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Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Guilherme
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#211 Mensagem por Guilherme » Qui Abr 08, 2004 3:35 pm

Marechal-do-ar escreveu:O EF2000 nao e o melhor aviao de ataque do mundo, e isto ate o fabricante reconhece (nao lembro o site agora), mas na tarefa ar-ar ele e otimo e nao sei quem arriscaria um aviao caro como o EF2000 contra a AAA.


http://www.eurofighter.com/




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#212 Mensagem por Slip Junior » Qui Abr 15, 2004 9:43 am

Lula decidirá sobre novos caças

Está nas mãos do presidente a escolha sobre os substitutos do Mirage

O governo Lula está prestes a tomar uma decisão definitiva sobre a licitação para compra de 12 caças que substituirão os Mirage, comprados em 1973 e já obsoletos. A decisão está nas mãos do presidente Lula: bater o martelo logo, com base nos relatórios da Aeronáutica e da Comissão Interministerial que examinou as propostas, adiar mais uma vez o resultado, ou até mesmo cancelar a licitação. O Ministério da Defesa e o Comando da Aeronáutica, em manifestações oficiais, descartam tanto o adiamento, quanto o cancelamento, e não consideram que haja alternativas razoáveis à compra, como reformar a frota de Mirage ou comprar caças usados no mercado de armamentos. Mas, como deixou claro o ministro da Defesa, José Viegas, “a decisão é do presidente”.

No último dia 8, depois de audiência com o presidente Lula, Viegas afirmou que não trabalha com a hipótese de adiamento. “Já houve um adiamento e não há por que haver um segundo”, disse ele. Mas, segundo Viegas, não há como estabelecer prazos. “Espero que esse processo possa chegar a sua conclusão em algumas semanas”, afirmou – deixando claro que a decisão não será tomada este mês, como estava prevista. Há, no entanto, uma clara preocupação das áreas de Defesa, Comércio Exterior e Relações Exteriores com o impacto negativo de um novo adiamento, ou do simples cancelamento da licitação, iniciada em 1996.

O fato - atestam fontes das três áreas - é que uma decisão destas, depois que os cinco grupos internacionais envolvidos no processo gastaram milhões de dólares para atender às demandas do governo brasileiro e trabalharem em suas propostas ao longo de sete anos, seria trágica para a imagem do País junto a investidores internacionais. Primeiro, porque há uma clara necessidade de reequipar a Força Aérea Brasileira, especialmente depois de inaugurado o Sivam. Em segundo lugar, porque seria uma sinalização negativa para investidores internacionais, que se envolveram na licitação direta ou indiretamente por confiarem no Brasil.

“Será difícil explicar como o Brasil, um País de dimensões continentais e a maior potência da América Latina, abandone um processo de licitação internacional iniciado há sete anos, quando países de menor expressão e com faixas territoriais bem menores compraram aviões recentemente – a África do Sul, por exemplo, comprou 28, a República Tcheca 14, a Áustria 18, e até o vizinho Chile, 10”, disse uma fonte do Ministério da Defesa.

Tecnicamente, as análises indicam que o caça anglo-sueco Gripen é o mais qualificado levando-se em conta todos os indicadores, inclusive por ser o único de quarta geração. O Gripen foi o escolhido no governo FHC. O governo Lula pediu que as propostas fossem refeitas, promovendo o segundo adiamento, mas pouca coisa mudou: o Gripen continua sendo o mais cotado, seguido do russo Sukhoi. O Mirage, da Embraer-Dassault, tem mais apoios políticos, mas foi descartado tecnicamente e considerado de alto risco.


Viegas fala de viagens

O ministro da Defesa José Viegas prestará informações, em audiência pública, na Câmara dos Deputados sobre sua viagem à Rússia, China e Índia, realizada em dezembro de 2003, período em que o governo brasileiro iniciava a finalização do processo de licitação no âmbito do Ministério da Defesa para a compra de caças da Força Aérea Brasileira – FAB, no valor de US$ 700 milhões.

O requerimento de autoria do deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) foi aprovado, hoje, na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, por unanimidade e incorporou outro do deputado Murilo Zaiuth (PFL-MS) que também pedia a presença do ministro.

“A viagem de um ministro do governo brasileiro a um país que tem interesse no processo licitatório, às vésperas de sua realização, pode soar contra a transparência das ações públicas, imprescindível para o cumprimento dos mandamentos constitucionais”, argumentou Hauly.

