fighting cocks

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Tripeiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 718
Registrado em: Qui Set 29, 2005 6:22 pm

fighting cocks

#1 Mensagem por Tripeiro » Qua Fev 15, 2006 1:43 am

As tropas de infantaria Portuguesa eram muito respeitadas pelos Ingleses (The fighting cocks of the Allied Army, segundo Wellington) e se não me engano, foi o próprio Napoleão que considerou as tropas de infantaria Portuguesas como as melhores do mundo. Gostaria era de saber se alguém conhece sites ou livros sobre este tema. Estou a pensar em comprar o "The Portuguese Army of the Napoleonic Wars" mas gostaria de saber a opinião de alguém, ou pelo menos saber alguns links sobre o tema.




Avatar do usuário
Spectral
Sênior
Sênior
Mensagens: 740
Registrado em: Qui Fev 03, 2005 8:47 pm
Localização: UK // Portugal

#2 Mensagem por Spectral » Qua Fev 15, 2006 2:44 pm

O da Osprey, [Men at Arms # 343] para o 1º volume que lida com a Infantaria ? Os vols II e III tratam a Cavalaria, Artilharia, Marinha etc.

http://www.ospreypublishing.com/title_detail.php?title=P7678&ser=MAA

Possuo o 1º em formato .pdf, portanto se estiver interessado posso arranjá-lo :wink:

Parecem-me estar bastante aceitáveis, embora aqui e ali continue a haver irritantes erros na tradução dos nomes portugueses. Já existem obras nacionais ao nível dos Ospreys (colecções "Batalhas d'Portugal" e "Guerra e Paz") mas podem ser mais dificeís de obter, até porque os Ospreys estão sempre disponíveis por encomenda online.

Online :

Este site está muito abrangente, pena não ter sido completado :(

http://www.arqnet.pt/exercito/principal.html

e este está muito completo sobre a Legião Portuguesa ao serviço de Napoleão

http://www.arqnet.pt/portal/portugal/invasoes/legiao00.html




Malandro
Sênior
Sênior
Mensagens: 1809
Registrado em: Sex Set 19, 2003 1:23 pm

#3 Mensagem por Malandro » Qua Fev 15, 2006 9:43 pm

Se não me engano na época dos grandes descobrimentos a infantaria portuguesa era odiada e temida pelos arabes devido à sua eficiência aliada à sua sede de sangue .




Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 38250
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2654 vezes

#4 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Fev 16, 2006 8:34 am

Nós nunca fomos muito amigos dos Muçulmanos, sempre fomos os "difusores" da Fé. Como tal as guerras com os muçulmanos revestiam-se de um teor tanto economico, como militar, como religioso.




Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

#5 Mensagem por Guerra » Qui Fev 16, 2006 3:38 pm

Malandro escreveu:Se não me engano na época dos grandes descobrimentos a infantaria portuguesa era odiada e temida pelos arabes devido à sua eficiência aliada à sua sede de sangue .



Pelo o que eu já li, cada portugues enviado as colonias tinha que que ser um soldado, se já não fosse de profissão. Alguns donatários e colonos haviam sido soldados. A maioria serviu na Índia ou na África.
A expedição de Tomé de Souza tinha 400 degredados e 600 soldados. O regimento trazido por Tomé de Souza dizia o seguinte: “cada capitão em sua capitania será obrigado a ter pelo menos dois facões, seis berços e seis meios berços, vinte arcabuzes e pólvora para isso necessária, vinte bestas, vinte lanças ou chuças, quarenta espadas e quarenta corpos d´armas de algodão, dos que na dita terra do Brasil se costumam. Os senhorios de engenho e fazendas.... hão de ter terras ou casas fortes, terão ao menos quatro berços, dez espingardas com pólvora necessária, dez bestas, vinte espadas, dez lanças ou chuças e vinte corpos d´armas de algodão. Todo morador das ditas terras do Brasil, que nelas tiver casas, terras, ou águas ou navios,terá ao menos ums besta, espingarda, espada, lança ou chuça”.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
nemesis
Avançado
Avançado
Mensagens: 610
Registrado em: Sáb Jan 29, 2005 7:57 pm
Localização: palotina-pr
Contato:

#6 Mensagem por nemesis » Qui Fev 16, 2006 4:42 pm

eita...................... eu que pensei que os purtugueses fossem bonzinhos...... :shock:




sempre em busca da batida perfeita
Outro Lado Rock:
Avatar do usuário
Tripeiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 718
Registrado em: Qui Set 29, 2005 6:22 pm

#7 Mensagem por Tripeiro » Qui Fev 16, 2006 5:18 pm

Spectral escreveu:O da Osprey, [Men at Arms # 343] para o 1º volume que lida com a Infantaria ? Os vols II e III tratam a Cavalaria, Artilharia, Marinha etc.

http://www.ospreypublishing.com/title_detail.php?title=P7678&ser=MAA

Possuo o 1º em formato .pdf, portanto se estiver interessado posso arranjá-lo :wink:

Parecem-me estar bastante aceitáveis, embora aqui e ali continue a haver irritantes erros na tradução dos nomes portugueses. Já existem obras nacionais ao nível dos Ospreys (colecções "Batalhas d'Portugal" e "Guerra e Paz") mas podem ser mais dificeís de obter, até porque os Ospreys estão sempre disponíveis por encomenda online.

