Helicópteros de Atque

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Para quem deve ficar os helicópteros de ataque?

Para a FAB?
2
17%
Para o Exército?
10
83%
 
Total de votos: 12

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9351
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 512 vezes

Helicópteros de Atque

#1 Mensagem por Brasileiro » Dom Abr 04, 2004 1:05 pm

Pra quem deve ficar os helicopteros de ataque? para a FAB, para o EB, ou para os Fuzileiros Navais?
Seria dahora a compra de pelo menos uns 20, e formar uma baseb de helicoptero de ataque, o mais interessante que eu acho é o Tigre que a Helibrás poderá até fabricar. (montar?)

abraços




Avatar do usuário
Super Flanker
Sênior
Sênior
Mensagens: 1438
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 2:23 pm
Localização: São Carlos
Agradeceram: 40 vezes

....

#2 Mensagem por Super Flanker » Dom Abr 04, 2004 1:22 pm

Seria muito bom o Brasil ter alguns helicopteros de ataque, não precisa ser daqueles bitelos, tipo Apaches, etc. Pode ser uma de médio porte, que de pra lançar uns misseis anti-tanque.
O pior é que o Brasil considera como se tivesse helicoptro de ataque, que é a Me#^#$ do Esquilo.

Flows.




"A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de caráter, e quem é cruel com os animais, não pode ser um bom homem." Schopenhauer
Avatar do usuário
LEO
Sênior
Sênior
Mensagens: 3469
Registrado em: Sáb Fev 22, 2003 6:07 pm
Localização: Campinas/SP
Contato:

#3 Mensagem por LEO » Dom Abr 04, 2004 1:46 pm

Como na grande maioria dos países que utilizam helicopteros de ataque, estes são utilizados nos exércitos. Então, acho que aqui também deveria ser assim.

Algumas opções para essa função do poderiam ser o Rooivalk ou o Mi-28, quem sabe.

Mas por enquanto, o nosso helicoptero de ataque são os Fennec armados com foguetes não-guiados...




Sniper
Sênior
Sênior
Mensagens: 9654
Registrado em: Dom Fev 15, 2004 9:28 pm
Localização: Contagem - MG
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#4 Mensagem por Sniper » Dom Abr 04, 2004 3:04 pm

Ai galera caso o Ministério da defesa abrice uma concorrência para comprar helicópteros de ataque para o Brasil (independente para qual força eles iriam) , quais seriam as opções?(Viáveis e "não viávei$") :D :D :D vcs poderiam mandar fotos ou linques para fotos?




Imagem
Avatar do usuário
LEO
Sênior
Sênior
Mensagens: 3469
Registrado em: Sáb Fev 22, 2003 6:07 pm
Localização: Campinas/SP
Contato:

#5 Mensagem por LEO » Dom Abr 04, 2004 3:11 pm

Não dá pra saber quais seriam os concorrentes. Se candidata quem quiser.
Bem, de uma coisa acho que daria pra saber. O Apache não estaria nela.

Mas de qualquer forma, acredito que os concorrentes poderiam ser:

- Mi-28 ou Ka-50. Ou ambos.
- Rooivalk
- Cobra (versões anteriores)
- Tigre (talvez)


ver em: http://www.army-technology.com/projects/index.html




Sniper
Sênior
Sênior
Mensagens: 9654
Registrado em: Dom Fev 15, 2004 9:28 pm
Localização: Contagem - MG
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#6 Mensagem por Sniper » Dom Abr 04, 2004 3:52 pm

Valeu LEO!! :o




Imagem
Avatar do usuário
ALFREDO ANDRÉ
Júnior
Júnior
Mensagens: 70
Registrado em: Sáb Abr 03, 2004 7:01 pm
Localização: São Bernardo do Campo - São Paulo
Contato:

#7 Mensagem por ALFREDO ANDRÉ » Dom Abr 04, 2004 4:58 pm

Salve Leo

Creio que podem muito bem serem distribuídos tanto para o Exército como para a FAB. Explico.

