Modernização dos AMX

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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A-29
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Modernização dos AMX

#1 Mensagem por A-29 » Ter Mar 21, 2006 2:06 pm

Como ainda não havia um tópico específico sobre o tema, resolvi criá-lo para centralizar as informações que atualmente estão dispersas por diversas partes do Fórum.

O contrato no valor de US$ 400 mi para todas as 53 aeronaves foi assinado em 2004. Sobre os equipamentos que eventualmente serão instalados no processo temos o artigo do sistema de armas: Modernização do AMX

Muito se fala a respeito da motorização do AMX, que seria muito fraca para ele. Uma das opções seria a adoção da fantástica EJ 200, o que certamente seria custoso demais para nossos padrões. Outra opção seria a adoção de outra versão da própria Spey:

The AMX is powered by a Rolls Royce low-bypass non-afterburning Spey RB.168 Mark 807 turbofan providing 49.1 kN (5,000 kgp / 11,030 lbf) thrust, license built by a collaboration of Fiat, Piaggio, and Alfa-Romero in Italy and by Companhia Eletro-Macanica (CELMA) in Brazil. The Spey RB168 Mark 807 is a hybrid of the Spey Mark 101 used on the British Buccanneer strike aircraft and the civilian RB.183 used on the Fokker F28 Fellowship airliner. Trials were conducted with an AMX fitted with the more powerful RB.169 Mark 821, providing 58.4 kN (5,950 kgp / 13,125 lbf), as a possible growth path.

fonte: http://www.vectorsite.net/avamx.html

Por ocasião dos 1000 dias de comando do Brigadeiro Bueno, noticiou-se que os trabalhos de modernização se iniciariam em 2007 com a primeira entrega programada para 2008, sem especificarem-se os meses. Resta saber se os atrazos no programa F-5BR não afetarão também o programa do AMX.

Feitas essas primeiras observações, gostaria de propor algumas questões:

- Míssil anti-navio a ser adotado (se o P-3 vier a utilizar efetivamente o Harpoon, deveria este ser adotado em lugar do Exocet também no AMX?);

- Armamento BVR a ser adotado e a possibilidade de empregá-lo nos trilhos das pontas das asas;

-Possível modernização dos motores;

- Afinal de contas, os pods Reccelite e Litening foram adquiridos ou não?

- Chances de se adquirir um lote de AMX-T para substituir os Xavantes;




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#2 Mensagem por ZeRo4 » Ter Mar 21, 2006 2:29 pm

O SCP-01 permitirá ao AMX lançar mísseis BVR ARH???




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#3 Mensagem por pafuncio » Ter Mar 21, 2006 2:38 pm

Quanto à remotorização, eu não sabia. São razoáveis 20% a mais de empuxo ! 8-]

Uma dúvida: o datalink do AMX permitiria que ele disparasse um míssil ar-ar ativo, valendo-se das informações da rede ? Tal link estaria vinculado a um AWACS ou poderia haver compartilhamento de informações direto com outros caças similares, tal qual no link 16 ?

Muito legal a matéria postada, A 29. :wink:




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#4 Mensagem por Sideshow » Ter Mar 21, 2006 3:07 pm

O SPC-01 não tem capacidade da disparar misseis BVR.




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#5 Mensagem por Sideshow » Ter Mar 21, 2006 3:10 pm

Podemos também discutir sobre bombas guiadas, a Africa do Sul está procurando um parceiro pra desenvolver os kits Umbani.

Imagem




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#6 Mensagem por A-29 » Ter Mar 21, 2006 6:58 pm

Sideshow escreveu:O SPC-01 não tem capacidade da disparar misseis BVR.


Realmente, havia me esquecido do pequeno alcance ar-ar do Scipio. Mesmo assim, ao menos em tese, o AMX modernizado poderia receber por datalynk as coordenadas do alvo localizado pelo R-99 para realizar o lançamento de mísseis BVR.




Carlos Mathias

#7 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Mar 21, 2006 7:19 pm

Um motor mais potente cairia muito bem para o AMX, além é claro das outras modificações. Esses 20% a mais fariam muita diferença.




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#8 Mensagem por oraculobq » Ter Mar 21, 2006 7:25 pm

MODERNIZAR SEMPRE!!!




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#9 Mensagem por A-29 » Ter Mar 21, 2006 10:03 pm

Vale destacar que o AMX pode carregar 3.500 litros de combustível internamente e mais de 3.300 litros externamente nos 4 pontos duros sob as asas. Levando um míssil antinavio no pilone central e dois piranha nas pontas das asas ele se revelaria uma importante arma anti-navio pelo seu alcance.




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#10 Mensagem por Bolovo » Ter Mar 21, 2006 10:09 pm

A-29 escreveu:Vale destacar que o AMX pode carregar 3.500 litros de combustível internamente e mais de 3.300 litros externamente nos 4 pontos duros sob as asas. Levando um míssil antinavio no pilone central e dois piranha nas pontas das asas ele se revelaria uma importante arma anti-navio pelo seu alcance.

Pilone Central não cabe nada. É nos pilones internos das asas.




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#11 Mensagem por A-29 » Ter Mar 21, 2006 10:17 pm

Ué, se cabe um pode de reconhecimento não poderia caber um míssil?[/url]




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#12 Mensagem por Carlos » Ter Mar 21, 2006 10:25 pm

Pilone Central não cabe nada. É nos pilones internos das asas.


Um míssel anti-navio ou um tanque de combustível não cabe, mas um par de bombas (inclusive com guiagem a laser) com certeza cabe.

Imagem

fonte: http://sistemadearmas.sites.uol.com.br/ ... opher5.jpg

Imagem

fonte: http://sistemadearmas.sites.uol.com.br/amx/amxmk82.jpg

Imagem

fonte: http://sistemadearmas.sites.uol.com.br/ ... ionais.jpg




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#13 Mensagem por Bolovo » Ter Mar 21, 2006 10:35 pm

A-29 escreveu:Ué, se cabe um pode de reconhecimento não poderia caber um míssil?[/url]

Um pod de reconhecimento é uma coisinha diminuta. Um Exocet tem 5 metros, além do mais o Carlos já explicou.




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#14 Mensagem por A-29 » Qua Mar 22, 2006 10:23 am

Ok, estava com meu senso de proporção enferrujado 8-]




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#15 Mensagem por Adelphi » Qua Mar 22, 2006 10:41 am

A FAB teve problemas sérios com a Rolls-Royce, pois segundo a empresa a fabricação de componentes para o Spey era inviável. Aí a GE ofereceu um motor com bem mais potência e menos fumaça. (Se não me engano era uma versão do F404 sem PC).

Sentindo que perderia um cliente, a RR voltou a fornecer os itens para a FAB. O pessoal do Adelphi já estava animado com a mudança, mas... :cry:




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