Guerra no tráfico no RJ - mais um capítulo

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Guerra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 53 vezes
Agradeceram: 135 vezes

#166 Mensagem por Guerra » Ter Mar 07, 2006 11:06 am

O Governo é político, ele muda de quatro e quatro anos... o EB não!

Não parece, porque o problema do Rio já se arrasta por um bom tempo.

Pra finalizar... só a título de informação (mais uma vergonha para o EB...) fiquei sabendo por intermédio de amigos do 16o BPM (Olaria) que o EB tentou entrar em Vigário sozinho (sem apoio da PMERJ/PCERJ) e acabou ficando barrado!!! não passaram nem da "porta" da favela... quem sabe hoje com o apoio da PMERJ e/ou PCERJ, um efetivo de 200 homens (onde a PMERJ e a PCERJ invadem com 20...), eles consigam dominar a favela né???

Vergonha? Porque vergonha? Eu não acho vergonha quando eu vejo a policia do Rio levando tiro, até mesmo porque eu vejo a policia como um aliado.
Você deveria rever seu posicionamento sobre essa questão. Esta parecendo que você veio encomendar a alma dos soldados aqui no DB. Ou voce trabalha numa fabriica de caixão ou trabalha para o capeta.

A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Guerra
Sênior
Sênior

#167 Mensagem por Guerra » Ter Mar 07, 2006 11:13 am

Renato Grilo escreveu:Ta bom, ta bom.....
Tudo bem, a polícia do Rio tem um puta conhecimento da rotina de confronto em uma favela.... Eles simplesmente estão dando apoio a uma instituição militar que está buscando armamento roubado.... Porque não trabalham em conjunto sem essas discussões sem sentido de o meu soldado é melhor.... o meu sabe mais.... o meu é mais forte....
A situação do Rio necessita sim de auxilio. Se o Rio está assim hoje é porque o poder público e a polícia não consegue combater o tráfico, mas não consegue combater como em São Paulo também não consegue, como no Espírito Santo, no pará, em campinas, etc.
Eu acho que tanto a PMRJ como o EB, deveriam aproveitar esta situação, e enchergar isso como uma oportunidade para tentar resolver o problema, e não mostrar quem pode mais.
Se a PMRJ tem todo este conhecimento e pessoal qualificado para buscar os armamentos, aproveitem que o EB está nos acessos das favelas e intensifiquem o trabalho resolver a situação
Se existe soldado do EB mal preparado (deve existir mesmo) deve ter na polícia também.... Todas as forças tem excelentes profissionais, como tem aqueles que não são tão bom assim.
Se conseguir aliar o conhecimento das comunidades da polícia carioca, com o efetivo e o poder de fogo do EB, mantendo os soldados do EB com as ocupações e as tropas de elite da PM e do EB para incursões, as forças são multiplicadas e todos saem ganhando.....Não vejo porque essa situação não pode ajudar ambos os lados e dificultar muito o lado dos marginais.

Bom é o que eu penso.... É aquela velha história de foco no problema e foco na solução.... vocês conhecem esta história???

Vou contar rapidamente..... Quando os EUA estavam com a União Soviética na corrida espacial, descobriram que a caneta não funciona em gravidade zero...... Os cientistas da NASA,começaram a desenvolver uma caneta especial que no final das contas, consumil milhões de dólares, mas escrevia até embaixo da água....... Já os russos utilizaram um lápis.....
Se você ficar muito focado no problema, vc não enxerga a solução.

Eu nunca disse que o soldado do EB é melhor ou pior que o da PM/RJ. O que eu não entendo é esse alvoroço todo só porque o EB resolveu agir.

Guerra
Sênior
Sênior

#168 Mensagem por Guerra » Ter Mar 07, 2006 11:20 am

Eu vou dar sugestão para o destacamento de operações psicologicas mudar a fita para:

"SOLDADOS DA PM...VOCES SÃO OS MELHORES DO MUNDO...."

