J-10
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J-10
Prezados Senhores
Com todo mundo discutindo a respeito do Su-35, JAS-39 ou Mirage 2000, alguém já parou para analisar que uma boa possibilidade para o Brasil agora seria comprar caças usados, tipo mais F-5’s e remodernizalos? Deixando para 2010 o F-X, assim fazendo com que trocássemos todos os caças F-5 e A-1 pelo J-10 chinês. Sabe-se que por trás do J-10 estão os israelenses, pois o projeto vem do Lavi, tanto que é oferecido uma configuração com radar 2035 israelense. O motor AL-31F, poderia ser trocado por um AL-31FP com empuxo vetorado.
“ Empregando a assistência Israelense, o J-10(F-10) foi projetado pela Chengdu Aircraft Corporation (CAC) e é o mais avançado caça chinês, com o mesmo motor(AL-31F) que equipam o Su-27, seu cockpit emprega a mais avançada tecnologia disponível, desenvolvida com os russos da Phazotron e israelenses da Elta, conta com um avançado computador, HUD de grande angulo, 3 telas multifunção coloridas (MFD), mira no capacete(HMS), o conceito HOTAS, GPS/INS, RWR, sistema FBWdigital quádruplo e um novo radar com alcance provável de 160km, que poderia ser um derivado do israelense Elta EL/M 2035 ou o russo Phazotron Zhuk. Com capacidade multifunção ele emprega armas ar-ar PL-8 (míssil de curto alcance guiado a infravermelho), PL-11/PL-12/SD-10 (mísseis de médio alcance guiados a radar) e ar-superfície C-701(messe guiado por TV), C-801(míssil anti-navio) entre outras armas bombas guiadas a laser.
Tendo iniciado seus vôos em 1996, sua produção deve ser iniciada a partir de 2003 com a entrada em serviço por volta de 2005, um modelo biposto e outro embarcado são as versões prováveis em desenvolvimento.
Qualquer semelhança não é mera coincidência o F-10 foi oficialmente desenvolvido com a assistência da mesma equipe que desenvolveu o caça Lavi(foto abaixo) cancelado exatamente quando os chineses começavam a desenvolvê-lo. Os chineses já possuem em desenvolvimento, com ajuda técnica russa, um outro caça bimotor com tecnologia furtiva aos radares (com entrada em serviço em 2015) e um jato de treinamento supersônico, ambos devem utilizar empuxo vetorado.”(Texto retirado do site Defesa Global, link http://veiculosmilitares.vilabol.uol.co ... 02/f10.htm)
Lembrando que no na década de 80 os chineses quase venderam um lote de 30 aeronaves F-7M com instrumentação e computadores ocidentais, com capacidade de usar todo tipo de armamento inteligente na época disponível no mercado europeu e chinês. Tanto que certas fonte militares chegaram a falar em 110 unidades para a FAB, substituindo assim toda a frota. Caso isto tivesse ocorrido não estaríamos vendo nossos pilotos voarem em caixão voadores. Porem foi acertado a compra de caças F-5 usados, hoje na atual situação a melhor hipótese, em minha opinião, claro que no padrão F-5BR.
Esta aeronave poderia ter um índice de nacionalização muito alto, ainda dando ao Brasil a oportunidade de participar do projeto do novo caça de 5ª geração chinês. Uma oportunidade que talvez não haja volta, mas como de costume nossos governantes são acostumados a perder. Ainda lembrando da presença de uma linha de montagem da Embraer na China, um ponto ainda mais forte.
Obrigado.
Com todo mundo discutindo a respeito do Su-35, JAS-39 ou Mirage 2000, alguém já parou para analisar que uma boa possibilidade para o Brasil agora seria comprar caças usados, tipo mais F-5’s e remodernizalos? Deixando para 2010 o F-X, assim fazendo com que trocássemos todos os caças F-5 e A-1 pelo J-10 chinês. Sabe-se que por trás do J-10 estão os israelenses, pois o projeto vem do Lavi, tanto que é oferecido uma configuração com radar 2035 israelense. O motor AL-31F, poderia ser trocado por um AL-31FP com empuxo vetorado.
