0 QUE FAZER COM A FRAGATA F-47 HOJE NA RESERVA ?

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

0 QUE FAZER COM A FRAGATA F-47 HOJE NA RESERVA ?

FAZE-LA CAPITÂNIA DE UMA FROTA NO NORTE DO BRASIL
16
41%
USAR COMO DEPOSITO DE PEÇAS DE REPOSIÇÃO - A MB SABE MELHOR QUE EU !
12
31%
VENDER COMO ALVO A UM EX-COMBATENTE ARGENTINO MILIONÁRIO ! "VOU FAZER AGORA O QUE NÃO COSEGUI NAS MALVINAS"
8
21%
POR UMA QUESTÃO DE AUTO-DETERMINAÇÃO SO BRASILEIROS DEVE USAR A F-47 COMO ALVO !
3
8%
 
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SUNDAO
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0 QUE FAZER COM A FRAGATA F-47 HOJE NA RESERVA ?

#1 Mensagem por SUNDAO » Qui Abr 15, 2004 8:01 pm

OLA SRs

COM A RECENTE DESATIVAÇÃO ( RESERVA ) DA F-47 IMPÕE-SE UM DESAFIO. O QUE FAZER COM TANTAS TONELADAS DE AÇO ?




César
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#2 Mensagem por César » Qui Abr 15, 2004 10:58 pm

Na minha opinião, se possível, deveríamos é tentar reabilitar a F-47 para serviço ativo, já que ela é uma excelente fragata. Do contrário, é melhor que ela fique aqui no Brasil conservada, já que faz parte da história da MB.

Bem que em situações como essa é possível que ela seja vendida como sucata(destino do 25 de mayo) ou então vendida como parque de diverão flutuante(destino do nosso querido NAeL Minas Gerais).

Abraço a todos

César




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#3 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sex Abr 16, 2004 2:17 am

Concordo com o César.




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Resolvendo um problema

#4 Mensagem por FCarvalho » Sex Abr 16, 2004 7:05 pm

Olá amigos.
Infelizmente, em nossa triste e desonrosa realidade militar não tenhamos vâ ilusões quanto a F-47 que só tem dois cominhos :

1 - virar sucata.

ou

2- virar fontes de peças de reposição.

É só.

Abraços.




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#5 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sáb Abr 17, 2004 12:59 am

Ah, só uma coisa! Como que iríamos fazê-la uma nau capitânea de uma segunda frota no Nordeste se nós a desativamos exatamente por não termos condições de operar nossa única frota inteira!!!!???? :roll: :roll:




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#6 Mensagem por César » Sáb Abr 17, 2004 12:31 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Ah, só uma coisa! Como que iríamos fazê-la uma nau capitânea de uma segunda frota no Nordeste se nós a desativamos exatamente por não termos condições de operar nossa única frota inteira!!!!???? :roll: :roll:

Exato!! :wink:

Abraço a todos

César




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#7 Mensagem por Fuznav » Dom Abr 18, 2004 1:38 pm

Bem pessoal, por um período de 6 meses a um ano este navio terá condições de voltar a ativa, mas o problema é q sem os recursos financeiros p/a manter os outros navios da mesma classe ele será canibalizado.
Um outro fato foi a repercusão desta baixa, tanto na MB quanto em alguns setores fora dela, tem muita gente estressada com o governo.
Já leram a revista T&D n. 99, tem uma reportagem muito interessante sobre as marinhas da américa do sul. Vale apena ler.
Abraços.




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#8 Mensagem por Boiler » Seg Abr 19, 2004 1:58 pm

Olá Senhores,
Fatalmente a F47 irá ser colocada em reserva, ou como fonte de reposição de peças, que seria em tese uma situação de stand-by, caso em algum tempo seja necessário seu retorno a ativa.
Quanto ao Minas Gerais, creio que ele está agora sendo desmanchado na Índia, se não me engano foi rebocado para lá no início de agosto por um rebocador inglês.
Apenas para deixar citado: qdo da desativação da F47, fiquei pensando se não seria um indicativo daquele provável cancelamento do FX e que os americanos poderiam em contrapartida fornecer material bélico excedente de sua forças, então seria o primeiro passo para talvez no futro recebermos um spruance ou outro meio flutuante. Talvez, mas que dentro deste negócio é cada vez mais especulativo esta possibilidade.
Abraços a todos




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#9 Mensagem por Slip Junior » Ter Abr 20, 2004 10:47 am

Marinha do Brasil
Serviço de Relações Públicas da Marinha -- SRPM


Brasília 19 Abril 2004

Senhor Editor,

Em resposta ao seu e-mail recebido em 05/04/, presto a Vossa Senhoria os seguintes esclarecimentos:

1 ) Após o navio ser desativado, quais são as etapas ou fases que ele pode estar : por exemplo, reserva mobilizável , o que isso significa, há trabalhos de manutenção e uma pequena guarnição vinculada ao navio?


