Aviação do Exército

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
tagos
Avançado
Avançado
Mensagens: 422
Registrado em: Dom Out 09, 2005 7:01 pm
Localização: Portugal

#121 Mensagem por tagos » Dom Fev 12, 2006 3:55 pm

Ao que parece o heli para o GALE do exercito Português e para a FAP vai ser o A-109, isto segundo uma noticia que li.

É este:

Imagem

Imagem

O gale deveria receber os EC-635 mas o construtor demorou com os certifivados militares e o contrato foi cancelado.

Imagem




Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#122 Mensagem por Rui Elias Maltez » Ter Fev 14, 2006 12:40 pm

Sim, Tagos, já ha muito que se fala no A-109.

Mas de quantas unidades se trataria para o GALE?




Imagem
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 38242
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2654 vezes

#123 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Fev 14, 2006 12:43 pm

Salvo erro são 10?!




Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#124 Mensagem por Rui Elias Maltez » Ter Fev 14, 2006 1:36 pm

Então, ficaria asim:

10 NH-90 + 10 A-109?

:?

E os grandes da FAP (os EH-1010) poderiam dar uma ajuda no transporte de certos equipamentos, viaturas...

Vamos ver.

E já se sabe onde ficarão sediados?

Será em Tancos?




Imagem
Avatar do usuário
A-29
Sênior
Sênior
Mensagens: 1868
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 9:08 pm

#125 Mensagem por A-29 » Dom Mar 05, 2006 12:14 am

Pesquisei um tempão aqui no fórum onde tinha lida a notícia de que o exército pretendia comprar helicópteros Schweizer 300 para treinamento, liberando os esquilos para outras funções. Bom, como não encontrei, posto a seguinte notícia aqui mesmo. Pode não ser nada, mas também pode ser tudo 8-]

Schweizer Aircraft Books Record Number of Worldwide Orders at HAI


(Source: Sikorsky Aircraft Corp.; issued March 2, 2006)


ELMIRA, N.Y. --- Schweizer Aircraft, a subsidiary of Sikorsky Aircraft Corporation, announced today it had received 37 helicopter orders at this year's Heli-Expo trade show in Dallas, Texas. The orders are the most ever received by the company at the trade show. Sikorsky Aircraft is a subsidiary of United Technologies Corp.

The new orders include both the 300 piston and 333 turbine models and represent sales to distributors and operators in seven different countries: Belgium, Germany, Australia, Brazil, Canada, United Kingdom and United States.





Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#126 Mensagem por FinkenHeinle » Dom Mar 05, 2006 10:35 am

tagos escreveu:O gale deveria receber os EC-635 mas o construtor demorou com os certifivados militares e o contrato foi cancelado.

O A-109 é um bom helicóptero, mas o EC-635 me parece substancialmente melhor.

Gostaria de tê-lo no EB...




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Avatar do usuário
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Mensagens: 9042
Registrado em: Seg Mai 02, 2005 10:02 pm
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#127 Mensagem por Einsamkeit » Dom Mar 05, 2006 10:37 am

Ja que estamos comprando BH dos Americanos, poderiam vir uns Apache mais antigos de brinde

:D




Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

#128 Mensagem por Bolovo » Dom Mar 05, 2006 2:00 pm

Einsamkeit escreveu:Ja que estamos comprando BH dos Americanos, poderiam vir uns Apache mais antigos de brinde

:D

Antigos nada, eu quero 16 Longbow novos aqui em Taubate!! :twisted:




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#129 Mensagem por Rui Elias Maltez » Seg Mar 06, 2006 1:44 pm

O A-109 é um bom helicóptero, mas o EC-635 me parece substancialmente melhor.


Só se for agora, Finken.

Na altura (2000) o Governo português chegou a assinar o contrato, mas como a empresa Eurocopter nunca mais conseguia a certificação militar desse modelo, o Governo que se seguiu acabou por rescindir o contrato, e a coisa ficou por ali.

Até agora nada há quanto a helis, a não ser rumores de que possam vir a ser os A-109.




Imagem
Carlos Souza
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 291
Registrado em: Qua Jul 12, 2006 7:38 pm

Desarmados?

#130 Mensagem por Carlos Souza » Sáb Jul 22, 2006 8:22 pm

Desculpe minha ignorância na área pessoal. Mas eu gostaria de expressar minha opinião nesta área concordando que seria interessante o nosso exército ter helicópteros de ataque. No entanto, nossa nas condições financeiras atuais seria desperdício de dinheiro comprar aeronaves com "apenas" uma utilidade. Por isso penso que tal situação fique como um sonho para o futuro. Por último, gostaria de perguntar o seguinte: o fato de nossas aeronaves não serem de ataque não quer dizer que elas saiam para o cumprimento de missões totalmente desarmadas, não é :?:




CFB
Sênior
Sênior
Mensagens: 2326
Registrado em: Dom Mai 15, 2005 11:21 pm
Localização: Vila Velha - Es

#131 Mensagem por CFB » Sáb Jul 22, 2006 10:50 pm

Bolovo escreveu:
Einsamkeit escreveu:Ja que estamos comprando BH dos Americanos, poderiam vir uns Apache mais antigos de brinde

:D

Antigos nada, eu quero 16 Longbow novos aqui em Taubate!! :twisted:


Intaum meu fio, pode esperar sentado




Apesar de todos os problemas, ainda confio no Brasil
Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6181
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceram: 432 vezes

#132 Mensagem por Matheus » Dom Jul 23, 2006 7:46 pm

Na minha opinião teríamos duas maneiras de comprar helis de ataque sem gastar muito. A 1º, nesta "onda" de comprar BH, poderíamos comprar kits para pelo menos 8 aeronaves e deixa-las no padrão da Colômbia. A outra opção seria Cobras usados, que podem vir "quase" a custo zero e, se necessário, receber um pequeno upgrade ELBIT.




