Guerra no tráfico no RJ - mais um capítulo

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
ZeRo4
Sênior
Sênior

#181 Mensagem por ZeRo4 » Ter Mar 07, 2006 1:28 pm

Alcantara escreveu:Ocupar a Rocinha não é fácil, eu sei, mas o Exército ocupou... sem tiroteios, sem confronto. Apesar do respeito ter diminuido (nesse ponto concordo, em parte, com você), o fato de não ter havido confronto, no meu ponto de vista, respauda a idéia de que os traficantes não quizeram confronto com uma tropa maior e mais forte. Isso pra mim é respeito.

Mas eu não disse que o EB tem mais ou menos respeito que a PMERJ... isso ai é o Vinícius que fica colocando toda hora! o que eu estou dizendo é que a vagabundagem a cada dia tem MENOS respeito pelo EB!

Se a dez/quinze anos atrás alguém falasse pra você: "Invadiram um quartel do EB e roubaram 10 fuzis e uma pistola..."

Tenho certeza que a tua reação seria rir e dizer que foi uma boa piada... consegue entender agora?

Alcantara escreveu:Isso sim, é um problema. O Exército tem que ser mais enérgico nas respostas quando isso ocorrer. Acho que essa operação no Rio já seria uma mudança nessa direção.

Concordo... o problema é que eu acho que o EB não está sendo energético o suficiente!!! Parece que essa operação é apenas pra gringo ver!

Sabe o que é ser energético??? Vou te falar... mês passado meu irmão mais dois companheiros ficaram encurralados por 30min numa casa no morro do Fogueteiro! foram resgatados pelo BOPE!

Dois dias depois foram registrados três "autos de resistência" na 6o DP... e até hoje o movimento deles ta enfraquecido!!! Eu duvido que num curto espaço de tempo, com o mesmo "bonde" no comando... se eles vão encurralar outra vez alguma equipe da PM.

Agora... passa pra vista do cidadão comum! ele vai pensar:

"Putz... eu to aki sendo assaltado, tem homens do EB a 200m de mim e eles não fazem nada!"

Tu acha que eles vão pensar em CRFB/88, em Missão X ou Y??? Não...

Alcantara escreveu:Missão com objetivos limitados... conhece esta expressão? Eu também acho ruim o Exército tomar uma localidade e não poder tomar alguma ações, como no caso dos assaltos de que você falou. Mas pense bem, ZeRo4, qual a missão deles ali? Não vou recorrer a expressões de dúvida quanto ao seu conhecimento, não acho necessário isso, até porque eu sei que você sabe. É feio para o EB ter uma atuação tão limitada, mas são as ordens deles. Acho que isso que você deveria entender, e não ficar aí criticando e encomendando caixões (ótima tirada do colega SGT GUERRA, um pouco de humor não faz falta :)). Para uma maior atuação do Exército seria necessária uma reviravolta política. E você sabe que isso não aconteceu.

Sinceramente??? Era melhor ter ficado aquartelado, atuando com inteligência auxiliando a inteligência da PMERJ e dar o bote no momento certo ao invés de fazer esse estardalhaço todo.

Segundo, eu não encomendo caixões não brother!!! Eu falo o que é a verdade... se não fosse a PMERJ já teria muito milico morto.

Para uma maior atuação do EB seria necessário vontade de atuar e não vontade de recuperar 10 fuzis, até pq te garanto que até o final do ano vão roubar mais fuzis, como todos os anos... já é "normal".

Alcantara escreveu:Porra, ZeRo4, nada a ver... a PM vai recuperar os fuzis porque os bandidos vão tentar utilizá-los contra a polícia e, fatalmente, ou vão morrer na tentativa ou vão acabar largando e fugindo. Quem faz o combate continuado aos traficantes é a PM, e não o Exército. Nada mais natural que acabem se confrontado e recuperando os tais fuzis.

Como a PMERJ recuperou ano passado 4 fuzis Para-FAL que eram do EB sem um tiro no ano passado na Vila Vintém??? Eu diria que foi um trabalho e inteligência...

O problema é que o EB ta todo errado... quem roubou esses bicos foi o C.V devido a perda dos bicos quando eles tentaram invadir a Rocinha! que diabos o EB ta fazendo em favelas como Dendê (que é TCP...), Rocinha (ADA...), Vila do Pinheiro, João e Salsa e Merengue (ADA...).