“ Empregando a assistência Israelense, o J-10(F-10) foi projetado pela Chengdu Aircraft Corporation (CAC) e é o mais avançado caça chinês, com o mesmo motor(AL-31F) que equipam o Su-27, seu cockpit emprega a mais avançada tecnologia disponível, desenvolvida com os russos da Phazotron e israelenses da Elta, conta com um avançado computador, HUD de grande angulo, 3 telas multifunção coloridas (MFD), mira no capacete(HMS), o conceito HOTAS, GPS/INS, RWR, sistema FBWdigital quádruplo e um novo radar com alcance provável de 160km, que poderia ser um derivado do israelense Elta EL/M 2035 ou o russo Phazotron Zhuk. Com capacidade multifunção ele emprega armas ar-ar PL-8 (míssil de curto alcance guiado a infravermelho), PL-11/PL-12/SD-10 (mísseis de médio alcance guiados a radar) e ar-superfície C-701(messe guiado por TV), C-801(míssil anti-navio) entre outras armas bombas guiadas a laser.
Tendo iniciado seus vôos em 1996, sua produção deve ser iniciada a partir de 2003 com a entrada em serviço por volta de 2005, um modelo biposto e outro embarcado são as versões prováveis em desenvolvimento.
Qualquer semelhança não é mera coincidência o F-10 foi oficialmente desenvolvido com a assistência da mesma equipe que desenvolveu o caça Lavi(foto abaixo) cancelado exatamente quando os chineses começavam a desenvolvê-lo. Os chineses já possuem em desenvolvimento, com ajuda técnica russa, um outro caça bimotor com tecnologia furtiva aos radares (com entrada em serviço em 2015) e um jato de treinamento supersônico, ambos devem utilizar empuxo vetorado.”(Texto retirado do site Defesa Global, link http://veiculosmilitares.vilabol.uol.co ... 02/f10.htm)
Lembrando que no na década de 80 os chineses quase venderam um lote de 30 aeronaves F-7M com instrumentação e computadores ocidentais, com capacidade de usar todo tipo de armamento inteligente na época disponível no mercado europeu e chinês. Tanto que certas fonte militares chegaram a falar em 110 unidades para a FAB, substituindo assim toda a frota. Caso isto tivesse ocorrido não estaríamos vendo nossos pilotos voarem em caixão voadores. Porem foi acertado a compra de caças F-5 usados, hoje na atual situação a melhor hipótese, em minha opinião, claro que no padrão F-5BR.
Esta aeronave poderia ter um índice de nacionalização muito alto, ainda dando ao Brasil a oportunidade de participar do projeto do novo caça de 5ª geração chinês. Uma oportunidade que talvez não haja volta, mas como de costume nossos governantes são acostumados a perder. Ainda lembrando da presença de uma linha de montagem da Embraer na China, um ponto ainda mais forte.
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Olha só, eu acho que o J-10 é possivelmente um excelente caça, mas ele foi muito adaptado para padrões chineses, ficando assim difícil adaptá-lo para o Brasil(mais ou menos o mesmo problema do Su-35 no FX).
Existe alguma proposta para a exportação dos J-10(quando ficarem operacionais) para outros países?
Parece que ele é, em termos técnicos, praticamente equivalente ao F/A-18E/F "Super Hornet", pelo que eu li em uma revista.
Abraços
César
Existe alguma proposta para a exportação dos J-10(quando ficarem operacionais) para outros países?
Parece que ele é, em termos técnicos, praticamente equivalente ao F/A-18E/F "Super Hornet", pelo que eu li em uma revista.
Abraços
César
"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."
Antoine de Saint-Exupéry
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O J-10 e um caça de terceira geraçao desenvolvido para atuar em sempre em superioridade numerica, nao tem nada de exepcional em combate, mas e barato de adquirir, na minha opiniao e uma pequena evoluçao em relaçao ao Mig 21, e definitivamente nossos pilotos nao passam 4 anos na AFA pra pilotar um negocio desses.
Marechal-do-ar escreveu:O J-10 e um caça de terceira geraçao desenvolvido para atuar em sempre em superioridade numerica, nao tem nada de exepcional em combate, mas e barato de adquirir, na minha opiniao e uma pequena evoluçao em relaçao ao Mig 21, e definitivamente nossos pilotos nao passam 4 anos na AFA pra pilotar um negocio desses.
Po Mig-21 naum neh
Sobre o J-7M
À Spetsnaz.
Procure uma boa literatura antiga em casa, o assunto citado por mim assima sobre o MiG-21 ou melhor J-7M vem de uma revista VOAR de 1985, ano 5 número 54 e não é de segredo para nínguem.