Antes de mais nada, há que se analisar quais tarefas seriam usadas e em que TO. Assim, por exemplo, na Amazônia, o Heli de ataque teria grande valia para a FAB quando usada no SIVAM. Também, o Exército poderia usar como fogo de apoio, uma vez que naquele TO, é quase impossível o uso de tanques. Porém creio que esta última atividade é um tanto arriscado em face dos novos sistemas de defesa de ponto.

Tanto o Exército como a FAB já tem a sua doutrina preparada, de tal maneira que um pode usar o Heli de ataque para atividades diferentes de forma independente. Desde que eles tenham o bom senso de usar um mesmo modelo e não partirem para o egocentrismo.

Nos meados da década de 80, a FAB estudou seriamente a compra de helis de ataque. Neste caso, o modelo mais propício $$$ para nós era o Bell AH-1G. Para tanto, 3 países foram “pesquisados” para o fornecimento de tais aeronaves, O EUA e Espanha. Não consegui descobrir até hoje qual seria o 3º. Pois bem, mais um plano do exército que não foi para frente por causa de tempo $$$. Entretanto, isso mostra como a idéia é persistente, até mesmo nos dias de hoje. No programa SIVAM/SIPAM, houve estudos de um novo Heli de ataque. Mas é aquilo, somente estudos, deram prioridade, e com razão, para os helicópteros pesados. Que até agora nada deles.

Num primeiro momento, defendo a compra de AH-1, pois o Brasil sabe muito pouco sobre o uso de tais Helis. Além do mais, tratam-se de aparelhos baratos de se adquirir, com peças de reposição sobrando, e várias células pelo mundo afora. Criaríamos a nossa doutrina e filosofia de emprego. Para então partirmos para um aparelho novo e mais sofisticado.

Abraços
Alfredo André




"Se necessário for, eu também irei"

Criança Paulista na Revolução Constitucionalista de 1932.
Avatar do usuário
VICTOR
Sênior
Sênior
Mensagens: 4238
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 5:50 pm
Localização: Curitiba

#8 Mensagem por VICTOR » Dom Abr 04, 2004 5:31 pm

A maioria dos países usa os helicópteros de ataque com o Exército, pelas seguintes razões, com as quais eu concordo:

- o alcance e a altitude com que os helicópteros operam fazem com que eles sejam parte do cenário de batalha terrestre, e não aéreo

- O Exército é que necessita do apoio de helicópteros, tanto para funções anti-carro como apoio aproximado. O próprios infantes se sentem mais tranqüilos, por ser "um deles" que está lá na pilotagem, com repercussões na taxa de fogo amigo, no empenho ao protegê-los etc. Isso acontece com o USMC, que é considerado o melhor CAS com seus AV-8s e Cobras, porque é um "pescoço de couro" que está nos comandos, e não alguém da Força Aérea.

- A Força Aérea já tem determinações relacionadas ao espaço aéreo, tendo dificuldades na coordenação de ações com e Exército, ainda mais na nossa realidade onde a integração é mais no papel (Min Defesa) do que na prática (NCW, onde?).




Carlos Eduardo

Podcast F1 Brasil
Avatar do usuário
Guilherme
Sênior
Sênior
Mensagens: 3153
Registrado em: Qua Set 03, 2003 5:06 pm
Localização: Florianópolis - Santa Catarina
Agradeceram: 58 vezes

#9 Mensagem por Guilherme » Dom Abr 04, 2004 6:10 pm

Não vejo sentido em comprar helicópteros de ataque para o EB (que na minha opinião é quem deve operá-los, e não a FAB) na situação atual, pois a Aviação do Exército já consome muitos recursos (li que ela consome 30 % dos recursos do orçamento do EB, corrijam-me se estiver errado) e a compra desses helicópteros de ataque só iria aumentar os gastos da Aviação do Exército, em detrimento de outras áreas do Exército que não recebem a devida atenção. Não entendo porque o EB privilegia a AvEx, utilizando um número tão grande de helicópteros (para a atual situação orçamentária, eu considero que são muitos) em detrimento de outros tipos de equipamentos, como tanques e sistemas de mísseis anti-aéreos de médio alcance.

