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Mensagem
por faterra » Dom Fev 26, 2006 12:30 am
Defesanet 22 Fevereiro 2006
MBDA 27 Dezembro 2005
MBDA Testa Toda Linha de Armamentos do Rafale-M
no Porta-Aviões CHARLES DE GAULLE
De 1º a 15 de Dezembro 2005, a MBDA realizou uma série de vôos de teste com a supervisão da Dassault Aviation, empregando toda a gama de armamentos desenvolvida para o Rafale M (versão naval), no porta-aviões, Charles de Gaulle. A MBDA testou sucessivamente os seguintes sistemas: Exocet AM-39, SCALP-EG, ASMP-A e o Meteor. Ao mesmo tempo testes com o míssil BVR MICA também foram realizados. Junto aos testes também foram realizadas avaliações sobre as necessidades logísticas do container do SCALP-EG.
A campanha de testes que consumiu um ano de planejamento, foi um total sucesso. Todos os testes programados transcorreram como planejado e a performance alcançada excedeu as previsões. Cada elemento das atividades planejadas transcorreu de forma tão tranqüila que os testes terminaram um dia antes do planejado.
Marwan Lahoud, Executivo-Chefe da MBDA, afirmou: Essa campanha de testes em larga escala, realizada com nosso parceiro, Dassault Aviation, e a Marine Nationale, transcorreu conforme o planejado. Provou de forma categórica a qualidade de nossos equipamentos e pessoal. Durante a campanha de testes a MBDA demonstrou seu avançado know-how na área de armamentos embarcados. Com o Rafale-M, armado pela MBDA, a Marine Nationale tem uma plataforma capaz de realizar uma ampla gama de missões".
EXOCET AM-39
No míssil Exocet AM-39 o objetivo dos testes foram verificar a navalização do míssil para o Rafale-M.
Para os testes do Exocet AM-39 (míssil anti-navio e ar-superfície) foi usado um míssil instrumentado simulando o padrão Block 2 Mod 2. Os testes de com lançamento de mísseis desarmados serviram para avaliar as operações de aterrisagem no porta-aviões (catrapo), após os mísseis terem sido lançados.
A tensão do sistema de catapultagem foi sendo ajustado de maneira progressiva até atingir o máximo.
O prinicipal objetivo dos testes era identificar os impactos mecânicos, tais como choque e vibração, no equipamento durante a operação de catapultagem e na máxima tensão na operação de catrapo. Os testes realizados nesses extremos, reproduzem as mais severas condições operacionais. Os testes também mostraram que o míssil e o sistema de lançamento estavam corretamente dimensionados.
O próximo estágio do Exocet AM-39 Block 3 Mod 2 é uma campanha de testes no Rafale-M padrão F3, planejado para 2007.
SCALP-EG
Os testes com o míssil de cruzeiro SCALP-EG foram considerados complementares aos de navalização do míssil já realizados no padrão F2 do Rafale em campanhas anteriores.
Uma série de quarto lançamentos de catapulta foram realizados.
MICA
A campanha realizada ofereceu ao Programa do míssil a MICA a oportunidade de realizar uma série de testes empregando um Rafale F-2 . Os testes avaliaram aspectos tais como: impacto e vibração, e compararam com os dados já conhecidos para o Rafale F-1, o que permitirá que sejam feitos ajustes, caso necessário.
Novamente todos os objetivos foram alcançados e uma série de catapultagem foram realizadas com o máximo de aceleração.
METEOR
Testes do míssil Meteor no Rafale-M iniciaram, em 11 Dezembro e foram a chave de encerramento da campanha de testes. Esses testes forma realizados pela primeira vez em um porta-aviões, e seguem os testes realizados no início de Setembro de 2005, na Base de testes de Istres (França).
Duriante os testes um míssil equipado com um sistema EDG (Environmnetal Data Gathering), e dois GHTM (Ground Handling Training Missile) foram empregados. O EDG foi posicionado alternadamente nos pontos fixos baixo da asa ou da fuselagem do Rafale. Ambos mísseis: EDG e o GHTM possuem as mesmas características de um míssil operacional: dimensões, peso, aerodinâmica.
Com o EDG, dados de choque e vibração criados pela operação de catapultagem e aterrisagem (catrapo) foram obtidos e analisados. Estes testes concluíram que a campanha de testes do EDG-Rafale projetam um dado acumulado que estima toda a vida operacional da célula de vôo.
SCALP-EG CONTAINER
Os testes com o container do SCALP-EG foram realizados entre 11 e 15 Dezembro e demonstraram com sucesso as funções para que foi projetado: unidade de armazenamento, transporte e apoio de municiamento do caça Rafale. O caminho está liberado para a qualificação final do container do SCALP-EG.
Notas
Com um faturamento anual superior a € 3 bilhões, e uma carteira de encomendas de mais de €13 bilhões, e cerca de 70 clientes em todo o mundo, torna a MBDA líder mundial e uma companhia global no campo de sistemas de mísseis. A MBDA atualmente tem 45 sistemas de mísseis e de contramedidas em serviço operacional e tem provado sua capacidade como contratista principal na liderança de projetos multinacionais.
MBDA é um empreendimento conjunto das empresas: BAE SYSTEMS (37.5%), EADS (37.5%) e FINMECCANICA (25%).
Um abraço!
Fernando Augusto Terra