J-10

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Alitson
Sênior
Sênior
Mensagens: 4327
Registrado em: Dom Abr 04, 2004 9:35 pm
Agradeceram: 20 vezes

J-10

#1 Mensagem por Alitson » Qua Abr 07, 2004 11:14 pm

Prezados Senhores

Com todo mundo discutindo a respeito do Su-35, JAS-39 ou Mirage 2000, alguém já parou para analisar que uma boa possibilidade para o Brasil agora seria comprar caças usados, tipo mais F-5’s e remodernizalos? Deixando para 2010 o F-X, assim fazendo com que trocássemos todos os caças F-5 e A-1 pelo J-10 chinês. Sabe-se que por trás do J-10 estão os israelenses, pois o projeto vem do Lavi, tanto que é oferecido uma configuração com radar 2035 israelense. O motor AL-31F, poderia ser trocado por um AL-31FP com empuxo vetorado.

“ Empregando a assistência Israelense, o J-10(F-10) foi projetado pela Chengdu Aircraft Corporation (CAC) e é o mais avançado caça chinês, com o mesmo motor(AL-31F) que equipam o Su-27, seu cockpit emprega a mais avançada tecnologia disponível, desenvolvida com os russos da Phazotron e israelenses da Elta, conta com um avançado computador, HUD de grande angulo, 3 telas multifunção coloridas (MFD), mira no capacete(HMS), o conceito HOTAS, GPS/INS, RWR, sistema FBWdigital quádruplo e um novo radar com alcance provável de 160km, que poderia ser um derivado do israelense Elta EL/M 2035 ou o russo Phazotron Zhuk. Com capacidade multifunção ele emprega armas ar-ar PL-8 (míssil de curto alcance guiado a infravermelho), PL-11/PL-12/SD-10 (mísseis de médio alcance guiados a radar) e ar-superfície C-701(messe guiado por TV), C-801(míssil anti-navio) entre outras armas bombas guiadas a laser.

Tendo iniciado seus vôos em 1996, sua produção deve ser iniciada a partir de 2003 com a entrada em serviço por volta de 2005, um modelo biposto e outro embarcado são as versões prováveis em desenvolvimento.

Qualquer semelhança não é mera coincidência o F-10 foi oficialmente desenvolvido com a assistência da mesma equipe que desenvolveu o caça Lavi(foto abaixo) cancelado exatamente quando os chineses começavam a desenvolvê-lo. Os chineses já possuem em desenvolvimento, com ajuda técnica russa, um outro caça bimotor com tecnologia furtiva aos radares (com entrada em serviço em 2015) e um jato de treinamento supersônico, ambos devem utilizar empuxo vetorado.”(Texto retirado do site Defesa Global, link http://veiculosmilitares.vilabol.uol.co ... 02/f10.htm)

Lembrando que no na década de 80 os chineses quase venderam um lote de 30 aeronaves F-7M com instrumentação e computadores ocidentais, com capacidade de usar todo tipo de armamento inteligente na época disponível no mercado europeu e chinês. Tanto que certas fonte militares chegaram a falar em 110 unidades para a FAB, substituindo assim toda a frota. Caso isto tivesse ocorrido não estaríamos vendo nossos pilotos voarem em caixão voadores. Porem foi acertado a compra de caças F-5 usados, hoje na atual situação a melhor hipótese, em minha opinião, claro que no padrão F-5BR.

Esta aeronave poderia ter um índice de nacionalização muito alto, ainda dando ao Brasil a oportunidade de participar do projeto do novo caça de 5ª geração chinês. Uma oportunidade que talvez não haja volta, mas como de costume nossos governantes são acostumados a perder. Ainda lembrando da presença de uma linha de montagem da Embraer na China, um ponto ainda mais forte.
Obrigado.
:twisted: :twisted:




Spetsnaz
Sênior
Sênior
Mensagens: 1967
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 10:30 pm

#2 Mensagem por Spetsnaz » Qua Abr 07, 2004 11:25 pm

Eu acho que o J-10 seria um avião bem interessante pra FAB sei lá é tipo o Gripen soh que mais style hahahah mas acho que a gente não é tão assim com os Chineses para eles passarem por cima de todo investimento que os paises fizeram no FX




César
Sênior
Sênior
Mensagens: 4297
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 7:14 pm
Localização: Florianópolis
Contato:

#3 Mensagem por César » Qua Abr 07, 2004 11:45 pm

Olha só, eu acho que o J-10 é possivelmente um excelente caça, mas ele foi muito adaptado para padrões chineses, ficando assim difícil adaptá-lo para o Brasil(mais ou menos o mesmo problema do Su-35 no FX).

Existe alguma proposta para a exportação dos J-10(quando ficarem operacionais) para outros países?