Obrigado.
Procure uma boa literatura antiga em casa, o assunto citado por mim assima sobre o MiG-21 ou melhor J-7M vem de uma revista VOAR de 1985, ano 5 número 54 e não é de segredo para nínguem.
Obrigado.
Re: Sobre o J-7M
Alitson escreveu:À Spetsnaz.
Procure uma boa literatura antiga em casa, o assunto citado por mim assima sobre o MiG-21 ou melhor J-7M vem de uma revista VOAR de 1985, ano 5 número 54 e não é de segredo para nínguem.
Obrigado.
o Marechal comparo o J-10 com o Mig-21 ?? got it?
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Náutico 4 x 1 Recife
salve Alitson.
particularmente, não acho que essa proposta deva justificar o cancelamento do F-X, mas concordo plenamente com a opção de estabelecer parcerias militares com a China (e Russia) em futoros programas militares, assim como em outros setores da economia.
Acho a opção do J-10 (ou F-10) excelente, por se tratar de um caça de 4a. geração (e não de 3a., como foi citado) e portanto, adequado para promover um novo salto tecnológico (realista) para nossa indústria. Trata-se de uma opção interessante, inclusive ante a possibilidade de criação de uma versão naval, que poderia ser utilizada no A-12, e principalmente no(s) futuro(s) NAe(s) da marinha, a partir de 2020.
Ainda assim, e mesmo ciente de todas as dificuldades estruturais e sociais que o país vive hoje (incluindo-se aí a necessidade de investimentos na reforma agrária, em saneamento e habitação popular e em infra-estrutura), acho que o F-X deve ser mantido.
Aliás, acho que o governo federal deve priorizar (até 2010) um programa especial para cada arma:
>>>o F-X para a FAB
>>>o submarino nuclear para a MB
>>>a profissionalização de soldados e a modernização de equipamentos para a infantaria do EB e do CFN
CJ
ps: Acho que comparar o J-10 com o MIG-21 é um pouco demais...
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salve Alitson.
particularmente, não acho que essa proposta deva justificar o cancelamento do F-X, mas concordo plenamente com a opção de estabelecer parcerias militares com a China (e Russia) em futoros programas militares, assim como em outros setores da economia.
Acho a opção do J-10 (ou F-10) excelente, por se tratar de um caça de 4a. geração (e não de 3a., como foi citado) e portanto, adequado para promover um novo salto tecnológico (realista) para nossa indústria. Trata-se de uma opção interessante, inclusive ante a possibilidade de criação de uma versão naval, que poderia ser utilizada no A-12, e principalmente no(s) futuro(s) NAe(s) da marinha, a partir de 2020.
Ainda assim, e mesmo ciente de todas as dificuldades estruturais e sociais que o país vive hoje (incluindo-se aí a necessidade de investimentos na reforma agrária, em saneamento e habitação popular e em infra-estrutura), acho que o F-X deve ser mantido.
Aliás, acho que o governo federal deve priorizar (até 2010) um programa especial para cada arma:
>>>o F-X para a FAB
>>>o submarino nuclear para a MB
>>>a profissionalização de soldados e a modernização de equipamentos para a infantaria do EB e do CFN
CJ
ps: Acho que comparar o J-10 com o MIG-21 é um pouco demais...
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Plinio Jr escreveu:Blz Cesar...
Por enquanto o único interessado no J-10 é , para variar, o Paquistão, mas tudo é um tanto obscuro sobre informações mais detalhadas sobre o avião, segundo fontes da USN, o avião teria um desempenho semelhante ao F/A-18 Hornet E e deve ser realmente muito bom ..
Um grande abraço
Plinio
salve Plinio, quanto tempo!
Eu também ouvi falar desse interesse paquistanês no J-10. Mas, ele não estaria desenvolvendo, ele próprio, um caça (se não me engano se chamava FC-1, ou coisa parecida).
Se eles confirmarem interesse no J-10, isso significaria que eles desistiram desse projeto nacional?
PS: E o seu livro Plinio, vai sair? Ainda estou na espera...
Abraço!
César
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Ninguém sabe ao certo o que tem no J-10, nunca vi um caça cercado de tantos mistérios. A China o projetou como o "Lo" do mix "Hi-Lo", sendo o Su-30 o "Hi". Imagino que o J-10 foi mais como uma forma desenvolver sua indústria aeroespacial, assim como o A-1 para nós.
