qual o couraçado + poderoso da II guerra

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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brekut
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qual o couraçado + poderoso da II guerra

#1 Mensagem por brekut » Sáb Abr 17, 2004 10:56 am

Salve gente !!!
Estive fora um tempo.
Mas vamos ao que interessa.
Tenho visto vários programas na tv. Por assinatura principalmente da 2 guerra
no the history chanel uma vês eles estevam falando de couraçados
Um especialista americano estava dizendo que o Bismarck foi mal projetado ele inclinava um pouco para o lado .
Yamato apesar de ter os maiores canhões já colocados sobre um navio, a potencia de fogo dos canhões era horrível para perfurar blindagem .
O ywoa era pequeno de mais .
Na opinião de vocês qual o melhor .
Para min e o Bismarck !!.




César
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#2 Mensagem por César » Sáb Abr 17, 2004 12:35 pm

Olá Brekut. Quanto tempo mesmo hein? :P

Eu não sou lá um grande especialista em couraçados(na verdade eu sou bem leigo nesse assunto) então talvez os marinheiros do fórum possam te dar uma mão maior que a minha. :wink:

Em minha opinião, e pelo que eu andei lendo por aí, o Bismarck esra mesmo considerado o maior e melhor navio de Guerra do Planeta na época que foi lançado ao mar. O Yamato também era bem grande, mas assim como o Bismarck, teve um desempenho medíocre na WWII(parece que ele não conseguiu afundar nenhum navio importante! :shock: Me corrijam se eu estiver errado).

Abraço

César




"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

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#3 Mensagem por Spetsnaz » Sáb Abr 17, 2004 5:00 pm

Bismark o irmao gemeo dele o Tirptz ambos alemaes ... e o Yamato.. o Yamato tinha um navio gemeo tbm.. nao lembro o nome .. ambos poneis




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#4 Mensagem por FinkenHeinle » Sáb Abr 17, 2004 7:13 pm

Para mim, o Bismark foi o melhor navio da 2GM.


Essa história de que ele foi mal projetado é birra de americano.

Mas, creio que ele foi usado fora de contexto. Foi lutar sozinho, contra toda a frota inglesa. Se ele tivesse sido usado com mais uma dezena de outros navios, aí sim, seria uma poderozo GT...




Atte.
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#5 Mensagem por brekut » Ter Abr 20, 2004 3:03 pm

Respondendo as perguntas de vocês.

O irmão gêmeo do yamato era o musashi
Avia um inacabado o mishimo, que foi trasformado em porta aviões em 42
Os japoneses, tinhão panos para a construção de uma nova classe que tinha
O nome provisório de super- yamato de 90 a 100 mil toneladas mas foi cancelado
Por falta de matéria prima .

O yamato, não afundou nenhum navio importante na 2º guerra os americanos construirão
Os ywoa exclusivamente para enfrentar os yamato mas o confronto entre eles nunca aconteceu .

Vi num programa chamado E SI ( eles reúnem especialistas para debater sobre fatos importantes que poderiam ter tomado outro rumo se alguns acontecimentos fossem diferentes ) .

No especial sobre batalhas, navais dicerão que o Bismarck se não tivesse cido atingido no leme pelo torpedo inglês . ele poderia ter escapado cem problemas e si decidido lutar contra a frota inglesa teria conseguido afundar 2 dos couraçados, provavelmente o Rodiney, e o rei Jorge V, e os cruzadores pesados antes de ter que abandonar a luta por avarias .

Na parte sobre P H. se os americanos, tivessem sido informados sobre o ataque quando o primeiro mini – submarino japonês foi afundado quase 3 horas antes o resultado teria sido muito pior. pôs como P H. e um porto com águas rasas a maioria dos navio atingidos pode ser rapidamente consertado .
Em mar aberto , como eles assumem que qualquer almirante diante de uma ameaça a sua frota ancorada faria os japoneses teriam sobrevoado o porto, sem achar a frota, e iniciarão um padrão de busca a frota não teria conseguido se afastar muito da ilha mas as águas do Havaí são profundas os jap. localizam a frota e ordenam um ataque aério contra a frota que esta sem porta aviões pôs o mais procio o interprise não conseguiria chegar a tempo . as duas levas de 185 aviões cada uma teriam afundado pelo menos 4 couraçados e danificados vários outro navios.
Obs: no ataque ao porto muitos marinheiros conseguirão nadar os poucos metros que os separavam das margues já em mar aberto só nos couraçados avirão pelo menos 3000 mortes
Os americanos não teriam cobertura aérea pois o japoneses como aconteceu destruirão as bases aéreas.