Quer dizer... só perdendo tempo por falta de inteligência!!! Quer procurar??? Mangueira, Vidigal, Pavão-Pavãozinho, Providência... ou seja as favelas grandes do C.V!!! Agora... como são os *MILITARES* que sabem de tudo e a PMERJ (que vive a situação todo dia...) não sabe de nada...

Agora, pode anotar uma coisa... eu duvido que esses bicos vão aparecer agora!!! Posso até apostar nisso...

Alcantara escreveu:Então é isso! Abraços!!!

Abraços e Desculpa se o fiz pensar de modo diferente ok?

Alcantara escreveu:Obs: Ahh, sim! Agora são 12 favelas ocupadas...

É... das quais nada tem haver com o crime...

As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
ZeRo4
Sênior
Sênior

#182 Mensagem por ZeRo4 » Ter Mar 07, 2006 1:29 pm

Francisco,

Me referi aos DelPol de Polícia Civil, dos Estados, e a agentes da PF e PRF...

Pablo Maica
Sênior
Sênior
Agradeceu: 293 vezes
Agradeceram: 534 vezes

#183 Mensagem por Pablo Maica » Ter Mar 07, 2006 2:11 pm

Umas fotos:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Depois eu posto mais!

Um abraço e t+ :D

Alcantara
Sênior
Sênior
Agradeceu: 215 vezes
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

#184 Mensagem por Alcantara » Ter Mar 07, 2006 2:41 pm

ZeRo4 escreveu:O problema é que o EB ta todo errado... quem roubou esses bicos foi o C.V devido a perda dos bicos quando eles tentaram invadir a Rocinha! que diabos o EB ta fazendo em favelas como Dendê (que é TCP...), Rocinha (ADA...), Vila do Pinheiro, João e Salsa e Merengue (ADA...).

Quer dizer... só perdendo tempo por falta de inteligência!!! Quer procurar??? Mangueira, Vidigal, Pavão-Pavãozinho, Providência... ou seja as favelas grandes do C.V!!! Agora... como são os *MILITARES* que sabem de tudo e a PMERJ (que vive a situação todo dia...) não sabe de nada...

Agora, pode anotar uma coisa... eu duvido que esses bicos vão aparecer agora!!! Posso até apostar nisso...

Ok! Esta é uma crítica lógica e fundamentada. Acho que o Exército já percebeu isso. Tanto que está vindo para o Rio pessoal do Exército especializado em inteligência. Se não me engano, irão agir com a colaboração dos setores de inteligência das forças de segurança locais. Enquanto não se tiver informações precisas quanto aos autores da ação, sufoca-se todos as facções suspeitas. É até bom pra ver se dá uma espantada nos outros grupos, como uma espécie de mensagem: olha, se vocês tentarem alguma ação contra o Exército isso vai acontecer com vocês também. :lol:

ZeRo4 escreveu:
Alcantara escreveu:Então é isso! Abraços!!!

Abraços e Desculpa se o fiz pensar de modo diferente ok?

Que é isso!!! Não tem necessidade. É só um papo entre amigos. :lol:

Abraços!!!

"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
trabuco
Avançado
Avançado

#185 Mensagem por trabuco » Ter Mar 07, 2006 3:47 pm

O GLOBO

OPINIÃO
Reação à altura

O Exército não está cercando as favelas cariocas apenas em busca de armas roubadas dos seus arsenais. O Exército está nas ruas do Rio para recuperar a honra e a respeitabilidade enxovalhadas por sete bandidos que, confiados no êxito de ações anteriores, e seguros da impunidade que costuma premiar a petulância dos criminosos no Brasil, invadiram na madrugada de sexta-feira o quartel do Estabelecimento Central de Transportes, em São Cristóvão, e levaram uma pistola 9mm e dez fuzis FAL 7.62.

Apoderar-se de armas dos quartéis das Forças Armadas é, mais que um crime, uma afronta. Em face da gravidade do ataque às instituições militares, a cúpula do Exército — e também das outras Armas — tem o dever de usar todos os meios de que dispõe, todos os recursos materiais, técnicos e humanos ao seu alcance, e só descansar quando as armas forem recuperadas, os culpados entregues à Justiça, o respeito e a auto-estima restaurados.