Resposta: Em relação à " desativação" de um navio, que poderíamos chamar de uma baixa temporária, denominada na Marinha de "transferência para a reserva", temos um processo que pode conter até cinco fases, a saber:

1ª Fase -- identificação do navio que esteja apresentando uma relação custo/benefício desfavorável, sem que haja recursos para modernização ou, até mesmo , sua substituição. Esta fase termina com a decisão pela transferência para a reserva;

2º Fase- determinação de configuração mínima do navio que ficará em reserva. As seguintes necessidades são, basicamente, consideradas colocação em vida vegetativa ao menor custo possível; manutenção das condições mínimas de segurança para o material e o pessoal; e das condições de reativação, no menor prazo, à máxima prontidão operativa possível.

Após priorizados esses parâmetros e identificados os custos dos vários graus de desativação possíveis, é formado um grupo de manutenção e vigilância e são elaborados os Planos de Preservação e de Reativação;

3ª Fase -- execução das medidas necessárias para a colocação do meio em reserva, tais como a redução da tripulação e a retirada de armamento, munição, combustível, equipamentos, gêneros e documentos;

4ª Fase--consta da manutenção da estrutura, equipamentos e sistema do navio, pelo grupo d manutenção e vigilância, de acordo com o Plano de Preservação estabelecido, visando à possibilidade de reativação. Nesta fase será definida a baixa definitiva ou reincorporação do meio; e

5ª Fase-- caso haja a decisão de reincorporação, será formado o grupo de reativação, a partir do grupo de manutenção e vigilância. Executa-se o Plano de Reativação, incluindo, também, um período de manutenção especial. Posteriormente, quando o navio estiver em condições de operar e combater, haverá a Mostra de Armamento.

Quando da efetivação da baixa de um meio, seus equipamentos e diversos sobressalentes são empregados para suprir as necessidades e outros navios, principalmente, em face das restrições orçamentárias impostas à Marinha, que dificultam a aquisição do material necessário a sua operação.

2 ) O que está previsto para a Fragata Dodsworth?

Resposta: Atualmente segundo o procedimento acima descrito, a Fragata "Dodsworth" encontra-se na quarta fase. A sua destinação final será definida e dependerá das contigências as quais for submetida a Marinha.

Atenciosamente
Paulo Ricardo Medici
Capitão-de-Fragata
Diretor


Fonte: Defesanet

Abraços




SUNDAO
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#10 Mensagem por SUNDAO » Qua Abr 21, 2004 11:34 am

Ola Srs.

Avaliando o mail que a Defesanet nos trouxe o que se depreende e aí vão algumas considerações minhas.

Acho que o que acontece é que a F-47 deveria estar para entrar num período de docagem normal que deveria ser feito para garantir a sua operacionalidade com um mínimo nível de segurança e eficiência.

Existem vários níveis de manutenção do navio e talvez a F-47 tenha chegado ao mais caro e custoso deles, inclusive com um grande período de docagem com manutenção de casco e uma revisão geral de equipamentos a bordo. Por ser caro e demorado acredito este período é o que vem sendo postergado em vários outros navios da frota.

A manutenção intermediária postergada ( o que implicaria em maior custo global da "grande" parada de manutenção ) e os custos maiores do período de manutenção talvez tenham condenado a fragata efetivamente a ficar encostada.

Creio que o prazo citado (6 meses) de eventual reativação seja efetivamente o prazo para execução efetiva do dito período de manutenção e para colocar de novo o navio em condições, "nos trinques" de novo.

Se o meu entendimento for correto acredito que uma postura interesssante da marinha seria, diante da oportunidade de um navio parado, buscar melhores tecnicas e maneiras de maximizar, melhorar, substituir e testar equipamentos, de maneira a obter sistemas de maior confiabilidade e de operação mais econômica tanto para F-47 como para as outras F-22.

Lembro-me que há algum tempo se falou no UPG das F-22 (mísseis radares, flares, COC, etc ...) que seria a próximo o próximo objeivo após a MODFRAG. A F-47 "otimisticamente" poderia ser a primeira do novo programa.

Sundao

PS: Notei que um dos itens da enquete foram inviabilizados pelo fato que não me expressei bem. Quando falo da F-47 ser a capitania de uma frota no Norte do Basil me referia a ser, fora dos conceitos normais esquadra, o navio mais forte daquele distrito naval.

