿Que precio tienen los U209PN?
Foi a Dinamarca que prescindiu da arma submarina. Quanto à notícia da OTAN sobre os submarinos portugueses ela nunca foi confirmada, circulou sob a forma de boato e chegou a ser desmentida pelo CEMA. No entanto parece que é verdadeira. Quanto ao custo dos U-209 PN julgo que é cerca de 750 milhões de euros com opção para uma terceira unidade. Se os valores não forem estes corrijam-me pois estou a escrever de cor.
- Rui Elias Maltez
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Rui, estoy en parte de acuerdo con usted. No recuerdo que pais norte europeo a prescindido del uso de submarinos
Puede decirme si hay algo de cierto en la noticia que decia que la OTAN recomendaba a Portugal no operar con submarinos, pues no eran necesarios?
¿Que precio tienen los U209PN?
Old:
O JLRC já respondeu às tuas dúvidas.
Quanto à 3ª unidade está no contrato que Portugal terá direito de preferencia, caso queira ecomemdar esse 3º submarino.
Por mim, mais valia, já que se quer ter essa arma, a terceira unidade, que multiplicaria geométricamente a nossa capacidade, que apenas 2.
Como nota, os U-209PN são exactamente iguais aos U-214.
- old
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Rui Elias Maltez escreveu:Rui, estoy en parte de acuerdo con usted. No recuerdo que pais norte europeo a prescindido del uso de submarinos
Puede decirme si hay algo de cierto en la noticia que decia que la OTAN recomendaba a Portugal no operar con submarinos, pues no eran necesarios?
¿Que precio tienen los U209PN?
Old:
O JLRC já respondeu às tuas dúvidas.
Quanto à 3ª unidade está no contrato que Portugal terá direito de preferencia, caso queira ecomemdar esse 3º submarino.
Por mim, mais valia, já que se quer ter essa arma, a terceira unidade, que multiplicaria geométricamente a nossa capacidade, que apenas 2.
Como nota, os U-209PN são exactamente iguais aos U-214.
Yo creo que su gobierno antes de encargar una 3ª unidad encargarian medios de superficie modernos. Dos submarinos nuevos esta muy bien para el tamaño del pais.
¿porque si es un U214 no se llama U214 y lo llaman U209? Los Griegos los llaman U214, los Italianos U212. No entiendo la denominacion portuguesa En algun foro lei que son U209 modernizados y de ahi su nombre.
En fin, un saludo