Para os fãs de Top Gun...

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#16 Mensagem por Einsamkeit » Sex Fev 17, 2006 5:39 pm

Quero ver eles pegarem um A-4 + Piranha

:twisted: :twisted: :twisted:

Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
talharim
Sênior
Sênior
Agradeceram: 212 vezes

#17 Mensagem por talharim » Sex Fev 17, 2006 5:44 pm

A combinação A-4 + Piranha é formidável para abater balões meteorológicos. 8-]

Ou balão de São João 8-] com um índice de 70% de acerto 8-]

Einsamkeit
Sênior
Sênior
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#18 Mensagem por Einsamkeit » Sex Fev 17, 2006 5:45 pm

Para ganhar deles só um xavante paraguaio stealth

Imagem
talharim
Sênior
Sênior

#19 Mensagem por talharim » Sex Fev 17, 2006 5:48 pm

huahuahuahuahuahuahuah 8-]

Não dá idéia Eins,vai que o Botelho acesse o Fórum e resolva empurrar um idéia destas para a FAB !!!

Lauro Melo
Sênior
Sênior
Contato:

#20 Mensagem por Lauro Melo » Sex Fev 17, 2006 6:06 pm

talharim escreveu:A combinação A-4 + Piranha é formidável para abater balões meteorológicos. 8-]
Ou balão de São João 8-] com um índice de 70% de acerto 8-]

[018]
Vc é muito bobo Talha.... :lol: :lol:
Mas o A-4 M ( Agressor ) também deu um pouco de trabalho aos F-14 A em combates WVR, não tanto quanto os F-5 E. Saca os simbolos do Top Gan F-5... :!:

Imagem
Imagem

"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
Dínamo
Novato
Novato

Tomcat x Fulcrum

#21 Mensagem por Dínamo » Sex Fev 17, 2006 7:54 pm

Quem quiser conferir a narrativa de um combate entre um Tomcat dos Black Aces (VF-41) e um Fulcrum alemão em exercícios da OTAN é só clicar no link. Achei muito bacana, pena que não dá pra ler o livro todo. Realmente, conhecer a fundo o envelope de vôo de sua aeronave e do oponente é fundamental, ao mínimo erro num combate desses vc dança.

http://www.amazon.com/gp/reader/0312997 ... eader-page

talharim
Sênior
Sênior

#22 Mensagem por talharim » Dom Fev 19, 2006 1:38 pm

Relato de um comandante de caça da USNAVY,piloto de F-14 que deverá receber brevemente "F-18 Super Lento Hornets" no seu esquadrão :

" Esse é um dos melhores aviões já construídos. É poderoso, tem presença, e parece ser o mais poderoso do que todos os outros".

Os pilotos da USNAVY devem estar torcendo o nariz por essa troca por um caça notadamente inferior.

Deveriam ter mantido os Tomcats até a entrada em serviço dos F-35s.

A invenção desse caça horroroso "Super Hornet" derivado do bom caça F-18C não dá para entender.

Se queriam um caça com maior capacidade de ataque ao solo que modernizassem os Intruders.

Bronco
Intermediário
Intermediário

#23 Mensagem por Bronco » Dom Fev 19, 2006 9:43 pm

Olá
Talharim escreveu:O Phoenix foi concebido para um único propósito :

Bloquear a orda de ataques de bombardeiros soviéticos caso acontecesse uma guerra total entre os 2 países.
Caiu a URSS.Acabou a razão de existir desse míssil.
Idem para o Tomcat.
Prezado Talharim, o F-14 teve como função primária a proteção da esquadra de navios e seu respetivo navio-aeródromo a uma distância mínima de cerca de 600 km do porta-aviões. Foi concebido com um puro intercetor, mas desempenhou outras funções importantes para aproveitamento das suas qualidades, nas quais se destacam as missões de reconhecimento aéreo com o sistema TARPS (Tatical Air Reconnaissance Pod System). Não tenho bem a certeza, mas, a ser verdade, esse sistema foi mais tarde substituído por um outro mais sofisticado e versátil, que também não lembro o nome de momento. Espero não estar a induzir a malta em erro e confundir com outro modelo, dado estar a falar de memória em relação a este assunto, novo sistema de reconhecimento para o F-14.

Mesmo que não exista mais a URSS as esquadras continuam a ser vista como extremamente valiosas, sem falar do Porta-aviões. Por isso, para qualquer inimigo, por mais fraco que seja, existirá sempre a possibilidade de furar todas as defesas, mesmo que remota. Não sabendo ao certo se os AIM-54 ainda estão ao serviço a questão das intercepções serão, doravante, resolvidas pelos F-18C/E com os seus AIM-120.

