Ministro defende compra de caças

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
YOHAM
Sênior
Sênior
Mensagens: 890
Registrado em: Dom Mai 04, 2003 9:42 pm
Localização: Araçatuba - SP
Agradeceram: 4 vezes
Contato:

Ministro defende compra de caças

#1 Mensagem por YOHAM » Sex Abr 09, 2004 7:52 am

Militar
Ministro defende compra de caças
Viegas é contra adiamento da aquisição
KLÉCIO SANTOS/ Agência RBS/Brasília




Em audiência com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro da Defesa, José Viegas, manifestou sua preocupação com a possibilidade de ocorrer um adiamento da compra dos novos caças supersônicos, conhecido como programa F-X. A hipótese de cancelar a licitação vem sendo analisada pelo governo e por setores da Força Aérea Brasileira (FAB) diante da falta de recursos.

- Se o presidente decidir pelo cancelamento, não haverá nenhum problema. A Força Aérea encaixa (aceita), mas não falamos nesse sentido - afirmou Viegas.

Dentro do governo, Viegas é quem mais defende a tese de que a suspensão da licitação não é oportuna, já que não haveria impacto sobre o Orçamento deste ano, mas sim no de 2005. Apesar disso, fontes ligadas ao governo e à FAB confirmam a existência de estudos para encontrar uma alternativa mais barata, conforme revelou Zero Hora ontem.

Uma das idéias que começam a ganhar a simpatia de militares é comprar caças usados. Já há até levantamento de aeronaves disponíveis no mercado que poderiam ser adquiridas pelo Brasil, entre elas, o Mirage, dos Emirados Árabes, e o F-16 A/B da Holanda. A preocupação do governo é com o impacto que uma licitação de US$ 700 milhões teria sobre as metas de superávit fiscal que o governo estabeleceu até 2006.

- O impacto em 2005 dependerá da negociação específica que se faça em termos de financiamento com a empresa que vier a ganhar a licitação - disse Viegas, negando qualquer atrito com a equipe econômica nesse sentido.

Apesar de manifestar sua contrariedade com a hipótese de cancelamento, Viegas deixou claro que a decisão é do governo.

- Não favoreço um adiamento, mas quem decide é o presidente. Na minha opinião, se houver um adiamento, sou claramente contra.

Viegas afirmou que não pediu uma definição "rígida" de prazos a Lula, mas acredita que nas próximas semanas haverá uma definição do Programa F-X.

Zero Hora 09/04/2004




Avatar do usuário
Guilherme
Sênior
Sênior
Mensagens: 3153
Registrado em: Qua Set 03, 2003 5:06 pm
Localização: Florianópolis - Santa Catarina
Agradeceram: 58 vezes

#2 Mensagem por Guilherme » Sex Abr 09, 2004 9:08 am

O Ministro da Defesa é uma das poucas pessoas que considero sérias nesse governo federal. Espero que ele continue sendo contra o adiamento, e que defenda outros projetos para a defesa nacional.




Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#3 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sex Abr 09, 2004 12:03 pm

E digo mais, o Ministro José Viegas é um dos mais, senão o mais competente dentre toda a equipe do governo. Confesso que eu fiquei receoso quando o nome dele foi divulgado para a Defesa. Mas não vi até hoje uma vez sequer que ele não tenha defendido as FFAA contra atitudes do governo. Está certo que é o trabalho dele, mas temos que reconhecer que sempre que aparece algum caso que envolva as FFAA ele toma a frente do tiroteio. Essa é a atitude que se espera de um Ministro da Defesa.

A posição dele é perfeita:

- Não favoreço um adiamento, mas quem decide é o presidente. Na minha opinião, se houver um adiamento, sou claramente contra.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
César
Sênior
Sênior
Mensagens: 4297
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 7:14 pm
Localização: Florianópolis
Contato:

#4 Mensagem por César » Sex Abr 09, 2004 12:08 pm

Não só isso. Ontem ele foi inclusive falar com o Lula sobre o reajuste salarial dos militares, que inicialmente ficaram de fora da "bolada" que o governo daria apenas aos servidores civis.

