Programa F-X

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual caça vc acha que seja mais adequado para a FAB no atual momento?

Su-35 Super Flanker
35
80%
Jas-39 Gripen
4
9%
Mirage 2000 Mk2
3
7%
F-16C Block 50/52
2
5%
 
Total de votos: 44

Mensagem
Autor
César
Sênior
Sênior
Mensagens: 4297
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 7:14 pm
Localização: Florianópolis
Contato:

#76 Mensagem por César » Sex Abr 02, 2004 11:56 pm

Essa notícia é mesmo antiga. Porém, vale lembrar uma coisa: Mesmo que a Sukhoi fosse usar o dinheiro no RRJ, ela obviamente não iria admitir isso antes do SU-35 ganhar e o contrato ser assinado!

Então, é claro que eles podem estar mentindo nessa afirmação que "não usaremos o dinheiro do FX para o RRJ". Porém, eles também podem estar falando a verdade.

Mas, eu não estou ligando muito se eles realmente fizerem isso. Vai prejudicar a Embraer? E daí? Melhor que prejudicar o nosso país com um avião como o Mirage2000.

Abraço a todos

César




"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
Carlos Mathias

#77 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Abr 03, 2004 12:20 am

Realmente já esta na hora de parar com essa coisa de tudo ter de ser para a EMBRAER. Ela já babou o FX com essa associação com a dassault, depois foi o p-3, e ela ainda continua tentando empurrar o jurássico sucatão.




Avatar do usuário
Naval
Sênior
Sênior
Mensagens: 1505
Registrado em: Dom Jul 27, 2003 10:06 am
Agradeceram: 43 vezes

#78 Mensagem por Naval » Sáb Abr 03, 2004 12:36 am

FAB tem plano de prolongar uso dos Mirages

Se concorrência for adiada, caças passarão por revisão que permitirá voar por até 8 anos


Brasília - Caso o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decida adiar ou cancelar a licitação para a compra dos novos caças, como cogita o governo federal, a Força Aérea já tem pronto um estudo com alternativas que poderiam ser usadas para que o País continue dispondo de aeronaves capazes de defender o espaço aéreo. Uma das propostas - a mais viável economicamente, segundo o Estado Maior da Aeronáutica - é a revisão dos motores dos 16 Mirage que o Brasil possui.

Essa repontencialização dos motores não é considerada ideal, mas possível. Dependendo do tempo necessário à espera de novos aviões, a FAB pode revisar apenas parte do motor.

A revisão total pode prolongar a vida do caça em até oito anos. Neste caso, o custo seria de US$ 800 mil a US$ 900 mil, cada. A revisão completa permitirá que o avião voe mais 1.200 horas. Técnicos avaliam que a "reforma" não precisa ser completa. Neste caso, seria mais barata. Esta e outras opções foram apresentadas pelas empresas inscritas na licitação, a pedido da própria Aeronáutica. Isso porque a FAB precisava garantir o patrulhamento do espaço aéreo enquanto não fossem entregues as novas aeronaves.

A decisão sobre o futuro da licitação dos FX só deverá ser tomada na semana que vem, após reunião entre o presidente e o ministro da Defesa, José Viegas. A divulgação, na terça-feira, de que o caça sueco Gripen venceu a primeira fase da concorrência, realizada ainda no governo Fernando Henrique, e que haveria preocupação com o que teria sido chamado de "risco agregado" no projeto da Embraer-Daussault provocou enérgica reação da empresa francesa. O governo brasileiro sustenta a segunda etapa da licitação começou do zero e as empresas refizeram suas propostas.

O vice-presidente da Dassault, Bruno Cotté, declarou-se "chocado" com a notícia e alegou que a Embraer não está sozinha no processo. Isso porque a empresa francesa dará todo o suporte necessário a ela. Segundo a Dassault, a compra dos 12 primeiros aviões implicaria na transferência de 80% da tecnologia. Os 20% restantes seriam repassados quando ocorressem novas encomendas.




"A aplicação das leis é mais importante que a sua elaboração." (Thomas Jefferson)
Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#79 Mensagem por FinkenHeinle » Sáb Abr 03, 2004 12:46 am

:evil: #-o ](*,) :cry: [-X :evil: #-o ](*,) :cry: [-X :evil: #-o ](*,) :cry: [-X

EU NÃO ACREDITO!!!
SERÁ QUE VAMOS TERQUE AGUENTAR ESSAS MULAS DOS M-III POR MAIS 8 ANOS, E AINDA POR CIMA TER O F-X CANCELADO/ADIADO??? SÓ NESSA REPÚBLCA DAS BANANAS!!!
E DIGO MAIS, ESSE PAÍS ESTÁ SE TORNANDO RIDÍCULO!!!!