O F-14 tem já várias vitórias aéreas em 1981, abatendo 2 Sukhoi Su-22 J líbios e um héli iraquiano 10 anos depois. O F-14 (versão B) já foi abatido, mas por um missíl anti-aéreo SA-2, durante a guerra do Golfo em 1991.
Talharim escreveu:Os pilotos da USNAVY devem estar torcendo o nariz por essa troca por um caça notadamente inferior.
Deveriam ter mantido os Tomcats até a entrada em serviço dos F-35s.
A invenção desse caça horroroso "Super Hornet" derivado do bom caça F-18C não dá para entender.
Se queriam um caça com maior capacidade de ataque ao solo que modernizassem os Intruders.
Os Tomcat são visto como suficientemente ágeis, mas não o suficiente para o combate próximo, vulgo, dogfight. Ou seja, não tem como fugir para aquilo que foi inicialmente concebido, a intercepção, preferencialmente a longa distância. Porém, o F-14 teve também o seu batismo de fogo como bombardeiro durante a guerra na Bósnia em 1994, largando bombas de orientação laser. O Tomkat sendo um interceptor foi também adaptado com software e hardware tendo em vista torná-lo num multi-role á semelhança de outros no inventário das FA dos EUA. O avião até teve uma alcunha bem a condizer com o seu novo “estatuto”: BOMBCAT.

Estavam previstas versões do F-14 ainda mais avançadas em relação àquilo que se conhece hoje de um F-14D e todos os F-14A/B convertidos em BOMBCAT representavam, até ao crepúsculo, desde os finais dos anos oitenta, princípios dos anos noventa, competindo com o A-6 Intruder versão F. Ambas foram abandonadas. Só assim poderia ser eventualmente possível justificar e manter o F-14 operacional até á chegada dos F-35. Entretanto, já durante meados dos anos 90 os americanos resolveram potenciar os F-14 como já referi.

A criação do Super Hornet só foi a continuidade lógica de um F-16 em ponto maior mas com um pouco de velocidade máxima a menos, só isso. A invenção do Super Hornet será só a viabilidade lógica e a prova da evolução natural e ultra-competente da tecnologia americana também no campo da guerra eletronica, com a criação de uma versão exclusiva para esse fim e só operada por uma só pessoa (F/A-18G Growler) e não com 3 pessoas atualmente exigidas com o modelo EA-6B Prowler, que só é ainda considerado o melhore avião do mundo nessa especialidade.

Em relação aos A-6 Intrusos foram retirados do ativo logo após o final da guerra do Golfo em 1991, mas a sua versão de guerra eletronica foi constantemente atualizada, podendo inclusive lançar vários tipos de armamento de precisão.
Imagem F-14 "Bombcat"
Cumprimentos

talharim
Sênior
Sênior

#24 Mensagem por talharim » Dom Fev 19, 2006 10:27 pm

Eu somente acho que não precisariam ter gasto uma fortuna para desenvolverem o "Super Lento Hornet" para cobrirem o "gap" até a chegada dos F-35s.

O F-14 já cumpria essa função com muita eficiência.

Quero dizer,a prerrogativa para a desativação dos Tomcats foi redução de custo,visto que é demasiadamente cara sua manutenção.

Pois bem,as centenas de milhões de dólares que gastaram nessa "sub-variante" do Hornet colocam por água abaixo essa justificativa.

Gastar esse valor todo para desenvolver um caça que vai ter vida útil de no máximo 15 anos na USNAVY. (Na minha opinião com a entrada em serviço do F-35 o Super Hornet perde a razão de existir,porque os 2 não se complemetam o F-35 cobre todas as necessidades operacionais).

Para mim a razão do desenvolvimento do Super Lento Hornet foi de apenas encher os cofres do fabricante para cobrir os altíssimos e imprevistos gastos com o F-35.

Alcantara
Sênior
Sênior
Agradeceu: 215 vezes
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

#25 Mensagem por Alcantara » Dom Fev 19, 2006 11:46 pm

Eu creio que a retirada do F-14 e a sua substituição pelos F-18 tem um só motivo. Custos. O F-18 possui um custo de manutenção muito menor do que o F-14, muito mais complexo e oneroso.