Seria o absurdo dos absurdos permitir que o tráfico se abasteça nos quartéis das Forças Armadas — que os arsenais destinados a defender o país sejam usados para roubar, assaltar e matar cidadãos. É questão de defender a honra é questão de resguardar princípios e é questão de impor invioláveis limites à ação dos bandidos.

Que não se confunda essa operação excepcional para recobrar armas roubadas com a atribuição de um rotineiro poder de polícia às Forças Armadas para desarticular o tráfico — equívoco que o bom senso se encarrega de desaconselhar. No combate à criminalidade, tarefa constitucional do aparelho de segurança pública, o papel dos militares é, justamente, o de impedir que o crime se arme com petrechos de guerra subtraídos de seus paióis, sem prejuízo de algum apoio à inteligência policial. O que se quer das Forças Armadas não é que saia às ruas rotineiramente, fazendo as vezes da Polícia Militar, mas que permaneça nos quartéis — de sentinela, vigiando, espiando, guardando o que é seu.

E que a vigorosa reação do Comando Militar do Leste, além de peremptório recado aos bandidos, sirva às autoridades policiais em geral como exemplo de cabal intolerância com o crime.

ZeRo4
Sênior
Sênior

#186 Mensagem por ZeRo4 » Ter Mar 07, 2006 3:51 pm

SGT GUERRA escreveu:ZeRo4, eu já participei de operações com várias PM do Brasil e com a policia federal. Talvez voce não sabe, mas tem policiais estaduais que ganham muito bem por ai.

Brother, se ganha... melhor pra eles né??? mas a situação aqui no RJ é enfrentar vagabundagem de AK, FAL, M-16 e G-3 ganhando R$ 798 por mês e com as mínimas condições possíveis...

Acho que isso só vem a corrobar o excelente trabalho que tanto a PMERJ quanto a PCERJ realizam no RJ! Não por serem os melhores, não por terem poderes especeis... mais por estarem acostumados com essa situação todo dia!

ZeRo4 escreveu:eu fosse comandante da PMERJ/PCERJ eu deixava o EB se fuder sozinho

SGT GUERRA escreveu:todo mundo notou isso.

Com essa tua opinião eu deixava msm... pra eles pedirem ajuda pra entrar em Vigário que nem pediram ontem!

ZeRo4
Sênior
Sênior

#187 Mensagem por ZeRo4 » Ter Mar 07, 2006 3:56 pm

Rapaz... esse caminhão do EB chegando pra invadir a favela deve ser no mínimo engraçado!!! Hahuiehuiahuiehuia!!! Chega a ser mais engraçado que a Blazer da PMERJ com 8 PMs dentro!!!

César
Sênior
Sênior
Contato:

#188 Mensagem por César » Ter Mar 07, 2006 4:22 pm

Essa ação está começando a ficar ridícula.

Digo que é ridícula pois ela está sendo completamente ineficiente!!! Todos notaram que a porcaria das armas não apareceram até agora, e tenho para mim que dificilmente irão aparecer. Isso devido a todas as restrições que ele tem para realizar a operação.

O Exército não tem poder de polícia e ele não foi criado para ser polícia. Ele foi criado para matar!! Uma penca de soldados armados com FAL atirando no meio de uma área civil será um morticínio tremendo. Uma missão em que o EB não pode prender nem atirar adequadamente só pode resultar em fracasso.

E digo mais: Quanto mais soldados o Exército colocar nas favelas, mais será o sucesso dos bandidos. Já pensou a cara deles? "Pô cara, nós estamos passando a perna em 600 homens, 1200, 1600...2200...", vai ser a glória pra eles!!! E vai ser uma vergonha se mesmo com todo esse efetivo não conseguirmos nada.

O Rio é uma cidade violenta, mas não é a única. Imagina se em qualquer crise de criminalidade o EB tem que intervir? Vai ser hoje no Rio, amanhã em Salvador, depois em São Paulo, Espiríto Santo, Recife.... No fim, o EB deixará de ser EB e passará a ser polícia!

Pedir para que o exército faça esse tipo de missão o tempo todo é pedir o começo do fim do próprio exército. Em vez de colocar esse monte de soldado pra ficar intervindo em favela, coloque eles para fazerem parte de um grande trenamento em nível de Divisão, como o que ocorreu aqui no Comando Militar do Sul pouco tempo atrás. Aí sim ele estará agindo como exército, e fazendo o que sabe fazer.