:evil: #-o ](*,) :cry: [-X :evil: #-o ](*,) :cry: [-X :evil: #-o ](*,) :cry: [-X




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Avatar do usuário
Super Flanker
Sênior
Sênior
Mensagens: 1438
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 2:23 pm
Localização: São Carlos
Agradeceram: 40 vezes

....

#80 Mensagem por Super Flanker » Sáb Abr 03, 2004 1:28 am

Puta merda, se isso acontecer, a gente devia sair nas ruas e mata o Lula, putz meu, que é isso. O Lula ta de sacanagem.

É o fim da picada, sacanagem. :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :x :x :x :x :x :x :x :x ](*,) ](*,)

O Brasil ta virando piada. Como que vai ficar a cara do Brasil com os Paises que investiram nessa concorrencia?
Além de sacanagem com o próprio Brasil, é com eles também.




"A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de caráter, e quem é cruel com os animais, não pode ser um bom homem." Schopenhauer
Carlos Mathias

#81 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Abr 03, 2004 11:54 am

É um país(governo) de merda, ou uma merda de país(governo)?




César
Sênior
Sênior
Mensagens: 4297
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 7:14 pm
Localização: Florianópolis
Contato:

#82 Mensagem por César » Sáb Abr 03, 2004 3:11 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Excelente a idéia de trazer esse tópico devolta. Minha opinião mudou um pouco desde então. Se antes eu era um defensor ferrenho do Su-35, me vejo hoje em dia mais divido entre ele e o Gripen. Costumo dizer que pela "emoção" escolheria o Su-35, pela "razão, o Gripen.

Outro fato interessante foi que eu já defendia a idéia do mix Su/Gripen há muito tempo, desde a época do Asas de Guerra, pois aquelas mensagens eram as primeiras do fórum, agente tinha acabado de migrar do Asas para cá. Achei interessante eu ser um dos primeiros a defender essa idéia que hoje é aceita por grande parte dos membros desse e de outros fóruns. Não que tenha sido eu que tenha pensado nisso primeiro, com certeza alguém já tinha pensado nisso antes, mas ali eu tinha chegado àquela conclusão sozinho, pois não tinha lido nada parecido em nenhum lugar.

Por fim, repetindo, é uma ótima de vermos como nós pensávamos há pouco mais de um ano atrás. Acho que realmente esse tópico vale a pena ser lido por quem está chegando agora ou que chegou há mais tempo mas não chegou a pegar essa discussão em andamento.


Que bom que gostou da sugestão Vinicius. Eu também acho muito bom ver como eram as nossas opiniões e mensagens de mais de um ano atrás.

A minha mudança foi ainda maior que a sua. De um também ferrenho defensor do Su-35, passei a achar o Gripen a melhor opção! :shock: Claro, continuo achando o amado Flanker uma boa opção, mas não a proposta invencível e imbatível.

Abraço a todos

César




"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9351
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 512 vezes