Argumentos - No que se refere à compra dos novos caças, o presidente Lula tem argumentos prontos para o caso de resolver tocar o processo adiante e descartar a proposta da Embraer-Dassault: seja qual for o vencedor, a decisão do presidente é de que a Embraer participe de qualquer maneira do projeto FX.

As cartas estão lançadas. [b]O processo se afunilou e só dois projetos continuam no páreo: o Gripen, anglo-sueco, e o Sukhoi, russo. Só falta marcar a reunião do Conselho de Defesa Nacional que analisaria os relatórios e orientaria a decisão do presidente Lula. A pressão é grande para que não haja uma decisão política, e sim técnica.


Fonte: Jornal de Brasília via NOTIMP/FAB.

Abraços




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#213 Mensagem por Guilherme » Qui Abr 15, 2004 10:23 am

Tem algum funcionário do governo vazando essas informações para esses jornais. Ou então, é matéria paga por algum dos consórcios participantes.




Carlos Mathias

#214 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Abr 15, 2004 2:41 pm

Prá mim é matéria paga, já que o gripen só ganha do Su-35 se for sacanagem.




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#215 Mensagem por Slip Junior » Qui Abr 15, 2004 3:28 pm

Engraçado como algumas pessoas só acreditam nos artigos que condizem com as suas expectativas e desconsideram dessa maneira quaisquer outras que apresentem argumentos contrários e que tragam novos fatos baseados em fatos diferentes....

Bom, enfim, cada um acredita no que quiser, mas a verdade surgirá como fato algum dia.

E, por favor, isso não é um ataque, é apenas uma crítica (algo essencial dentro de um fórum de discussões, não?!).

Abraços




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#216 Mensagem por drakonwulf » Qui Abr 15, 2004 3:45 pm

sabe foi um grande alivio ver q o gripen pode ser o provavel vencedor... pq eu tava rezando pra nao dar mirage...e o gripen, mesmo tendo curto alcance eh um excelente aviao!

sou Pro-Flanker , mas Dalhe Gripen estrangula o mirage!!




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#217 Mensagem por Guilherme » Qui Abr 15, 2004 4:05 pm

Slip Junior escreveu:Engraçado como algumas pessoas só acreditam nos artigos que condizem com as suas expectativas e desconsideram dessa maneira quaisquer outras que apresentem argumentos contrários e que tragam novos fatos baseados em fatos diferentes....


Um artigo diz que o Mirage 2000 eh o favorito. O outro diz que o Gripen eh o favorito. Um terceiro artigo diz que o Su-35 é o favorito. Durma-se com um barulho desses. :P

Fica difícil acreditar em alguma coisa, pois não é revelado como esses jornalistas chegaram a esses "favoritos". Eu sempre fico com um pé atrás quando leio uma notícia e os fatos são baseados numa "fonte não revelada". Eu não acredito justamente por isso, na verdade não tenho nenhuma preferência em especial por um dos concorrentes.

Slip Junior escreveu:Bom, enfim, cada um acredita no que quiser, mas a verdade surgirá como fato algum dia.


Já tá mais que na hora da verdade ser revelada. :wink:

Slip Junior escreveu:E, por favor, isso não é um ataque, é apenas uma crítica (algo essencial dentro de um fórum de discussões, não?!).


Com certeza. Eu entendi o seu comentário nesse espírito. No problem. 8)




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#218 Mensagem por Slip Junior » Qui Abr 15, 2004 4:44 pm

Guilherme escreveu:Um artigo diz que o Mirage 2000 eh o favorito. O outro diz que o Gripen eh o favorito. Um terceiro artigo diz que o Su-35 é o favorito. Durma-se com um barulho desses. :P

Fica difícil acreditar em alguma coisa, pois não é revelado como esses jornalistas chegaram a esses "favoritos". Eu sempre fico com um pé atrás quando leio uma notícia e os fatos são baseados numa "fonte não revelada". Eu não acredito justamente por isso, na verdade não tenho nenhuma preferência em especial por um dos concorrentes.

Eu também fico com o pé atrás com qualquer noticia vinculada na imprensa. Mas o que eu falei se referia mais a atitude de alguns de completamente descreditar artigos em que são apresentados fatos que confrontem seus gostos pessoais.