O avião provavelmente é muito diferentes dos nossos padrões, sua assistencia técnica é duvidosa e o índice de nacionaliazação deve ser nulo. Acho que os chineses não estão dispostos a transferir a produção, muito menos a tecnologia.
O avião provavelmente é muito diferentes dos nossos padrões, sua assistencia técnica é duvidosa e o índice de nacionaliazação deve ser nulo. Acho que os chineses não estão dispostos a transferir a produção, muito menos a tecnologia.
Vinicius Pimenta
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Blz César....
A grande verdade é que os chineses não estavam afim de levar o FC-1 adiante, com vários modelos de novos aviões em produção, eles perderam totalmente o interesse no FC-1, mas como tinham acordos de cooperação com os paquistaneses eles ofereceram o J-10 para tentar resolver esta situaçao. Por enquanto estão sob impasse, tanto que os primeiros FC-1s já estão voando sob testes..
O livro está pronto, estou com vários projetos por aki que estão sob prioridade, mas pretendo conversar com algumas editoras em agosto e setembro deste ano, vamos ver no que dá, mas fique tranquilo que dou um toque p/ vcs....
A grande verdade é que os chineses não estavam afim de levar o FC-1 adiante, com vários modelos de novos aviões em produção, eles perderam totalmente o interesse no FC-1, mas como tinham acordos de cooperação com os paquistaneses eles ofereceram o J-10 para tentar resolver esta situaçao. Por enquanto estão sob impasse, tanto que os primeiros FC-1s já estão voando sob testes..
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- FinkenHeinle
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Ainda é a melhor opção
O J-10 não tem nada a ver com o FC-1, e sim é uma aeronave muito capaz, sendo considerado do nível do Super Hornet. Como sendo uma aeronave com projeto nos anos 80, pode ser ainda considerada uma aeronave de 3a geração e meia. Porém se aliada a uma avionica israelense, motores AL-31FP, com empuxo vetorado e para terminar o radar N-011M Bars do Su-30MKK, MKI, MKM e Su-35 ele se tornaria uma arma fantastica. Lembrando ainda que poderia-se aplicar o IRIS-T do Su-35(modelo OEPS-30-I), tornando a aeronave ainda mais capaz.
- Plinio Jr
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O livro que estou finalizando seria um diário das operações aéreas no front Europeu e Russo durante a Segunda Guerra Mundial, começando após a queda de Stalingrado até a queda de Berlim e a derrota alemã em todos os fronts.
Na verdade, acabei finalizando-o no meio do ano passado, mas surgiram alguns projetos que me levaram a adiar, mas espero até o final do ano ter alguma novidade, pois 02 editoras já manifestaram interesse e no momento estou dando um retoque para ficar ainda melhor...
Realmente o FC-1 e o J-10 são aeronaves completamente distintas, o que descrevi é que os chineses perderam totalmente o interesse no FC-1 e como haviam assumido o compromisso de desenvolvimento do avião junto aos paquistaneses, eles estavam oferecendo o J-10 como uma forma de honrar seus acordos com os paquistaneses, mas ao que parece, os mesmos querem levar o FC-1 adiante, tanto que seus protótipos já estão efetuando voos para testes.
A versão biplace do J-10 efetuou seu primeiro voô em fevereiro passado e os chineses tem em mente , ter ao menos 200 J-10 operacionais até 2007.
Na verdade, acabei finalizando-o no meio do ano passado, mas surgiram alguns projetos que me levaram a adiar, mas espero até o final do ano ter alguma novidade, pois 02 editoras já manifestaram interesse e no momento estou dando um retoque para ficar ainda melhor...
Realmente o FC-1 e o J-10 são aeronaves completamente distintas, o que descrevi é que os chineses perderam totalmente o interesse no FC-1 e como haviam assumido o compromisso de desenvolvimento do avião junto aos paquistaneses, eles estavam oferecendo o J-10 como uma forma de honrar seus acordos com os paquistaneses, mas ao que parece, os mesmos querem levar o FC-1 adiante, tanto que seus protótipos já estão efetuando voos para testes.
A versão biplace do J-10 efetuou seu primeiro voô em fevereiro passado e os chineses tem em mente , ter ao menos 200 J-10 operacionais até 2007.