#83 Mensagem por Brasileiro » Sáb Abr 03, 2004 3:35 pm

FAB tem plano de prolongar uso dos Mirages


QUE BOSTA!!! O LULA É UM BURRO DOS BEM ASNOS, ESSE LULA É UM CARALHO MESMO!!!
NEM NO PRESIDENTE A FAB PODE CONFIAR??
EM QUEM SERÁ ENTÃO QUE ELA PODE CONFIAR, NO PAPA, NO SÃO LONGHINHO, NA MADRE TEREZA DE CUCUTÁ, EM SANTO EXPEDITO, NO BAIXINHO DA KAISER, NO TITÃS OU NOS ENGENHEIROS DO HAWAII?
NOSSAS FA'S ESTÃO ISOLADAS, POIS NÃO TÊM EM QUEM SE APOIAR.
VOCES VIRAM SÓ? A FAB PELO JEITO SÓ FEZ ESSA PESQUISA DE HIPÓTESE POQUE ELA NÃO CONFIA NO LULA, ELA TEM MEDO DO LULA, SE O LULA FOSSE DE CONFIANÇA, ELES NEM COGITARIAM ESSA HIPÓTESE.
QUERO QUE VOCÊS SAIBAM QUE O LULA É UM INCOMPETENTE, IRRESPONSÁVEL QUE NÃO FEZ METADE DO QUE PROMETEU FAZER EM UM ANO.
É ISSO QUE NÓS MERECEMOS, UM MULÃO BARBUDO BESTA QUADRADA QUE NÃO TEM DISCERNIMENTO PELO QUE FAZ.
PODIAM FAZER QUE NEM NA ARGENTINA: PEGAR CAÇAS E SOLTAR BOMBAS NA CASA DO PRESIDENTE, ALÉM DE SER UM EXCELENTE TREINAMENTO, ELES NÃO ESTARIAM PERDENDO NADA!
MAS EU ACHO QUE ESSA DE REVITALIZAR O MIRAGE NÃO VAI ACONTECER, POIS SE FOR CANCELADA A LICITAÇÃO ACONTECERÁ ALGO EXTREMAMENTE GRAVE NAS RELAÇÕES ENTRE O GOVERNO-FORÇAS ARMADAS- INDÚSTRIAS.




abraços




César
Sênior
Sênior
Mensagens: 4297
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 7:14 pm
Localização: Florianópolis
Contato:

#84 Mensagem por César » Sáb Abr 03, 2004 3:53 pm

Ahh, acabei esquecendo de dizer um negócio: Tá bom, talvez a Sukhoi use o dinheiro do FX no RRJ, prejudicando a nossa amada, idolatrada e intocável "geradora de empregos" Embraer.

Mas, caso o Mirage2000 seja escolhido, o que impede da Dassalt não usar o dinheiro no Falcon, ou em projetos similares, que vão bater de frente com projetos da Embraer? Pensando assim, ela também sairia prejudicada!

Mas claro, que isso a mídia não escreve....

E, Brasileiro: Calma cara, isso não foi decidido ainda. Por enquanto é só boato. Espera pra baixar o verbo se isso realmente acontecer :wink:

Abraço a todos

César




"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#85 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sáb Abr 03, 2004 4:02 pm

Pessoal, essa notícia é muito ruim eu sei. Mas gostaria de pedir a todos que se manifestarem não só aqui mas em todo o fórum com um pouco mais de modos. Brasileiro, esta mensagem não é destinada a você especificamente, ela vale pra todo mundo. Tenho percebido que o pessoal em diversos tópicos tem abusado um pouco de palavrões e/ou termos de baixo nível. Não quero nem de longe que o fórum seja um exemplo de gramática e puritanismo, mas acho que é bom mantermos um nível mínimo de conduta. Assim, evitem palavrões, xingamentos, e termos ofensivos gratuitamente.

Gostaria de pedir também que evitassem escrever em caixa alta (Caps Lock ligado), pois isso dá a conotação de estar gritando e dificulta a leitura. Também evitem escrever com muitas abreviações de internet (td, tb, mlk...) pois isso dificulta a leitura de quem não está acostumado com os termos e deixa cansativa a leitura mesmo para quem está acostumado.

Utilizar uma pontuação minimamente coerente e alguns parágrafos não faz mal a ninguém e ainda ajuda a manter um bom ambiente. Me desculpem se estou sendo chato mas é a realidade.

Anteciosamente,




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9351
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 512 vezes

#86 Mensagem por Brasileiro » Sáb Abr 03, 2004 4:31 pm

Pessoal, essa notícia é muito ruim eu sei. Mas gostaria de pedir a todos que se manifestarem não só aqui mas em todo o fórum com um pouco mais de modos. Brasileiro, esta mensagem não é destinada a você especificamente, ela vale pra todo mundo. Tenho percebido que o pessoal em diversos tópicos tem abusado um pouco de palavrões e/ou termos de baixo nível. Não quero nem de longe que o fórum seja um exemplo de gramática e puritanismo, mas acho que é bom mantermos um nível mínimo de conduta. Assim, evitem palavrões, xingamentos, e termos ofensivos gratuitamente.

Gostaria de pedir também que evitassem escrever em caixa alta (Caps Lock ligado), pois isso dá a conotação de estar gritando e dificulta a leitura. Também evitem escrever com muitas abreviações de internet (td, tb, mlk...) pois isso dificulta a leitura de quem não está acostumado com os termos e deixa cansativa a leitura mesmo para quem está acostumado.