O raciocínio é simples. Não existem mais super oponentes para este suiper caça, logo, não há mais a necessidade de mantê-lo em linha. Ele será substituído por um outro caça mais barato e plenamente capaz de dar contar dos possíveis inimigos dos EUA do cenário atual. Se eu não me engano, li em algum lugar as principais hipoteses de emprego dos caças das forças armadas americanas seria contra caças "super manobráveis" (Mig-29? Su-27/35/37? :lol: ) de países do terceiro mundo. E sejamos honestos, contra esta ameaça a combinação de F-18, armamentos moderníssimos, superioridade aérea completa mais pilotos bem treinados daria plenamente conta do recado.

"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Bronco
Intermediário
Intermediário

#26 Mensagem por Bronco » Dom Fev 19, 2006 11:58 pm

Talharim escreveu:Eu somente acho que não precisariam ter gasto uma fortuna para desenvolverem o "Super Lento Hornet" para cobrirem o "gap" até a chegada dos F-35s.
Não sei se será isso mesmo. No entanto o F/A-18E/F não terá sido nada caro (para os padrões dos EUA, claro) visto que foi a evolução de um avião já existente. A comunabilidade entre as versões antigas e modernas são na ordem dos 70%, se não me falha a memória, excluindo os futuros Growler.

Seguindo o seu raciocínio então o que dizer do F-22 RAPTOR com uma velocidade máxima igual aos F-18, desde a sua entrada ao serviço em 83?

Será que os americanos não conseguiriam conceber um avião com motores mais potentes para atingir uma velocidade de ponta no mínimo igual a um Mirage 2000, por ex.? A velocidade máxima não é todo.

O avião estava já no final da sua carreira e os F-35 estão, não tarda nada a sair da linha de produção, portanto, tudo bate certo. O avião entou no inicio da década de 70 do séc. XX!! :D
Talharim escreveu:O F-14 já cumpria essa função com muita eficiência.
O F-18 também e desde o inicio. Os Tomkat, se bem que tinham uma certa capacidade de atacar alvos terrestres, foi pensado para ser exclusivamente usado como interceptor. Para atingir as mesmas características do F-18, houve necessidade de gastar mais dinheiro em tudo.
Talharim escreveu:Quero dizer,a prerrogativa para a desativação dos Tomcats foi redução de custo,visto que é demasiadamente cara sua manutenção.
E não só. Está visto que, não o querendo chamar obsoleto, simplesmente há outros aviões que conseguem fazer melhor por menos.
Talharim escreveu:Pois bem,as centenas de milhões de dólares que gastaram nessa "sub-variante" do Hornet colocam por água abaixo essa justificativa.
Repare que só o EA-6B Prowler deve ser tão ou mais caro que um F-14. Se um F-14 for derrubado são 2 tripulantes que saltam para o ar. No EA-6B são 4!! O EA-6B para desempenhar as suas funções, mesmo em Stand off, precisa de ser acompanhado por outros aviões. O F-18 vem alterar tudo isso podendo transportar material defensivo nas mesma missões, pois tem essa capacidade.

O F-14 foi desativado porque estava velho no seu conceito, nada mais!!
Talharim escreveu:Gastar esse valor todo para desenvolver um caça que vai ter vida útil de no máximo 15 anos na USNAVY. (Na minha opinião com a entrada em serviço do F-35 o Super Hornet perde a razão de existir,porque os 2 não se complemetam o F-35 cobre todas as necessidades operacionais).
Tudo bem, mas a que preço? Justificar-se-á? Mesmo que vá ter uma vida de só 15 anos, á velocidade em que a tecnologia evolui dá para fazer umas 2 ou 3 atualizações, antes de mandá-lo para a sucata.
Eu ainda não ouvi falar de nenhuma sub-variante para guerra elctrónica para o F-35.
Relembro que as missões para este tipo de aviões são efetuadas fora do alcance das forças inimigas, daí não haver necessidade de tec. furtiva.
Talharim escreveu:Para mim a razão do desenvolvimento do Super Lento Hornet foi de apenas encher os cofres do fabricante para cobrir os altíssimos e imprevistos gastos com o F-35.
Se me disser isso dos V-22 aí já acredito.

Repare que para o F-22 não está provado ainda a sua verdadeira utilidade em termos operacionais, pois a tecnologia existente antes da dos F-22 ainda é suficiente para fazer face ás ameaças de hoje.

Até os custos astronómicos do F-35 já são questionáveis. Será provavelmente mais caro ainda do que o RAFALE. Este último só tem 2 motores.

Cumprimentos

soultrain
Sênior
Sênior

#27 Mensagem por soultrain » Seg Fev 20, 2006 6:51 pm

Boas,

O phoenix, creio que foi desactivado há uns anos.