Realmente, ele é muito competente. De início eu fiquei revoltado pois achava que o ministro da Defesa devia ser alguém com conhecimento de área(um militar), e o Viegas era apenas um embaixador, não sabia praticamente nada. Mas, parece uma surpresa agradável o seu desempenho no ministério.

Mas, infelizmente, não sei se ele sozinho vai conseguir conter a onda de cortes que estão atingindo as nossas FA´s.

Abraço a todos

César




"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
Fuznav
Júnior
Júnior
Mensagens: 28
Registrado em: Sex Mar 12, 2004 5:18 pm

#5 Mensagem por Fuznav » Sex Abr 09, 2004 2:12 pm

Boa tarde a todos e uma feliz pascoa.

Bem é lamentável essa situação q vive o fx, todos nós não aguentamos mais essa "enrolação" do governo, chega dessa palhaçada o q eles querem mesmo é um país fraco sem defesa p/a q tomem as nossas riquizas.
O país não tem dinheiro p/a defesa, p/a o aumento no soldo dos militares mas p/a reforma agrária e p/a o aumento "deles" tem!
Desculpe a minha irritação neste dia d reflexão mas fico realmente chateado com o q fazem com agente.

Um abraço.




Ronaldo
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 171
Registrado em: Ter Mai 27, 2003 9:39 pm

#6 Mensagem por Ronaldo » Sex Abr 09, 2004 4:40 pm

Acho pouco provavel, que essa suspeita de adiamento, se se confirmar, seria por causa de falta de recursos, uma vez que o dinheiro é de um financiamento de medio prazo. O mais provavel é que seria pressão externa, me preocupo que talvez isso tenha relação com a visita daquele Gen Meyers, que quase passou despercebido na imprensa, pelo que sei o cara teve uma agenda de 3 dias, em tres dias se faz muita coisa, inclusive uma boa chantagem. É preciso estar atento a essas movimentações, para mim revelam muita coisa. Bom, de qualquer forma o dinheiro não é só para o FX os recrutas e sargentos precisam de dinheiro do governo, a industria de defesa necessita de apoio. É revoltante que enquanto isso acontece, o BNDES, que deveria apoiar a industria nacional(inclusive de defesa), estuda liberar mais de US$4 bi(se é que já não liberou) para a Globo pagar dividas em dolar devido a má administração.




Avatar do usuário
Plinio Jr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5278
Registrado em: Qui Fev 20, 2003 10:08 pm
Localização: São Paulo - SP
Agradeceram: 1 vez

#7 Mensagem por Plinio Jr » Sex Abr 09, 2004 5:10 pm

O Ronaldo levantou 01 ponto interessante e gostaria de colocar mais lenha na fogueira....

Após ser eleito e pouco antes de assumir o governo, o Lula foi aos EUA em dezembro/2002 e poucos dias depois, ao assumir a presidencia, em seu primeiro ato suspendeu o FX naquele papo ridículo s/ pé nem cabeça de fome zero, sendo que o dinheiro estava garantido por empréstimo externo exclusivamente para tal fim.

Em meados do mês passado (março), o chefe do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas Americanas Gen.Richard Meyers, aparece do nada, fica em nosso país por 03 dias e sai sob alegação que esteve por aki sob pretexto de reforçar os laços militares entre os 02 países.

Será que aí não tem algo ???

Achei igualmente estranho a entrevista do brigadeiro da FAB na Tecnologia e Defesa ressaltanto a grande possibilidade da FAB adquirir helicópteros UH-60 Black Hamk através do programa FMS junto aos americanos e a possibilidade da FAB comprar mais aviões cisternas.

Existem vários pontos a ressaltar em cima disto. Os americanos não possuem BlacK Hamks em disponibilidade, tanto que grande parte das verbas destinadas a US Army deste ano serão p/ compra de UH-60 adicionais e para cobrir as perdas ocorridas no Iraque e o cancelamento do Comanche visa a compra de mais unidades., realmente muito estranho..

Não me assustaria de caso o FX seja suspenso ou cancelado, de começar a aparecer material americano por aki sob o FMS, isto inclui Black Hamks, KC-135R, F-16s usados, entre outros..