Abraços

César

"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Agradeceu: 293 vezes
Agradeceram: 534 vezes

#189 Mensagem por Pablo Maica » Ter Mar 07, 2006 4:23 pm

Pessoal me desculpem todos mas esse tópico ja ta chegando a um nivel meio chato!!

Um abraço e t+ :D

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6308 vezes
Agradeceram: 6657 vezes
Contato:

#190 Mensagem por Túlio » Ter Mar 07, 2006 5:32 pm

Só um detalhe: Delegado da PC ganha mesmo isso que disseram - alguns milhares de reais - mas isso é o vencimento básico, além disso tem as vantagens (triênios, cada um mais 5%), a FG (função gratificada, varia de caso a caso), a Verba de Representação, os adicionais (15% para 15 anos de serviço, 25% para 25 anos, cumulativos com os triênios), depois, sobre tudo isso, incidem 222% de Risco de Vida. Delegado, ao menos no RS, ganha muito bem...

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
interregnum
Avançado
Avançado

#191 Mensagem por interregnum » Ter Mar 07, 2006 6:36 pm

http://odia.terra.com.br/rio/htm/geral_26117.asp

Traficantes da Mangueira atiram em soldados durante troca de plantão

Rio - Novo tiroteio entre traficantes e soldados do Exército marcaram a noite desta segunda-feira na Favela da Mangueira, na Zona Norte. Dois homens que estavam em uma laje próximo à Rua Visconde de Niterói, principal via de acesso ao morro, dispararam contra os agentes durante a troca de turno. O confronto durou cerca de cinco minutos e ninguém ficou ferido. Um cabo de energia elétrica foi atingido, mas não prejudicou o fornecimento.

A Mangueira é uma das 12 comunidades-alvo ocupadas pelo Exército que pretende, com a megaoperação, recuperar os 10 fuzis calibre 7.62 e uma pistola nove milímetros que foram roubados do quartel do Estabelecimento Central de Transportes (ECT), em São Cristóvão, na sexta-feira, por sete homens encapuzados e de roupa camuflada.

Também estão cercadas as favelas de Jacarezinho; Manguinhos; Grota, Fazendinha e Nova Brasília, no Complexo do Alemão; Dendê, na Ilha do Governador; Vila dos Pinheiros e Vila do João, na Maré; Parque Alegria, no Caju; e a Favela do Dique, no Jardim América.

A Polícia Civil estima que o prejuízo do tráfico até agora seja de cerca de R$ 1,5 milhão. Isso porque, por semana, as 12 favelas costumam faturar R$ 3 milhões com a venda a viciados de fora. Com o cerco, só 30% das vendas continuam, nas bocas-de-fumo que atendem ao mercado formado por moradores.

Domingo, o Exército dobrou para 1.200 homens o efetivo nas favelas, mesmo número enviado ao Haiti para a Força de Paz da ONU. Mais 1.600 homens de Goiânia, Minas Gerais e Brasília estão de sobreaviso. “Não estamos combatendo o tráfico. Só queremos os fuzis de volta e não confronto. Sábado, fomos cumprir mandado de busca em Vigário Geral, mas recuamos porque fomos recebidos a tiros e para que ninguém fosse ferido”, disse o coronel Fernando Lemos, relações-públicas do Comando Militar do Leste.

Ocupação marcada por violência e morte

O quarto dia de ocupação do Exército em favelas do Rio foi marcado por violentos confrontos. Nesta segunda-feira, às 8h50 e às 9h20, traficantes do Morro da Providência, no Centro, enfrentaram os militares a tiros de fuzil. Eduardo dos Santos, estudante de 16 anos, morreu atingido por uma bala perdida no vizinho Morro do Pinto. No início da madrugada, os bandidos da Providência já haviam atacado soldados com bomba caseira.