Renato Grilo
Avançado
Avançado
Agradeceram: 8 vezes

#169 Mensagem por Renato Grilo » Ter Mar 07, 2006 11:24 am

Com certeza Srgt. eu não li nenhum post seu que dissesse isso. Pelo contrário, concordo com todos os seus posts.
Eu quis colocar exatamente sobre essa vaidade que você citou acima. Acredito que deveria ser trabalhado em conjunto, cada qual com suas qualidades para juntos somar, ao invés de dividir.

Brasil Acima de Tudo
Guerra
Sênior
Sênior

#170 Mensagem por Guerra » Ter Mar 07, 2006 11:29 am

rodrigo escreveu:Hoje, nos principais jornais do país, nas cartas de leitores, quase todos perguntam o que inclusive já foi dito aqui: por que o EB faz megaoperação para recuperar 10 FAL e não pode agir para a manutenção da ordem, no cotidiano carioca? Se não há empecilho legal para a ação de recuperação das armas, com carta branca do Presidente da República, por que não aplicar essa medida de forma definitiva? Não quero parecer demagogo, mas essa medida salvaria muitas vidas.

Em relação à operação, já passou da hora de recuperar as armas, e o que é pior, não apreenderam nada durante todos esses dias. Nem drogas, armas nem foragidos da justiça.

Rodrigo, todos nós sabemos.

Discurso do Senador Cristovam Buarque:

Alguns dizem que o Haiti é aqui, que a pobreza é aqui, que precisamos das tropas aqui. É verdade. Mas as tropas do Exército brasileiro não serão usadas para pôr ordem no Brasil. Aqui quem tem que fazer isso é a polícia. E essas tropas estão fazendo no Haiti com a competência que é fato reconhecido hoje das autoridades, lideranças e população haitiana.

Alcantara
Sênior
Sênior
Agradeceu: 215 vezes
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

#171 Mensagem por Alcantara » Ter Mar 07, 2006 11:48 am

ZeRo4 escreveu:
Alcantara escreveu:Todos os morros ocupados pelo Exército estão bem mais calmos do que quando são ocupados pela polícia. O respeito a força do Exército existe, sim, porque se não haveriam muito mais tiroteios do que estão acontecendo agora. É só lembrar das várias operações de ocupação da Rocinha feitas pela PMERJ, que se parecem sempre com uma operação em Falluja (fato noticiado por todas as emissoras de TV). Agora, vê se os traficantes agiram assim contra o Exército...

Primeiro, não é muito inteligente comparar o EB com a PMERJ por questões de contingente... a vida da PMERJ não pode parar por um ou outro problema, diferente do EB (que como não tem nada pra fazer...) pode colocar todos os soldados do mundo no RJ.

Outra, a Rocinha é a melhor favela da AL brother, pra quem não conhece de polícia acha que é fácil ocupar a Rocinha... não é!!! e é menos fácil ainda ocupá-la quando duas facções estão em guerra por ela.

Ocupar a Rocinha não é fácil, eu sei, mas o Exército ocupou... sem tiroteios, sem confronto. Apesar do respeito ter diminuido (nesse ponto concordo, em parte, com você), o fato de não ter havido confronto, no meu ponto de vista, respauda a idéia de que os traficantes não quizeram confronto com uma tropa maior e mais forte. Isso pra mim é respeito.

ZeRo4 escreveu:
Alcantara escreveu:Pô, ZeRo4, com isso não estou a dizer que a polícia não faz o seu serviço, muito pelo contrário. A proporção de perdas entre traficantes e policiais é amplamente favorável aos homens da lei. Isso, pra mim, significa que eles estão ganhando as batalhas contra o crime. Mas daí a dizer que os traficantes não temem e não respeitam o Exército vai um longo caminho...

Eu diria que o medo deles a cada dia fica menor... de três em três meses tem uma grande invasão e rouba de armas em algum quartel de alguma FA, isso quando entre esses três meses não roubam poucas quantidades...

Antigamente ninguém imaginava o EB sendo atacado nas ruas cariocas, EB era sinal de respeito, hj em dia nego ta tacando granada no EB...

