Temos táticas que são só nossas, assim como eles tem as deles.
Não sei por que mas as nossas são muuiiitttooo eficientes. hehehehehe
Na boa, só pra dar uma idéia:
Isso na verdade é um dos frutos da aquisição das fragatas da classe Niterói no início da década de 70, uma vez que era um salto de gigante para a MB, lidar na época, com os avançados programas do Ferranti FM 1600 que equipava a classe, existindo dessa maneira a nescessidade de se preparar recursos humanos habilitados p/ q pudessem ser gerados os nescessários aperfeiçoamentos q adviriam com o passar do tempo de utilização.
Como resultado qdo. se precissou fazer uma modernização dos sonares THOrN EMI dos
Oberon/Humaitá o desafio foi superado com muito menos dificuldade do que seria de se esperar. E depois foi feita a correta integração do sistema VELOSOM 2004 com o EDT à bordo do
Tonelero, e depois pode-se fazer o projeto do SICONTA MK1 de maneira independente, e depois...
O problema é q pouca gente sabe dessa história bonita q eu acompanhei desde a década de 70 até agora, inclusive gente que tinha obrigação de saber, como raio do Godoy...
Um Arleigh Burke, uma OHP e um Sea Hawk estão até agora procurando um certo sub brasileiro, "defasado", "velho", "desarmado", "sem tubos lança misseis que não afundam navio", que mais?
Eu vi esse filme 5 vezes.(3 com o Humaitá e Riachuelo, 1 com o Tupi, e 1 com o Timbira...)
O mais engraçado é que tirando o Tupi, todos os outros fabricados aqui no Arsenal de marinha, deram olé em seus perseguidores.
Fabricante vende e te ensina a operar os equipamentos.
A partir dai cada marinha se desenvolve e a nossa força de submarinos é muito respeitada lá fora por todos os resultados que ela coleta nesses exercícios. Existem técnicas que temos, que fazem a diferença na hora dos exercícios.
Luiz Padilha, você tem que fazer uma reportagem p/ mostrar algo chamado de:
Centro de Adestramento da Esquadra. Seus programas de jogos de guerra , estão entre os mais complexos e avançados do mundo, este sim é o motivo de se tirar leite de pedra, 150% como vc bem diz. Os programas de computador(simulação militar) são desenvolvidos em conjunto pelo CASNAV(q é inspirado na Naval Post-Graduate School da USN) e GDT/CONForSub.
De maneira q qdo. um de nossos subs se faz ao mar as tripulações já estão muito afiadas.
Por vezes a preparação para uma UNITAS, ou FRATERNo, ou BOGATUM, ou VENBRAS, ou ATLASUR começam na verdade cerca de 8 a 15 meses antes..., vc recebe informações a cerca do figurante inimigo, e começa a simular n-mil variáveis e possibilidades, por isso o desempenho das tripulações (sou bem suspeito p/ falar) tem sido superlativo desde o advento do CAdEsq.
Gostaria de falar mais, mas não posso. Só digo que: Se o bixo pegar, quem vai mandar ver serão os subs. E depois do ultimo exercício aqui, os "caras" do dim dim, já sabem que o buraco e bem mais embaixo.
Na verdade eles já sabem isso a algum tempo, mas sempre é bom reforçar... he, he, he...
:wink: :D :D
Agora eu gostaria de deixar a minha opiniao.
Jet crash citou uma penca de marinhas que querem ou tem subs com lança misseis.
E eu já disse que o marketing é hiper poderoso no mundo das armas, portanto........ quantidade não vale nada.
Até hoje, eu ainda ouço falar dos "nossos" torpedos Tigerfish mod1, q não funcionam bem, q foram uma bola fora da MB, q nós fomos enganados pela Marconi(fabricante do torp), como diz aquele filho d %$#@¨*&¨$#$ do Godoy, que deve ser um desocupado fabricante de notícias pagas.
Eu prefiro um torpedo pesado tipo o MK48 ADCAP 6, se ele vier, do que ter tubos lança torpedos que lançam misseis.
Sabe por que? pq para lançar um missel que não vai afundar o navio o sub tem que se expor,
Sobre isso eu tenho alguns reparos, à fazer, mas eu preciso de algumas horas para ter concentração suficiente para fazer uma intervenção que preste para ser postada.
Mas o X da questão, em qualquer curso de tática naval, e´uma expressão chamada de
QUADRO TÁTICO-SITUAÇÃO TÁTICA
ao contrário do torpedo que não só afunda como "racha" qualquer escolta hj em dia.
Ou seja, muito mais letal e sem tirar a arma principal do nosso sub, que é a discrição.
Entendam que eu tb quero tudo de mais moderno que tiver, mas achar que os paises que fabricam isso ou aquilo são melhores do que nós, eu não concordo.
ABSOLUTAMENTE CORRETO
Existem infos erradas lá e ela cobra caro por isso. hehehehehe
ISSO MESMO
o mundo militar é cruel.
pRINCIPALMENTE QDO. SE OLHA O CONTRA-CHEQUE NO FIM DO MÊS...he, he, he...
Walter