Na Providência, as tropas do Exército estão enfrentando uma quadrilha equipada com armas de alto poder de destruição. Segundo a polícia, os traficantes da favela contam com arsenal de guerra composto por armamentos como os fuzis FAL, G-3, AK-47 e AR-15. É um dos bandos com maior poder de fogo do Rio. Tal força bélica foi constatada por equipe do DIA em setembro, quando equipe de reportagem percorreu arredores da Providência por duas semanas e verificou a presença de homens armados. Flagrantes fotográficos revelaram a ousadia de criminosos.

talharim
Sênior
Sênior
Agradeceram: 212 vezes

#192 Mensagem por talharim » Ter Mar 07, 2006 7:25 pm

Cesar escreveu :
Imagina se em qualquer crise de criminalidade o EB tem que intervir? Vai ser hoje no Rio,depois em São Paulo

Ops,São Paulo não meu amigo :?

Aki a bandidagem ainda respeita a PM.

O negócio tá feio,mas ainda existe o respeito ou medo de algumas unidades da PM.

----------------------------------------------------------------------

Aliás,tira o EB dessa ação e reúne a PM de São Paulo,do Espírito Santo,De Minas Gerais e manda todo mundo apoiar a PMERJ pra invadir morro.

Os resultados seriam bem melhores.

Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 419 vezes

#193 Mensagem por Marechal-do-ar » Ter Mar 07, 2006 7:57 pm

interregnum escreveu:
Sábado, fomos cumprir mandado de busca em Vigário Geral, mas recuamos porque fomos recebidos a tiros e para que ninguém fosse ferido

Desse jeito a piada sobre os franceses la no tópico de piadas vai servir para esses caras...

"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Clermont
Sênior
Sênior
Agradeceu: 632 vezes
Agradeceram: 644 vezes

#194 Mensagem por Clermont » Ter Mar 07, 2006 9:05 pm

César escreveu:(...)

O Exército não tem poder de polícia e ele não foi criado para ser polícia. Ele foi criado para matar!! Uma penca de soldados armados com FAL atirando no meio de uma área civil será um morticínio tremendo. Uma missão em que o EB não pode prender nem atirar adequadamente só pode resultar em fracasso.

(...)

O Rio é uma cidade violenta, mas não é a única. Imagina se em qualquer crise de criminalidade o EB tem que intervir? Vai ser hoje no Rio, amanhã em Salvador, depois em São Paulo, Espiríto Santo, Recife.... No fim, o EB deixará de ser EB e passará a ser polícia!

Pedir para que o exército faça esse tipo de missão o tempo todo é pedir o começo do fim do próprio exército.

(...)

É isso aí. Eu concordo, por A+B, com César. Infelizmente, esse tópico, devido a alguma feitiçaria, transformou-se numa estranha celeuma: quem tem "aquilo" maior? Os soldados do Exército ou os soldados da PM?

Mas esse não é o ponto. O Exército não pode substituir a Polícia. (nem vou discriminar entre tipos de polícia, pois sou um daqueles que querem a criação de uma polícia única, hierarquizada, de carreira, e de caráter civil, sem a mais remota subordinação ao Exército brasileiro). O Exército não tem capacidade, nem preparo para atuar como Polícia.

Muita gente gosta de citar os exemplos tipo ECO-92 e coisas semelhantes. Mas perdem de vista de que essas ações não foram ações de polícia, no sentido civil do termo, Mas, apenas, no sentido militar. Ou seja, a ação de controle de cidade ocupada; de manutenção da segurança de áreas sensíveis; proteção de força; proteção de autoridade etc. A mesma coisa que se faz no Haiti; ou o que se faria se conquistássemos alguma cidade estrangeira..

Os alemães fizeram muito disso, na Europa ocupada. Mas, sempre, deixando as forças policiais locais, exercendo a verdadeira missão de polícia. Os alemães, muitas vezes, buscaram “nazistificar” as forças de polícia de países ocupados ocidentais. Mas isso é outra história.

O equívoco com essas missões de “busca e apreensão” do Exército, é que o obriga a ir atrás de criminosos comuns, entrando em favelas. Quando atua em ações de polícia, no sentido militar (que tal usarmos o termo “ações de segurança de campanha”?), como a ECO-92, ele se limita a impedir que os criminosos comuns, venham atrás dos pontos sensíveis que estejam sob proteção. Se o fizerem, será por sua conta e risco, e será o Exército quem estará na vantagem.