Isso sim, é um problema. O Exército tem que ser mais enérgico nas respostas quando isso ocorrer. Acho que essa operação no Rio já seria uma mudança nessa direção.

ZeRo4 escreveu:
Alcantara escreveu:Se alguma crítica tem que ser feita, julgo que seria na direção dos princípios legais restritivos que impedem os homens do Exército de agir.

Também... só acho que fica ruim pra moral do EB estar na rua, a 200m de um arrastão de traficantes e não fazer nada...

PS: Tem muita gente falando de "artefato caseiro", bem... pra quem conhece de Polícia sabe que esses artefatos caseiros nada deixam a desejar a uma MK2 ou M60...

Missão com objetivos limitados... conhece esta expressão? Eu também acho ruim o Exército tomar uma localidade e não poder tomar alguma ações, como no caso dos assaltos de que você falou. Mas pense bem, ZeRo4, qual a missão deles ali? Não vou recorrer a expressões de dúvida quanto ao seu conhecimento, não acho necessário isso, até porque eu sei que você sabe. É feio para o EB ter uma atuação tão limitada, mas são as ordens deles. Acho que isso que você deveria entender, e não ficar aí criticando e encomendando caixões (ótima tirada do colega SGT GUERRA, um pouco de humor não faz falta :)). Para uma maior atuação do Exército seria necessária uma reviravolta política. E você sabe que isso não aconteceu.

ZeRo4 escreveu:
Vinicius Pimenta escreveu:Passando vergonha? Pra quem? Para mim não. Passou sim, é verdade pela situação do roubo! Agora, 10 favelas ocupadas, sem nenhuma baixa mesmo sob fog cerrado até de bombas... Vergonha é o Estado brasileiro ter deixado chegar a esse ponto.

Ta bom... enche a boca pra falar de 10 favelas cercadas, pq dps eu vou rir quando o EB não achar nada (e não vai achar...)... e daqui a um tempo a PMERJ começar a recuperar fuzil por fuzil como sempre faz! ai eu abrirei mais um tópico da série "Eu avisei..."

Porra, ZeRo4, nada a ver... a PM vai recuperar os fuzis porque os bandidos vão tentar utilizá-los contra a polícia e, fatalmente, ou vão morrer na tentativa ou vão acabar largando e fugindo. Quem faz o combate continuado aos traficantes é a PM, e não o Exército. Nada mais natural que acabem se confrontado e recuperando os tais fuzis.

Então é isso! Abraços!!!

Obs: Ahh, sim! Agora são 12 favelas ocupadas...

"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Carlos Mathias

#172 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Mar 07, 2006 12:08 pm

Vão recuperar os fuzis para depois venderem outra vez aos traficantes por 10.000 cada um, é isso que acontece. :?

Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#173 Mensagem por Vinicius Pimenta » Ter Mar 07, 2006 12:13 pm

Pois é, Guerra e Alcântara, não adianta discutir. Quando as discussões passam para uma esfera passional (gloriosa), é perda de tempo continuar.

São 1500 homens, 12 favelas ocupadas, na operação para a recuperação dos fuzis que é a única coisa que o EB pode fazer. Repressão ao tráfico, aos crimes comuns, é trabalho para a gloriosa. Se a gloriosa não consegue, aí é bom a Dona Governadora pedir apoio do EB. Acho que não tem nenhum ignorante aqui para saber que o EB não pode sair dos quartéis para agir como polícia sem o Estado pedir ou sem uma intervenção Federal.

Aliás, essa operação só é possível graças a um convênio assinado entre Estado e União que permite que o EB faça esse tipo ação.

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Alcantara
Sênior
Sênior
Contato:

#174 Mensagem por Alcantara » Ter Mar 07, 2006 12:24 pm

Carlos Mathias escreveu:Vão recuperar os fuzis para depois venderem outra vez aos traficantes por 10.000 cada um, é isso que acontece. :?

Mas não é isso que se está discutindo aqui... é uma mazela que tem que ser combatida também, mas não deveria ser o foco.

