Algumas fotos de actividades e quotidiano da Polícia Aérea da FAP:
Missão primordial:
[b]Caracterização da Especialidade:
A praça da Polícia Aérea efectua a segurança interna, a defesa imediata de instalações e áreas sensíveis, a defesa aérea baseada em terra e o policiamento dentro das unidades e demais órgãos da Força Aérea, em território nacional ou no estrangeiro, nomeadamente em apoio ao destacamento de unidades aéreas ou de meios aéreos independentes.
O Polícia Aérea impõe ordem e a segurança.
Paralelamente mantém capacidade para o combate, através do emprego de tácticas e técnicas apropriadas, da utilização de armamento e equipamento específico e de cães militares.
A actuação deste militar desenrola-se quer em condições normais de segurança, quer em ambientes hostis, criados por actos de terrorismo, sabotagem ou por ameaça nuclear, biológica e química, mantendo para o efeito preparação e prontidão adequadas.
Estrutura Currícular do Curso de Formação:
- Componente de Formação Sócio-Cultural:
Tecnologias de Informação e Comunicação; Higiene e Segurança no Trabalho.
- Componente de Formação Científica:
Psicologia.
- Componente de Formação Tecnológica e Prática (áreas base):
Segurança Interna e Defesa Imediata; Táctica e Técnicas de Combate; Técnicas Policiais; Tiro de Combate; Armamento e Equipamento; Explosivos, Minas e Armadilhas; Técnicas de Defesa Pessoal; Técnicas Especiais de Aplicação Militar; Orientação e Topografia; Áreas específicas.
Habilitações Literárias exigidas:
11º ano qualquer agrupamento;
Preferencialmente 12º ano de qualquer agrupamento.