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#6 Mensagem por VICTOR » Ter Abr 20, 2004 3:44 pm

César escreveu: Yamato também era bem grande, mas assim como o Bismarck, teve um desempenho medíocre na WWII(parece que ele não conseguiu afundar nenhum navio importante! :shock: Me corrijam se eu estiver errado). César

Se não me engano, o Birmarck afundou o cruzador inglês Hood, ao norte do Reino Unido.

Poderíamos lembrar dos Iowas também, que não eram fracos...




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#7 Mensagem por César » Ter Abr 20, 2004 7:27 pm

VICTOR escreveu:
César escreveu: Yamato também era bem grande, mas assim como o Bismarck, teve um desempenho medíocre na WWII(parece que ele não conseguiu afundar nenhum navio importante! :shock: Me corrijam se eu estiver errado). César

Se não me engano, o Birmarck afundou o cruzador inglês Hood, ao norte do Reino Unido.

Poderíamos lembrar dos Iowas também, que não eram fracos...

Salve Carlos :wink:

Opa, acho que eu acabei escrevendo de um jeito que a interpretação ficou confusa. Eu não estava falando do Bismarck não, e sim do Yamato. Acho que esse navio japonês não afundou nenhum navio importante, essa informação procede?

Só uma informação final: Muito se fala do combate entre o Hood e o Bismarck. De fato, quem liquidou o Hood foi um disparo do Bismarck. Mas a sua escolta(o Cruzador Prinz Eugen) teve uma importância fundamental na batalha.

O saldo do combate entre as duplas Bismarck/Prinz Eugen X Hood/Prince of Wales foi o afundamento do Hood e a fuga do Prince of Wales completamente danificado. Do lado alemão, o Bismarck tomou um tiro em cheio a linha de flutuação do navio que atravessou 2 tanques de óleo fazendo-o perder 1000 toneladas de óleo.

É uma história muito interessante, dá pra escrever um livro. As informações do amigo Brekut também são bem legais. :wink:

Abraço a todos

César




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#8 Mensagem por VICTOR » Qua Abr 21, 2004 8:44 am

Realmente, eu entendi que vc estava se referindo ao Bismarck, mas agora ficou claro :wink:




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#9 Mensagem por robonluis » Seg Fev 20, 2006 6:29 pm

Spetsnaz escreveu:Bismark o irmao gemeo dele o Tirptz ambos alemaes ... e o Yamato.. o Yamato tinha um navio gemeo tbm.. nao lembro o nome .. ambos poneis
o irmão do yamato era o mushari




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#10 Mensagem por pafuncio » Seg Fev 20, 2006 7:00 pm

Musashi.

O maior espadachim do Japão feudal. Reza a lenda que foi derrotado por um ninja armado com um leque de abanar (lembra aqueles leques usados pelas mulheres, nas óperas ?).

O Einsa juntou uma foto belíssima do bicho, no tópico histórico. Vale a pena curtir.




"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
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#11 Mensagem por Einsamkeit » Ter Fev 21, 2006 12:17 am

o Irmao do yamato e musashi era o shinano se nao me engano

Bismarck pelo conjunto, poder logicamente era do Yamato




Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
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#12 Mensagem por luisabs » Ter Fev 21, 2006 12:32 am

alexandre lemos escreveu:Musashi.

O maior espadachim do Japão feudal. Reza a lenda que foi derrotado por um ninja armado com um leque de abanar (lembra aqueles leques usados pelas mulheres, nas óperas ?).

O Einsa juntou uma foto belíssima do bicho, no tópico histórico. Vale a pena curtir.


Alexandre, Miyamoto Musashi nunca foi derrotado. Após abandonar a espada, retirou-se para uma caverna chamada "Reigendo" onde escreveu o livro "Go Rin No Sho". Morreu em 1645.

Saudações!