O que eu acho é que a estratégia de atuação limitada expõe o pessoal do Exército a estas críticas de que não estão fazendo nada. Só que quem faz estas críticas esquece de que o Exército não tem autorização para, digamos, agir mais...

O Exército deve ser empregado no combate ao tráfico? Com que meios? Em que circustâncias? De que forma? Sem estas respostas será difícil empregar as Forças Armadas de maneira correta.

Na minha opinião pessoal, acho que as Forças Armadas deveriam ser empregadas em ações rápidas e violentas, contra crimes contra a pátria (terrorismo, tráfico internacional de drogas, etc) e sempre quando a magnitude da resposta supere as capacidades das forças policiais especializadas envolvidas.

Abraços!!

Einsamkeit
Sênior
Sênior
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#175 Mensagem por Einsamkeit » Ter Mar 07, 2006 12:29 pm

e Porque o exercito nao se pronuncia pra explicar a populaçao? ja tentaram isto?

Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#176 Mensagem por Vinicius Pimenta » Ter Mar 07, 2006 12:37 pm

Explicar o quê? Já se pronunciou várias vezes. É o Exército que está dando as informações das operações. Estão atrás do fuzis e ponto. Legalmente é só o que lhes cabe.

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Alcantara
Sênior
Sênior
Contato:

#177 Mensagem por Alcantara » Ter Mar 07, 2006 12:40 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Explicar o quê? Já se pronunciou várias vezes. É o Exército que está dando as informações das operações. Estão atrás do fuzis e ponto. Legalmente é só o que lhes cabe.

Missão com objetivos limitados... foi o que eu disse... :roll: Para poder agir mais teria que haver mudanças nas diretrizes, coisa que não foi feita.

REGATEANO
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 3 vezes

#178 Mensagem por REGATEANO » Ter Mar 07, 2006 12:42 pm

ZeRo4 escreveu:
SGT GUERRA escreveu: E esse inspetor vai dar o salario dele para os soldados?

Sou totalmente contra o uso do EB para fazer trabalho de outra força. Já fui a favor, aqui mesmo nesse forum defendi o contrário.
Chega ser humilhante um soldado que ganha 700 reais fazendo um serviço de quem ganha até 10 vezes mais.

Como eu sempre digo... mantenha o EB estacionado com um monte de gente ganhando dinheiro e não fazendo nada :)

Bem... 10x700 da R$ 7.000 não conheço nenhum policial que ganhe isso!!! nem msm Delegados ou agentes da PF e PRF...

Tu acha 700 reais pouco??? R$ 798 é o salário de um SD classe "C" da PMERJ...

[

O Piso para delegado da polícia federal é R$ 7.000,00.

O Teto... uns 15 ou 17.

ZeRo4
Sênior
Sênior

#179 Mensagem por ZeRo4 » Ter Mar 07, 2006 12:59 pm

SGT GUERRA escreveu:Para o meu soldado arriscar a vida eu acho, o restante é problema alheio.

Hahaha... depois dessa seu eu fosse comandante da PMERJ/PCERJ eu deixava o EB se fuder sozinho com se fuderam em Vigário!!! É por isso que o BraZil não vai pra frente! pq as pessoas olham somente para o seu umbigo.

As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Guerra
Sênior
Sênior

#180 Mensagem por Guerra » Ter Mar 07, 2006 1:07 pm

ZeRo4 escreveu:
SGT GUERRA escreveu:Para o meu soldado arriscar a vida eu acho, o restante é problema alheio.

Hahaha... depois dessa seu eu fosse comandante da PMERJ/PCERJ eu deixava o EB se fuder sozinho com se fuderam em Vigário!!! É por isso que o BraZil não vai pra frente! pq as pessoas olham somente para o seu umbigo.

ZeRo4, eu já participei de operações com várias PM do Brasil e com a policia federal. Talvez voce não sabe, mas tem policiais estaduais que ganham muito bem por ai.

eu fosse comandante da PMERJ/PCERJ eu deixava o EB se fuder sozinho

todo mundo notou isso.

Responder