Utilizar uma pontuação minimamente coerente e alguns parágrafos não faz mal a ninguém e ainda ajuda a manter um bom ambiente. Me desculpem se estou sendo chato mas é a realidade.

Anteciosamente,



:oops: Oh, falou Vinicus, foi mal :wink:
tu sabes que eu sou gente fina!


olha galera: manera aí falô! Maneter o nível é bom às vezes, tá ligado!



abraços




Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#87 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sáb Abr 03, 2004 4:33 pm

Tranqüilo, Brasileiro. Como eu disse, a mensagem era pra todos.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#88 Mensagem por FinkenHeinle » Sáb Abr 03, 2004 7:47 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Gostaria de pedir também que evitassem escrever em caixa alta (Caps Lock ligado), pois isso dá a conotação de estar gritando e dificulta a leitura.


Tá, Vinícius, mas se o objetivo é exatamente mostrar um grito??? Aí se faz necessário...




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Avatar do usuário
alex
Sênior
Sênior
Mensagens: 2433
Registrado em: Sáb Ago 30, 2003 8:49 pm
Agradeceram: 79 vezes

#89 Mensagem por alex » Sáb Abr 03, 2004 8:55 pm

Vixe, que noticia brochante.....
Não digo que seja irreal pois já foram cancelados os 04 helicopteros pesados porém.....
como o Cesar disse deve ser boato mas vamos discutir alguns pontos com lógica:

1) se não houver compra que adianta gastar dinheiro nos motores?
O problema é que o Mirage 3 (M3) é cego , seu radar Cyrano esta morto, sem peças e simplismente não foi retirado para manter o centro de gravidade do avião. vão sustituir o radar em um avião velho que tem apenas 08 anos de vida util? vai-se comprar um Pyton 5 para se colocar neste avião se não sabe onde esta o alvo? claro que não. e o custo elevado alegado pela Fab para Manter o M3? sumiu das planilhas? alem do mais como o avião seria retirado em 2005 a manutenção deve estar nos niveis minimos.
Conclusão: se não houver compra
a) vão gastar mais que um milhão de dolares em cada avião
b) vão gastar o minimo e o avião sera usado para treinar o piloto na passagem da velocidade do som, para jogar umas bombas e só,
c) a fab desativa tudo em 2005 e manda alguns F-5 e AMX para Anapolis e se da por satisfeita.

2) decide-se cancelar a concorrencia e compra-se direto os Mirage 2000 da Embraer ( nesse caso não sei se seriam caças novos ou usados) para
satisfazer os petistas e dar impressão que favoreceu-se a empresa nacional.

Acho que todas as opções possiveis estão dentro deste leque.
Não sei o porque desta decisão já que seria natural manter a força de combate operante (F-5, AMX e Alx) e necessitaria de um avião de caça para complementar o F-5.

Eu vejo que se fosse necessário manteria-se o FX e cancelaríamos o CLX ( ou compraríamos uma quantidade menor destes) ou PX ( em face da desativação de navios na MB me parece que esse programa teria de ser repensado).

quanto ao uso do dinheiro do FX peloo fabricante dos caças é o mesmo caso do caso de Alcantara: Os estados Unidos proibiam que o dinheiro do aluguel da base fosse usado no programa espacial, otimo , usava-se o dinheiro do aluguel para construir casas populares e retirava-se a mesma quantia de outro orgão do governo para o programa espacial)
Moral da história : dinheiro não se controla.
Falei demais
Até




Avatar do usuário
drakonwulf
Júnior
Júnior
Mensagens: 89
Registrado em: Qua Mar 03, 2004 12:57 pm
Localização: London Uk
Contato:

#90 Mensagem por drakonwulf » Sáb Abr 03, 2004 11:44 pm

se adiarem o FX, eu desisto, nao torcerei para masi nenhuma areonave, nao fiqueri na espera de nehuma decisao...e se alguem perguntar pra mim(extrangeiro), primeiro, ficarei com vergonha, pelo tempo q ta levando...segundo, irei negar a toda custa q sei algo sobre isso!


cancei, sabe, cancei desse FX,s e adiar/cancelar, q va tudo pro quintos dos infernos!!! se der a lata-velha infeliz do mirage, q de! assim pelo menos garanto q um cai na cabeca de algum politico safado q escolheu ele, ou alguma peca!!


PS: desculpe pelo tom da mensagem, mas essa notica me revoltou muito, e peco desculpa a qq membro q se sinta ofendido pelo q postei




Imagem
Responder