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#13 Mensagem por Rui Elias Maltez » Ter Fev 21, 2006 8:47 am

Não esquecer que o HMS Hood era uma navio da 1ª GG e portanto não estava à altura do poder de fogo e blindagemdo Bismark.

E o Bismark não navegou só, mas acompanhado pelo Prinz Eugen, que era um cruzador interessante.

Se calhar a Alemanha teria mais a ganhar em ter mais unidades semelhantes ao Prinz que um único Bismark (a Alemanha começou a construir um irmão do Bismark, mas acho que nunca o concluiu)

Para mim, o Bismark foi o melhor navio da 2GM.


Essa história de que ele foi mal projetado é birra de americano.

Mas, creio que ele foi usado fora de contexto. Foi lutar sozinho, contra toda a frota inglesa. Se ele tivesse sido usado com mais uma dezena de outros navios, aí sim, seria uma poderozo GT...



Mas esse é mesmo o prolema de se colocar tudo uma mesma plataforma.

Fica vulnerável, é pessado, muito facilmnte localizável, pouco manobrável.

A mais-valia de uma marinha é a variedade e multiplicação de platafrmas mais ou menos especializadas.

Era essa a vantagem dos aliados.

Bastou que um torpedo bem dirigido danificasse o leme do Bismark, que este ficou inoperacional para manobrar e assim servir de tiro ao alvo dos navios ocidentais.

Com o Yamato, a mesma coisa.

Era um "mastodonte" pouco preparado para lidar com uma diversidade de plataformas de ataque, nomeadamente pelo mar e pelo ar.

Por isso, acho os americanos Iwoa (acho que foram 4 construidos) eram bem mais equilibrados.

Não deixavam, de ser couraçados, mas mais ligeiros e manobráveis, e nunca navegavam sós, mas em boa companhia.

Tinham um poder de fogo tremendo para apoiar operações de desembarque, mas para lutar no mar, esse tipo de plataformas já não era a adquedada já nem da IIGG.

Na 1ª GG houve a a última grande batalha naval (a da Jutlândia).

Por isso, para mim, pelo conceito intrínseco do navio, e pela conceito e doutrina de utilização dessa plataforma eu consideraria (e esta é só uma opinião pessoal) a solução Iwoa mais bem conseguida e eficaz que os grandes couraçados japoneses ou alemães que em nada valeram de significativo ao esforço deguerra das potências do Eixo.

Não acredito em enormes bizarmas.

Acredito em marinhas flexíveis, diversificadas, com plataformas mais ou menos espacializadas na sua função, e na complementaridade de esforços perante um cenário de conflito.

Ou seja:

Se calhar não foi o Bismark ou o Yamato que falharam em si mesmos, mas o conceito e doutrina de utilização.

E o facto é que essa doutrina acabou por ditar a afundamento do Bismark logo na sua viagem inaugural.




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#14 Mensagem por talharim » Ter Fev 21, 2006 11:42 am

Os Encouraçados Italianos da 2° guerra eram muito poderosos.

Destaque para as classes "Cavour" e "Littorio" :

R.N Conte de Cavour classe "Cavour"
Imagem

R.N Vittorio Veneto classe "Littorio"



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Encouraçados clássicos.




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Paisano
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#15 Mensagem por Paisano » Ter Fev 21, 2006 12:02 pm

Bismarck Class Battleships

Imagem

Especificações:

Comprimento: 251 m (total) / 241,5 m (linha d’água)
Boca (largura): 36 m
Calado: 10,2 m
Deslocamento: 41.700 ton. (padrão) / 50.900 ton. (plena carga)
Propulsão: Turbinas a vapor, 3 eixos (138.000 shp)
Velocidade Máxima: 30,12 nós
Blindagem: 320-220mm (lateral), 50 + 80-120mm (convés), 360-180mm (torres) e 340-220mm (barbetas)
Armamento Principal: 8 canhões de 380mm/L45 (4 torres duplas)
Armamento Secundário: 12 canhões de 150mm/L55 (6 torres duplas)
Armamento Antiaéreo: 16 canhões de 105mm/L65 (8 torres duplas), 16 de 37mm/L83 (8 montagens duplas) e 18 simples de 20mm
Aviões: 4 hidroaviões arado Ar 196
Tripulação: 2.340


Fonte: http://www.grandesguerras.com.br/
Fonte: http://www.military.cz




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