Aquela região é adjacente ao Caribe que a ser patrulhada mais ativamente tanto pela Marinha inglesa (F-42 e F-22.3 ) quanto a americana por conta do tráfico de drogas, por isso a região passou a ser mais importante (uma eventual perseguição, por exemplo, de algum navio que pudesse se evadir do Caribe para as aguas sobre influência do Brasil).

Por isto, um navio de maior porte, mesmo com limitações, poderia coordenar eventuais atividades maiores e mesmo, se preciso fosse, "mostrar bandeira".




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Re: 0 QUE FAZER COM A FRAGATA F-47 HOJE NA RESERVA ?

#11 Mensagem por Marujo » Qua Abr 21, 2004 8:19 pm

SUNDAO escreveu:OLA SRs

COM A RECENTE DESATIVAÇÃO ( RESERVA ) DA F-47 IMPÕE-SE UM DESAFIO. O QUE FAZER COM TANTAS TONELADAS DE AÇO ?


Boa noite a todos minha opinião, na situação que vive o paiso melhor para a MB é que seja aproveidada para reposição de material para as demais .




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#12 Mensagem por Slip Junior » Qua Abr 21, 2004 8:23 pm

SUNDAO escreveu:Acho que o que acontece é que a F-47 deveria estar para entrar num período de docagem normal que deveria ser feito para garantir a sua operacionalidade com um mínimo nível de segurança e eficiência.

Existem vários níveis de manutenção do navio e talvez a F-47 tenha chegado ao mais caro e custoso deles, inclusive com um grande período de docagem com manutenção de casco e uma revisão geral de equipamentos a bordo. Por ser caro e demorado acredito este período é o que vem sendo postergado em vários outros navios da frota.

SUNDAO, acho que você está sendo otimista demais pois pelo o que eu entendi é a F-47 foi desarmada e encostada de vez e, só por um milagre (ou uma séria situação de crise), ela volta à ativa.

Abraços




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#13 Mensagem por SUNDAO » Qui Abr 22, 2004 1:40 am

OLA Srs ! Fala Slip !

Neste post estou pecando demais pela falta de clareza.

Oque quiz dizer é que provavelmente a F-47, quando foi encaminhado a reserva estaria provavelmente diante deste grande período de manutenção que falei.

Como disse também, por ser custoso e demorado ( pelo menos 6 meses de trabalho intensivo ) este tipo de período de manutenção tem sido postergado para todas as outras fragatas T22.1 .

Esta atitude ( a posteração das revisões periódicas ) com certeza baixa a confiabilidade dos sistemas a bordo e elevava em muito o custo final quando da grande manutenção a que todos estes navios estão sujeitos.

Quanto a voltar ou não ao serviço ativo, cabe analisar quando de um eventual retorno se não seria mais intereressante uma compra de oportunidade de um navio mais novo.

Mas se não tiver "dim-dim" ... Nem adianta pensar !

Sundao




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#14 Mensagem por Spetsnaz » Qui Abr 22, 2004 8:07 am

Enfia um monte de argentino dentro e usa como ALVO ... uhahuahua




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#15 Mensagem por Fox » Qui Abr 22, 2004 5:22 pm

Blz pessoal,

Eu concordo com você Slip! :D

Como podermos perceber a F-47 está no ultimo procedimento de desativação. O ultimo procedimento não é a 5 ° fase? Não, porque só existirá a 5° fase se a MB decidir reativar a embarcação!

Não acredito que a F-47 foi encosta somente porque a MB não tinha recursos para promover a manutenção necessária a essa embarcação, pois se fosse isso, a MB teria desativado as duas embarcações remanescentes da classe Pará (D-27 Pará e D-30 Pernambuco), e com o orçamento (anual) destinado a essa classe, seria executado as devidas manutenções na F-47, mas não foi isso que aconteceu, pois a D-27 foi mantida no serviço ativo. Com isso a MB ficaria por algum tempo com 13 escoltas, esperando o final da reforma da F-47 e da construção da V-34 Barroso, somando em breve 15 escoltas.

Na minha opinião a Fragata Dodsworth deve estar servido como fonte de reposição de peças para as outras três fragatas da classe, e quando esse processo terminar, essa embarcação deverá ser desmantelada.

Entendo hoje que a MB não deve mais pensar em modernizar a classe Greenhalgh, e quando houver recurso disponível, seria mais interessante adquirir uma outra classe de escolta (fragata ou destróier) para substituir as três fragatas remanescentes.

Até mais..................................................................................

Fox :wink:




Bandeira que é o nosso espelho!
Bandeira que é a nossa pista!
Que traz no topo vermelho,
O coração do Paulista!


Guilherme de Almeida
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