Como observou, com notável argúcia, o companheiro César, se o Exército se vê na contingência de ter de ir atrás de criminosos comuns, ele é quem fica em desvantagem, pois não poderá utilizar suas técnicas de combate, em tal situação. Estou vendo na mídia, o grande entusiasmo com a entrada em ação de pessoal de Informações do Exército. Só que, não estamos lidando com grupinhos de universitários comunistas fanatizados, facilmente infiltráveis. O tipo de informações que prevalecem e se mostram decisivas em ações contra criminosos comuns só podem ser levantadas por profissionais de Polícia, com longos anos de experiências nas ruas; com uma grande rede de contatos e informantes nas próprias comunidades.

Em suma, com "faro" de tira e não com "presas" de pára-quedista.

A medida que os dias vão passando, aumentam os meus temores de que alguma tropa reaja contra um ou outro disparo de marginais, com fogo coletivo. Dado o poder de destruição das armas do Exército, o que aconteceria com alguma área de uma favela atingida por alguns segundos de fogo automático de MAG e semi-automático de uns quatro ou cinco fuzis FAL?

Imaginem as conseqüências para a imagem do Exército Brasileiro; para a imagem da Nação brasileira, se uma pilha de cadáveres resultasse de um incidente assim.

Será que isso é uma total impossibilidade?

Qual o preparo psicológico desses soldados pára-quedistas; fuzileiros blindados; polícias do Exército? Os soldados brasileiros no Haiti tiveram preparação especial para a missão. Esses soldados nos subúrbios cariocas, tem a mesma condição?

Está tudo errado. Tudo. Nunca se devia ter permitido que bandidos comuns tivessem adquirido a ousadia de invadir uma instalação militar. Nunca se devia ter permitido que se criassem esses labirintos de casebres, onde é praticamente impossível exercer controle; nunca se devia ter permitido que armas tão atrativas estivessem no interior de instalações mantidas por soldados de segunda-linha (eu me recuso a acreditar que, algum dia, bandidos invadirão a sede do Regimento Sampaio, atrás de fuzis). Nunca deveríamos ter permitido a criação desses códigos jurídicos tão lenientes com todo o tipo de fora-da-lei. E nunca deveríamos ter tido uma constituição federal que dificulte tanto a intervenção e afastamento de governadores e prefeitos que se mostrem criminosamente incompetentes.

O que mais me preocupa nessa operação do Exército, é que talvez os militares estejam tentando consertar todos os erros acima mencionados, com outro erro ainda maior. E que pode lhes custar caro. Pois, se tiverem sucesso, a sociedade pode chegar a conclusão de que o Brasil não precisa de exército e sim de polícia, com as conseqüências óbvias. E se fracassarem, o Exército (e todas as instituições militares) sofrerão uma desmoralização que poderá ter fortes conseqüências na própria solidez do Estado Democrático brasileiro, com o surgimento de extremistas fanáticos de direita, em todos os setores da sociedade (inclusive, no interior das próprias forças armadas) que passem a exigir “o resgate da honra militar”, através de alguma aventura futura.

Eu não sei como vai terminar toda essa história. Talvez, quando os traficantes sentirem dor nos bolsos, eles devam entregar os fuzis (como já entregaram, em outra ocasião, embora, se não me falha a memória, isso não tenha sido confirmado pelas autoridades militares e policiais). E, nesse caso, tudo ficará “como dantes no quartel de Abrantes”

Agora, se as coisas não ocorrerem assim...

Carlos Mathias

#195 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Mar 07, 2006 11:23 pm

Quanto é que eles devem estar deixando de faturar com estas operações? Vale os fuzis? Quanto fatura a Rocinha por semana? Milhões e milhões. Então, ainda que não prendam ninguém e, se Deus quiser, não atirarem contra ninguém, terá havido um prejuízo gigantesco em termos de vendas de drogas. Lembremos que para o EB não tem arrego, então é sufoco mesmo. Daqui um tempo os fuzis vão aparecer sim. O que o colega disse sobre uma possível reação da tropa e as consequências é verdade, seria uma mancha na imagem do EB, porém tenho absoluta certeza que militar não age sem planejamento, então coisas devem estar ocorrendo e não se está vendo isso, que pode até ser melhor assim.

As vezes eu lembro da minha infância, lá pelos anos 70, e das operações no meu bairro e pelos "direitos" dos vagabundos respeitados ao extremo...que saudade!!!!

Responder