Nunca duvidei da capacidade do Viegas no ministério da Defesa, ele sempre mostrou conhecimento e coerência e com certeza está se esforçando ao máximo para ques os programas militares sigam adiante.

Se o FX for cancelado ou novamente suspenso, com certeza não será por culpa dele...




Avatar do usuário
alex
Sênior
Sênior
Mensagens: 2433
Registrado em: Sáb Ago 30, 2003 8:49 pm
Agradeceram: 79 vezes

#8 Mensagem por alex » Sex Abr 09, 2004 5:37 pm

Discordo.
Viegas não eh um ministro que comanda as tres forças , eh mais um consultor e um porta-voz delas.

Não exerce a mesma autoridade que um Rumsfeld ou qualquer equivalente europeu sobre as FA.

ele eh carente desta liderança e por isso não pode lutar contra interesses corporativos das FA.

Ate hoje não conseguiu padronizar as aquisições de material que eh o objetivo do ministerio da defesa.
Outro exemplo:
Temos 03 escolas de treinamento basico para helicopteros, isso num pais que chora de falta de recursos. A Inglaterra ja tem um comando de instrução basica unificado, e esta ideia ja foi discutida anteriormente no ultimo governo, mas fica a pergunta:
qual as duas forças vão desativar suas escolas e passar seus helis para a restante ?
Nenhuma quer. Precisaria um comando com força para escolher a melhor opção e ordenar a desativação das escolas redundantes.

Viegas fara isso ? duvido. e esta questão não envolve investimentos consideraveis. Por que ele não faz

Por que ele não ordena desativação de equipamentos obsoletos mesmo sem não poder adquirir novos ? Para que manter Mirage 3 , Xavante e tanques M41? Matar os tripulantes de tetano?




Fuznav
Júnior
Júnior
Mensagens: 28
Registrado em: Sex Mar 12, 2004 5:18 pm

#9 Mensagem por Fuznav » Sex Abr 09, 2004 6:48 pm

Desde d 2000 os EUA tem um "pacotão" d armas p/a o Brasil. Poucos sabem q em 1999 os EUA ofereceram ao Brasil cerca d 30 F-16 A/B p/a FAB e q naquele momento foi rejeitado. Pelo q me parece esse "pacotão" está novamente a disposição. Eu acho q vamos aceitar!!!




Sniper
Sênior
Sênior
Mensagens: 9654
Registrado em: Dom Fev 15, 2004 9:28 pm
Localização: Contagem - MG
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#10 Mensagem por Sniper » Sex Abr 09, 2004 7:01 pm

e o q mais estaria incluidoneste "pacotão" Fuznav?????




Imagem
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#11 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sex Abr 09, 2004 7:35 pm

De onde você tirou essa estória de "pacotão" Fuznav? Por acaso não é daquela suposição de que os Off-sets do F-16 para o F-X incluíam carros de combate, navios, etc, não né?

Alex,

Não é bem assim, muita coisa tem sido feita na área de padronização. Não é o Ministro que tem que exigir por exemplo que as três Forças tenham uma única escola de instrução. Além do mais, isso não é uma tarefa tão simples. A iniciativa até pode partir do MinDef, mas devem ser estudadas pelas FFAA. Cada qual tem a sua particularidade e é preciso que elas façam um estudo do que pode e do que não pode ser padronizado.

Um exemplo é que o treinamento dos pilotos da MB é feito na AFA, mas isso ninguém fala.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Guilherme
Sênior
Sênior
Mensagens: 3153
Registrado em: Qua Set 03, 2003 5:06 pm
Localização: Florianópolis - Santa Catarina
Agradeceram: 58 vezes

#12 Mensagem por Guilherme » Sex Abr 09, 2004 7:49 pm

Sniper escreveu:e o q mais estaria incluidoneste "pacotão" Fuznav?????


