FX2 - Qual o melhor caça para a FAB?

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o melhor caça para a FAB?

F-35
17
11%
Eurofighter
23
15%
Rafale
55
35%
Su-37
63
40%
 
Total de votos: 158

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Túlio
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#16 Mensagem por Túlio » Sex Mar 24, 2006 2:00 pm

projeto escreveu:Votei no Rafale, se não é o melhor é o mais bonito :lol:


Bueno, entonces, se algum dia entrarmos numa guerra, rezes para que ela seja decidida numa...passarela...HUAHUHAUHAUAHUAHAUAHUAHAUAHAUHAU




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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#17 Mensagem por Pablo Maica » Sex Mar 24, 2006 2:07 pm

Pra fazer coro com meu conterrâneo vamo de SU mais uma vez!!


Um abraço e t+ :D




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Adriano
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#18 Mensagem por Adriano » Sex Mar 24, 2006 2:12 pm

Votei também no SU-37 mas, infelizmente, acho que as chances são menores que as do Rafale. Acho ainda que quando for "pra valer" a FAB pode avaliar outros caças além destes que estavam na apresentação do chefe.




O rio da minha aldeia não faz pensar em nada.
Quem está ao pé dele está só ao pé dele.
(Fernando Pessoa)
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Adriano
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#19 Mensagem por Adriano » Sex Mar 24, 2006 2:14 pm

Pensando bem.... será que o segundo tenente que preparou a apresentação do "chefe" não colocou aqueles caças ali só por sacanagem? :lol:




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#20 Mensagem por lelobh » Sex Mar 24, 2006 2:28 pm

Prefiro o EFA, mas qualquer um deles tá baum!




Dom Pedro II, quando da visita ao campo de Batalha, Guerra do Paraguai.

Rebouças, 11 de setembro de 1865: "Informou-me o Capitão Amaral que o Imperador, em luta com os ministros que não queriam deixá-lo partir, cortou a discussão dizendo: " (D. Pedro II) Ainda me resta um recurso constitucional: Abdicar, e ir para o Rio Grande como um voluntário da Pátria."
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#21 Mensagem por Marechal-do-ar » Sáb Mar 25, 2006 5:33 pm

Luís Henrique escreveu:Análise - Eurofighter - Su-27SKM - Rafale
Comb. Int: *5.000 kg 9.400 kg 4.700 kg
Comb. Ext: 4.000 kg *4.000 kg 6.800 kg
Comb. Total: 9.000 kg 13.400 kg 11.500 kg
Alcance C. Int: 2.058 km 3.530 km 2.071 km
Alcance C. Max: *3.706 km 5.032 km 5.069 km


Esses valores me parecem que foram obtidos com papel e caneta em uma regra de tres...
ex: EF 2058/5000=3706/9000=0,4116

Não é assim que funciona... Os tanques externos aumentam o peso e arrasto do avião, um avião que "faz 2km/l" sem tanques externos faz bem menos que isso com tanques externos, o alcance do Su-35 com 4000kg de combustivel externo não vai a 5032km e o alcance do EF sem não cai para 2058km.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
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#22 Mensagem por Penguin » Sáb Mar 25, 2006 7:30 pm

Total Cap. Multirole:Não (Tyohoon) Sim Sim


Acho melhor vc dar uma olhada no site do fabricante....




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Alcantara
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#23 Mensagem por Alcantara » Sáb Mar 25, 2006 8:04 pm

Votei no Rafale porque, além de ser um caça moderno, penso nas possibilidades de ganho tecnológico que ele pode trazer ao país. A Embraer, quer gostemos dela ou não, é a nossa "aircraft house". É a que tem mais expertize na área, já tem um bom know how e, principalmente, já tem uma ligação com os franceses.