A substituição do F-14 foi tudo menos pacifica. Os moldes para fabricar o Tomcat foram inclusivie mandados destruir num processo pouco claro pelo actual falcão do Bush filho e anterior do Bush pai.

Navy test pilot comments* (as of January 2002):
° "The (F/A-18E/F) aircraft is slower than most fighters fielded since the early 1960s."
° A Tomcat pilot who flew numerous side-by-side comparison flights with F/A-18E/F SuperHornets said: "We outran them, we out-flew them and we ran them out of gas. I was embarrassed for them"

Navy F-14 pilots speak vividly about the SuperHornet (in an Associated Press article in late 2001):
"Its the same old Hornet shit, repackaged, which was designed to keep the politicians happy." He said that "it can never match the Tomcat's long range, (Mach) 2.4 speed and predator mystique. (...) The capability the Tomcat has for speed is amazing, there is not another plane in the Navy's inventory that can come anywhere close to it. You look at the plane on the ground and it looks intimidating, it looks like something that is made for war. I hope the liberal fudge packing, (...) who thought the Hornet could replace this avaition masterpiece rot in hell."

The F-14D met also the Navy's alert requirement that the aircraft should be able to taxi with functioning systems within five minutes of a cold engine start: The inertial navigation system and the rear cockpit display work within 3 minutes.

Furthermore, the F-14s strike capability was re-awakened. Since the first sketches on the drawing board the F-14 had a strike capability, but back in the early days there was no need for a "Bombcat". A-6s and A-7s did a good job and the Tomcat could fly as a pure air-superiority fighter with its unbeaten missile capabilities. Today, F-14A/B/Ds have full strike capability and gain even more competence in this business. LANTIRN equipped Tomcats deliver smart bombs as well as standard iron-bombs with a big bring-back capability. The Tomcat became even night-vision goggle capable and now it is an absolute long-range multi-mission day & night strike-fighter and reconnaissance platform. Wow!

F-14D Rivals - But things went different for the latest Tomcat version, the F-14D, due to financial cut-backs and due to a pro F/A-18E/F lobby in the US government. The procurement number of new F-14Ds was reduced as well as the remanufacture numbers of aircraft that should have been upgraded from F-14A/B standard to the F-14D.

As all F-14s, also the very last F-14D left the Grumman plants through the yellow doors of Grumman Plant 7.

Finally it happened: A few days after the F-14D production and remanufacture were terminated on 26 February 1991, the US Department of Defense announced that the Navy wanted to develop a new version of the F/A-18 to replace both the F-14 strike-fighter and the aging A-6E. The F/A-18 is basically a light fighter and so it had to be dramatically modified to fit into the new multi-role. Such considerations were already made in 1984: These modifications included a two-man cockpit, upgraded APG-65 radar, enlarged wing-area for better landing performance, increased internal fuel-capacity (+ 3,000 lbs) and improved F404 engines with 18,000 lbs of thrust each. All these changes made the F/A-18E/F a new aircraft, but still the Navy was not satisfied since the Super Hornet did not have the internal volume to carry the avionics, sensors and countermeasures equipment to be well prepared for the future conflict environment. Further, even though the F/A-18E/F was somewhat faster than the A-6, the improved thrust could not compensate the gain in weight and therefore it would lose some of its agility! Even the Super Hornets range and payload suffered in comparison with the planned A-6F. And back in 1984 the Navy rejected the F/A-18E/F program... But the light fighter lobby was strong enough and today the F/A-18E and F are already flying instead of new F-14Ds rolling off the assembly lines...

Muito bom site do TOMCAT:

http://www.anft.net/f-14/f14-history.htm

[]'s

Bronco
Intermediário
Intermediário

#28 Mensagem por Bronco » Ter Fev 21, 2006 1:17 am

A todos os fãs do F-14:

Imagem :arrow: Aquele que tá pronto a saltar para dentro do Cookpit, será o Talharim? :)

Altos voos e bons loopings ... 8-]

Einsamkeit
Sênior
Sênior

#29 Mensagem por Einsamkeit » Ter Fev 21, 2006 1:23 am

Se Fosse o talha iria roubar o F-14 e jogar algumas ogivas nucleares em paris, alem de abater todos os F-18 no seu raio de visao

Imagem
talharim
Sênior
Sênior

#30 Mensagem por talharim » Ter Fev 21, 2006 11:14 am

Einsamkeit escreveu :
Se Fosse o talha iria roubar o F-14 e jogar algumas ogivas nucleares em paris, alem de abater todos os F-18 no seu raio de visao

Errrrrh...........mais ou menos isso mesmo 8-]

Responder