A nova ordem americana no Iraque

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

A nova ordem americana no Iraque

#1 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qua Fev 22, 2006 8:08 am

EUA: 100 mortos em prisões no Iraque e Afeganistão

2006/02/22 | 02:50 in http://www.portugaldiario.iol.pt
Human Rights First denuncia ainda oito a 12 casos de tortura até à morte


Perto de 100 prisioneiros morreram nas prisões norte-americanas no Iraque e no Afeganistão desde Agosto de 2002, anunciou a organização Human Rights First na terça-feira à noite, durante uma emissão da cadeia de televisão britânica BBC, reproduzida pela Agência Lusa.

Entre os 98 mortos, 34 foram ou são suspeitos de terem sido vítimas de um homicídio, voluntário ou involuntário, indicou este grupo de juristas norte-americanos, que deve publicar hoje um relatório completo sobre o assunto.

O dossier indica igualmente 11 casos de mortes suspeitas e entre oito a 12 casos de prisioneiros torturados até à morte. A organização de defesa dos direitos do Homem cita também o caso de um prisioneiro que foi atirado de uma ponte sobre o Rio Tigre, no Iraque, e outro de um indivíduo que foi asfixiado num saco-cama.

«Acreditamos na veracidade e na fiabilidade destes factos», indicou à BBC, Deborah Pearlstein, responsável pelo relatório. «Os documentos baseiam-se em relatórios de inquérito do exército, que conseguimos junto do governo ou graças à legislação sobre a liberdade de informação nos Estados Unidos», sublinhou.




Imagem
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#2 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qua Fev 22, 2006 8:09 am

Comissão da ONU quer acabar com Guantanamo

2006/02/13 | 14:37 in http://www.portugaldiario.iol.pt

Relatório exige que EUA julgue os 520 detidos ou que os liberte

Comissão de Direitos Humanos da organização vai pedir o encerramento do centro de detenção da base norte-americana de Guantanamo em Cuba, noticia hoje a diário britânico The Daily Telegraph.


O diário teve acesso ao relatório da Comissão, que sera publicado esta semana. Nesse documento, exige-se que Washington julgue as 520 pessoas detidas ou que as liberte.
A Comissão exige ainda que os Estados Unidos que acabem com todas as práticas que consubstanciem a tortura, incluindo a alimentação forçada de reclusos em greve de fome.

Segundo o jornal britânico, o documento recomenda ainda que a administração norte-americana deve garantir que todas as acusações de tortura sejam investigadas por um tribunal norte-americano e que os responsáveis ao mais alto nível, político e militar sejam responsabilizados judicialmente.

Estas recomendações fazem parte de um relatório do grupo de trabalho da Comissão de Direitos Humanos da ONU sobre a detenção arbitrária, que será apresentado na sua sede em Genebra ainda esta semana.

Os autores do documento, adianta ainda o The Daily Telegraph, questionam o direito dos Estados Unidos de classificarem os detidos como «combatentes inimigos» e argumentam que a «guerra contra o terrorismo» não é uma justificação para mantê-los detidos sem acusação por tempo indefinido.

O centro de detenção da base norte-americana de Guantanamo foi adaptado para receber centenas de pessoas detidas na guerra do Afeganistão de 2001.

Recorde-se que os membros do Al Queda não têm ligação a nenhum governo e por isso não estão protegidos pela Convenção de Genebra.




Imagem
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#3 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qui Fev 23, 2006 7:21 am

Guerra ao terror: oito torturados até à morte

2006/02/22 | 18:34 in http://www.portugaldiario.iol.pt

Relatório de organização não governamental dá conta de abusos

No âmbito da «guerra ao terror» oito indivíduos foram torturados até à morte por agentes norte-americanos, revela um relatório de uma organização não-governamental americana. Entre estes estão também 98 detidos mortos que estavam à guarda das forças dos EUA desde Agosto de 2002, no Iraque e no Afeganistãom divulga a agência Lusa.


O relatório «Command's Responsibility» (Responsabilidade de Comando) da Human Rights First (HRF, Direitos Humanos Primeiro), organização não-governamental com sede em Washington, sublinha que, de acordo com os próprios militares norte-americanos, 34 destes casos são homicídios suspeitos ou confirmados.

Em 11 outros, «os factos sugerem a morte em resultado de abusos físicos ou duras condições de detenção», refere o documento, adiantando que as causas de perto de metade das mortes investigadas pela HRF nunca foram oficialmente determinadas ou anunciadas.