A Avibras se unindo aos russos poderia vir a ser um fabricante de aeronaves, mas me digam uma coisa: o Brasil teria mercado suficiênte para DUAS empresas nesta área? Eu acho melhor cada uma se expeciallizar em uma determinada área de modo que TODAS trabalhem em conjunto. Espero que essa parceria da Avibras não fique só na área aeroespacial e que ela seja transladada para outros setores da área de defesa. Porque ela não tenta uma parceria para a contrução de mísseis, por exemplo?


Abraços!!!




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
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faterra
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#24 Mensagem por faterra » Sáb Mar 25, 2006 11:10 pm

Senhor! Tenha piedade dos pobres mortais que têem em suas mentes os pecados da cobiça e da inveja.

Sukhoi Su-37 Super Flanker

País: Rússia
Ano: 1996
Perfil:
•Terceira geração de super caças da família Su – 27 Flanker
•Primeiro caça operacional do mundo provido de TVC (Thrust Vecttoring Control)
•Possui uma manobrabilidade considerada "impossível", sendo apresentado pela primeira vez na feira Farnborough 96
Manobrável até demais: Representante da terceira geração de supercaças da família Su–27, o Su–37 é o primeiro caça operacional do mundo dotado de controle de vetoração de empuxo (TVC - Thrust Vecttoring Control), o que lhe confere a manobrabilidade absolutamente "impossível" exibida em Farnborough 96.
A instalação do TVC foi um passo lógico numa família criada com o compromisso de unir as qualidades de um interceptador às de um caça de dogfight. Com suas formas, o Su–27 realizou plenamente esses objetivos. Suas grandes asas receberam extensões na raiz do bordo de ataque, sendo prolongadas até quase o radomo do nariz, enquanto atrás do cockpit a fuselagem se "fundia" suavemente com as asas. Os motores foram posicionados sob as asas, bem separados um do outro, criando um "túnel" longo entre eles. Todas estas características geraram uma "hipersustentação" que, aliada à razão potência/peso superior à um, resultaram na espantosa manobrabilidade do Su–27.
Isso não queria dizer que a equipe da Sukhoi chefiada por Mikhail P. Seemonov fosse se dar por satisfeita e cruzar os braços. O projeto então se tornou um desenvolvimento contínuo, que resultou no começo dos anos 90 no muito refinado Su–35, onde a aerodinâmica foi muito incrementada com o uso de canards inteiramente móveis – o que criou a até então inédita configuração de "triplano" com três superfícies de vôo (canards, asas e estabilizadores horizontais). Com um sistema de controle de vôo Fly–By–Wire (FBW) ainda mais avançado que o do Su–27, o Su–35 também incorporou definitivamente a "estabilidade sintética" – o centro de gravidade é deslocado de modo a tornar o caça propositalmente instável, de jeito que se torna impossível controlar a aeronave com os comandos tradicionais. Cabe ao FBW estabilizar automaticamente a aeronave, e o resultado disso tudo é que esta aeronave exibe uma manobrabilidade excelente. Diante de tudo isso, o TVC não era uma etapa surpreendente, mas quase óbvia para a Sukhoi, que começou a trabalhar no sistema ainda nos anos 80 – de fato, o Su–37 foi originalmente designado Su–35M. Com o TVC, o empuxo dos motores se torna direcionável, através de um controle da manobrabilidade dos bocais de saída. Este tipo de sistema está em pesquisa há muitos anos nos EUA, onde foi testado no F-15 ACTIVE, F–16, F–18 e X–31 EFM e irá equipar o futuro F–22, que entrará em produção no começo do século XXI. O Su–37, porém, é dotado de TVC e já é um modelo de linha de produção, não apenas um protótipo. Daí a perplexidade dos observadores em Farnborough, onde o orgulho russo deixou um gosto amargo na boca dos norte–americanos.