Parece que ele é, em termos técnicos, praticamente equivalente ao F/A-18E/F "Super Hornet", pelo que eu li em uma revista.

Abraços

César




"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

#4 Mensagem por Marechal-do-ar » Qui Abr 08, 2004 12:05 am

O J-10 e um caça de terceira geraçao desenvolvido para atuar em sempre em superioridade numerica, nao tem nada de exepcional em combate, mas e barato de adquirir, na minha opiniao e uma pequena evoluçao em relaçao ao Mig 21, e definitivamente nossos pilotos nao passam 4 anos na AFA pra pilotar um negocio desses.




Spetsnaz
Sênior
Sênior
Mensagens: 1967
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 10:30 pm

#5 Mensagem por Spetsnaz » Qui Abr 08, 2004 12:08 am

Marechal-do-ar escreveu:O J-10 e um caça de terceira geraçao desenvolvido para atuar em sempre em superioridade numerica, nao tem nada de exepcional em combate, mas e barato de adquirir, na minha opiniao e uma pequena evoluçao em relaçao ao Mig 21, e definitivamente nossos pilotos nao passam 4 anos na AFA pra pilotar um negocio desses.


Po Mig-21 naum neh :P




Avatar do usuário
Alitson
Sênior
Sênior
Mensagens: 4327
Registrado em: Dom Abr 04, 2004 9:35 pm
Agradeceram: 20 vezes

Sobre o J-7M

#6 Mensagem por Alitson » Qui Abr 08, 2004 12:24 am

À Spetsnaz.

Procure uma boa literatura antiga em casa, o assunto citado por mim assima sobre o MiG-21 ou melhor J-7M vem de uma revista VOAR de 1985, ano 5 número 54 e não é de segredo para nínguem.
Obrigado.




Spetsnaz
Sênior
Sênior
Mensagens: 1967
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 10:30 pm

Re: Sobre o J-7M

#7 Mensagem por Spetsnaz » Qui Abr 08, 2004 10:49 am

Alitson escreveu:À Spetsnaz.

Procure uma boa literatura antiga em casa, o assunto citado por mim assima sobre o MiG-21 ou melhor J-7M vem de uma revista VOAR de 1985, ano 5 número 54 e não é de segredo para nínguem.
Obrigado.


o Marechal comparo o J-10 com o Mig-21 ?? got it?




Avatar do usuário
Plinio Jr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5278
Registrado em: Qui Fev 20, 2003 10:08 pm
Localização: São Paulo - SP
Agradeceram: 1 vez

#8 Mensagem por Plinio Jr » Qui Abr 08, 2004 2:46 pm

Blz Cesar...


Por enquanto o único interessado no J-10 é , para variar, o Paquistão, mas tudo é um tanto obscuro sobre informações mais detalhadas sobre o avião, segundo fontes da USN, o avião teria um desempenho semelhante ao F/A-18 Hornet E e deve ser realmente muito bom ..

Um grande abraço

Plinio




cjvasconcellos
Júnior
Júnior
Mensagens: 69
Registrado em: Ter Nov 04, 2003 9:18 pm
Localização: Recife

#9 Mensagem por cjvasconcellos » Sex Abr 09, 2004 11:45 am

últimos jogos:
Sport 1 x 3 Náutico
Náutico 4 x 1 Recife

salve Alitson.
particularmente, não acho que essa proposta deva justificar o cancelamento do F-X, mas concordo plenamente com a opção de estabelecer parcerias militares com a China (e Russia) em futoros programas militares, assim como em outros setores da economia.

Acho a opção do J-10 (ou F-10) excelente, por se tratar de um caça de 4a. geração (e não de 3a., como foi citado) e portanto, adequado para promover um novo salto tecnológico (realista) para nossa indústria. Trata-se de uma opção interessante, inclusive ante a possibilidade de criação de uma versão naval, que poderia ser utilizada no A-12, e principalmente no(s) futuro(s) NAe(s) da marinha, a partir de 2020.

Ainda assim, e mesmo ciente de todas as dificuldades estruturais e sociais que o país vive hoje (incluindo-se aí a necessidade de investimentos na reforma agrária, em saneamento e habitação popular e em infra-estrutura), acho que o F-X deve ser mantido.

Aliás, acho que o governo federal deve priorizar (até 2010) um programa especial para cada arma:
>>>o F-X para a FAB
>>>o submarino nuclear para a MB
>>>a profissionalização de soldados e a modernização de equipamentos para a infantaria do EB e do CFN

CJ

ps: Acho que comparar o J-10 com o MIG-21 é um pouco demais...




César
Sênior
Sênior
Mensagens: 4297
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 7:14 pm
Localização: Florianópolis
Contato:

#10 Mensagem por César » Sex Abr 09, 2004 11:59 am

Plinio Jr escreveu:Blz Cesar...


