Luiz Padilha escreveu:Não pense que a MB não teria condições de operar um sub com AIP.
O que eu disse é que, para a nossa realidade (teatro operacional), não é vantagem comprar um equipamento caro e custoso de se manter.
Sem contar que nenhum AIP ainda é 100% confiavel.Todos tem seus problemas de funcionamento, então......
Se a MB prefere não adquirir um sub com AIP por considerar que não vale o acrécimo no preço se comparado ao ganho operacional, tudo bem, já fico um pouco mais conformado.
Apenas acho que tanto o Scorpene como o U-214 têm como principal atrativo justamente o fato de possuírem um sistema de propulsão que lhes permite ficar longo tempo submersos com reduzido nível de ruído. A tecnologia AIP parece algo bastante promissor, que já tem resultados práticos interessantes (embora não 100% confiáveis, como vc bem ressaltou). A construção de um sub com AIP no país com transferência de tecnologia significaria um importante alternativa de propulsão para futuros submarinos da MB. Com a transferência de tecnologia poderíamos aperfeiçoá-la a nosso modo, de acordo com nossas necessidades. É por isso que eu acho que a aquisição desses subs sem o AIP faz que que se perca seu principal atrativo. Talvez por ser ignorante no assunto eu não consiga perceber o que um U-214 sem AIP possa fazer de tão melhor se comparado a um Tikuna da vida.
Por outro lado, se considerarmos a nova aquisição como um meio de conquistar tecnologias para que alcancemos o SNB, também vejo alguns problemas. Primeiro por que o deslocamento de ambos realmente parece ser pequeno demais para, eventualmente, comportar um reprojeto com um reator nuclear no futuro. Segundo, por mais tecnologias de redução de ruído que eles possuam, o fato é que ambos são desprovidos do necessário casco duplo para melhor conter o ruído de um reator nuclear naval. Acho que nenhum deles traz, portanto, grandes inovações quanto ao casco e sua construção, bem como quanto à propulsão e sistemas de baterias se comparado àquilo que já aprendemos com os Tupi.
Quanto aos sistemas embarcados, minha ignorância não me permite dizer em que nível tecnológico o Tikuna estaria frente a eles, mas acredito que nesse ponto haveria sim um ganho. Seguindo o raciocínio que desenvolvi até aqui, provavelmente seria esse ganho em sistemas o principal motivo para a MB decidir por adquirir um dos concorrentes.
De qualquer forma, a não adoção de AIP me parece como se estivéssemos perdendo o melhor da festa.
Abraço
Fabiano
PS: desculpe se estiver divagando demais...