Se comprarem esses helicópteros e aumentarem o orçamento do EB para operá-los, OK. Ou então, diminuir a quantidade de Esquilos, Fennecs e Panthers, para por exemplo ter recursos para operar 12 helicópteros de ataque.




Avatar do usuário
ALFREDO ANDRÉ
Júnior
Júnior
Mensagens: 70
Registrado em: Sáb Abr 03, 2004 7:01 pm
Localização: São Bernardo do Campo - São Paulo
Contato:

#10 Mensagem por ALFREDO ANDRÉ » Dom Abr 04, 2004 6:29 pm

Salve Caros

Só uma breve correção. Essa intenção de aquisição na década de 80 foi do exército e não da FAB com eu tinha dito anteriormente.

Abraços
Alfredo André




"Se necessário for, eu também irei"

Criança Paulista na Revolução Constitucionalista de 1932.
Avatar do usuário
VICTOR
Sênior
Sênior
Mensagens: 4238
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 5:50 pm
Localização: Curitiba

#11 Mensagem por VICTOR » Dom Abr 04, 2004 9:00 pm

Guilherme escreveu:Não vejo sentido em comprar helicópteros de ataque para o EB (que na minha opinião é quem deve operá-los, e não a FAB) na situação atual, pois a Aviação do Exército já consome muitos recursos (li que ela consome 30 % dos recursos do orçamento do EB, corrijam-me se estiver errado) e a compra desses helicópteros de ataque só iria aumentar os gastos da Aviação do Exército, em detrimento de outras áreas do Exército que não recebem a devida atenção. Não entendo porque o EB privilegia a AvEx, utilizando um número tão grande de helicópteros (para a atual situação orçamentária, eu considero que são muitos) em detrimento de outros tipos de equipamentos, como tanques e sistemas de mísseis anti-aéreos de médio alcance.

Se comprarem esses helicópteros e aumentarem o orçamento do EB para operá-los, OK. Ou então, diminuir a quantidade de Esquilos, Fennecs e Panthers, para por exemplo ter recursos para operar 12 helicópteros de ataque.


Concordo - apesar dos HAs serem sexy, o EB já tem dificuldade até para manter a AvEx tática como está, então na verdade estamos conjecturando sobre o (altamente) improvável.

Por outro lado, é um tipo de plataforma que deveria ter seu uso dominado pelos bons Exércitos. Aí entra a (boa) idéia do Alfredo, com Cobras monomotores usados, só para manter as táticas afiadas. Por sinal, algo que nuestros hermanos já andam pensando há tempos, e só não colocaram em prática porque o país entrou em insolvência antes.




Carlos Eduardo

Podcast F1 Brasil
César
Sênior
Sênior
Mensagens: 4297
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 7:14 pm
Localização: Florianópolis
Contato:

#12 Mensagem por César » Dom Abr 04, 2004 9:23 pm

Olá amigos,

Alfredo, eu não entendi direito a parte que você disse que os Helis de ataque seriam úteis para a FAB, principalmente se integrados ao Sivam(região Norte).

A principal "tarefa", digamos assim, de um heli de ataque é a defesa de colunas blindadas, e geralmente em regiões abertas. Um helicóptero de ataque sobre a floresta não adianta de muita coisa não...

"Você está ficando doido César?! Como não ajuda?" É o que todo mundo vai dizer depois dessa minha frase, mas antes de atirarem as pedras, por favor, deixem eu fazer a minha singela defesa de tese :wink:

Digo que, sobre uma região de floresta um helicóptero de ataque não ajuda muito porque ele é um alvo muito vulnerável. Na guerra do Vietnã, os EUA fizeram um uso macisso de helicópteros, principalmente usados para transporte, pois podiam transportar recursos muito mais rápido para brechas no meio da floresta que qualquer outro meio. Também eram usados para ataque? Sim, eram, tanto que o AH-1 foi criado nessa época, mas o uso primordial era o de transporte, que os Huey executavam muito bem...

