Rui Elias Maltez escreveu:Charlie:
Claro que o facto de o avião poder voar até Abril de 2007 e ter nais de 2.000 horas de voo, não significa nada em sim mesmo.
Eu não acredito que os responsaveis pela manutenção e getão da frota da FAP fossem tão irresponsáveis ao ponto de manter no activo um avião que eventualmente poderia já não ser absolutamente seguro.
Provavelmente foi por isso que esse aparelho foi para o acervo do museu do Ar.
Podemos não ser especialistas em "aeronautica", mas também não somos completamente mentecaptos.
Como curiosidade ainda, esse avião ainda não consta da lista do acervo do museu, de acordo com o site.
Por enquanto ainda confiamos no que se vai passando no seio das nossas FA's
Não percebo essa dos "mentecaptos", caro amigo Rui Elias. E nem eu sou qualquer especialista em aeronáutica.
Eu apenas estava a esclarecer que o P-3P "14806", muito embora ainda pudesse dispôr de 2.000 horas de voo na sua célula como lhe adiantaram, padecia de outros problemas que acabaram por ditar a sua retirada prematura. Ainda assim, estava seguro e operacional o suficiente para ter executado o seu último voo, precisamente da BA6 para a BA1 a 25 de Maio de 2005.
A questão das horas de voo nas células tem muito que se lhe diga. Por exemplo, no Depósito-Geral de Material da Força Aérea (DGMFA, em Alverca), sabe-se que existem alguns Nord N-2501 Noratlas que praticamente pouco tempo de voo contabilizaram, pelas mais variadas razões. Por isso...
Foto do "14806" pertencente ao acervo do Museu do Ar, na Granja do Marquês (Sintra). A hélice do motor Allison mais à direita fugiu devido ao frio
(não, encontrava-se apenas em manutenção na altura em que a foto foi tirada
).
http://img152.imageshack.us/img152/5831/p3porion9ul.jpg