" Oficiais do Exército Brasileiro viajaram para os EUA para vistoriar um lote de cerca de 150 carros de combate M-1 Abrams oferecidos por um preço quase simbólico pelo governo americano. Os blindados são do primeiro lote fabricado entre 1980-85 e armados com um canhão de 105mm e blindagem inferior aos modelos atuais. O sistema de pontaria é superior ao TTS do M-60 usado pelo EB. Os blindados foram considerados capazes de atuar em cenários na Região Sul do país."

http://www.sistemasdearmas.hpg.ig.com.br/notmar02.htm

" Devido a questões políticas a decisão final do Projeto FX só deve ocorrer após as eleições. O presidente Fernando Henrique deve conversar com candidatos sobre o assunto para evitar problemas futuros.
Entre as novidades do projeto, o Su-35 foi oferecido com prazo de entrega de 33 meses e não os 48 pedidos pelo edital. Com isso eliminamos o vazio de 2 anos para entre a entrega e a desativação dos Mirage III. Com isso a proposta de leasing do Kfir se tornaria desnecessária.
A proposta americana inclui ajuda militar e sem Off-sets. Caso o F-16 seja escolhido haveria a transferencia gratuita do seguinte material militar: 130 tanques M-1 Abrams e veículos de socorro especializados; um número ainda indefinido de blindados M-2 Bradley; 32 obuseiros autopropulsados M-109 para equipar mais um grupo de artilharia; material de comunicações; quatro fragatas FFG-7 armadas com os mísseis Harpoon e Standard SM-2; Dois NDD; 16 caças F-16ADF com entrega em menos de um ano e armados com o AIM-9L Sidewinder; 6 C-130H e 2 KC-135. Também existe a possibilidade de substituir, no futuro, os F-5 com versões mais antigas do F-16C/D, bastando a compra de um pacote de modernização de meia vida e suporte técnico da Lockheed. Também foi proposto uma reforma na catapulta do A-12 São Paulo para permitir o lançamento dos F/A-18C/D Hornet, que estarão disponíveis em grande número daqui há 2 anos. O Exército está gostando da idéia que poderá incluir os helicópteros AH-1 Cobra. Os equipamentos também só poderão ser usados para defesa e dentro do território nacional. Os AMRAAM deverão ser vendidos, mas não serão entregues. Os EUA só liberam os mísseis caso achem recomendável. Com os F-16 viriam apenas 4 mísseis de treinamento equipados apenas com o radar."

http://www.sistemasdearmas.hpg.ig.com.br/notset02.html




Fuznav
Júnior
Júnior
Mensagens: 28
Registrado em: Sex Mar 12, 2004 5:18 pm

#13 Mensagem por Fuznav » Sex Abr 09, 2004 8:36 pm

Seria isso mesmo. A revista T&D em 1999 divulgou q seriam 30 F-16 A/B.




Avatar do usuário
alex
Sênior
Sênior
Mensagens: 2433
Registrado em: Sáb Ago 30, 2003 8:49 pm
Agradeceram: 79 vezes

#14 Mensagem por alex » Sex Abr 09, 2004 9:39 pm

Vinicius
Me desculpa mas a unica coisa que Viegas/PT fizeram de inovador (que eu saiba) em relação ao ultimo governo foi a decisão de criar a Brigada de Oprações Especiais em Goiania , o resto esta levando projetos do antigo governo ( AMX, Modfrag, Alx, FX?,PX?,Clx?) com quais eu concordo, porém é muito pouco para um governo que prometeu tanto.
e já estamos com quase um ano e meio de governo e estamos puxando o freio de novo.
O resto: conversa com Africa do Sul e India, finlandeses/Patria, etc se não forem efetivadas serão apenas mais uma das varias boas intenções que já estamos cansados de ver.
no mais vemos cada força com um tipo de fuzil, cada uma escolhendo um carro de combate sem falar com a outra e assim vai.

mesmo que discorde de mim em tudo que eu falei, voce concorda que no Brasil o miinistro da defesa não tem o mesmo status que em outros paises, isso tá na cara, né?

Bye




Sniper
Sênior
Sênior
Mensagens: 9654
Registrado em: Dom Fev 15, 2004 9:28 pm
Localização: Contagem - MG
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#15 Mensagem por Sniper » Sex Abr 09, 2004 10:52 pm

Os blindados foram considerados capazes de atuar em cenários na Região Sul do país."



Guilherme, mas o EB !fez a compra! ou ficou/esta em "estudo" ainda???




Imagem
Responder