Para encontrar alvos no meio de uma floresta(como no vietnã) os helos tem que ficar parados e voando baixo, para encontrar um inimigo camuflado. Já imaginaram o tamanho do risco para ele, de ser atingido por um MANPAD enquanto está lá, paradão?

É enorme! Inúmeros Hueys e Cobras foram derrubados no Vietnã dessa maneira. Não só Manpad, qualquer AAA ajuda. Houve casos no Vietnã de Hueys sendo derrubados por tiros de fuzil.

Devido aos constantes abates de Hueys que criaram o AH-1(blindado), e mesmo ele não se aventurava muito no meio da selva. Operava em áreas mais abertas, e contra alvos de maior valor. No deserto a situação é completamente diferente. A camuflagem é muito difícil de ser feita, então o helo encontra o alvo rapidamente, e dispara rapidamente, na floresta não dá. Ele seria obrigado a ficar voando muito lento para encontrar alvos, e nessa situação pode ser facilmente abatido.

Portanto, se ele não pode ser usado para ataque na Amazônia devido a esses riscos, e não tem nenhuma coluna de tanque para defender, ele não adianta NADA por lá. O helicóptero de transporte sim, esse é de extrema utilidade, pode levar muita carga rápido e em locais de difícil acesso.

Assim, algum heli de ataque teria que operar nas demais regiões(provavelmente a sul) para defender colunas blindadas. E isso, ninguém melhor que o EB para fazer.

Eu questiono, cada vez mais, a utilidade desses vetores após os desempenhos deles nos últimos conflitos, em que muitos foram abatidos.

Abraço a todos

César




"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
Spetsnaz
Sênior
Sênior
Mensagens: 1967
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 10:30 pm

#13 Mensagem por Spetsnaz » Dom Abr 04, 2004 9:37 pm

O EB, FAB, MB precisam de MONEY não equipamentos .. primeiro dinheiro para se reformularem ... se profissionalisarem com isso reduzindo custos e aumentando a eficiencia .. dai sim.. pensa em equip. novos




César
Sênior
Sênior
Mensagens: 4297
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 7:14 pm
Localização: Florianópolis
Contato:

#14 Mensagem por César » Dom Abr 04, 2004 9:48 pm

Spetsnaz escreveu:O EB, FAB, MB precisam de MONEY não equipamentos .. primeiro dinheiro para se reformularem ... se profissionalisarem com isso reduzindo custos e aumentando a eficiencia .. dai sim.. pensa em equip. novos

Mas, sonhar não custa nada, né Spets?

Abraço a todos

César




"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
Avatar do usuário
Alitson
Sênior
Sênior
Mensagens: 4327
Registrado em: Dom Abr 04, 2004 9:35 pm
Agradeceram: 20 vezes

Helicópteros de Ataque.

#15 Mensagem por Alitson » Dom Abr 04, 2004 9:59 pm

Boa noite a todos!!!
Os helicópteros de ataque tão desejados pelos militares devem ficar, em meu ponto de vista, com o EB. Claro que antes se deve analisar vários fatores. O EB precisa deles para missões de ataque e escolta, a FAB para escolta dos helicópteros de resgate e a MB para dar escolta em praias em missões de desembarque. O certo seria a, compra hoje, para o EB de 12 Mi-35, com aniônicos da Elbit, motores europeus e com armamento nacional e israelense(Spike-ER). Todos sabem que hoje não há limites para os magos israelenses. Porém o EB hoje tem outras necessidades como por exemplo mais Cougar`s e pelo menos mais 8 BlackHawk`s. Salvo que o Mi-35 além de carregar uma grande quantidade de armas e ter um grande alcance pode ainda transportar até 8 soldados. Podendo assim transportar tropas especiais até os pontos mais críticos da zona de combate!
Valeu?????




Responder