Apesar destes números, sublinha a organização de direitos humanos, apenas 12 mortes de detidos resultaram em punição de algum tipo para um agente (militar ou outro) dos Estados Unidos.

Dos 34 casos de homicídio identificados até agora pelos militares, os investigadores recomendaram acusações criminais contra menos de dois terços, e foram apresentadas acusações formais em menos de metade.

Segundo a HRF, «apesar de a CIA ter estado implicada em várias mortes, nem um só agente da CIA enfrentou um processo criminal».

Nos casos dos oito mortos por tortura, apenas metade resultaram em punições, a mais dura das quais foi uma pena de prisão de cinco meses, denuncia o relatório.

A organização conclui que a cadeia de comando tem responsabilidades maiores no fraco índice de condenações pela morte de prisioneiros. Dezenas de casos referidos no relatório foram alvo de participação, investigação e acompanhamento inadequados, não deixando qualquer explicação sobre os homicídios ou outras mortes não explicadas.

Entre as principais conclusões do estudo, contam-se a de os comandantes não informarem das mortes de detidos sob o seu comando, de o fazerem apenas ao fim de um período de dias e por vezes semanas, ou de «interferirem activamente nos esforços para prosseguir investigações».

Referem ainda que os investigadores «não entrevistaram testemunhas fundamentais, não recolheram provas úteis, nem guardaram provas que poderiam ser utilizadas para posteriores inquéritos», adiantando que a manutenção de registos foi imprópria, «afectando ainda mais as possibilidades de uma investigação eficaz ou de uma acusação apropriada».

As conclusões destacam ainda que «a sobreposição de investigações criminais e administrativas comprometeram as possibilidades de responsabilização», e que a classificação generalizada de informações como secretas e outras restrições às investigações «deixaram a CIA e as Forças Especiais, no essencial, imunes a qualquer responsabilização».




Imagem
Avatar do usuário
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Mensagens: 9042
Registrado em: Seg Mai 02, 2005 10:02 pm
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#4 Mensagem por Einsamkeit » Qui Fev 23, 2006 6:11 pm

Ninguem vai fechar nada, porque os americanos estao cagando e andando pra ONU, onu é so pra disputa de pais fraco x fraco




Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

#5 Mensagem por rodrigo » Qui Fev 23, 2006 6:19 pm

Ninguem vai fechar nada, porque os americanos estao cagando e andando pra ONU, onu é so pra disputa de pais fraco x fraco
:lol:




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Avatar do usuário
lobodmf
Júnior
Júnior
Mensagens: 53
Registrado em: Qui Jan 26, 2006 9:47 pm

#6 Mensagem por lobodmf » Qui Fev 23, 2006 10:33 pm

Manda quem pode , obedece quem tem juízo...
Sempre foi assim e sempre será.... enquanto os EUA forem a maior potência bélica do mundo, temos que nos conformar...
Ou alguém tá pensando em "motim"?
Um comandante meu passou sete meses num Deployment no Iraque:
-189 navios durante sete meses no mar, desde o início das hostilidades até o final da guerra.
-Nos 3 primeiros dias foram lançados 800 tomahawks pra matar o Sadan...
-Cada navio tem um display com uma apresentação do cenário tático mundial... todos os navios de guerra do mundo, estão plotados nesse display e em tempo real via satélite... parece até o "Jack Bawer"...
E muitas outras coisa... pô, quando ele contou isso tudo, fiquei até deprimido...
Não dá, infelizmente eles vão continuar fazendo o resto do mundo de gato e sapato...




BRASIL ACIMA DE TUDO!!!
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61293
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6578 vezes
Contato:

#7 Mensagem por Túlio » Sex Fev 24, 2006 12:52 am

Mas peraí, os índios que os ianques pegaram são honestos e probos pais-de-família, que pagam suas contas e cumprem seus deveres, ou terroristas assassinos? Se é o primeiro caso, somo-me ao coro dos descontentes; se é o segundo, eles que se danem... Se eu pensar de outro modo, me corrompo, eis que vou passar a acreditar nos tales de 'direitos humanos' dos vagos...




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Mensagens: 9042
Registrado em: Seg Mai 02, 2005 10:02 pm
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#8 Mensagem por Einsamkeit » Sex Fev 24, 2006 12:56 am

Qual é mesmo o pais que foi condenado por terrorismo?




Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
Responder