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

#133 Mensagem por Carlos Lima » Dom Jul 23, 2006 11:39 pm

Olá,

Fui eu quem postei a notícia com relação ao Exército e o Schweizer 300 :).

No fim do ano passado eu conheci um piloto que trabalha na Audi helicópteros e ele me falou que eles estavam em negociação bem avançada com o Exército (mas me falou que o Lobby da Eurocopter é bem forte lá - foi o que ele me disse).

Ele disse que ao que parece nesse ano alguns pilotos de exército já iriam realizar o seu treinamento lá na fábrica deles para ver se assim eles conseguiriam fechar um contrato com eles.

Vou mandar um email para o cara e perguntar se ele tem mais novidades e qualquer coisa eu coloco as informações aqui.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Piffer
Sênior
Sênior
Mensagens: 1930
Registrado em: Qui Fev 16, 2006 11:07 pm
Agradeceram: 1 vez

#134 Mensagem por Piffer » Dom Jul 23, 2006 11:56 pm

Neste ano, alguns alunos do cursos de piloto vão fazer a formação básica num Schweizer. Só tem um por aqui, alugado, e o Exército vai avaliar se vale a pena ou não usá-lo.

Abraços,




Carpe noctem!
Avatar do usuário
A-29
Sênior
Sênior
Mensagens: 1868
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 9:08 pm

#135 Mensagem por A-29 » Ter Ago 01, 2006 1:57 pm

Ao que parece a AVEX vai tirar uns trocados nessa história:
Eu particularmente acho uma ótima idéia.

Polícia terá helicóptero do Exército

Convênio deve ser assinado nesta semana com Comando Militar

Marcelo Godoy

O governo de São Paulo decidiu assinar nesta semana o convênio com o Exército que permitirá à polícia paulista usar helicópteros do Comando da Aviação do Exército (CAvEx), com sede em Taubaté. O único ponto da minuta do convênio que o Estado ainda discute com Brasília é quem arcará com os custos da utilização dos aparelhos.

A rapidez do Exército ao propor o convênio surpreendeu o governo paulista. São dois os tipos de helicópteros colocados à disposição de São Paulo pelo Comando Militar do Sudeste (CMSE), ao qual o CAvEx está subordinado, conforme revelou o secretário da Segurança Pública, Saulo Abreu, em entrevista ao Estado. O primeiro é HA-1 Esquilo, cujo valor da hora de vôo é de US$ 633. O segundo é o HM-3 Cougar, pelo qual o governo federal quer cobrar US$ 5.060 pela mesma hora. O pagamento deve ser depositado no Fundo do Exército.

O governo paulista acha justa a remuneração e considera compreensível que o Exército, com seu orçamento apertado, precise do pagamento. Mas o que Saulo e o governo Cláudio Lembo (PFL) desejam é que a conta seja repassada ao Ministério da Justiça. O secretário da Segurança enviou ontem ao ministro Márcio Thomaz Bastos um pedido por escrito para que o governo federal assuma os custos do uso das aeronaves.

O interesse principal da Secretaria da Segurança Pública é dispor dos helicópteros HM-3 Cougar, o maior em atividade na aviação do Exército. Com capacidade para transportar 22 homens, além da tripulação, e 4,5 mil quilos de carga externa, o Cougar leva em cada lado uma metralhadora calibre 7,62 mm.

MAIS AGILIDADE

A importância de uma aeronave desse porte para a PM seria a garantia da agilidade no transporte de tropa. A PM consegue dominar uma rebelião em um presídio usando até 40 homens. Com autonomia de 7,5 horas de vôo, os Cougars poderiam levar em pouco mais de uma hora um ou dois pelotões da Tropa de Choque de São Paulo para qualquer presídio no Estado. A rapidez do deslocamento da tropa garantiria o rápido controle da rebelião, antes que os detentos conseguissem destruir completamente a prisão, como ocorreu em junho em Araraquara, Itirapina e Mirandópolis.

"Sou a favor desse convênio. Seriam inicialmente duas aeronaves, uma guia (Esquilo) e uma para o transporte de tropas (Cougar)", disse o governador Cláudio Lembo. Ele enfatizou que o relacionamento com o Exército é "dez" assim como com a Polícia Federal. "Quanto às verbas (para a segurança), relacionamento zero."

O Exército mantém três de seus quatro batalhões de aviação na base de Taubaté (SP). São o braço aéreo da 12.ª Brigada Infantaria Leve (Aeromóvel), cuja sede fica em Caçapava (SP), distante 30 quilômetros do quartel do CAvEx.

Pelo Exército, assinariam o convênio o general-de-exército Luis Edmundo Maia de Carvalho, comandante militar do Sudeste, o general-de-divisão Sérgio Luis Vaz da Silva, comandante da 2.ª Região Militar, e o general-de-brigada Manoel Morata de Almeida, chefe do Estado-Maior do CMSE.

Além dos helicópteros, o governo de São Paulo quer assinar outro convênio para poder usar as fotografias de satélites da inteligência do Exército e planejar operações de combate ao tráfico de drogas. Os militares têm acesso a imagens mais nítidas e melhores que as usadas pela PM. A 2.ª Seção da PM (Informações) usa as imagens de um satélite israelense que passa por São Paulo duas vezes por semana.

Além disso, Saulo afirmou que gostaria de contar com tropas da Infantaria do Exército em "operações saturação" - a ocupação de áreas dominadas por traficantes de drogas - e para tomar conta de muralhas de presídios. Essas propostas, no entanto, não saíram do papel.

COLABOROU SHAONNY TAKAIAMA





Responder