O TVC do Su–37 só opera no plano de pitch/down, com manobrabilidade de -15°/+15°. Nele, o bocal móvel é fixado num anel fixo de aço, com movimentos sendo realizados através de dois pares de servos hidráulicos, conectados ao sistema hidráulico normal da aeronave. Como se trata de um bimotor, porém, os bocais podem ter movimentos independentes um do outro, o TVC acaba permitindo também movimentos laterais, especialmente rolamentos extremamente rápidos e fechados, realizados sem o uso dos planos de vôo móveis. A Sukhoi afirmou que a Saturn/Lyulka já está desenvolvendo um TVC com movimento total nos dois planos, que será o reator de produção do avião, e diante do sucesso obtido com o Su–37, pode–se imaginar com certeza que isso é uma simples questão de (pouco) tempo.
O diretor geral da Saturn/Lyulka, Viktor Chepkin, comentou que em produção, os AL-37FU serão dotados de um sistema pneumático de emergência, que automaticamente posiciona e trava os bocais em posição normal em caso de qualquer mal funcionamento do TVC. O desenvolvimento do TVC no Su–37 foi acompanhado de reatores de nova geração, os Saturn/Lyulka AL-37FU, capazes de desenvolver um empuxo unitário de 8.500kg à seco e 14.000kg com pós–combustão, com consumo médio de 0,677kg/kgf.hora. O turbofan tem concepção modular, facilitando muito os trabalhos de manutenção e overhaul. Segundo o fabricante, o AL-37FU tem vida útil de 6 mil horas de vôo, com cinco overhauls, cada um acontecendo a cada mil horas. Os bocais de escape vetorados possuem vida útil de 500 horas. Chepkin estima o preço de cada AL-37FU em US$ 6 milhões.
O Su–37 tem capacidade de vigilância-radar no hemisfério traseiro, o que o torna praticamente invulnerável à ataques vindos dessa direção. Isto é obtido com a instalação de um radar N012 no cone da cauda, que pode detectar um objeto de 3m2 numa distância de até 50km e um caça a mais de 100km. A área de vigilância do N012 é de 60° tanto para cima quanto para baixo.
Quanto ao radar principal, trata–se do novíssimo N011, com capacidade de detectar um alvo de 3m2 a uma distância de 160km e um caça à 360km. Este permite ao Su–37 uma invejável capacidade de multi–alvos (o caça pode monitorar 20 alvos e atacar oito simultaneamente). O N011 realiza também vigilância simultânea do espaço aéreo e do ambiente terrestre, garantindo ao caça não só uma capacidade multifunção real, como também uma completa independência da orientação externa para entrar em combate.
A equação letal do Su-37 se completa quando ao binômio agilidade-eletrônica se une a capacidade de operar o que há de mais sofisticado e mortal no arsenal de armas para combate aéreo, no caso mísseis russos como os Vympel R-73 RMD2 (AA-11B Backfire). Com seu inédito sistema de vetoração de empuxo, os Vympel realizam manobras impossíveis para qualquer outro míssil. Operados no Su-37 em conjunto com um sistema de mira no capacete, permitem ao caça atingir qualquer avião hostil dentro de uma área num ângulo de 45º do nariz do caça. Quando, diante disso, se lembra da agilidade do Su-37, percebe-se um fato inquestionável - durante um combate com o caça russo, simplesmente, não há "ponto cego" para se proteger.
O Su-37 também opera os mísseis de última geração R-77, de médio alcance e o míssil Novator KS-172 AAM-L, equipado com um radar ativo e um motor "booster" de combustível sólido, que lhe permitem atingir alvos a 400 km de distância e a altitudes de 30 mil metros.
Completando o arsenal o Su-37 utiliza um canhão Gsh-301 de 30 mm com provisão de 150 projéteis. E os aviônicos do modelo, similares aos do Su-35, permitem ainda o uso de uma vasta gama de armas ar-terra, que vão desde bombas inteligentes KAB-500KR e KAB-1500KR, até os mísseis Kh-31A/P, Kh-29L/T e Kh-59M.
Assim, como o Su-35, o Su-37 é dotado de um cockpit digital completo dominado por quatro grandes mostradores multifunção de cristal líquido, desenvolvidos pela empresa francesa Sextante Avionique. Neles, são apresentados dados como situação tática, navegação, todas informações de vôo, sistemas de armas e outras. Esses dados do painel são complementados por um novo HUD multimodo, de grande angulo e moldura leve, de modo a interferir o menos possível no campo de visão do piloto.