Por enquanto o único interessado no J-10 é , para variar, o Paquistão, mas tudo é um tanto obscuro sobre informações mais detalhadas sobre o avião, segundo fontes da USN, o avião teria um desempenho semelhante ao F/A-18 Hornet E e deve ser realmente muito bom ..

Um grande abraço

Plinio

salve Plinio, quanto tempo!

Eu também ouvi falar desse interesse paquistanês no J-10. Mas, ele não estaria desenvolvendo, ele próprio, um caça (se não me engano se chamava FC-1, ou coisa parecida).
Se eles confirmarem interesse no J-10, isso significaria que eles desistiram desse projeto nacional?

PS: E o seu livro Plinio, vai sair? Ainda estou na espera...

Abraço! :wink:

César




"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#11 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sex Abr 09, 2004 12:16 pm

Ninguém sabe ao certo o que tem no J-10, nunca vi um caça cercado de tantos mistérios. A China o projetou como o "Lo" do mix "Hi-Lo", sendo o Su-30 o "Hi". Imagino que o J-10 foi mais como uma forma desenvolver sua indústria aeroespacial, assim como o A-1 para nós.

O avião provavelmente é muito diferentes dos nossos padrões, sua assistencia técnica é duvidosa e o índice de nacionaliazação deve ser nulo. Acho que os chineses não estão dispostos a transferir a produção, muito menos a tecnologia.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Plinio Jr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5278
Registrado em: Qui Fev 20, 2003 10:08 pm
Localização: São Paulo - SP
Agradeceram: 1 vez

#12 Mensagem por Plinio Jr » Sex Abr 09, 2004 5:17 pm

Blz César....


A grande verdade é que os chineses não estavam afim de levar o FC-1 adiante, com vários modelos de novos aviões em produção, eles perderam totalmente o interesse no FC-1, mas como tinham acordos de cooperação com os paquistaneses eles ofereceram o J-10 para tentar resolver esta situaçao. Por enquanto estão sob impasse, tanto que os primeiros FC-1s já estão voando sob testes..

O livro está pronto, estou com vários projetos por aki que estão sob prioridade, mas pretendo conversar com algumas editoras em agosto e setembro deste ano, vamos ver no que dá, mas fique tranquilo que dou um toque p/ vcs....




Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#13 Mensagem por FinkenHeinle » Sex Abr 09, 2004 5:21 pm

Putz, to por fora... Sobre o que é o Livro, Plínio???




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Avatar do usuário
Alitson
Sênior
Sênior
Mensagens: 4327
Registrado em: Dom Abr 04, 2004 9:35 pm
Agradeceram: 20 vezes

Ainda é a melhor opção

#14 Mensagem por Alitson » Dom Abr 11, 2004 11:58 pm

O J-10 não tem nada a ver com o FC-1, e sim é uma aeronave muito capaz, sendo considerado do nível do Super Hornet. Como sendo uma aeronave com projeto nos anos 80, pode ser ainda considerada uma aeronave de 3a geração e meia. Porém se aliada a uma avionica israelense, motores AL-31FP, com empuxo vetorado e para terminar o radar N-011M Bars do Su-30MKK, MKI, MKM e Su-35 ele se tornaria uma arma fantastica. Lembrando ainda que poderia-se aplicar o IRIS-T do Su-35(modelo OEPS-30-I), tornando a aeronave ainda mais capaz.




Avatar do usuário
Plinio Jr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5278
Registrado em: Qui Fev 20, 2003 10:08 pm
Localização: São Paulo - SP
Agradeceram: 1 vez

#15 Mensagem por Plinio Jr » Seg Abr 12, 2004 3:17 pm

O livro que estou finalizando seria um diário das operações aéreas no front Europeu e Russo durante a Segunda Guerra Mundial, começando após a queda de Stalingrado até a queda de Berlim e a derrota alemã em todos os fronts.

Na verdade, acabei finalizando-o no meio do ano passado, mas surgiram alguns projetos que me levaram a adiar, mas espero até o final do ano ter alguma novidade, pois 02 editoras já manifestaram interesse e no momento estou dando um retoque para ficar ainda melhor...

Realmente o FC-1 e o J-10 são aeronaves completamente distintas, o que descrevi é que os chineses perderam totalmente o interesse no FC-1 e como haviam assumido o compromisso de desenvolvimento do avião junto aos paquistaneses, eles estavam oferecendo o J-10 como uma forma de honrar seus acordos com os paquistaneses, mas ao que parece, os mesmos querem levar o FC-1 adiante, tanto que seus protótipos já estão efetuando voos para testes.


A versão biplace do J-10 efetuou seu primeiro voô em fevereiro passado e os chineses tem em mente , ter ao menos 200 J-10 operacionais até 2007.




Responder