Online :

Este site está muito abrangente, pena não ter sido completado :(

http://www.arqnet.pt/exercito/principal.html

e este está muito completo sobre a Legião Portuguesa ao serviço de Napoleão

http://www.arqnet.pt/portal/portugal/invasoes/legiao00.html


Obrigado Spectral. Desconhecia essas obras Portuguesas. Vou dar uma vista de olhos antes de me precipitar. Obrigado também pelos links, muito interessantes. :D




Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

#8 Mensagem por Guerra » Qui Fev 16, 2006 5:29 pm

nemesis escreveu:eita...................... eu que pensei que os purtugueses fossem bonzinhos...... :shock:



Se não me engano foram os lusitanos o primeiro povo a organizar uma resistencia com taticas de guerrilha contra os romanos...ou não?




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Spectral
Sênior
Sênior
Mensagens: 740
Registrado em: Qui Fev 03, 2005 8:47 pm
Localização: UK // Portugal

#9 Mensagem por Spectral » Qui Fev 16, 2006 6:30 pm

O livro "The Portuguese Armies of the Napoleonic Wars (1) [MAA 343] " está aqui, em pdf 37MB, :

http://ftp.ua.pt/incoming/secXIX/

Como a UA apaga semanalmente os ficheiros no FTP, quem quiser tirá-lo é melhor não se atrasar :wink:


Se não me engano foram os lusitanos o primeiro povo a organizar uma resistencia com taticas de guerrilha contra os romanos...ou não?


Bem, pelo menos em larga escala foi o conjunto de povos da península ibérica a empregar pela primeira vez (e com bastante sucesso) as tácticas de guerrilha contra os exércitos romanos. Embora não tenham sido os unicos, os lusitanos foram certamente a tribo mais aguerrida e perigosa para Roma durante esse período ( os únicos que lhe chegaram perto foram os celtiberos de Numantia, cuja capital só caiu após um cerco épico), como os próprios Romanos reconheceram.
Para isso também ajudou o factor de terem tido como líder Viriato, um dos mais brilhantes generais da Era Antiga e muitas vezes injustamente ignorado. Não eram só os seus talentos militares que eram brilhantes, as suas capacidades diplomáticas e negocionais também foram essenciais para a grande aliança que conseguiu montar contra Roma.




Avatar do usuário
Tripeiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 718
Registrado em: Qui Set 29, 2005 6:22 pm

#10 Mensagem por Tripeiro » Qui Fev 16, 2006 7:05 pm

Spectral escreveu:O livro "The Portuguese Armies of the Napoleonic Wars (1) [MAA 343] " está aqui, em pdf 37MB, :

http://ftp.ua.pt/incoming/secXIX/

Como a UA apaga semanalmente os ficheiros no FTP, quem quiser tirá-lo é melhor não se atrasar :wink:


Obrigado. Já fiz o download.




Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

#11 Mensagem por Guerra » Sex Fev 17, 2006 10:17 am

Para isso também ajudou o factor de terem tido como líder Viriato, um dos mais brilhantes generais da Era Antiga e muitas vezes injustamente ignorado. Não eram só os seus talentos militares que eram brilhantes, as suas capacidades diplomáticas e negocionais também foram essenciais para a grande aliança que conseguiu montar contra Roma.


Viriato caiu porque foi traido. Interessante como depois de tanto tempo ainda vale os mesmo principios para uma resistencia.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#12 Mensagem por Rui Elias Maltez » Sex Fev 17, 2006 3:21 pm

GuerrA:

o vIRIATO ERA CHEFE DA TRIBO DOS LUSITANOS QUE ERAM MAIS CELTAS E NÃO SE ADAPTAVAM BEM Á CULTURA URBANA E AGRÍCOLA MEDITERRÂNICA QUE HAVIA JÁ NA pEN+INSULA, AINDA ANTES DA CHEGADA DOS ROMANOS.

a RESISTÊNCIA FOI MAIS A ESSA CULTURA URBANA QUE PROPRIAMENTE CONTRA OS ROMANOS.

nO ENTANTO ESSA GUERRILHA FOI REAL E SÓ A TRAIÇAÕ PERMITIU QUE COM O ASSASSINATO DO vIRIATO, OS ROMANOS CONSEGUISSEM TOMAR O CONTROLO ADMINISTRATIVO DE PARTE DESSES TERRITÓRIOS QUE CORRESPONDEM GROSSO MODO AO CENTRO OCIDENTAL DA pENÍNSULA.




Imagem
Responder