Performance:
Motores: Dois Saturn/Lyulka AL-37FU desenvolvendo cada um 8.500kg de empuxo à seco e 14.000kg com pós – combustão
Velocidades: Máxima: 2.500 km/h / Máxima ao nível do Mar: 1.400 km/h
Teto de serviço: 17.800m
Raio de combate: 3.300km
Pesos: Máximo na decolagem: 34.000kg / Mínimo: 18.400
Envergadura: 14.70m
Comprimento: 22.19m
Altura: 6.43m
Carga G: - 3.0/+ 9.0
Armamento: 8.000kg em armas distribuídos em 14 pontos, com um canhão GCh – 301 de 30mm (150 tiros), mísseis A-A R-37, R-75, R-77, Ks-172, R-73E, mísseis A-G Kh-26L/T, Kh-31A/P, Kh-59M, Kh-65, Alpha

http://www.geocities.com/Area51/Starship/4015/su37.htm


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http://www.russianet.com.br/galeriafotos-imagem855.html

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http://www.suchoj.com/ab1953/index.htm? ... home.shtml




Editado pela última vez por faterra em Sáb Mar 25, 2006 11:23 pm, em um total de 1 vez.
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Um abraço!
Fernando Augusto Terra
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Guilten
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#25 Mensagem por Guilten » Sáb Mar 25, 2006 11:17 pm

Um bom caça para a FAB??? Acho que ainda não inventaram.... Alguém sabe de algum caça que custa R$1,99???? Falando sério, do jeito que as coisas estão, com esse governinho sem-vergonha que provavelmente irá se reeleger acho que qualquer coisa que vier já está bom, desde F-35 sem míssil a Rafale's carregados de Micos da propaganda da Tigre...rsrsrsrs




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#26 Mensagem por FinkenHeinle » Sáb Mar 25, 2006 11:33 pm

Tá pessoal, esse assunto já esgotou...


Virou panfletagem, acho que o pessoal deve ganhar uns trocos da Rosoboronexport pra falar bem do Flanker, parece fanatismo religioso...

É pior que o Yoham panfletando sobre TV Digital...




Atte.
André R. Finken Heinle

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Thomas Sowell
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#27 Mensagem por Sideshow » Sáb Mar 25, 2006 11:40 pm

Parece que vocês não aprenderam nada com o FX, quem vai escolher o futuro caça brasileiro é a Embraer, em uma nova licitação eles vão oferecer o Rafale.

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#28 Mensagem por ElderNet » Dom Mar 26, 2006 1:39 am

É isso mesmo que vai acontecer, quem manda no FX e a ENFRAER do Brasil ou será da França. :x




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#29 Mensagem por Plinio Jr » Dom Mar 26, 2006 1:41 am

FX-2 ???

Em época de eleição prometem de tudo, vide o que aconteceu em 2002 e no que terminou o FX. O Brasil ainda tem muito o que aprender no que refere-se a equipamentos de alta tecnologia.

Se houver FX, qualquer um dos candidatos é bem vindo....

Acho bom virar o disco....




AlbertoRJ
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#30 Mensagem por AlbertoRJ » Dom Mar 26, 2006 3:22 am

Sideshow escreveu:Parece que vocês não aprenderam nada com o FX, quem vai escolher o futuro caça brasileiro é a Embraer, em uma nova licitação eles vão oferecer o Rafale.

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"Voará bem porque é bonito" - Marcel Dassault




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