Ficar com o pé átras, na minha opinião, ainda é a atitude mais sensata quando se ler qualquer coisa referente ao F-X, mas novos artigos são sempre bem-vindos, especialmente em uma época como essa de tantas informações desencontradas sobre cancelamentos, adiamentos e favoritos...

Já tá mais que na hora da verdade ser revelada. :wink:

Concordo plenamente.

Abraços




Carlos Mathias

#219 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Abr 16, 2004 10:25 am

Realmente, entre o sucatão e o gripen, fico com o gripen, de longe. Mas quando digo que o Su-35 me parece o favorito, levo em consideração toda a proposta russa, que agraciaria até mesmo a EMBRAER, que foi quem causou toda esta bagunça com a sua associação à Dassault. E pelo avião em si, para a tarefa de superioridade aérea o Su-35 é imbatível entre os concorrentes, isso sem tanques extras, KC`s, escoltas, etc,etc...




Carlos Mathias

#220 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Abr 16, 2004 10:32 am

Acabei de ler no defesanet que o ALX está com problema de CG, que a EMBRAER está corrigindo. Essa aí é que é a mais capacitada empresa nacional? Demora décadas para desenvolver um aviãzinho e entrega com este tipo de problema? Francamente...




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#221 Mensagem por FinkenHeinle » Sex Abr 16, 2004 1:34 pm

Guilherme escreveu:
Slip Junior escreveu:Engraçado como algumas pessoas só acreditam nos artigos que condizem com as suas expectativas e desconsideram dessa maneira quaisquer outras que apresentem argumentos contrários e que tragam novos fatos baseados em fatos diferentes....


Um artigo diz que o Mirage 2000 eh o favorito. O outro diz que o Gripen eh o favorito. Um terceiro artigo diz que o Su-35 é o favorito. Durma-se com um barulho desses. :P

Fica difícil acreditar em alguma coisa, pois não é revelado como esses jornalistas chegaram a esses "favoritos". Eu sempre fico com um pé atrás quando leio uma notícia e os fatos são baseados numa "fonte não revelada". Eu não acredito justamente por isso, na verdade não tenho nenhuma preferência em especial por um dos concorrentes.

Slip Junior escreveu:Bom, enfim, cada um acredita no que quiser, mas a verdade surgirá como fato algum dia.


Já tá mais que na hora da verdade ser revelada. :wink:

Slip Junior escreveu:E, por favor, isso não é um ataque, é apenas uma crítica (algo essencial dentro de um fórum de discussões, não?!).


Com certeza. Eu entendi o seu comentário nesse espírito. No problem. 8)


Concordo, Guilherme...


É hora de esperar a resposta OFICIAL, e não de jornalzinho de fundo de quintal...

Até Mais...
Dá-lhe Flanker...




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#222 Mensagem por FinkenHeinle » Sex Abr 16, 2004 1:34 pm

Carlos Mathias escreveu:Acabei de ler no defesanet que o ALX está com problema de CG, que a EMBRAER está corrigindo. Essa aí é que é a mais capacitada empresa nacional? Demora décadas para desenvolver um aviãzinho e entrega com este tipo de problema? Francamente...


Desculpe, mas o que é CG???

Aliás, um pequeno problema desses é normal nesse tipo de projeto pioneiro...




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#223 Mensagem por drakonwulf » Sex Abr 16, 2004 1:41 pm

FinkenHeinle escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Acabei de ler no defesanet que o ALX está com problema de CG, que a EMBRAER está corrigindo. Essa aí é que é a mais capacitada empresa nacional? Demora décadas para desenvolver um aviãzinho e entrega com este tipo de problema? Francamente...


Desculpe, mas o que é CG???

Aliás, um pequeno problema desses é normal nesse tipo de projeto pioneiro...


centro de gravidade

o motor tem menos peso do q deveria hehehe ai acho q o aviao fica embicando...




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#224 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sex Abr 16, 2004 3:38 pm

Foi usado um motor mais leve, suponho que seja uma versão mais nova, que o dos testes, o que acabou deslocando o centro de gravidade mais pra frente. Isso é fácil de ser resolvido. As vezes é questão apenas de mudar a posição de alguns equipamentos. Muito natural em qualquer projeto.




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#225 Mensagem por VICTOR » Sex Abr 16, 2004 4:33 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Foi usado um motor mais leve, suponho que seja uma versão mais nova, que o dos testes, o que acabou deslocando o centro de gravidade mais pra frente.

Não seria pra trás?




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